Boa tarde , então vamos tentar ajudar : 1) Se a corrente máxima do motor é de 30a, qual deve ser o ESC? Você deve usar um esc de 30 A para cima margem de segurança 10A então um de 40A .
2) Se eu tiver um ESC de 200a (exemplo), posso usar em qualquer motor abaixo disso? Fará alguma diferença? Sem problemas pode ter um esc de 200 A e usar um motor de 30 A , o que não pode é o inverso , ter um esc de 30A e usar um motor que consome 200A pois vai queimar o esc , não fará nenhuma diferença , é por isso que sempre aconselho a pessoa compra um esc mais forte para fazer um upgrade futuro , pois depois de treinar bastante e ficar bom no negócio vai querer o carro mais rápido.
3) Motor e ESC sensorizado. Qual a diferença? Posso usar um ESC com sensor e um motor sem, e vice-versa? Vamos lá a função do sensor no motor nada mais é que tirar os famosos lacking (aqueles pequenos trancos que o carro dá quando está muito lento ), então existe um sensor interno no motor que comunica o esc para variar a frequência e diminuir os trancos , apenas isso , se comprar um motor de 4 polos e pode reparar que não existem motores de 4 polos com sensor já não terá esse problema devido aos 4 polos o lacking praticamente não existe . Não existe impedimento de motor / esc com ou sem sensor , o motor vai funcionar com o sensor ligado ou desligado e o esc tb então você pode comprar um esc sensorizado e o motor não , sem problemas.
4) O pinhão, qual a diferença entre cada pinhão? Para que serve um com mais dentes, menos dentes? Aí é uma questão física mesmo quanto maior o número de dentes do pinhão maior será a velocidade do carro , e por consequência maior o esforço do motor para fazer girar o sistema , então a conta é simples , maior velocidade , maior esforço do motor , maior corrente consumida , maior aquecimento , no caso do pinhão menor é exatamente o oposto, um pinhão muito grande pode queimar o motor ou esc devido ao grande consumo de corrente e por consequência aquecimento do motor , que nunca deverá passar de 75 C pois senão ocorrerá o derretimento do esmalte que reveste os fios da bobina do motor e o colocará em curto que aumentará o consumo e queimará o esc tb , efeito cascata. Mas como saber qual pinhão usar , é por método de tentativa e erro , ou melhor coloca o pinhão carrega a bateria e vai andar , conferindo sempre o aquecimento do motor , se ficar muito quente diminua a tamanho do pinhão até chegar no máximo do motor nunca passando dos 75C que para mim já é um pouco alto.
Espero ter ajudado.
_________________ BUGGY TURNIGY 1/16 EP (BONZINHO) SAKURA ZERO TURNIGY 4000 kv (BOM) BUGGY 2 WD B44/ TC02 6000 KV (CANHÃO) AGORA VOU ATRAS DE UM 1/8 PARA FAZER UM DEMONIO
|