RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 1:58 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 39 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 11:58 pm 
Novo no Fórum

Conheço sim. Na verdade, o original se chama Steadicam (com i mesmo) e, genericamente, esses estabilizadores são chamado de "steadycam". Tem vários fabricantes. O "Flycam", até onde eu sei, é uma cópia xing ling, acho que da China.

Mas são equipamentos caros. O Flycam completo (vest, arm e sled... ou seja, colete, braço iso-elástico e a "torre" onde vai a câmera) custa cerca de 1100 dolares + frete e impostos, e é o mais barato que eu já vi, dos produzidos em série. Não tem monitor nem nada. Um profissa mesmo chega a custar mais de 20 mil dolares (bem mais até, dependendo do tipo de câmera q vai ser usado).

É uma parada que eu gostaria muito de ter, mas está fora do meu alcance, por agora. O máximo que conseguiria é uma cópia dessas, mas aí a eficácia já não é a mesma.

Editado pela última vez por mohammed em Sex Fev 06, 2009 12:06 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 12:03 am 
Novo no Fórum

Ah... sobre o rotor, que você mencionou.

O que eu pensei, só pra fazer o PAN, era fixar a câmera à uma base giratória (360°). Essa base, por sua vez, teria algum tipo de engrenagem ou correia, que seria ligada a um motor que gire nos dois sentidos, pra poder possibilitar que a câmera gire pros dois lados.

Existe algum guia pra iniciantes que explique o funcionamento e como são ligados o receptor do radio, os servos e etc? Eu não sei como funcionam essas coisas, então fica difícil projetar algo. Mas, pegando isso, acho que conseguiria bolar algo tranquilamente.

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 12:10 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

O esquema de rotor que te falei se a camera realmente pesar 750gamas e você comprar 2 servos de aeromodelo Giant Scala acho que da para fazer numa boa ....

O principio de rotacionamento dos eixos que esta em minha mente, é usar o esquema do Balanço do profundor de aeromodelos a cabo (VCC ou U-Control) a princio ele é usado para a vertical (produndor) mas tem como fazer um segundo na horizontal mole mole ....

Para funcionar o Centro de Gravidade da camera no suporte vai ter que estar bem balanciado...

Imagem

Imagem

Você ver um na mão vai sacar a idéia na hora.

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 12:17 am 
Novo no Fórum

Mas tem como fazer isso que eu mencionei, de usar um motorzinho giratório q eu consiga fazer girar pra um lado ou pro outro pelo controle?

Acho que a maioria dos motores elétricos você consegue inverter o sentido de rotação invertendo a fase. Os de autorama q eu usava pra fazer minhas geringonças qdo era pequena funcionavam assim, pelo menos... mas não aguentariam girar a bandeja com a câmera em cima, ainda mais com o carro em movimento (e lá vem física do ensino médio).

Por isso que eu queria um guiazinho que explicasse como funciona isso dos servos e do radio, pra entender como eles funcionam e o que são capazes de fazer. Que aí eu vou bolar tb umas paradas em paralelo e vou divulgando aqui, pra gente desenvolver junto.

Vou dar uma procurada tb nisso que você falou, pra entender melhor como funciona.

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 8:58 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

mohammed escreveu:
Mas tem como fazer isso que eu mencionei, de usar um motorzinho giratório q eu consiga fazer girar pra um lado ou pro outro pelo controle?

Acho que a maioria dos motores elétricos você consegue inverter o sentido de rotação invertendo a fase. Os de autorama q eu usava pra fazer minhas geringonças qdo era pequena funcionavam assim, pelo menos... mas não aguentariam girar a bandeja com a câmera em cima, ainda mais com o carro em movimento (e lá vem física do ensino médio).

Por isso que eu queria um guiazinho que explicasse como funciona isso dos servos e do radio, pra entender como eles funcionam e o que são capazes de fazer. Que aí eu vou bolar tb umas paradas em paralelo e vou divulgando aqui, pra gente desenvolver junto.

Vou dar uma procurada tb nisso que você falou, pra entender melhor como funciona.

Com certeza você consegue fazer girar para o lado que quiser!
O servo tem essa propriedade, girar para o lado em que está o botão no controle, e proporcionalmente girar devagar ou rápido!
Agora pra montar tudo isso aí acho que voce gasta 1000 dólares fácil.... só o carro voce deve gastar uns 300 dólares + imposto!

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 10:19 am 
Novo no Fórum

Hmmm... brincadeira cara. Antes de começar a botar a mão na massa, vou fazer uma "pesquisa de mercado", pra ver se depois eu conseguiria algum retorno com a geringonça. Não dá pra gastar uma grana dessas só pra usar a parada nos meus próprios filmes.

Ontem eu dei uma pesquisada e achei um texto que explicava legal o funcionamento dos servos. Construir o que eu quero vai ser bem mais "fácil" do que eu imaginava. E tô pensando em construir do zero, tipo esse sinistrão aí da foto, ao invés de partir de um carro pronto. Acho que conseguiria fazer algo bem mais adequado pra minha finalidade.

Agora... vocês poderiam me indicar marcas/modelos de motores, radios e servos? Eu dei uma olhada por aí, mas não vi (talvez por incompetência) nenhuma especificação que me desse uma idéia de qual motor poderia usar, pra aguentar esse peso.

Radio seria melhor partir logo pra um digital?

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 10:42 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

já te aconselho o seguinte.

pega um chassi usado de off road elétrico.

faz o suporte pra camera. se necessário mete um reforço de fibra no chassi ( acho que nao precisa ).

pra fazer a camera girar existem vários equipamentos, o mais simples é meter dois servos mesmo , digital high torque. cada um na faixa de 120 reais. existe uma gambi que tu faz no servo para ele girar sem "trancar" em um angulo específico, os servos giram máximo 60° de fábrica, mas fazendo essa modificação ele pode girar direto.

acho que teu maior problema nesse projeto não vai ser motor, nem esc nem rádio, vai ser a construção da mecanica em si... o carro off 1:10 guenta tua camera tranquilo, até porque tu nao vai saltar ou jogar o carro de algum lugar né? é só pra andar acompanhando as coisas?

pra entender como funciona os lances de gravação com giro, dá uma pesquisada em FPV no youtube que tu vai ver como o pessoal tem feito e dado bem certo.

quanto ao rádio, pega um DX6 ou até um DX7, são digitais , tem muitas configurações importantes no teu caso como mixagem de canais, exponenciais, dual rates e afins que podem ser muito úteis pra ti.

alem do que os rádios da spektrum são muito mais baratos que os futaba ( comprando lá fora ).

qualquer coisa estamos ai .

abraço.
e nos mantenha informado do andamento do projeto.

ahh.. uma palinha de uma gravação aérea que faço com meu aero!

hehehe

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 10:49 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

gutocolvara escreveu:
já te aconselho o seguinte.

pega um chassi usado de off road elétrico.

faz o suporte pra camera. se necessário mete um reforço de fibra no chassi ( acho que nao precisa ).

pra fazer a camera girar existem vários equipamentos, o mais simples é meter dois servos mesmo , digital high torque. cada um na faixa de 120 reais. existe uma gambi que tu faz no servo para ele girar sem "trancar" em um angulo específico, os servos giram máximo 60° de fábrica, mas fazendo essa modificação ele pode girar direto.

acho que teu maior problema nesse projeto não vai ser motor, nem esc nem rádio, vai ser a construção da mecanica em si... o carro off 1:10 guenta tua camera tranquilo, até porque tu nao vai saltar ou jogar o carro de algum lugar né? é só pra andar acompanhando as coisas?

pra entender como funciona os lances de gravação com giro, dá uma pesquisada em FPV no youtube que tu vai ver como o pessoal tem feito e dado bem certo.

quanto ao rádio, pega um DX6 ou até um DX7, são digitais , tem muitas configurações importantes no teu caso como mixagem de canais, exponenciais, dual rates e afins que podem ser muito úteis pra ti.

alem do que os rádios da spektrum são muito mais baratos que os futaba ( comprando lá fora ).

qualquer coisa estamos ai .

abraço.
e nos mantenha informado do andamento do projeto.

ahh.. uma palinha de uma gravação aérea que faço com meu aero!

hehehe

Pro servo girar 360º basta retirar o potenciômetro de dentro dele!

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 10:54 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

mohammed escreveu:
Hmmm... brincadeira cara. Antes de começar a botar a mão na massa, vou fazer uma "pesquisa de mercado", pra ver se depois eu conseguiria algum retorno com a geringonça. Não dá pra gastar uma grana dessas só pra usar a parada nos meus próprios filmes.

Ontem eu dei uma pesquisada e achei um texto que explicava legal o funcionamento dos servos. Construir o que eu quero vai ser bem mais "fácil" do que eu imaginava. E tô pensando em construir do zero, tipo esse sinistrão aí da foto, ao invés de partir de um carro pronto. Acho que conseguiria fazer algo bem mais adequado pra minha finalidade.

Agora... vocês poderiam me indicar marcas/modelos de motores, radios e servos? Eu dei uma olhada por aí, mas não vi (talvez por incompetência) nenhuma especificação que me desse uma idéia de qual motor poderia usar, pra aguentar esse peso.

Radio seria melhor partir logo pra um digital?

Se voce quiser economizar pode usar motores feigao, ESC´s hobbywing, mamba max ou turnigy. Servos de custo baixo e bons você pode procurar pelos digitais na hobbycity, http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_listCategoriesAndProducts.asp?idCategory=281, são bons e baratos!!!
Eu tenho um buggy 1/8 com chassis de metal e um rádio de 5 canais pra vender, se tiver interesse me avise!

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 9:47 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

mohammed escreveu:
Falae, cara! Blz?

Na verdade, a cabeça do carro dessa foto aí faz PAN e TILT, ou seja, movimento horizontal e vertical. O operador responsável pela câmera fica vendo através de um monitorzinho (de umas 7 polegadas) e mexe em dois controles giratórios (como volantes), um pra cada movimento... e me parece que são controles sem fim, ou seja, giram eternamente pros dois lados. Acho que o movimento horizontal faz 360°.

Esse carro aí é duma empresa chamada Doggicam. Não dá pra passar o link direto pro vídeo onde ele aparece em ação, mas entrando na seção de vídeos do site e clicando em "rc car", tu consegue ver o carro andando, a câmera girando e o controle da câmera. http://www.doggicam.com

Mas, como eu disse, nem de longe quero algo tão sofisticado. Movimento de 180° na horizontal e 45° na vertical ia ser F*&%! Mas me contento só com o movimento horizontal mesmo.

Não achei RC Car...

(Ajudando o Fernando)

Campanha: poxa Johnny, compra um Brushless de uma vez tchê !!!

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 10:01 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

koruja escreveu:
mohammed escreveu:
Falae, cara! Blz?

Na verdade, a cabeça do carro dessa foto aí faz PAN e TILT, ou seja, movimento horizontal e vertical. O operador responsável pela câmera fica vendo através de um monitorzinho (de umas 7 polegadas) e mexe em dois controles giratórios (como volantes), um pra cada movimento... e me parece que são controles sem fim, ou seja, giram eternamente pros dois lados. Acho que o movimento horizontal faz 360°.

Esse carro aí é duma empresa chamada Doggicam. Não dá pra passar o link direto pro vídeo onde ele aparece em ação, mas entrando na seção de vídeos do site e clicando em "rc car", tu consegue ver o carro andando, a câmera girando e o controle da câmera. http://www.doggicam.com

Mas, como eu disse, nem de longe quero algo tão sofisticado. Movimento de 180° na horizontal e 45° na vertical ia ser F*&%! Mas me contento só com o movimento horizontal mesmo.

Não achei RC Car...

Achei, especial aplication RC Car

(Ajudando o Fernando)

MensagemEnviado: Sáb Fev 07, 2009 12:37 am 
Novo no Fórum

gutocolvara... não pretendo saltar não. Provavelmente, nem andarei em terreno muito acidentado. Capaz de 95% ser asfalto. Mas, como vai ser na rua mesmo, e não em pistas apropriadas, acho que um off é melhor negócio, pras situações de asfalto com muitos desníveis e remendos (coisa que não é rara). E tb não descarto usar, vez ou outra, em terreno acidentado.

sabongi... se eu remover o potenciômetro, o servo passa, então, a girar indefinidamente? qual a função exata do potenciômetro? serve pra regular o ângulo máximo de movimento? (tipo... dá pra eu regulá-lo, por exemplo, pra movimento máximo de 45°, 90° ou 180°, ao invés de 60°?)

Vou dar uma olhada nos preços dos radios e dos componentes na gringa. Tô acostumado a comprar muita coisa fora, principalmente no eBay, então é tranquilo. Deve ser melhor negócio mesmo.

Uma dúvida de cabaço. O receptor é que libera a passagem da energia da bateria para os servos, fazendo eles se movimentarem. Mas o receptor é alimentado por uma bateria própria e não a do carro. É isso mesmo?

Se for, dá pra usar radio/receptor de modelismo com baterias de outra tensão/corrente, para motores que também não são específicos de modeilsmo? (ex: usar o receptor pra coordenar o funcionamento de um motor 12v, ligado numa bateria de mesmo tensão)... É possível isso ou o receptor só trabalha naquela tensão específica?

Pergunto isso pq agora comecei a me tocar das inúmeras possibilidades que os radio controles me possibilitam no cinema e vídeo, pra coordenar movimento remoto, não só no caso da câmera montada num carro.

MensagemEnviado: Sáb Fev 07, 2009 12:47 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

mohammed escreveu:
Uma dúvida de cabaço. O receptor é que libera a passagem da energia da bateria para os servos, fazendo eles se movimentarem. Mas o receptor é alimentado por uma bateria própria e não a do carro. É isso mesmo?

Não.
O ESC que libera a energia para o receptor e o receptor libera a enregia para o servo. O ESC libera 6 volts para o receptor.
Em alguns casos, o ESC não consegue fazer essa regulagem e se usa um BEC (Backup Eletronic Circuit) para alimentar o receptor. Nos GPs, um pack de bateria faz o papel desse BEC.
Como nos EPs praticamente não se usa BEC, fica uma "tomada" sobrando no receptor e lá você pode ligar alguma coisa de 6V como um cooler por exemplo.

MensagemEnviado: Sáb Fev 07, 2009 2:42 am 
Novo no Fórum

É, rpompeu... pelo visto, eu não entendi nada, então. :lol:

Rola algum desenhozinho mostrando as partes que compõem a parte elétrica/eletrônica de um EP, dizendo a função de cada parte e o que fica ligado em o que?

Acho que eu preciso entender isso antes, pra dps começar a divagar sobre o que e como fazer as coisas. E, por incrível q pareça, não to conseguindo achar uma info tão simples, apesar de todo o conteúdo aqui do fórum e dos sites mundo afora.

MensagemEnviado: Sáb Fev 07, 2009 3:06 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Espero que ajude amigo, apesar de eu conhecer bem pouco:

Imagem

01 - Antena - Auto explicativo, é por onde o receptor recebe sinal do rádio
02 - Receptor - o dito cujo
03 - Servo - viewtopic.php?f=17&t=417
04 - BEC - viewtopic.php?f=17&t=424
05 - ESC - viewforum.php?f=17&st=0&sk=t&sd=d&start=100 - Seria o cérebro de um EP, os mais experientes podem te explicar melhor
06 - Chave Liga/Desliga
07 - Motor...
08 - Baterias

o que fiz foi bem simples, espero ter ajudado a entender um pouco mais

abs
Koruja

(Ajudando o Fernando)

Criar novo tópico Responder  [ 39 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas