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MensagemEnviado: Qui Jun 30, 2011 4:19 pm 
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O que determina aumento de potência do carro é a tensão (voltagem) da bateria. As baterias NiMh são de 8.4 v. Começam bem, mas perdem rendimento rápido e o carro vai ficando mais "muxibento".

As Lipo vem especificadas 7.4 V e quando carregadas, dão 8.4 V, ou seja, a mesma tensão das NIMh. Então, as Lipo não vão deixar o carro mais forte, mas vai permitir repsostas mais rápidas e por mais tempo, coisa que as Nimh não fazem. Daí a impressão das Lipos serem mais fortes.

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MensagemEnviado: Qui Jun 30, 2011 4:35 pm 
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Outro ponto e a descarga que no caso das lipos são bem maiores que nas NIMH e de 6c a 8c nas lipos 20c, 30c ou mais, claro que para poder aproveitar essa descarga vai precisar de um ESC compativel.
Teste que fiz com minha slash 4x4 Brushless:
2s 20C Max. de 48,6km/h
2s 30~40C Max. de 52,9km/h
2s Nano-Tech Max. de 56,8km/h
3s Nano-Tech Max. de 72,6 km/h

No Asfalto e com a relação Original 13/54 e GPS Garmin Nuvi.

Falando na Summit ela pode ter a mesma final com LiPo e com NiMh agora a força da arrancada e muito diferente, por exemplo com NiMh ela não empina com Lipo chega a capotar....

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MensagemEnviado: Qui Jun 30, 2011 4:48 pm 
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smb25 escreveu:

Falando na Summit ela pode ter a mesma final com LiPo e com NiMh agora a força da arrancada e muito diferente, por exemplo com NiMh ela não empina com Lipo chega a capotar....


Exatamente. Em função da taxa de descarga. Por isso a impressão dela ser mais forte.

[ ] Wally

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MensagemEnviado: Qui Jun 30, 2011 4:54 pm 
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Muito legal a explicação técnica Nimh X Lipo! Obrigado :drinks:

Agora, alguém sabe onde e como troca a embreagem da Summit?

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MensagemEnviado: Qui Jun 30, 2011 5:10 pm 
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tira a coroa pra vc ver se ela ta gasta.


são essas peças pretas, elas entram em contato com o disco


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MensagemEnviado: Dom Jul 03, 2011 11:49 pm 
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Galera, queria compartilhar com vocês uma decepção que tive e pedir uma ajuda...
Estou lá todo bonitão com a Summit e um par de 2S 5.2 30/40C.. após 1 hora brincando, nada de forçar.. só no crawling e tals vejo fumaça no carro :blink: :blink: desesperado corro e desligo ele, abro a bolha e está o motor quase que vermelho de tão quente.. desconecto as baterias ainda com medo e vejo que um estufou :rip: aliás, nunca vi uma bateria estufada, mas a minha está bem pouco, quase que imperceptível.. mas quase que certeza que estufou. Bem, apos olhar e olhar e olhar, coloco as Nimh e para surpresa tudo funcionando.

Conversando com um amigo, ouço que quase fudi com tudo por conta do pico de 40C de descarga da minha bateria, mas seguindo a lógica do smb isso não tem nada a ver..
smb25 escreveu:
Na verdade na Summit não vai mudar nada pois o ESC não vao consequir consumir nem os 30C, ja que o mesmo é de 30A.Para entender melhor um EX: uma Lipo de 5000 20C tem uma descarga de 100A (5*20), porem o ESC so conseque absorver 30A.
Agora eu compraria logo a de 40C pq se amanhã vc for usar ela em outro carro com ESC mais forte já terá uma LiPo melhor.


Agora peço uma ajuda aos srs.. Lí em alguns tópicos uma mutreta para fazer a bateria desinchar, mas que é perigoso explodir a mer&%$#@.. ou seja, cagaço total de fazer isso, mas não queria perder a bateria. Alguém já fez esse esquema? Deu certo? Conhece alguém ou loja de SP que faz isso?

Ouvi tbm que o ideal para a Summit com o ESC original rodar com Lipo de 20/30C para não forçar.. será?

Qualquer ajuda é de grande valia, pois não queria voltar para as Nimh... mas estou com um pé atrás com as Lipo..

Abs :drinks:

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MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 12:29 am 
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Cara cho que nao tem aver com bateria nao pois as que uso na minha sao 30/40c e so estufou 1 vez pq deixei descarregar d+ devido a porcaria do buzzer ter caido e eu nao vi
Mas pode usar sem medo enquanto estiver pegando carga balanceada ta valendo

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Ai galera convido todos a participar do grupo do face RC Dunas
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MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 12:37 am 
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Cara isso é muito estranho e não tem nada a ver com a bateria, eu mesmo uso duas de 5800 40C e nunca tive problemas, acho que o mais provável seja a embreagem que como está patinando (deslizando) faz o motor girar muito e com baixa velocidade fazendo o motor esquentar muito. Vou postar um video da minha com as LiPo empinando ai vc ver se a arrancada está parecida com a sua.

Abaixo segue a pagina aqui desse tópico onde foi falado sobre LiPo na Summit:
viewtopic.php?f=58&t=16941&start=90

Abraço

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MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 7:50 am 
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Exatamente, taxa de descarga não tem nada a ver, creio tb na possibilidade de embreagem solta, isso sim ferve o motor...

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MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 10:29 am 
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Valeu mesmo galera pela força :drinks:

Acho que o meu problema foi embreagem mesmo, já sentia que a mesma não estava legal com as nimh.. ai coloquei as lipo e elas devem ter aberto o bico de vez. Vou desmontar tudo lá para ver essas tal pastilhas como estão!

Agora quase certeza que descobri pq uma bateria estufou, depois que o FMB me deixou mais seguro, coloquei ela no carregador e fui tentar dar carga.. eis que recebo "Low voltage" e não deixa dar carga balanceando... como o zezão ancioso aqui não esperou os buzzers chegarem, tava andando sem eles.. :pedala: :pedala: :putz: :putz:

FMB, o que vc fez com a sua que estufou? Peso de papel ou tem jeito?

Abs :drinks:

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MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 10:33 am 
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Ah, só para constar e alertar os novatos como eu que tem Summit...

A me#$%ˆ& da embreagem estava solta mesmo, apertei tudo agora e lasquei trava rosca... até as pastilhas novas chegarem!

:drinks:

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MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 10:37 am 
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cara, eu nem sabia q o summit tinha pastilha de embreagem!!!!! :mrgreen:


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MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 10:45 am 
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herbs, eu nunca vi aberto, na verdade só andei com o summit 3x até hj, realidade de quem mora longe e nao tem 30hs pra carregar as nimh no carregadorzinho de kinder ovo...rs Entao sou novato total...

mas o acuccel6 ta chegando e 2 lipo 2s 5000mah 20c.... :twisted:

se possível, posta ai pra gente uma foto da sua embreagem com os trava rosca, pq se acontecer isso ja vamos saber como fazer pra "remediar" a coisa....

abç!!


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MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 11:09 am 
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herbs escreveu:
Valeu mesmo galera pela força :drinks:

Acho que o meu problema foi embreagem mesmo, já sentia que a mesma não estava legal com as nimh.. ai coloquei as lipo e elas devem ter aberto o bico de vez. Vou desmontar tudo lá para ver essas tal pastilhas como estão!

Agora quase certeza que descobri pq uma bateria estufou, depois que o FMB me deixou mais seguro, coloquei ela no carregador e fui tentar dar carga.. eis que recebo "Low voltage" e não deixa dar carga balanceando... como o zezão ancioso aqui não esperou os buzzers chegarem, tava andando sem eles.. :pedala: :pedala: :putz: :putz:

FMB, o que vc fez com a sua que estufou? Peso de papel ou tem jeito?

Abs :drinks:


Se tiver um buzzer com leitor de tensão, veja quanto está cada célula. Se estiverem com voltagem próximas, ótimas chances de não perder a bateria. Programe o carregador para carregar Nimh e conecte a lipo. Quanto ela atingir pouco mais de 6 V (6.5, por aí...), desconecte e tente carregar como lipo. Se a bateria estiver boa, provavelmente as 2 celulas vão estar com voltagem próxima e o carregador já vai aceitar dar a carga. Já fiz isso mais de uma vez, sem problemas. Se tiver com uma voltagem muito diferente uma da outra, provavelmente só uma célula vai pegar carga. Aí, a bateria já era, infelizmente.

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MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 11:43 am 
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Wally BH escreveu:
Se tiver um buzzer com leitor de tensão, veja quanto está cada célula. Se estiverem com voltagem próximas, ótimas chances de não perder a bateria. Programe o carregador para carregar Nimh e conecte a lipo. Quanto ela atingir pouco mais de 6 V (6.5, por aí...), desconecte e tente carregar como lipo. Se a bateria estiver boa, provavelmente as 2 celulas vão estar com voltagem próxima e o carregador já vai aceitar dar a carga. Já fiz isso mais de uma vez, sem problemas. Se tiver com uma voltagem muito diferente uma da outra, provavelmente só uma célula vai pegar carga. Aí, a bateria já era, infelizmente.
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Wally, como eu sei se estão com voltagem próxima? Explico... imagina que coloco o leitor de tensão na Lipo e aparece lá 6.. isso quer dizer 6v certo? assim, como a bateria é uma 2S seria 6 / 2 = 3v por célula, certo? Sendo que sempre divido pelo S, como sei o V de cada célula?

Desculpe se falei asneira, mas sou bem leigo ainda nesse assunto.

Abs

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