aí povo..
agora com mais tempo posso dar um feedback melhor sobre o Cliff Climber
depois de uma manhã interia de brincadeira, uns pequenos probleminhas
- um amortecedor soltou a capa/o´ring e vazou ( normal de acontecer com amortecedores de plastico)
- a chave lig/desl fica numa posicao vulneravel, a bolha a pressiona durante as quedas e quebrou a chave ( coisa simples de resolver, já achei um local bem melhor p/ colocar outra chave)
- os links inferiores da suspensao já estao uma taquara de enverga, como sao de plastico eu já esperava que isso fosse acontecer, só nao esperava que fosse tao rapido..heheheh vou comprar um tudo de aluminio e fazer novos links e de quebra já mato dois coelhos com uma paulada só ( vou rotacionar o eixo p; zerar o angulo de caster)
de problemas iniciais foram esses, agora as deficiencias do carrinho:
- fios que ligam os motores sao muito curtos e varias vezes desconectaram durante o uso quando a suspensao abre ou algum tombo ( coisa simples de resolver, só aumentar o comprimento do fio)
- o servo de direcao é RAQUITICO, nao dá conta de virar os pneus em diversas situacaoes e ainda é agravado pelo fato do angulo de caster ser extremamente errado, muito positivo ( explicarei abaixo ). portanto vou ter que colocar outro servo, vou usar o que está atualmente no meu AX-10 que é um towerpró de 10kg ( xing-ling, nao dá 10kg nem a pau, mas ainda assim é mais forte que o raquitico original do Cliff Climber)
- links de plastico ( todos) a medida que forem entortando vou trocando por aluminio
- angulo de caster do eixo dianteiro , por economia PORCA da Duratrax todos os links sao do mesmo tamanho, desse modo obriga os eixos a ficarem com o caster positivo, com isso as rodas ao virarem, elas estao na verdade é " deitando" de uma lado para o outro ( tanto que ao virar o carrinho no plano percebe-se a carroceria levantando e abaixando) e isso alem de limitar a estercamento da direcao tb sobrecarrega o servo ( já raquitico) pois alem do servo ter que fazer força p/ virar a direcao tb faz força p/ literalmente levantar e abaixar todo o carrinho. solucao, fazer novos links inferiores com comprimento MAIOR ( entre 25 a 30%) em relacao aos superiores.. desse modo o eixo gira p/ tras ( "clocked axle como dizem os gringos) deixando o algulo de caster em ZERO ou NEGATIVO ( -1 a -3 graus é o ideal). fazendo isso a direcao realmente vira com o maximo de aproveitamento e minimo esforço do servo.
- ECS original. agora entendo o pq de alguns gringos reclamarem tanto... a grande deficiencia dele é NAO TER DRAG-BRAKE.. isso faz muita falta... p/ quem nao sabe drag-brake é uma funcao onde se vc tirar o dedo do gatilho do acelerador o carinho freia e fica parado, pode estar na inclinacao/barranco que for que ele trava.. isso é muito util em rockcrawling, aumento muito o seu " controle" sobre o carrinho em manobras complicadas.
outra deficiencia ( ainda nao sei se é do ECS ou é dos motores) um fato que nao chega a atrapalhar muito, até ajuda tem hora, mas que nao deixei de reparar, tem situacaoes ( uma subida por exemplo) vc ali dozando o acelerador p/ ir devagarzinho e as rodas nao giram na mesma velocidade, era nitido ver as rodas dianteiras girando mais rapido que as traseiras, mas bastava acelerar um pouco mais que as duas se igualavam... dai nao sei se é alguma deficiencia do ECS em equalizar a energia enviada aos motoroes, ou sé é aguma diferenca de sensibilidade de cada motor, vou inverter os fios dos motores p/ ver se o traseiro passa a girar mais rapido sob essa condicao... como disse nao é algo que comprometa o carrinho, mas fiquei curioso
- molas; as orignais sao bem macias, e como eu estou usando usando baterias 1/10 ( enquanto que o recomendado é bateria menor, 3/4) obvio o peso extra deixa as molas bem comprimidas.. dá p/ rodar sem maiores problemas, mas vou experimentar outras molas p/ ver se melhora
- CrawRatio... os motores vem com pinhao de 12T e p/ frente ele anda bem rapido p/ um crawler ( curiosamente de ré ele é bem mais lento) a propria duratrax oferece pinhao 11T p/ ele e alguns gringos ( no forum
http://www.rccrawler.com ) estao adaptando pinhao de 10 e 9T, como pinhao é coisa baratinha, com certesa vou comprar um jogo de pinhoes mais reduzidos
segunda feira devo ir comprar o material p; fazer novos links e vou postando fotos das adaptacoes aqui..
confirmando o que eu disse no inicio do topico, o Cliff Climber, pelo preco que custa, está satizfatorio, é um boa plataforma p/ quem quer inicar no crawler sem gastar muito e tem disposicao p; fazer algumas modificacoes no carrinho
PS: ô Wally.. onde vc comprou os tubos de aluminio que vc fez os links do seu maxx-craw ?
T+