1º - sobre o Mastadon, posso te dar um feedback. Foi o meu primeiro auto hobby grade. A versão do meu é a brushed, com um combo servo+RX+ESC. O auto é muito bom, rápido pro tamanho e bastante durável. O meu só foi dar problema depois de meses andando, e mais por falta de manutenção preventiva do que por problema de design ou montagem. Se você for pegar esse (o que eu recomendo), faça o seguinte: - se for versão brushed com combo, tente selar a caixinha onde fica o conjunto servo/receptor/ESC. Costuma entrar alguma poeira nesse componente, e isso pode danificar qualquer uma das funções. No meu caso, entrou poeira e umidade, e isso travou o servo. E para comprar um novo prá substituir, só comprando o rádio junto, aí o preço do carro vai às alturas. Use cola de silicone (dessas para vedação de box de banheiro) se não tiver acesso à fita isolante líquida, o efeito é bem parecido e o silicone é de fácil remoção. Para a versão brushless, com os componentes separados, não posso lhe dizer muita coisa, mas recomendo fazer o mesmo com cada componente. - quando comprar o modelo, se possível, tente comprar pelo menos um jogo de amortecedores extra. Essa peça costuma ser o ponto fraco do modelo, e quando você for substituir um avariado o ideal é trocar os dois da frente ou os dois de trás juntos, para evitar que o modelo fique desparelho.
2º - Não conheço os modelos que você listou aí, mas conheço algumas das marcas. Os modelos da HSP são genéricos, e os mesmos carros podem ser encontrados sob outros nomes, como Exceed, HellCat, Himoto, etc... A princípio só muda o nome, mas o modelo é o mesmo. Isso faz com que você tenha bastante opções de peças de reposição. A Tamya é uma marca bastante conhecida, e os produtos normalmente são bons. Posso te aconselhar outra marca, a Turnigy. São modelos bons, vendidos pela HobbyKing.com, o valor é razoavelmente baixo, e vêm em versões ARR (só precisa de bateria e rádio, ambos baratos nesta mesma loja). As desvantagens são que você vai precisar de peças de reposição às pencas (recomendo os upgrades em alumínio disponíveis na própria loja) e a demora prá vir, algo em torno de 2 meses. Mas a loja é confiável, e tem muitas peças em estoque.
3º - Infelizmente você não vai conseguir melhorar muito essa autonomia, independente do modelo escolhido. O que eu recomendo é ter mais de uma bateria (2 a 3 é mais do que suficiente), comprar um carregador eletrônico (iMax B6, por exemplo) e buscar baterias com maior amperagem. O que determina a autonomia do modelo é a amperagem da bateria e a taxa de descarga. Uma bateria de 5.000 mAh e com 20C de taxa de descarga, por exemplo, vai te durar aprox. 20 minutos. Prá te explicar melhor, 1C é igual à amperagem total da bateria em 1 hora, ou seja, taxa de 20C quer dizer que ela descarrega 20x a amperagem total em 1h. No caso do exemplo, 5.000 mAh e 20C quer dizer que ela vai descarregar a uma taxa de 100.000 mAh em 1h, ou seja, vai estar completamente descarregada em poucos minutos, se você estiver drenando energia dela na taxa máxima. Para determinar a autonomia de um modelo com essa bateria, você tem que ver qual é a amperagem que o ESC puxa, tanto para o motor quanto para o servo, e levar em conta que você não vai estar o tempo todo na aceleração máxima e nem virando o volante constantemente. Mas uma coisa deve ser levada em conta: independente da amperagem da bateria, você DEVE obedecer a voltagem máxima suportada pelo ESC. No caso do Mastadon, por exemplo, você pode usar uma bateria NiMH de 7.2V ou uma LiPO de 7.4V, mas nunca uma lipo de 11.1V, ou vai queimar o ESC logo que ligar.
4º - Como dito acima, a autonomia máxima de um modelo é determinada por vários fatores, mas comprar um modelo de bateria com maior amperagem e uma taxa de descarga menor pode aumentar a autonomia, mas vai afetar também o desempenho, pois menor taxa de descarga é igual a menor energia sendo despejada no ESC e, consequentemente, para os outros componentes. O máximo que você vai conseguir é uns 35 minutos direto, com uma bateria de alta amperagem, ou duas baterias ligadas em paralelo (dobra a amperagem, mantém a voltagem).
E é isso, espero ter ajudado.
Abraço, e bem vindo ao hobby!
_________________ Na garagem: Turnigy Mini Rally Extreme 1/16 (na garagem, desmontado) Traxxas Telluride (sendo convertida para trail)
Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/
|