RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 10:46 pm 
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Então...depois de ler um pouco a respeito do assunto, montei um descarregador tabajara com uma lâmpada de carro (H4) de 100w, com a voltagem de 12V.

Será que vai prestar? Testei no meu pack de 4700 e ele descarregou até quase apagar a lâmpada...tirei quando tava bem fraca, quase apagando.

Será que tá passando uma amperagem boa pra lâmpada? Ela é de 100w, bem mais forte que as lâmpadas comuns de carro. É uma daquelas que "imitam" o efeito xenon.....bem xing ling mesmo.

Seguem as fotos:
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Não tenho um amperímetro pra verificar....mas acho que dá pro gasto.....sim?Não?Talvez??

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MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 11:06 pm 
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Eu acho perigoso, pois você pode zerar uma das células. Quando o pessoal faz com lâmpadas eles utilizam uma lâmpada para cada célula.


Falow,

Fernando - PaNeTo

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Joguinho legalzinho!!


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MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 11:11 pm 
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Fernando_Paneto escreveu:
Eu acho perigoso, pois você pode zerar uma das células. Quando o pessoal faz com lâmpadas eles utilizam uma lâmpada para cada célula.


Falow,

Fernando - PaNeTo


Hum....não tinha pensado nisso.....será que dá zica mesmo tirando antes de apagar completamente? Num outro tópico vi que o pessoal tava fazendo com 10 lâmpadas de freio do carro...

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MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 11:24 pm 
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Vélho éo seguinte .... com a lampada você vai conseguir descarregar na boa ... para não ocorrer nenhum dano ao pack você precisa colocar um DIODO 1N4004, em serie em um dos polos (+ ou -) se por acaso você marcar bobeira e esquecer o pack na gambiarra e chegar a esgotar o pack em 0V o diodo vai evitar que a voltagem inverta ... curto-circuitando o pack ... entendeu ...

Lembrando ele só vai descarregar ... não vai equalizar o pack ....

Conselho compra um equalizador simples, desmonta seus packs e transforma em side by side ... equalizando as celulas individualmente você ganha muito mais punch e run time ...

Abraço :drinks:

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MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 11:32 pm 
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Alexandre, se descarregar a bateria inteira com 1 lampada apenas, mesmo que tenha o Diodo, existe o risco de inverter a polaridade, o diodo só resolveria se fosse o caso de descarragar individualmente, quando descarregamos a bateria inteira, uma das celulas termina antes, e esta, vai servir apenas como passagem de corrente, é ai que acontece a merd* hehehehe, logo, um diodo não resolve isso

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MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 11:36 pm 
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É...pelo visto acho que vai dar titica mesmo....o phoda é que não dá pra comprar um descarregador....

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MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 11:53 pm 
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alekimura escreveu:
Alexandre, se descarregar a bateria inteira com 1 lampada apenas, mesmo que tenha o Diodo, existe o risco de inverter a polaridade, o diodo só resolveria se fosse o caso de descarragar individualmente, quando descarregamos a bateria inteira, uma das celulas termina antes, e esta, vai servir apenas como passagem de corrente, é ai que acontece a merd* hehehehe, logo, um diodo não resolve isso


Até hoje eu só tive um pack stick, e fiz este equema do descarregador com uma lampada de farol de moto e como eu sou meio :louco: sempre monitorava com um relogio o run time do pack ... e quando eu descarregava na gambiarra melhorava muito o runt time do pack ...

Como eu só tinha um unico pack e éra zero acho que a quimica da bateria devia ser mais ativa ... ou sei la ... talvez sorte .... Só sei que quando descarregava o pack na lampada andava mais rapido e com maior tempo .....

Mais fica aqui o conselho .... desmonta o pack transforma em side by side (mesmo se for fazer barrinhas caseiras) e compra um equalizador baratinho .....

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MensagemEnviado: Sáb Jan 17, 2009 12:04 am 
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Johny, vc nao tem apenas batts de NiMH?
Então porque a preocupação em descarregar 100% as baterias?

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MensagemEnviado: Sáb Jan 17, 2009 6:56 pm 
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KLETUS escreveu:
Johny, vc nao tem apenas batts de NiMH?
Então porque a preocupação em descarregar 100% as baterias?


É sempre bom descarregar....as minhas ficam paradas durante a semana toda....no fim de semana ando com elas, descarrego e guardo com 1000 mha de carga.....

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MensagemEnviado: Sáb Jan 17, 2009 9:55 pm 
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Jhony, eu faço como vc - ando 1x semana... Mas eu descarrego no Rc mesmo.
Qdo o RC cai bastante no rendimento é porque a bateria já está em torno de 1/4. Assim já basta pra dar uma recarga parcial para aguentar ateh a semana seguinte.
Alias, as batt de NiMH não tem efeito memória, então nao precisa descarregar totalmente antes de carregar (pelo menos foi o que li e ouvi).

Abs

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MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 4:11 pm 
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KLETUS escreveu:
Jhony, eu faço como vc - ando 1x semana... Mas eu descarrego no Rc mesmo.
Qdo o RC cai bastante no rendimento é porque a bateria já está em torno de 1/4. Assim já basta pra dar uma recarga parcial para aguentar ateh a semana seguinte.
Alias, as batt de NiMH não tem efeito memória, então nao precisa descarregar totalmente antes de carregar (pelo menos foi o que li e ouvi).

Abs

O problema das nossas baterias não é o efeito memória, e sim que, como são 6 celulas, sempre que vc usar a bateria, quando vc sente o rendimento cair é pq uma das celulas zerou, e as outras 5 que estão empurrando o motor, ai, se vc coloca a bateria para carregar desse jeito, as celulas que ainda tem carga, vão terminar de carregar antes dessa que descarregou primeiro, por este motivo usamos Equalizadores.
Como já falei em vários topicos, vou repetir apenas como lembrete, nunca se usa a bateria até o carro parar, ao primeiro sinal de queda no rendimento, o correto é parar de andar, pois se vc continua, esta celula que descarregou primeiro vai servir apenas como passagem de corrente, oque faz com que ela inverta a polaridade, "matando" a celula.

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MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 9:54 pm 
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alekimura escreveu:
O problema das nossas baterias não é o efeito memória, e sim que, como são 6 celulas, sempre que vc usar a bateria, quando vc sente o rendimento cair é pq uma das celulas zerou, e as outras 5 que estão empurrando o motor, ai, se vc coloca a bateria para carregar desse jeito, as celulas que ainda tem carga, vão terminar de carregar antes dessa que descarregou primeiro, por este motivo usamos Equalizadores.
Como já falei em vários topicos, vou repetir apenas como lembrete, nunca se usa a bateria até o carro parar, ao primeiro sinal de queda no rendimento, o correto é parar de andar, pois se vc continua, esta celula que descarregou primeiro vai servir apenas como passagem de corrente, oque faz com que ela inverta a polaridade, "matando" a celula.



Valeu Ale...
Meu carregador eh um Onyx 210 e não tem função de equalização.
Como posso fazer?

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MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 11:27 pm 
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Equalizar baterias NiMH na carga acho que só o ICC da spintec faz...

Vc precisa comprar um Equalizador, o Salvadori vende um da LRP muito bom, custa R$110,00
viewtopic.php?f=33&t=8793

Mas para usar um Equalizador, sua bateria precisa ser montada em lado-a-lado

Talvez vc não tenha pego o espirito da coisa, Equalizar é descarregar individualmente todas as celulas.

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MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 11:34 pm 
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Valeu, acho que entendi sim!
Mas os meus packs são da maxamps em linha, não são lado a lado... (link abaixo)
Aí não há como equalizar?

MaxAmps 4700mah 6 Cell 7.2V Shotgun Pack

http://www.maxamps.com/MA-4700-6Cell-Shotgun.htm

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Editado pela última vez por KLETUS em Dom Jan 18, 2009 11:35 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 11:35 pm 
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Você pode também compraro o meu equalizador (Trinity DPD) :mrgreen:

http://rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=4&t=9617

Falow.

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