RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 1:41 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 39 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 4:43 pm 
Novo no Fórum

Primeiramente, gostaria de me apresentar. Sou o Mohammed (é apelido, mas todos me chamam assim), do Rio de Janeiro. Esse é meu primeiro post no fórum.

Bom... apesar de gostar muito de RC, nunca tive um (a não ser aqueles vagabas, de brinquedo, que se tem qdo é criança). Agora, depois de "velho", tô decidido a entrar no hobby, mas pra usar no meu ofício.

Sou recém formado em Cinema e minha especialidade é a área de fotografia. Queria um carro que aguentasse levar uma câmera de uns 750g, mas mantendo uma boa velocidade. A idéia é utilizá-lo em meus próprios trabalhos, principalmente em imagens de ação.

Na gringa usam uns carros feitos especialmente pra isso, que aguentam levar até câmeras de película, que chegam a pesar mais de 4kg, mas acho que é demais pra mim. Um kit de linha (como não entendo, fica difícil montar um por partes) já deve dar conta do que eu quero, apenas com algumas adaptações.

Quais carros elétricos vocês indicariam pro meu caso? Recorri a esse fórum por ser especializado em elétricos. Apesar de achar (puro preconceito meu... talvez esteja errado) que um carro à combustão seria mais rápido e potente, um elétrico é a minha preferência, por não ter fumaça, sujeira e etc (por causa da câmera).

Bom... desde já, agradeço a ajuda de todos.

Obs: não rola de usar uma micro câmera, por causa da qualidade da imagem. Essa de 750g já seria a mais leve possível, mantendo uma imagem maneira.

Abraço!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 5:03 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Cara, um truggy dá conta do recado tranquilo. Só que você vai ter que adaptar uma base bem firme para a camera e se for o caso fazer um santo antônio pra quando capotar não danificar a câmera.

Acho que um losi 8ight truggy ou equivalente são suficientes. Mas talvez uma e-revo seja mais fácil pra você, já que já vem com motor elétrico. O losi tem que ser convertido, mas é coisa fácil!

Agora pilotar o carro com uma câmera dessas em cima já são outros quinhentos :D :D
Sugiro rebaixar e endurecer ao máximo a suspensão!

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 5:07 pm 
[Moderador]

Creio que um Rustler VXL seja o ideal para o seu uso!

Que tipo de imagens pretende ter? Tem vários vídeos no youtube sobre isso, então vc poderia ser um pouco mais específico.

Indiquei o rustler pois vi que tem boa estabilidade no asfalto, e um motor que sobra potência para imagens em até 70 a 80km/h. Daí pra mais!

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 5:12 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

A Rustler tem chassis de metal? Acho que chassis de plastico/carbono não aguentariam o peso!

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 5:23 pm 
Novo no Fórum

Galera... primeiramente, obrigado pelas respostas.

Só uns detalhes:

Pretendo sim fazer uma estrutura pra proteger a câmera. Ela vai ser montada dentro de uma "caixa", forrada por dentro com uma espuma densa. Protege em caso de choque e também deve aliviar um pouco a vibração.

Acho que não tem como endurecer muito a suspensão, pq, senão, a imagem vai ficar muito tremida. O asfalto do Brasil não é dos melhores, né. E por isso também que eu pensei em usar um carro que seja off road. É a melhor opção mesmo?

Pretendo usar o carrinho pra fazer imagens de carros e motos (de verdade) em movimento. Nada absurdamente veloz, é claro, mas também não dá pra mandar o motorista ir a 30km/h. Por isso que mencionei que precisava de uma certa velocidade. Também usarei pra fazer imagens de pessoas correndo, mas aí já é mais tranquilo.

Se quiserem alguma info específica, que ajude na escolha do modelo, é só perguntar. Já vou dar uma olhada nos modelos indicados.

Abraço!

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 5:34 pm 
[Moderador]

sabongi escreveu:
A Rustler tem chassis de metal? Acho que chassis de plastico/carbono não aguentariam o peso!

Mesmo o chassi de plástico do rustler deve aguentar sim... acho que deve aguentar mais de 1kg, dependendo de como for feita a fixação da camera. Se fizer o suporte nas torres de amortecedores, não força em nada o chassi.

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 5:53 pm 
Novo no Fórum

Outra coisa que me surgiu agora: vocês sabem quanto pesa esse Rustler?

Sabendo o peso original dele e o peso com a câmera, deve ser possível ter uma idéia da velocidade que vai atingir com ela nas costas.

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 6:49 pm 
Novo no Fórum

Última, pra parar de encher o saco. :oops:

Vocês poderiam me indicar algum site ou mesmo um tópico explicativo pra iniciantes, que concentrasse "tudo" o que eu preciso saber sobre RCs elétricos? Que aí eu vou lendo tudo lá e paro de fazer perguntas repetitivas, q vcs já devem estar cansados de responder.

Já tô cogitando montar um, ao invés de comprar pronto. Existem kits que venham com todas as peças, só pra eu montar? Ou uns guias, quem sabe, indicando melhores peças, compatibilidade, configurações e tal?

Tô pensando em fazer isso por causa do chassi. Montando, dava pra eu fazer um personalizado, já com suporte pra câmera. Ia ficar muito mais profissa.

valeu!

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 8:07 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Pode ter certeza que a melhor fonte de informação para carros elétricos ou EP é este forum.

O fórum é para perguntar mesmo, trocamos idéias e experiências e assim compartihamos nossos conhecimentos.

Da uma olhada nos tópicos de iniciante.

Grande abraço.

Duratrax Evader ST PRO (Mamba Max 5700kv)
Turnigy Accucel-6
Lipo Intellect 2S 5000 25+C
2 X NIMH 2000 Piranha

..............vrunnn

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 8:11 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

mohammed escreveu:
Outra coisa que me surgiu agora: vocês sabem quanto pesa esse Rustler?

Sabendo o peso original dele e o peso com a câmera, deve ser possível ter uma idéia da velocidade que vai atingir com ela nas costas.

A velocidade nao tem a ver com a massa, mas a aceleracao sim.
Acho que da pra andar rapido tranquilo sim!

Quanto aos kits, eles vem com todas as pecas, basta junta-las e pronto! Mas geralmente vem se motor, esc, servos e radio, voce teria que comprar a parte. No seu caso eu compraria um RTR que aguentasse o tranco e modificaria para fixar a camera. Mas tem que ser no minimo um brushless e radio 2.4GHz. Uma e-revo brushless tambem seria uma boa!

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 8:22 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Primeiramente seja bem vindo ao forum Mohammed, você vai ver que a Galera do Rc Eletrico é tudo gente fina e vamos achar uma boa solução para o seu caso :consolo:

Cara eu ja tive a oportunidade de trabalhar em uma Produtora de video com beta cam, e a uns 2 anos atras tinha montado um estudio para fazer produção musical, sempre gostei de trabalhar com idéias, quando terminei de ler o seu topico veio uma overdose de criatividade em minha cabeça.

mohammed escreveu:
Quais carros elétricos vocês indicariam pro meu caso? Recorri a esse fórum por ser especializado em elétricos. Apesar de achar (puro preconceito meu... talvez esteja errado) que um carro à combustão seria mais rápido e potente, um elétrico é a minha preferência, por não ter fumaça, sujeira e etc (por causa da câmera).

Para o seu trabalho vai ter que ser elétrico de qualquer jeito, alguns dos motivos seria:

:arrow: Baixo nivel de Ruido (dependendo do local da gravação torna bem mais agradavel gravar varios tomadas até achar a perfeita)
:arrow: Vibração do carro é bem menor
:arrow: Se você precisar gravar audio para ter uma referencia na hora de fazer a edição e mixagem o trabalho se torna bem mais facil
:arrow: Baixa manutenção, automodelos a combustão tem sempre que regular o carburador, trocar vela e regular freio
:arrow: As possibilidades de pilotagem para a sua finalidade é muito melhor com um eletrico, com um bom speed control você consegue regular a sensibilidade 100% de arrancada e frenagem do carro assim conseguindo uma gravação mais suave.

Eu ja tive uma Rustler e te falo que é o melhor chassi para a finalidade que você esta querendo.

O legal seria duas pessoas pilotar o Automodelo, um pilota e o outro controla um segundo radio 4ch capturando as imagens atraves de um suporte com movimentos que pode ser controlado o anglo da camera atraves de servos pelo radio 4ch.

Imagem

Imagem

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 9:25 pm 
Novo no Fórum

Cara... agora você tocou num ponto crucial: a possibilidade de movimentação da câmera! :D

A idéia inicial era fazer uma câmera fixa, pra ficar mais barato. Mas, uma câmera móvel seria A Parada.

Eu tive a idéia de montar o carrinho depois de ver um muito sinistro, que leva uma câmera de película, montada em uma cabeça remota. É o dessa foto aqui:

Imagem

Claro que é uma parada muito mais sofisticada e cara do que eu quero e posso fazer. Meu projeto seria o primo pobre. Um carro mais simples e levando uma câmera muito mais leve que essa.

Uma cabeça remota profissional, como essa da foto, é caríssima. Mas, vocês acham que eu conseguiria montar um segundo radio, nesse esquema aí, pra conseguir mover a câmera? Não precisa ser nada muito sofisticado. Pelo menos, o movimento de PAN (movimento horizontal, panorâmico), que é o mais importante nesse caso.

Será que com algum estudo eu consigo montar um aparato desses?

Se tiverem umas dicas de literatura a respeito, é só mandar. Tô com tempo livre e afinzasso de estudar muito e botar isso em prática.

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 11:11 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Cara pelo que observei nesta foto, acho que funciona assim:

01: O ajuste de vertical ja é definido antes de gravar, é uma peça que não move quando o carro esta em movimento (o ajuste tem que ser feito manual igual a um pedestal de microfone)

02: Este sim tem um movimento de 180º que é feito atravez de um servo, que movimenta um possivel rotor. (No seu caso que é uma camera de 750gramas, um servo de Aeromodelo giant scala deve ter força suficiente para movimentar o rotor)

Imagem

mohammed escreveu:
Mas, vocês acham que eu conseguiria montar um segundo radio, nesse esquema aí, pra conseguir mover a câmera?

Consegue sim porque é totalmente independente do controle do carro.

mohammed escreveu:
Pelo menos, o movimento de PAN (movimento horizontal, panorâmico), que é o mais importante nesse caso.

Sim através do rotor horizontal, que vai ser controlado por um servo (02)

Mas lembrando você vai ter que colocar um monitor (tv) com um sistema sem fio para você poder ver oque você esta gravando e movimentando no segundo radio ... mas este é o mais barato uns R$ 110.00 no mercado livre....

Imagem

Abraço :drinks:

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 11:26 pm 
Novo no Fórum

Falae, cara! Blz?

Na verdade, a cabeça do carro dessa foto aí faz PAN e TILT, ou seja, movimento horizontal e vertical. O operador responsável pela câmera fica vendo através de um monitorzinho (de umas 7 polegadas) e mexe em dois controles giratórios (como volantes), um pra cada movimento... e me parece que são controles sem fim, ou seja, giram eternamente pros dois lados. Acho que o movimento horizontal faz 360°.

Esse carro aí é duma empresa chamada Doggicam. Não dá pra passar o link direto pro vídeo onde ele aparece em ação, mas entrando na seção de vídeos do site e clicando em "rc car", tu consegue ver o carro andando, a câmera girando e o controle da câmera. http://www.doggicam.com

Mas, como eu disse, nem de longe quero algo tão sofisticado. Movimento de 180° na horizontal e 45° na vertical ia ser F*&%! Mas me contento só com o movimento horizontal mesmo.

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 11:48 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

mohammed escreveu:
Falae, cara! Blz?

Na verdade, a cabeça do carro dessa foto aí faz PAN e TILT, ou seja, movimento horizontal e vertical. O operador responsável pela câmera fica vendo através de um monitorzinho (de umas 7 polegadas) e mexe em dois controles giratórios (como volantes), um pra cada movimento... e me parece que são controles sem fim, ou seja, giram eternamente pros dois lados. Acho que o movimento horizontal faz 360°.

Muito legal o video, mas o carro deve andar a uns 20km/h no maximo, em cenas de alta velocidade é utilizado bicicletas, motos e carros.

Você conheçe a Fly Cam? é um suporte bem legal e interessante para gravar, se você sentar na garupa de uma moto no sentido contrario com uma fly cam da para pegar umas imagens neste estilo só que em maiores velocidades claro. (e tambem lugares onde o piso é muito irregular)

Imagem

mohammed escreveu:
Mas, como eu disse, nem de longe quero algo tão sofisticado. Movimento de 180° na horizontal e 45° na vertical ia ser F*&%! Mas me contento só com o movimento horizontal mesmo.

Acho que não deve ser foda de fazer não, o rotor ja ta meio que na minha cabeça que é o mais foda, o resto é estetica para ficar com um visual legal.

Imagem
Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 39 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas