Markto escreveu:
Então...quanto ao tupeware, vi nos links que postou, o cara instalou 2 ventoinhas e um pano pra não entrar agua...não entendi essa. Se eu colocar tudo dentro e fechado não haverá ventilação e muito provavel que esquentará???? . Acho que o esc deveria deixar pra fora a parte de aluminio que ajuda na refrigeração. ali sim, vedar com fita isolante liquida. Acabei de receber da Tower hobbies spur 87 + pinion 15, tudo 48picht. O motor 27t que pedi com eles está vindo de outra loja deles, tenho que esperar. Com essas engrenagens + a original poderei testar a vontade, e achar a melhor configuração pra mim. Reforço aqui, quanto ao tupeware, esquentará ou não o esc?
abs
A situação é o seguinte amigo, qualquer isolante que coloque para envolver o esc para o tornar á prova de água concerteza irá esquentar mais o esc,agora qual a solução???
das duas uma, ou reduzir a relação original que tiver e testar para ver se está ou não esquentando demais (no caso de um motor 27t) acredito que por ser um motor mais lento facilitará a vida ao esc e não esquentará tanto as temperaturas, ou no caso de usar um motor 21t aconselho a reduzir a relação de um pinhão 20 para um 18 para diminuir tanto a temperatura do motor como do esc também. No entanto o melhor mesmo é testar e ver como se comporta. O cara que colocou as ventoinhas não é muito esperto, porque só vai esquentar mais é como andar a meter ar de um turbo dentro do motor, puxa o ar quente e com o ventilador funcionando ainda fica mais quente. agora pode fazer o seguinte, deixar no final do tuperware algo para o esc ficar suspenso, pois na possibilidade de entrar um pouco de água se o esc estiver suspenso vc terá possibilidade de ver e o retirar sem queimar o esc, enquanto que se estiver totalmente em baixo isso nao vai acontecer. deixar as partes eletricas de fora pra refrigerar nao é boa ideia pq vai permitir a entrada de água com as vibraçoes do carro, aconselho a fechar totalmente o tuperware e qto menor o buraco melhor, se quiser reforçar ainda mais, coloque o esc dentro de um balão e dentro do tupperware, depois faça um teste pesado com o carro sem entrar na água e no final de dois packs puxando pelo motor em subidas e crawl, tente ver se o balão rompeu e sinta a temperatura do esc, se não tiver esquentado e o balão estiver ok sem se ter rasgado é porque a temperatura do esc está baixa e pode depois fazer o teste de submersão em água depois de conferir tudo mais uma vez para evitar problemas.
Abraços e boa sorte.
Cravo