vamos lá..........
mtas informações............
nimh 4200 runtime 10~12 minutos
lipo lrp 5300 runtime + de 15 minutos, depende do traçado e do estilo e guiar, chegando até uns 20 minutos ou ainda mais...........
quanto ao timing, existe o timing mecânico que é ajustado avançando ou recuando a marcação no endbell em qualquer motor de competiçao (lrp, nosram, orion, speedpassion, etc, etc, etc).......avançar o timing fará com que o motor tenha mais potência em alta rotação e maior rotação final, porém com perda de eficiência e torque, e altas temperaturas (risco de dano e perda de freio ao passo em que a temperatura sobe), além da necessidade de encurtar a relação para compensar a perda de torque e potência e deixar com que o motor trabalher na sua nova faixa de potência máxima que será numa rotação mais elevada.......
já o esc que conta com esse recurso varia o timing de acordo com o avanço de uma fase do motor em relação a outra...........ajustar o power profile do esc, entre outras coisas, avança o timing quanto mais agressivo for o ajuste.......... esse ajuste tem funcionalidade e confiabilidade em sistemas sensorizados, uma vez que o esc monitora uma série de informações e consegue operar o motor de acordo com essas informações (velocidade, posição do rotor em relação a fase, temperatura....)............a principal vantagem é que o esc consegue variar o timing, pois em baixas rotações o ideal é o menor timing possível pois a eficiência do motor é máxima, e em altas rotações o timing pode ser muito avançado pois o carro já está em velocidade e eficiência e potência sãop fatores secundários, nesse estágio RPM extras são interessantes..........basicamente um bom ESC p/ competição faz um simples motor ter inúmeras curvas de torque e potência vs rpm e oferece power profiles p/ escolhermos o quanto agressivo ou conservador será o regime de operação do motor, seja ele qual for, um mod 4.0T ou um stock 9.5T por exemplo.........
uma das incontáveis vantagens de sistemas brushless é essa, um bom ESC é capaz de fazer o motor ser (quase) perfeito para sair da inércia, para retomar numa saída de curva e para atingir máxima rpm possível sem que você sequer pense na hipótese de avançar ou retardar o timing mecânico do motor, evitando passar do limite que o motor suportaria, mas mesmo assim obtendo uma performance satisfatória.
Pelo fato da tecnologia brushless ser relativamente nova, quase todos os ESCs operam de forma muito particular, tendo que o usuário adquirir experiência com seu sistema para chegar no ajuste fino de profiles e relação de marcha..........um exemplo bem claro é a diferença dos ESCs LRP TC Spec e SPX Stock Spec, ambos ajustados com o mesmo perfil exigem relação de marcha diferente, sendo com o SPX necessário usar 1~3 dentes de pinhão menores, pois ele é um ESC com sofwatre mapeado pra stock e trabalha com variação de timing extremamente agressiva quando ajustado para tal, gerando um ganho de rpm que combinado com a relação mais curta consegue-se um ganho de aceleração............
provavelmente com ESCs que variam muito pouco o timing, rotação do motor será menor, porém a eficiência será certamente maior, permitindo que se alongue a relação para atingir velocidade mesmo com rotações menores............
é isso aí, o negócio é testar e descobrir o que vira com cada coisa...........referências para isso são duas: termômetro e cronômetro
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