RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 10:10 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jul 09, 2007 9:53 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Dom Jun 24, 2007 7:46 pm
Mensagens: 146
Localização: araraquara
desenterrando o tópico...
o Tekin G12C tem capacitor interno?
se tiver, pode colocar outro?

_________________
- Tamiya NewBeetle Tuned - Novak with reverse + Reedy Rage Type R
- Schumacher SST - Tekin G12C III + OrionV2 8x1
- Rc10Gt + Os12CzII
- Thunder Tiger Mirage Pro + Thunder Tiger PRO21 ABC


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Jul 27, 2007 2:02 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Esse Tekin G12C (igual ao meu) tem capacitor interno. Agora, quanto a colocar outro, não sei se dá.
Alguém aí sabe as especificações de capacitor para colocar num Novak Tempest com motor 12X2T?

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Dom Jun 13, 2010 6:38 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Mar 11, 2010 11:04 pm
Mensagens: 4
Galera, gostaria de saber como funciona, Meu ESC da Orion (Vortex 8) explodiu os 2 capacitores (pelo o que li aqui seria o da Ré e acelerador.).

O Capacitor que tem nele é o 1000uF35V a parece também "YIHCON" imagino que sejá o fabricante.

Tenho que usar o mesmo ou posso colocar um melhor? E o que seria um melhor?
Desculpa as perguntas, mais como não sei como funciona esses valores não estou conseguindo procurar um novo "melhor".

Aguardo Ajuda.
Agradeço desde já.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 11:09 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Eu já cansei de testar capacitores no ESC, cheguei a testar num 4T, instalei nada menos que 36.000uF, configurei o Punch para o máximo e não percebi diferença NENHUMA!

A teoria é boa, mas na prática o capacitor pode até ter uma função, mas não esta de melhorar o punch.

PRCG, o que é este G-9?? Todos os ESCs que testei nenhum deles recicla energia, todos gastam muita energia no freio, não funcionam igual o Metrô quando ao frear recupera energia, é só instalar um amperímetro que vc vai ver que o ESC continua consumindo horrores mesmo nas freadas, nada volta para a bateria.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 11:38 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Jun 05, 2010 7:41 pm
Mensagens: 1
NATTIS escreveu:
Eu já cansei de testar capacitores no ESC, cheguei a testar num 4T, instalei nada menos que 36.000uF, configurei o Punch para o máximo e não percebi diferença NENHUMA!

A teoria é boa, mas na prática o capacitor pode até ter uma função, mas não esta de melhorar o punch.

PRCG, o que é este G-9?? Todos os ESCs que testei nenhum deles recicla energia, todos gastam muita energia no freio, não funcionam igual o Metrô quando ao frear recupera energia, é só instalar um amperímetro que vc vai ver que o ESC continua consumindo horrores mesmo nas freadas, nada volta para a bateria.



Muito bom.....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Qua Jun 16, 2010 11:02 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
NATTIS escreveu:
Eu já cansei de testar capacitores no ESC, cheguei a testar num 4T, instalei nada menos que 36.000uF, configurei o Punch para o máximo e não percebi diferença NENHUMA!

A teoria é boa, mas na prática o capacitor pode até ter uma função, mas não esta de melhorar o punch.

PRCG, o que é este G-9?? Todos os ESCs que testei nenhum deles recicla energia, todos gastam muita energia no freio, não funcionam igual o Metrô quando ao frear recupera energia, é só instalar um amperímetro que vc vai ver que o ESC continua consumindo horrores mesmo nas freadas, nada volta para a bateria.

Bom, ai eu acho que vc está enganado...

Pelo menos EU sinto diferença e quero colocar mais um capacitor no ESC que estou usando hoje, um Tekin RSPro.

Não tem a ver com reciclar energia, o capacitor "carrega" quando freiamos para quando precisar de uma força a mais ele entrar, certo? Se por exemplo eu retomar na reta, fazer uma curva rápida que não preciso diminuir muito, quando vou retomar novamente, sinto o carro fraco... perguntei pro Thobias sobre isso, ele me disse que os Proprios Team Drivers da Tekin usam 2 capacitores (2 originais eu acho, em paralelo)... Faz diferença sim, mas nada absurdo para quem não exige o máximo... No meu caso, foi usando um motor 10.5 que já consome pouco, imagine com um motor mais forte?

Em alguns pontos da pista eu sinto meu carro "manco" devido a esse pequeno contra-tempo, o thobias já havia me alertado sobre o uso 2 capacitores (mesmo ele não tendo notado a diferença) pelos pilotos da Tekin antes da ultima etapa do Paulista, mas como nós (ele e eu) achamos que não faria tanta diferença, acabei deixando esse detalhe de lado.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Qui Jun 17, 2010 1:33 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Vc testou com Ni-MH ou Lipo? No som automotivo é usado mega-capacitores para fornecer energia nos picos de consumo onde a bateria ácida não tem velocidade para dar conta, assim ela mantem a linha 12v constante, se eu instalar Life no lugar da bateria ácida o mega-pacacitor perde funcionalidade, e para a bateria ácida funcionar é necesário ter sobra de carga para dar tempo de carregar o capacitor. Eu não tentei com Ni-MH, somente com Lipo 5A 25C comparando somente com capacitor original e com uma bancada de capacitores.

O Tekin RSPro não tem capacitor interno, ele vem com uma capacitor bem pequeno para soldar por fora correto? Eu nunca testei um Tekin RSPro, certamente é um ESC diferente. O capacitor carrega quando sobra descarga da bateria, o capacitor não sabe se a carga esta sendo usada para acelerar ou frear, sobrando carga ele carrega, faltando carga rápida da bateria ele descarrega estabilizando a linha, identico aos super capacitores de sons automotivos. Um ESC desses trabalhando no extremo com Lipo de baixa descaga ou Ni-MH usando apenas aquele capacitor original podem sim faltar descarga numa determinada situação, mas acredito ser um caso bem específico.



Importante ressaltar que assim como som automotivo para o capacitor do ESC funcionar é necessário ter bateria de sobra

alekimura escreveu:
NATTIS escreveu:
Eu já cansei de testar capacitores no ESC, cheguei a testar num 4T, instalei nada menos que 36.000uF, configurei o Punch para o máximo e não percebi diferença NENHUMA!

A teoria é boa, mas na prática o capacitor pode até ter uma função, mas não esta de melhorar o punch.

PRCG, o que é este G-9?? Todos os ESCs que testei nenhum deles recicla energia, todos gastam muita energia no freio, não funcionam igual o Metrô quando ao frear recupera energia, é só instalar um amperímetro que vc vai ver que o ESC continua consumindo horrores mesmo nas freadas, nada volta para a bateria.

Bom, ai eu acho que vc está enganado...

Pelo menos EU sinto diferença e quero colocar mais um capacitor no ESC que estou usando hoje, um Tekin RSPro.

Não tem a ver com reciclar energia, o capacitor "carrega" quando freiamos para quando precisar de uma força a mais ele entrar, certo? Se por exemplo eu retomar na reta, fazer uma curva rápida que não preciso diminuir muito, quando vou retomar novamente, sinto o carro fraco... perguntei pro Thobias sobre isso, ele me disse que os Proprios Team Drivers da Tekin usam 2 capacitores (2 originais eu acho, em paralelo)... Faz diferença sim, mas nada absurdo para quem não exige o máximo... No meu caso, foi usando um motor 10.5 que já consome pouco, imagine com um motor mais forte?

Em alguns pontos da pista eu sinto meu carro "manco" devido a esse pequeno contra-tempo, o thobias já havia me alertado sobre o uso 2 capacitores (mesmo ele não tendo notado a diferença) pelos pilotos da Tekin antes da ultima etapa do Paulista, mas como nós (ele e eu) achamos que não faria tanta diferença, acabei deixando esse detalhe de lado.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Qui Jun 17, 2010 2:24 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
NATTIS escreveu:
Vc testou com Ni-MH ou Lipo? No som automotivo é usado mega-capacitores para fornecer energia nos picos de consumo onde a bateria ácida não tem velocidade para dar conta, assim ela mantem a linha 12v constante, se eu instalar Life no lugar da bateria ácida o mega-pacacitor perde funcionalidade, e para a bateria ácida funcionar é necesário ter sobra de carga para dar tempo de carregar o capacitor. Eu não tentei com Ni-MH, somente com Lipo 5A 25C comparando somente com capacitor original e com uma bancada de capacitores.

O Tekin RSPro não tem capacitor interno, ele vem com uma capacitor bem pequeno para soldar por fora correto? Eu nunca testei um Tekin RSPro, certamente é um ESC diferente. O capacitor carrega quando sobra descarga da bateria, o capacitor não sabe se a carga esta sendo usada para acelerar ou frear, sobrando carga ele carrega, faltando carga rápida da bateria ele descarrega estabilizando a linha, identico aos super capacitores de sons automotivos. Um ESC desses trabalhando no extremo com Lipo de baixa descaga ou Ni-MH usando apenas aquele capacitor original podem sim faltar descarga numa determinada situação, mas acredito ser um caso bem específico.

Importante ressaltar que assim como som automotivo para o capacitor do ESC funcionar é necessário ter bateria de sobra

Olha, não sei o que vc pensa que eu piloto...rs

Testei com Tekin RS Pro, motor SpeedPassion 10.5 e baterias LiPo de 5A 40C.

E outra, Team Manager da Tekin não falaria bobeira (creio eu)

O ESC da SpeedPassion, da LRP/Nosran, GM e outros, também usam o capacitor externo ligado na mesma linha da bateria...

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Qua Jun 23, 2010 11:01 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Isso os capacitores que testei foram todos na linha da bateria, nos ESC que peguei todos os capacitores estavam na linha da bateria em paralelo, agora se este ESC usar um capacitor fora desta linha eu não faço a menor idéia de como funciona.


alekimura escreveu:
NATTIS escreveu:
Vc testou com Ni-MH ou Lipo? No som automotivo é usado mega-capacitores para fornecer energia nos picos de consumo onde a bateria ácida não tem velocidade para dar conta, assim ela mantem a linha 12v constante, se eu instalar Life no lugar da bateria ácida o mega-pacacitor perde funcionalidade, e para a bateria ácida funcionar é necesário ter sobra de carga para dar tempo de carregar o capacitor. Eu não tentei com Ni-MH, somente com Lipo 5A 25C comparando somente com capacitor original e com uma bancada de capacitores.

O Tekin RSPro não tem capacitor interno, ele vem com uma capacitor bem pequeno para soldar por fora correto? Eu nunca testei um Tekin RSPro, certamente é um ESC diferente. O capacitor carrega quando sobra descarga da bateria, o capacitor não sabe se a carga esta sendo usada para acelerar ou frear, sobrando carga ele carrega, faltando carga rápida da bateria ele descarrega estabilizando a linha, identico aos super capacitores de sons automotivos. Um ESC desses trabalhando no extremo com Lipo de baixa descaga ou Ni-MH usando apenas aquele capacitor original podem sim faltar descarga numa determinada situação, mas acredito ser um caso bem específico.

Importante ressaltar que assim como som automotivo para o capacitor do ESC funcionar é necessário ter bateria de sobra

Olha, não sei o que vc pensa que eu piloto...rs

Testei com Tekin RS Pro, motor SpeedPassion 10.5 e baterias LiPo de 5A 40C.

E outra, Team Manager da Tekin não falaria bobeira (creio eu)

O ESC da SpeedPassion, da LRP/Nosran, GM e outros, também usam o capacitor externo ligado na mesma linha da bateria...

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Qui Jun 24, 2010 12:13 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Nattis, acho que seus testes estão em outra realidade perto da minha e do kimura..
Para nós isso faz um boa diferença e eu uso bateria 5600 50C....

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Qui Jun 24, 2010 8:15 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
O regime de uso influi bastante... Pensando que eu sempre faço o 4º ou 5º tempo do Paulista, cerca de 3~4 decimos mais lento que o bestlap do dia, que hoje podemos dizer sem medo de errar, é o campeonato EP com a maioria dos melhores e mais rápidos pilotos do Brasil.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Sex Jul 02, 2010 1:27 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 09, 2009 2:11 pm
Mensagens: 186
Localização: Taubaté/Sp
Em um Esc mamba max , teria condissoes de se colocar um capacitor extra, ja que ele possui tres originais ???


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Sex Jul 02, 2010 9:53 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
A melhor bateria que testei foram 5200mah 30C, a sua tem uma descarga muito maior, com a quantidade de capacitores que testei pode ser que não existiu descarga rápida suficiente para caregar os capacitores, assim como os mega capacitores de carro que tem que usar baterias diferentes e com altíssima amperagem para conseguir fazer os capacitores funcionar.

PRCG escreveu:
Nattis, acho que seus testes estão em outra realidade perto da minha e do kimura..
Para nós isso faz um boa diferença e eu uso bateria 5600 50C....

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Sex Jul 02, 2010 9:55 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Estou com todos os capacitores aqui ainda montados, pena que eu não vou para a pista on, gostaria de deixar com alguém para fazer os testes em pista com mais precisão, seria interessante.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Sex Jul 02, 2010 9:33 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
Eu tb acho que os capacitores não fazem diferença alguma quando se usa baterias de alta descarga. Ele tem a função de suprir energia nos picos de alto consumo redusindo as perdas da bateria, fios e conexões.

Eu uso um ESC Orion ORI65007 que seria um dos TOP eu acho que não usa esse capacitor e nem indica o uso.

Esse assunto já foi bem discutido aqui:
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=13&t=3499&hilit=+capacitor

Eu acho que o peso do capacitor é mais prejudicial que seu suposto efeito positivo..rs

[]'s

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB