RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 9:48 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 7:53 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 21, 2013 6:32 am
Mensagens: 34
Estou querendo começar neste mundo apaixonante de automodelismo mas tenho algumas duvidas, se alguem puder ajudar?! Já sei o que quero comprar: um of road eletrico.

1ª - A compra do carro certo! já tem uma semana que to pesquisando e lendo tudo a respeito, gostaria de um modelo mais barato pra começar mas tambem que não seja uma porcaria pra não desanimar antes de começar. Um amigo em minas tem um modelo : Himoto Monster Truck 1:18 Mastodon 4WD RTR 2.4 GHz e me indicou este modelo por apresentar um custo beneficio bem baixo. Alguem conhece este modelo e pode me dizer algo sobre ele???

2ª - Estou montando uma escolinha de esporte na escola onde trabalho, a dona da escola tem uma espaço de mais de 2000 m² sem uso algum vou usar apenas uma pequena parte, um espaço para fazer umas quadras de areia e tal e vai sobrar um pedação e terreno mas ela que que mantem todo o espaço limpinho, entao resolvi fazer uma pista de off road, vai ser a primeira da cidade (ilheus-Ba), tem apenas umas 4 pessoas que possuem automodelo por aqui, mas conheço outros que estão na vontade assim como eu. Por isso procuro um modelo mais em conta que é pra aprender, fazer uns testes ai e var o que i´ra virar pra depois arrumar um outro modelo. Quero saltar rampas, passar por costeletas, qual modelo que aguenta o tranco? todos estes achei com preço entre 160 e 200 dolares.

Volcano EPX 1/10 Scale Electric Brushed Redcat Racing Remote Control Truck

RC TRUCK HSP BRONTOSAURUS 1;10 SCALE EP POWERED 4WD OFFROAD 2.4GHz RTR! SAVAGRN

HSP Remote Control RC Nitro Car Truck Eldorado Gas Power 4WD 1/10 Scale Complete

New Trazzax Off Road Race Truck Ready To Race Rustler Remote Control 1/10 Scale

CENRO TRUGGY 1:18 SCALE RTR 4WD ELECTRIC

RC BUGGY HSP XSTR 1;10 SCALE 4WD OFFROAD RACER EP POWERED 2.4GHz RTR! FIRE RED

Tamiya 1:10 DF02 Aero Avante Off-Road 4WD EP #58550

3ª e a bateria, ja vi que com o kit original voce nao consegue nem 30 minutos de diversão, tem que trocar bateria, comprar um carregador e ainda observar um monte de detalhes. Ex: uma bateria vega power 800 mah 7.2 nimh com um motor rc370 e ESC.
Qual a autonomia de uma bateria dessas? para melhorar e passar para pelo menos uns 50 minutos de autonomia, como eu faço? e o custo disso (nova bateria e carregador)?

4ª qual automodelo mais em conta que ja vem com um kit que me permite uma autonomia de pelo menos uns 50 minutos?


é muita pergunta assim como a curisidade ta demais!!! mas obrigadao desde já!

Fabricio Mourão - aspirante a piloto Rc (rsrs)


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 24, 2013 10:32 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 6:48 pm
Mensagens: 374
Images: 13
Localização: Carazinho/RS
1º - sobre o Mastadon, posso te dar um feedback. Foi o meu primeiro auto hobby grade. A versão do meu é a brushed, com um combo servo+RX+ESC. O auto é muito bom, rápido pro tamanho e bastante durável. O meu só foi dar problema depois de meses andando, e mais por falta de manutenção preventiva do que por problema de design ou montagem. Se você for pegar esse (o que eu recomendo), faça o seguinte:
- se for versão brushed com combo, tente selar a caixinha onde fica o conjunto servo/receptor/ESC. Costuma entrar alguma poeira nesse componente, e isso pode danificar qualquer uma das funções. No meu caso, entrou poeira e umidade, e isso travou o servo. E para comprar um novo prá substituir, só comprando o rádio junto, aí o preço do carro vai às alturas. Use cola de silicone (dessas para vedação de box de banheiro) se não tiver acesso à fita isolante líquida, o efeito é bem parecido e o silicone é de fácil remoção. Para a versão brushless, com os componentes separados, não posso lhe dizer muita coisa, mas recomendo fazer o mesmo com cada componente.
- quando comprar o modelo, se possível, tente comprar pelo menos um jogo de amortecedores extra. Essa peça costuma ser o ponto fraco do modelo, e quando você for substituir um avariado o ideal é trocar os dois da frente ou os dois de trás juntos, para evitar que o modelo fique desparelho.

2º - Não conheço os modelos que você listou aí, mas conheço algumas das marcas. Os modelos da HSP são genéricos, e os mesmos carros podem ser encontrados sob outros nomes, como Exceed, HellCat, Himoto, etc... A princípio só muda o nome, mas o modelo é o mesmo. Isso faz com que você tenha bastante opções de peças de reposição. A Tamya é uma marca bastante conhecida, e os produtos normalmente são bons. Posso te aconselhar outra marca, a Turnigy. São modelos bons, vendidos pela HobbyKing.com, o valor é razoavelmente baixo, e vêm em versões ARR (só precisa de bateria e rádio, ambos baratos nesta mesma loja). As desvantagens são que você vai precisar de peças de reposição às pencas (recomendo os upgrades em alumínio disponíveis na própria loja) e a demora prá vir, algo em torno de 2 meses. Mas a loja é confiável, e tem muitas peças em estoque.

3º - Infelizmente você não vai conseguir melhorar muito essa autonomia, independente do modelo escolhido. O que eu recomendo é ter mais de uma bateria (2 a 3 é mais do que suficiente), comprar um carregador eletrônico (iMax B6, por exemplo) e buscar baterias com maior amperagem. O que determina a autonomia do modelo é a amperagem da bateria e a taxa de descarga. Uma bateria de 5.000 mAh e com 20C de taxa de descarga, por exemplo, vai te durar aprox. 20 minutos. Prá te explicar melhor, 1C é igual à amperagem total da bateria em 1 hora, ou seja, taxa de 20C quer dizer que ela descarrega 20x a amperagem total em 1h. No caso do exemplo, 5.000 mAh e 20C quer dizer que ela vai descarregar a uma taxa de 100.000 mAh em 1h, ou seja, vai estar completamente descarregada em poucos minutos, se você estiver drenando energia dela na taxa máxima. Para determinar a autonomia de um modelo com essa bateria, você tem que ver qual é a amperagem que o ESC puxa, tanto para o motor quanto para o servo, e levar em conta que você não vai estar o tempo todo na aceleração máxima e nem virando o volante constantemente. Mas uma coisa deve ser levada em conta: independente da amperagem da bateria, você DEVE obedecer a voltagem máxima suportada pelo ESC. No caso do Mastadon, por exemplo, você pode usar uma bateria NiMH de 7.2V ou uma LiPO de 7.4V, mas nunca uma lipo de 11.1V, ou vai queimar o ESC logo que ligar.

4º - Como dito acima, a autonomia máxima de um modelo é determinada por vários fatores, mas comprar um modelo de bateria com maior amperagem e uma taxa de descarga menor pode aumentar a autonomia, mas vai afetar também o desempenho, pois menor taxa de descarga é igual a menor energia sendo despejada no ESC e, consequentemente, para os outros componentes. O máximo que você vai conseguir é uns 35 minutos direto, com uma bateria de alta amperagem, ou duas baterias ligadas em paralelo (dobra a amperagem, mantém a voltagem).

E é isso, espero ter ajudado.

Abraço, e bem vindo ao hobby!

_________________
Na garagem:
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16 (na garagem, desmontado)
Traxxas Telluride (sendo convertida para trail)

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 24, 2013 11:25 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Conheço o XSTR e o BRONTOSSAURUS, são bons modelos, facil de achar peças no BR,
e são resistentes (o brontossaurus mais ainda por causa da bolha).
A versão brushed é lenta de mais, 28km/h com a bateria carregada,
mas ele aguenta com muita facilidade um motor brushless... algumas versões
estão vindo com coroa e pinhão em aço (dica do NATTIS), se essa versão não vier,
pra vc colocar um brushless é só trocar isso... E se comprar a versão já brushless,
já vem com coroa e tudo em aço...
Não existe um modelo RTR que venha com bateria NiMh que dê 30 minutos de autonomia...
Principalmente HSP e himoto, se quer boa autonomia vai precisar de lipo, é inevitável...
é só comprar a maior lipo 2S que caiba que vc vai ter autonomia bem grande (e ainda sim é dificil 50 minutos),
é só vc comprar mais de uma...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jul 27, 2013 7:30 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 21, 2013 6:32 am
Mensagens: 34
valeu mesmo!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 07, 2013 3:09 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Ago 07, 2013 1:57 pm
Mensagens: 6
Olá Amigo, Eu conheço o Himoto Mastadon, (Versão Brushed) pois tenho um, os outros modelos eu só ouvi falar!

Quanto ao Mastadon, eu tenho o meu a uns 3 ou 4 meses, é um bom modelo e bem ágil para o seu tamanho! Até agora não quebrou nada!

Tem que ter cuidado com o motor, pois ele esquenta muito, o ideal é colocar um cooler!

Quanto a Bateria, ela dura relativamente pouco, se vc andar com o pé no fundo, ou melhor dedo no fundo hehehe, a bateria irá durar uns 15 a 20 minutos! No mais acho que o Bushido já disse tudo!

Teria que pesquisar se o Mastadon pode receber uma bateria Lipo, pois até onde eu sei a versão Brushed não aceita lipo, pois quando comprei o meu o vendedor disse que não aceitava, somente a versão brushless aceita lipo!

_________________
________________________________
Na garagem:
Himoto Mastadon 1/18 Brushed

Sonhos de Consumo:
Summit 1/10
E-maxx
Savage Flux


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 08, 2013 3:56 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 6:48 pm
Mensagens: 374
Images: 13
Localização: Carazinho/RS
Douglascnh escreveu:
Teria que pesquisar se o Mastadon pode receber uma bateria Lipo, pois até onde eu sei a versão Brushed não aceita lipo, pois quando comprei o meu o vendedor disse que não aceitava, somente a versão brushless aceita lipo!


Douglascnh, o Mastadon aceita LiPO sim, desde que seja uma 2S no máximo, e que se coloque um buzzer ou um cuttoff... Afinal, as NiMH têm voltagem de 7,2V e as 2S são de 7,4V.

Mas na verdade, não seria tão vantajoso no sentido de aumentar a autonomia, a não ser que se consiga uma 2S com amperagem superior a 2000 mAh. Afinal, o que determina a autonomia é a amperagem. Da LiPO para a NiMH, o que muda é o desempenho, pois a taxa de descarga da LiPO é maior.

E como você mesmo apontou, o motor tende a esquentar bastante, a ponto de queimar o dedo no final da carga de uma NiMH 1200 mAh (a original do modelo é uma de 800 mAh). Portanto, mais autonomia = maior risco de derreter o motor... hehehe

A idéia do cooler é boa, mas tem que ser um bom cooler. No meu, coloquei só um dissipador, mas não foi o bastante, ele continua esquentando...

O negócio é ir experimentando, uma hora alguém acha a config perfeita pro modelo.

_________________
Na garagem:
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16 (na garagem, desmontado)
Traxxas Telluride (sendo convertida para trail)

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 09, 2013 1:11 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Ago 07, 2013 1:57 pm
Mensagens: 6
Bushido, bom saber que ele aceita lipo, mas será que com lipo, ele aqueceria ainda mais? por ter uma taxa de descarga maior?

Bom, no meu eu adaptei um cooler de processador de PC bem antigo q eu tinha sobrando aqui em casa, liguei direto na bateria, deu uma amenizada no calor, mas ele continua esquentando!

Para melhorar a autonomia dele, eu fiz uma bateria com 6 pilhas recarregáveis de Nimh de 2100 mah, liguei elas em série para obter os 7,2v.

A autonomia aumentou para uns 40 minutos mais ou menos, mas como vc mesmo disse, mais autonomia = maior é a chance de derreter o motor, então não tem como andar todo esse tempo com ele direto... pois esquenta bastante, mesmo com o cooler!

Então é só parar um pouco de andar, deixando o cooler ligado ele esfria rápido, por enquanto o jeito é ir levando assim, até encontrarmos uma solução mais adequada para o aquecimento do motor!

Eu vi em um site, acho q foi na tecnewhobby, um dissipador de calor com cooler para motor 370, parece ser bom!

_________________
________________________________
Na garagem:
Himoto Mastadon 1/18 Brushed

Sonhos de Consumo:
Summit 1/10
E-maxx
Savage Flux


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 10:40 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 6:48 pm
Mensagens: 374
Images: 13
Localização: Carazinho/RS
na verdade, existem quatro coisas que se pode fazer quando o motor aquece demais:

1º - Trocar o motor. É a solução mais radical, mas resolve o teu problema de cara. No caso do Mastadon, já fica mais difícil, apesar de que eu lembro de ter visto um 380 do tamanho do 370 em algum lugar. Pode ser que resolva;
2º - Colocar um dissipador com cooler. Ameniza o efeito do problema, mas não a causa. Se o seu motor está esquentando demais, mesmo resfriando com o cooler ele vai dar adeus logo logo;
3º - Trocar o ESC por um com saída mais fraca. O ESC manda uma certa voltagem para o motor, e quando a voltagem é demasiada, a tendência é forçar mais o motor. Um ESC com voltagem de saída menor para o motor fará ele andar menos, mas esquentar menos também;
4º - Usar uma bateria mais fraca. Tanto a voltagem quanto a amperagem podem fazer o motor e o ESC esquentarem mais ou menos. Baterias de NiMH normalmente são de 7,2V, mas é possível encontrar com maior ou menor voltagem. Mesma coisa do anterior, menor voltagem diminui a autonomia, mas diminuem o aquecimento do motor.

Em resumo, no Mastadon é complicado, mas tem alternativas.

Espero ter ajudado com o pouquinho de conhecimento que adquiri com o tempo.

Abraço!

_________________
Na garagem:
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16 (na garagem, desmontado)
Traxxas Telluride (sendo convertida para trail)

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 0 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB