RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 06, 2025 11:29 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ... 23  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 8:54 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Gunz escreveu:
alekimura escreveu:
Ontem andamos de 9.5 na AARC, 3 carros, sendo 2 de NiMH e 1 LiPo, depois 2 de LiPo e EU de NiMH, a unica vantagem que a LiPo deu foi um retomada um pouco mais forte (bem pouco mesmo), mas de reta, anda IGUAL, sem tirar nem por, o Guns sabe, a reta da AARC não é tão grande, mas o 9.5 já chega na velocidade máxima antes da metade dela, os 3 carros, andando bem perto, quando atingia a velocidade máxima, andava junto, lado a lado.

Logo, quanto ao regulamento, acredito que bateria livre seria o mais viavel para vcs.

Humm... interessante isso...
Mas como vocês farão com o regulamento desse ano, vão liberar as LiPos ou vão manter o limite em 4300mah NiMh?

O 9.5 anda muito menos que os stock do ano passado?

Acho que aqui podemos liberar Lipo aqui em SJC, já que a diferença n é significativa.
Facilitaria a vida de quem está começando nos EPs, como eu.
Pois afinal, em questão de manutenção de packs, pelo que li, Lipo tem uma vantagem enorme.

Abraço.
ANILTON

MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 9:11 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Ale, acho que esse pequena diferênça que você sentiu é porque as suas Nimhs são baterias top e sempre bem cuidadas, equalizadas coisa e tal. Porque a diferença que eu sempre vejo quando alguem passa de Nixx pra lipo aqui em bsb é sempre absurda, provavelmente por ninguem ter baterias Nimh tão boas/bem cuidadas como as suas. Quando entrei no hobby, no começo do ano passado, só tinha eu o marco e o thobias aqui em brasília (tinha o masiato mas nunca tinhamos visto ele). Eu e o marco estavamos com motor 23T e o Thobias com 19t e o carro dele apanhava dos nossos quando todos estavam de nimh, mas era só o thobias colocar a lipo que comíamos poeira feio.
Tenta comparar a lipo com um pack de nimh stick da próxima vez e você vai ver o que estou falando.
De nimh pra lipo tem muita diferênça, a não ser que você compre nimhs top, descarregador, equalizador e essa porrada de equipamento que tem por aí.
Abraços,
Pompeu
alekimura escreveu:
Ontem andamos de 9.5 na AARC, 3 carros, sendo 2 de NiMH e 1 LiPo, depois 2 de LiPo e EU de NiMH, a unica vantagem que a LiPo deu foi um retomada um pouco mais forte (bem pouco mesmo), mas de reta, anda IGUAL, sem tirar nem por, o Guns sabe, a reta da AARC não é tão grande, mas o 9.5 já chega na velocidade máxima antes da metade dela, os 3 carros, andando bem perto, quando atingia a velocidade máxima, andava junto, lado a lado.

Logo, quanto ao regulamento, acredito que bateria livre seria o mais viavel para vcs.

MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 12:46 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

rpompeu escreveu:
Ale, acho que esse pequena diferênça que você sentiu é porque as suas Nimhs são baterias top e sempre bem cuidadas, equalizadas coisa e tal. Porque a diferença que eu sempre vejo quando alguem passa de Nixx pra lipo aqui em bsb é sempre absurda, provavelmente por ninguem ter baterias Nimh tão boas/bem cuidadas como as suas. Quando entrei no hobby, no começo do ano passado, só tinha eu o marco e o thobias aqui em brasília (tinha o masiato mas nunca tinhamos visto ele). Eu e o marco estavamos com motor 23T e o Thobias com 19t e o carro dele apanhava dos nossos quando todos estavam de nimh, mas era só o thobias colocar a lipo que comíamos poeira feio.
Tenta comparar a lipo com um pack de nimh stick da próxima vez e você vai ver o que estou falando.
De nimh pra lipo tem muita diferênça, a não ser que você compre nimhs top, descarregador, equalizador e essa porrada de equipamento que tem por aí.
Abraços,
Pompeu
alekimura escreveu:

Meu velho, o Salvadori tem NiMH SUPER FODAS que são as 4100hv da LRP, ele cuida delas sabe como? com um carregador de NiMH (no caso, ele como representante LRP usa o Pulsar3) e apenas um Equalizador de R$110,00 reais que ele vende, da LRP, nada mais, e mesmo assim, as NiMH dele, são baterias para ganhar corrida (as 4100 dele empurram mais que as minhas Orion 4200), o Cesar com a LiPo LRP 5300 e com a NiMH LRP 4100, anda igual, como eu disso, a lipo só leva vantagem na retomada, lembrando, ele usa mais de 160g de lastro quando está de lipo, pode ser isso que vcs não tenham feito para sentir tanta diferença.

MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 1:04 pm 
[Moderador]

Images: 119
alekimura escreveu:
Meu velho, o Salvadori tem NiMH SUPER FODAS que são as 4100hv da LRP, ele cuida delas sabe como? com um carregador de NiMH (no caso, ele como representante LRP usa o Pulsar3) e apenas um Equalizador de R$110,00 reais que ele vende, da LRP, nada mais, e mesmo assim, as NiMH dele, são baterias para ganhar corrida (as 4100 dele empurram mais que as minhas Orion 4200), o Cesar com a LiPo LRP 5300 e com a NiMH LRP 4100, anda igual, como eu disso, a lipo só leva vantagem na retomada, lembrando, ele usa mais de 160g de lastro quando está de lipo, pode ser isso que vcs não tenham feito para sentir tanta diferença.

Sem dúvida isso faz diferença tbm... o peso mínimo deve ser 1500g, então quem usa LiPo vai ter que levar mais lastro pra chegar no peso.

A maior vantagem da LiPo, ao meu ver, é que dá menos trabalho pra cuidar... e no final das contas acaba saindo mais barato já que não requer tantas baterias extras (o runtime é maior) e nem tantos equipamentos.

É óbvio que pra quem vai correr com um carregador barato e poucos packs NiMh, a LiPo inicialmente parece cara... mas pra quem vai usar 5-6 packs, carregador fodão, descarregador, equalizador... e tals... a LiPo compensa muito mais. Isso sem falar que vc não precisa ficar montando packs side-by-side.

Anilton, só podemos liberar as LiPos aqui se a maioria dos que vão participar forem à favor... além disso, podemos até começar com NiMh, mas nada impede do regulamento ser revisto antes do fim da temporada caso a maioria acabe mudando de idéia.

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 1:05 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

alekimura escreveu:

acho que o que ele ta dizendo é no caso de pessoas que não tenho o descarregador.

tipo. tem a bateria, e só carrega e anda.

acho que ja ta provado que a LiPo em matéria de performance é pouca coisa melhor que as NiMh bem tratadas. mas o que deve pegar é que a NiMh mau tratada estraga muito rapido. e isso faz com que a galera ache a LiPo muito melhor.

Imagem

MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 1:16 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Gunz, vcs estão se falando aqui pelo fórum apenas?

Bem, quem estaria participando do campeonato?

- Gunz
- Marcelo
- Luan
- Germano
- Anilton

Quem mais? Vamos atualizando os participantes. Podemos dividir em Associados e Eventuais.

Vamos pegar as pessoas que vão participar e já tentar definir alguma coisa, pois afinal, sábado tem reunião da AJARC e o pessoal vai querer ver alguma coisa.

Eu conheço o pessoal lá e vou fazer o possível para estar lá pra ajudar vcs.

Mas ressalto, teríamos que ter algo concreto em mãos, como número de participantes previstos, algum esboço de regulamento, etc.
Temos que tentar "vender" esta idéia pro pessoal.

abraço.
ANILTON

MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 8:22 pm 
[Moderador]

Apesar de (ainda) não ter planos pra andar na categoria, já comecei a esboçar um regulamento pra ela, juntamente com o regulamento atualizado das outras categorias para 2009. Estou me baseando no regulamento da AARC, adicionando os itens técnicos principais que já foram postados aqui. Depois que o texto estiver com mais conteúdo, eu mando pra vcs darem uma olhada! Agora se um de vocês preferir fazer o regulamento, tudo bem, só me avisem!

E obviamente farei tudo que estiver ao meu alcance para que esta categoria seja aprovada na reunião de sábado da AJARC, acho que temos muitos argumentos a favor da criação da categoria, mas a presença dos que já confirmaram participação seria excelente para apoiar a proposta!

MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 8:48 pm 
[Moderador]

Images: 119
Christian,

Muito obrigado pelo apoio... o regulamento da AARC é uma boa base!
Lá no site deles tem pra baixar e aqui no fórum tbm... seria basicamente a mesma coisa com 3 ou 4 itens diferentes só... eu não tenho muita prática com essas coisas de regras e tal, mas se precisar de ajuda tamos aí.

Também, hoje enchi mais um pouco o s#co do pessoal da Hobbydelivery, a responsável pelo marketing deles vai voltar de férias amanhã e (promessa deles) vai nos fazer uma proposta de divulgação do campeonato entre os clientes da loja até quinta feira.

Vamos ver o que vai dar né... :wink:

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 9:24 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pessoal,
Não comparem LiPo boa com NiMh ruim.
Temos que compara-las em condições de igualdade....
Já andei de LiPo até acabar com o pack....talvez por falta de experiência (em 2006 pouco se sabia sobre LiPo em R/C), consegui chegar ao fim da vida de um pack desses e garanto que uma NiCd de 1700mAh nova andava mais...

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 11:27 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
Eu acho q quem tem q falar qual é melhor é quem possui atualmente os dois tipos: Lipo e Nimh (matched).

valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 11:44 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Germano escreveu:
Eu acho q quem tem q falar qual é melhor é quem possui atualmente os dois tipos: Lipo e Nimh (matched).

valeu

Parece que vc não confia em mim =D

Estou falando de NiMH Boas com LiPos otimas, comparamos a reta andando na pista junto, NiMH ao lado de LiPo, e anda igual.

As LiPos testadas foram TrackPoower 5000, Intellect 5000 e LRP 5300, as NiMH são LRP 4100 e Team Orion SHO 4200, ambas matched é claro (Uma Team Orion ou Vtec custa mais de 70 dolares)

MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 12:01 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

As Lipos modernas tem uma performance muito boa.

Neste sábado andei com meu carro e testei a Lipo LRP 5300. Ela foi a única lipo que já usei que fica muito próxima das LRP 4100 NimH, que são as baterias NIMH com a maior descarga de voltagem que eu já tive notícia.

Eu ainda acredito que com as NIMH 4100 serei mais rápido que com a Lipo, desde que saiba aproveitar o primeiro minuto de prova onde a performance desse tipo de bateria é incrível. No restante da corrida acredito que a Lipo 5300 anda no mesmo ritmo, talvez até mais contante.

Enfim, as Lipos modernas andam muito próximo das melores NIMH, e com certeza são melhores que as NIMH mais simples.

A comparação que fiz foi de Lipo excelente com NIMH excelentes, então não sei se a regra valerá para todo o universo de marcas e modelos que tem por aí.

basicamente uma Lipo 5300 28C (LRP), anda praticamente igual a uma NIMH com descarga média de 1.27 volts (LRP 4100)...........

MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 12:09 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Pessoal, voltando ao assunto do tópico, minha opinião é de que a primeira etapa de eletrico na ajarc deve ter o regulamento mais aberto possível, pra não corrermos o risco de deixar de fora alguém que realmente queria participar só por causa do equipamento. Isso dá uma desanimada no pessoal!
E mantendo o regulamento bem aberto, podemos atrair gente que nem tava tããão interessada assim, alguém concorda?

Afinal a maior dificuldade até agora é arrumar piloto, certo?

Abraços

MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 12:29 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

bolha, como seria a liberação delas?????

Afinal só tenho duas e to com grana curta (coisas da vida :rip: )

Outra coisa seria o motor, se padronizar em um modelo e marca não seria melhor??? Mesmo se precisa-se importar e tal? Pois faria tudo em uma remessa, baixando o valor do frete e taxa, caso aconteça.

O ideal seria fazer uma primeira etapa com custos baixos pra incentivar o pessoal a correr, facilitando a entrada no hobby, não concordam?

Kyosho Mini-Z MR-01 Racer - Shelby Cobra 1961
Kyosho Mini-Z MR-01 - BMW Z8

MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 12:50 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Bem pessoal... vamos tentar chegar em um denominador comum.

Vamos tentar fazer uma espécie de votação por aqui.

Favor cada um dê sua opinião sobre os itens pré-definidos.

Chassis: EP 1/10 4x4 touring
Bolha: turismo 190/200mm
Motor: até 9.5T Brushless ou 17T Brushed
Peso Mínimo: 1500g
Pneus: Alpha RC
Bateria: (aqui opinar se prefere Nimh ou Lipo, e tbm se concorda ou n com liberação das Lipo)

Favor informar se estão de acordo ou não com os itens acima. No caso da bateria, informar concorda ou não com a liberação de Lipo.

O pessoal que pretende participar, vamos votar e tentar chegar num regulamento comum.

Abraço.
ANILTON

Criar novo tópico Responder  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ... 23  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas