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MensagemEnviado: Sex Set 13, 2013 5:27 pm 
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Olá amigos,

Me restam algumas dúvidas e tá dificil de achar respostas claras.

Eu ainda não entendo a relação de ESC e Motor. E tenho as seguintes perguntas:

1) Se a corrente máxima do motor é de 30a, qual deve ser o ESC?

2) Se eu tiver um ESC de 200a (exemplo), posso usar em qualquer motor abaixo disso? Fará alguma diferença?

3) Motor e ESC sensorizado. Qual a diferença? Posso usar um ESC com sensor e um motor sem, e vice-versa?

4) O pinhão, qual a diferença entre cada pinhão? Para que serve um com mais dentes, menos dentes?


Obrigado Pessoal.


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MensagemEnviado: Sex Set 13, 2013 5:44 pm 
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1- nesse caso um esc 35a serve
2- pode
3 - sensorizado é mais suave em baixas rotações, esc sensorado e motor não sensorado pode (para a maioria dos esc)
motor sensorado e esc sensorless não pode
4 - mais dentes = mais velocidade final e menos força, e vice - versa

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MensagemEnviado: Sex Set 13, 2013 5:51 pm 
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Boa tarde , então vamos tentar ajudar :
1) Se a corrente máxima do motor é de 30a, qual deve ser o ESC?
Você deve usar um esc de 30 A para cima margem de segurança 10A então um de 40A .

2) Se eu tiver um ESC de 200a (exemplo), posso usar em qualquer motor abaixo disso? Fará alguma diferença?
Sem problemas pode ter um esc de 200 A e usar um motor de 30 A , o que não pode é o inverso , ter um esc de 30A e usar um motor que consome 200A pois vai queimar o esc , não fará nenhuma diferença , é por isso que sempre aconselho a pessoa compra um esc mais forte para fazer um upgrade futuro , pois depois de treinar bastante e ficar bom no negócio vai querer o carro mais rápido.

3) Motor e ESC sensorizado. Qual a diferença? Posso usar um ESC com sensor e um motor sem, e vice-versa?
Vamos lá a função do sensor no motor nada mais é que tirar os famosos lacking (aqueles pequenos trancos que o carro dá quando está muito lento ), então existe um sensor interno no motor que comunica o esc para variar a frequência e diminuir os trancos , apenas isso , se comprar um motor de 4 polos e pode reparar que não existem motores de 4 polos com sensor já não terá esse problema devido aos 4 polos o lacking praticamente não existe .
Não existe impedimento de motor / esc com ou sem sensor , o motor vai funcionar com o sensor ligado ou desligado e o esc tb então você pode comprar um esc sensorizado e o motor não , sem problemas.

4) O pinhão, qual a diferença entre cada pinhão? Para que serve um com mais dentes, menos dentes?
Aí é uma questão física mesmo quanto maior o número de dentes do pinhão maior será a velocidade do carro , e por consequência maior o esforço do motor para fazer girar o sistema , então a conta é simples , maior velocidade , maior esforço do motor , maior corrente consumida , maior aquecimento , no caso do pinhão menor é exatamente o oposto, um pinhão muito grande pode queimar o motor ou esc devido ao grande consumo de corrente e por consequência aquecimento do motor , que nunca deverá passar de 75 C pois senão ocorrerá o derretimento do esmalte que reveste os fios da bobina do motor e o colocará em curto que aumentará o consumo e queimará o esc tb , efeito cascata.
Mas como saber qual pinhão usar , é por método de tentativa e erro , ou melhor coloca o pinhão carrega a bateria e vai andar , conferindo sempre o aquecimento do motor , se ficar muito quente diminua a tamanho do pinhão até chegar no máximo do motor nunca passando dos 75C que para mim já é um pouco alto.

Espero ter ajudado.

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MensagemEnviado: Sex Set 13, 2013 8:01 pm 
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Puxa.. valeu aí EDUARDOCHEDID e fkot2006.

E como eu sei qual motor colocar no carro? Por exemplo, poderia colocar um 3,5T no sakura zero s?


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MensagemEnviado: Sex Set 13, 2013 8:10 pm 
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não faça isso, motor coloque entre 3000 e 5000 kv, eu uso 4000kv e fica ótimo

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MensagemEnviado: Sex Set 13, 2013 11:46 pm 
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Perfeito até um 6000 kv no máximo pois já fica bem difícil de controlar

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MensagemEnviado: Sáb Set 14, 2013 12:44 pm 
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Fala pessoal, mas será que nao tem como programar o ESC PARA USAR 60% do giro do motor? Vocês sabem como faz isso?


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MensagemEnviado: Sáb Set 14, 2013 1:32 pm 
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tem sim mas não vejo vantagem, você terá um motor com pouca força devido ao alto kv, e ainda com potência limitada
não sei qual a vantagem que teria para motores de menos kv

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MensagemEnviado: Sáb Set 14, 2013 1:56 pm 
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Interessante.. as coisas vão se encaixando por aqui.. haha
Servo digital e servo normal? Tem haver com o rádio digital? qual a diferença?


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MensagemEnviado: Dom Set 15, 2013 1:17 am 
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Bom dia , não servo digital a maioria dos atuais é pois é mais barato e rápido que os analógicos o que deve se atentar é a força acima de 10kg e as engrenagens que devem ser de metal pois senão não durar nada , quanto ao motor , é exatamente o que foi dito acima colocar um motor de kv muito alto só vai fazer você aumentar o consumo e perder força acredite no máximo 6000 kv e já vai ficar incontrolável mas veja pega uma bateria com descargo compatível com ele , acima de 40 c.

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