RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 07, 2025 6:26 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 169 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Fev 14, 2009 5:51 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

O regulamento diz que nao eh permitido ajustar o timing dos motores, mas eles nao sao brushless?? :blink: :blink:

MensagemEnviado: Sáb Fev 14, 2009 6:41 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

sabongi escreveu:
O regulamento diz que nao eh permitido ajustar o timing dos motores, mas eles nao sao brushless?? :blink: :blink:

Sim, mas os motores Brushless também tem timming =/

MensagemEnviado: Sáb Fev 14, 2009 6:49 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

E a manutenção e armazenamento dos motores sera feito pelo Cesar então sera entregue somente no dia da corrida

MensagemEnviado: Sáb Fev 14, 2009 7:03 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

alekimura escreveu:
sabongi escreveu:

Cacildes, agora deu um no na minha cabesta!
O timing do motor brushless nao ajusta no ESC nao????

MensagemEnviado: Sáb Fev 14, 2009 7:05 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

sabongi escreveu:
alekimura escreveu:
sabongi escreveu:

Cacildes, agora deu um no na minha cabesta!
O timing do motor brushless nao ajusta no ESC nao????

Ate hoje so vi o mamba, não sei se tem mais.

o LRP pelo que sei é somente no motor

MensagemEnviado: Dom Fev 15, 2009 12:14 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

vamos lá..........

mtas informações............

nimh 4200 runtime 10~12 minutos

lipo lrp 5300 runtime + de 15 minutos, depende do traçado e do estilo e guiar, chegando até uns 20 minutos ou ainda mais...........

quanto ao timing, existe o timing mecânico que é ajustado avançando ou recuando a marcação no endbell em qualquer motor de competiçao (lrp, nosram, orion, speedpassion, etc, etc, etc).......avançar o timing fará com que o motor tenha mais potência em alta rotação e maior rotação final, porém com perda de eficiência e torque, e altas temperaturas (risco de dano e perda de freio ao passo em que a temperatura sobe), além da necessidade de encurtar a relação para compensar a perda de torque e potência e deixar com que o motor trabalher na sua nova faixa de potência máxima que será numa rotação mais elevada.......

já o esc que conta com esse recurso varia o timing de acordo com o avanço de uma fase do motor em relação a outra...........ajustar o power profile do esc, entre outras coisas, avança o timing quanto mais agressivo for o ajuste..........
esse ajuste tem funcionalidade e confiabilidade em sistemas sensorizados, uma vez que o esc monitora uma série de informações e consegue operar o motor de acordo com essas informações (velocidade, posição do rotor em relação a fase, temperatura....)............a principal vantagem é que o esc consegue variar o timing, pois em baixas rotações o ideal é o menor timing possível pois a eficiência do motor é máxima, e em altas rotações o timing pode ser muito avançado pois o carro já está em velocidade e eficiência e potência sãop fatores secundários, nesse estágio RPM extras são interessantes..........basicamente um bom ESC p/ competição faz um simples motor ter inúmeras curvas de torque e potência vs rpm e oferece power profiles p/ escolhermos o quanto agressivo ou conservador será o regime de operação do motor, seja ele qual for, um mod 4.0T ou um stock 9.5T por exemplo.........

uma das incontáveis vantagens de sistemas brushless é essa, um bom ESC é capaz de fazer o motor ser (quase) perfeito para sair da inércia, para retomar numa saída de curva e para atingir máxima rpm possível sem que você sequer pense na hipótese de avançar ou retardar o timing mecânico do motor, evitando passar do limite que o motor suportaria, mas mesmo assim obtendo uma performance satisfatória.

Pelo fato da tecnologia brushless ser relativamente nova, quase todos os ESCs operam de forma muito particular, tendo que o usuário adquirir experiência com seu sistema para chegar no ajuste fino de profiles e relação de marcha..........um exemplo bem claro é a diferença dos ESCs LRP TC Spec e SPX Stock Spec, ambos ajustados com o mesmo perfil exigem relação de marcha diferente, sendo com o SPX necessário usar 1~3 dentes de pinhão menores, pois ele é um ESC com sofwatre mapeado pra stock e trabalha com variação de timing extremamente agressiva quando ajustado para tal, gerando um ganho de rpm que combinado com a relação mais curta consegue-se um ganho de aceleração............

provavelmente com ESCs que variam muito pouco o timing, rotação do motor será menor, porém a eficiência será certamente maior, permitindo que se alongue a relação para atingir velocidade mesmo com rotações menores............

é isso aí, o negócio é testar e descobrir o que vira com cada coisa...........referências para isso são duas: termômetro e cronômetro

MensagemEnviado: Dom Fev 15, 2009 8:46 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

muito bom Salvadori, me esclareceu muitas dúvidas e me deu outras, hehheeeh, mas isso já tô descobrindo

abs
Koruja

(Ajudando o Fernando)

Campanha: poxa Johnny, compra um Brushless de uma vez tchê !!!

MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 3:42 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

ATENDENDO A PEDIDOS...........DOIS VÍDEOS DO MEU TREINO DESTE SÁBADO NO CIRCUITO DA PRIMEIRA ETAPA DO CAMPEONATO. OS VÍDEOS FORAM FEITOS MAIS OU MENOS AO MEIO-DIA, COM UM SOL ESCALDANTE.

se preferirem o link p/ os vídeos é esse:
http://www.youtube.com/salvadoriracing

ALGUMAS INFORMAÇÕES:

ESTAVA MUITO QUENTE ATÉ O INÍCIO DA TARDE, EXIGINDO QUE USASSEMOS UMA RELAÇÃO UM POUCO MAIS CURTA PARA MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR...............NA SEMANA PASSADA ANDEI COM 6.3, PORÉM AS ALTERAÇÕES FEITAS SURTIRAM EFEITO TANTO NA TEMPERATURA DO SISTEMA COMO TAMBÉM NA PERFORMANCE, PARA MELHOR:

MEU SETUP ESC E CÂMBIO:
SPX STOCK SPEC 1-6-2-2
RELAÇÃO FINAL 6.7

SETUP DO CHUNG:
SPHERE TC SPEC 1-8-3-3
RELAÇÃO FINAL 6.4

SETUP DO KIMURA:
SPHERE TC SPEC 1-7-3-3
RELAÇÃO FINAL 5.9 (CORRIJA-ME SE ESTIVER ENGANADO)

APÓS AS 14HS CHOVEU MUITO E SÓ VOLTAMOS A ANDAR POR VOLTA DAS 16:30 COM TEMPERATURA AMBIENTE BEM MAIS AMENA, NÃO REFIZ AJUSTES EM RELAÇÃO, APENAS REAJUSTEI O ESC PARA O POWER PROFILE 7, FICANDO ENTÃO 1-7-2-2.
MINHA MELHOR VOLTA ANTES DA CHUVA FOI 12.8s E DEPOIS DA CHUVA 12.6s, COM PISTA UM POUCO MAIS FRIA, ESC REAJUSTADO E UTILIZANDO BOLHA MAZDA SPEED AO INVÉS DA LTC-R, O QUE TORNOU A PERFORMANCE MUITO MAIS CONSTANTE, VIRANDO PRATICAMENTE TODAS AS VOLTAS ABAIXO DE 13s.

POSTERIORMENTE O PILOTO CHUNG UTILIZOU UM ESC SPX STOCK SPEC NO SETUP MAIS AGRESSIVO POSSÍVEL, 1-8-2-2, PORÉM COM RELAÇÃO FINAL 6.90, COM PERFORMANCE MUITO SIMILAR E TEMPERATURA OK.

FICAM ENTÃO AS SUGESTÕES DE SETUP DE ESC E RELAÇÃO DE CÂMBIO PARA QUE FOR TREINAR NO CIRCUITO DA PRIMEIRA ETAPA. VALE LEMBRAR QUE SÃO APENAS SUGESTÕES PARA SE COMEÇAR DE UM PONTO PRÓXIMO DO IDEAL, VALE A PENA CADA UM TESTAR SEU PRÓPRIO EQUIPAMENTO E REFAZER AJUSTES FINOS SE NECESSÁRIO.

MensagemEnviado: Qua Fev 25, 2009 1:17 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

eu vi de perto... alias, eu que tava filmando, e nossa. sensacional

o Salvadori ta andando muuuuito...

eu que to vindo do latinha ainda to batendo muito. pq é muito complicado tem que ter os reflexos 100%. e os meus tão em 70%... rsss

segundo as medições estou na faixa dos 14.5s a 15.9s. o ale na faixa dos 13.4s. 14.5s. e o salvadori na faixa dos 12.5s. e 13.2s. o chungui eu não consegui fazer nenhuma marcação. mas ele ta no mesmo nivel do salvadori os caras pilotam muuuuito, e espero aprender muito esse ano pilotando ao lado deles.

espero que a galera do latinha tb fiquem empolgados. pois estaremos todos juntos andando no mesmo periodo, e isso vai ajudar muito a galera do latinha a crescer como pilotos.

Imagem

MensagemEnviado: Qua Fev 25, 2009 1:39 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
Cold Fusion escreveu:
eu vi de perto... alias, eu que tava filmando, e nossa. sensacional

o Salvadori ta andando muuuuito...

eu que to vindo do latinha ainda to batendo muito. pq é muito complicado tem que ter os reflexos 100%. e os meus tão em 70%... rsss

segundo as medições estou na faixa dos 14.5s a 15.9s. o ale na faixa dos 13.4s. 14.5s. e o salvadori na faixa dos 12.5s. e 13.2s. o chungui eu não consegui fazer nenhuma marcação. mas ele ta no mesmo nivel do salvadori os caras pilotam muuuuito, e espero aprender muito esse ano pilotando ao lado deles.

espero que a galera do latinha tb fiquem empolgados. pois estaremos todos juntos andando no mesmo periodo, e isso vai ajudar muito a galera do latinha a crescer como pilotos.

olha a modéstia, tá andando bem pra caramba cold...

Personal album

Título: LIPO SACK
MensagemEnviado: Seg Mar 02, 2009 7:02 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Para quem ainda não tem Lipo Sack, teremos uma solução nacional a pronta entrega já na primeira etapa:

viewtopic.php?f=4&t=10497&p=104103#p104103

MensagemEnviado: Seg Mar 02, 2009 7:10 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

observando o tempo dos caras eu tenho que melhorar bastante ainda hehehe

sabado passado, tentando fazer o impossivel (pra mim) a melhor volta que eu fiz foi 12,9 com a media de 13,5, isso o que marcou o contador de voltas

mas um dia eu chego la hehe

MensagemEnviado: Seg Mar 02, 2009 8:04 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Pena que ninguém filmou "os pegas" do Salvadori e do Chung... fora o show é uma baita referência!

MensagemEnviado: Seg Mar 02, 2009 8:16 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

yke-rc escreveu:
Pena que ninguém filmou "os pegas" do Salvadori e do Chung... fora o show é uma baita referência!

cheguei a ver uma vez, e posso falar é show de bola!!

MensagemEnviado: Seg Mar 02, 2009 9:01 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

E eu devo estar virando 15s pra cima.....

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Criar novo tópico Responder  [ 169 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas