RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 13, 2025 12:39 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 8:22 pm 
Novo no Fórum

Olá galera. Sou um técnico em eletronica e em instrumentação e estou querendo construir um instrumento que utilizará um servo-motor(tipo FATUBA s3003).
Estou só agora procurando me informar sobre servomotor e vi que o circuito que comanda é tipo PWM.
Alguém poderia me ajudar e me dizer,me mostrar um circuito eletronico que comandaria esse servomotor. Não precisa ser via sinal de rádio.

Estou imaginando algo como um POtenciômetro que ao girar para a esquerda,o servo giraria todo para a esquerda, ao girar para a direita,o servo se deslocaria para a direita...simples. Precisa ter deslocamentos mínimos.

Como é um circuito eletronico.

Pode ser microporocessado,tipo com PIC ou pode ser simplesmente comum CI tipo 555?

Para o meu experimento o servo tem que se deslocar com muita boa precisão,em pequeninos passos. Esse que eu mencionei da FATUBA servirá?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 8:35 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Na Internet vc acha alguns projetos usando o 555 , q vão dois pra poder fazer o sinal PWM, ou usando o 556 q nada mais é do q dois 555 em um invólucro.

MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 10:35 pm 
Novo no Fórum

Porque dois 555??? Eu ví esquema com somente um 555. mesmo porque com somente um 555 consegue-se fazer PWM, certo?

De qualquer forma, segunda feira vou comprar um servomotor(R$55,00 aqui no R.janeiro) e vou montar umcircuito com 555 no meu laboratórioe ver como responderá o bicho. obrigado pela resposta.

MensagemEnviado: Dom Jan 11, 2009 12:00 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

haroldocoelho tudo tranquilo, cara meus conhecimentos em eletronica avançada são limitados, ha muito tempo estou atras de um controlador Pic para ligar um servo e controlar ele via software.

Faz 1 ano que estou tentando desenvolver uma Solução em Simuladores de Corridas completa e de baixo custo, até agora ja consegui interagir os movimentos da cabeça no cockpit do simulador agora só falta o Velocimetro eo RPM.

Cara ja pesquisei muito a respeito e aqui um achado que encontrei pelas madrugadas da vida no google.

Imagem

Back
There are 2 controllers here - A servo controller for the gauges (RPM + Speed) and a controller for the gear LEDs, also the Wheel is connected to the USB HUB on the controller.

Imagem

you can see a "How to" pics series on modding a regular Dash Gauge Panel, adding servos and connecting to a PC.

Imagem

Yuval is driving the car:

Imagem

Para qual finalidade seria este controlador que você esta querendo fazer ?

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Dom Jan 11, 2009 12:56 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

haroldocoelho escreveu:
Precisa ter deslocamentos mínimos.

Como é um circuito eletronico.

Pode ser microporocessado,tipo com PIC ou pode ser simplesmente comum CI tipo 555?

Para o meu experimento o servo tem que se deslocar com muita boa precisão,em pequeninos passos. Esse que eu mencionei da FATUBA servirá?

Qualquer servo vai servir.

Aqui um video do Controlador Pic e 3 servos interagindo com o software.

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Dom Jan 11, 2009 1:15 am 
Novo no Fórum

estou querendo fazer um instrumento industrial denominado conversor I/P - Conversor de corrente para pressão. Uma corrente elétrica comandará uma pequena válvula,um bocal de vazamento de ar comprimido e dependendo do escape de ar, teremos uma conversão de corrente para pressão. teremos claro que alimentar o instrumento com ar comprimido( Na teoria funciona,vamos ver na prática).

Talvez eu consiga fazer um programa com PIC em linguagem assembly. Mas talvez já tenha algo no melhor fórum de programação de PICs do Brasil que é o www.asm51.eng.br.

também deve ter no site http://br.geocities.com/alexrobotica/.

mas se nós necessitarmos apenas de uma forma de onda tipo PWM não vejo a necessidade de se programar um PIC para isso?? Um 555 deve resolver. Vou pesquisar mais sobre isso.

No site da saber eletronica já ví um circuito com PIC controlado por um PC.

MensagemEnviado: Dom Jan 11, 2009 8:42 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

haroldocoelho escreveu:
Porque dois 555??? Eu ví esquema com somente um 555. mesmo porque com somente um 555 consegue-se fazer PWM, certo?

De qualquer forma, segunda feira vou comprar um servomotor(R$55,00 aqui no R.janeiro) e vou montar umcircuito com 555 no meu laboratórioe ver como responderá o bicho. obrigado pela resposta.

Precisa de 2 pq 1 deles faz o sinal de onda quadrada, e o outro modula o sinal e modifica a largura do pulso

Do ingles PWM onde P = Pulse W = With M = Modulation Traduzindo Plso com modulação.

MensagemEnviado: Qua Fev 18, 2009 1:08 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

senhores... existe os testadores de servos. São exatamente o que vcs precisam. Um potenciometro para testar servos.

Se precisarem de 1, me digam que sei como comprar baratp

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2009 1:01 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Eu já fiz varios destes testadores de servos com MCU (PIC, HCS08, etc), mas você pode fazer com um 555 e um potenciometro, que funciona muito bem.

10 seg de pesquisa:

Imagem

Fazer um projetinho com mcu, pra ligar no pc, não é muito dificil, ainda mais se a comunicão for IEA232. Qualquer coisa, MP.

Abraços,

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas