RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 10:38 am 
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Ola pessoal qual a diferença desses tipos de bateria e as lipo só servem pros motores
brushless e o q difere esses motores?, obrigado pela atenção.

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 11:20 am 
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Pexe escreveu:
Ola pessoal qual a diferença desses tipos de bateria e as lipo só servem pros motores
brushless e o q difere esses motores?, obrigado pela atenção.


amigo, o problema nao é o motor...
voce pode usar NIMH e LIPO em qualquer motor
o problema é o ESC
por que? porque as LIPOS nao podem zerar a carga e para isso elas precisam de um dispositivo para avisar ou parar o funcionamento quando a carga delas chegarem a uma certa voltagem.
isso se chama CUTOFF, entao para usar as LIPO voce precisa de um ESC com CUTOFF ou entao comprar um separado.
basicamente é isso
fora que o rendimento de uma LIPO é melhor...
as NIMH quando vc está andando ela vai perdendo a carga e voce vai notando que o carro perde forca... até o carro quase parar certo? com as LIPO a potencia é mais linear...
ela aguenta o tranco por um tempo maior... voce quase nao nota a perda da potencia.
bom, acho q é isso...
abraço

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 12:33 pm 
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Fabio_Floripa escreveu:
Pexe escreveu:
Ola pessoal qual a diferença desses tipos de bateria e as lipo só servem pros motores
brushless e o q difere esses motores?, obrigado pela atenção.


amigo, o problema nao é o motor...
voce pode usar NIMH e LIPO em qualquer motor
o problema é o ESC
por que? porque as LIPOS nao podem zerar a carga e para isso elas precisam de um dispositivo para avisar ou parar o funcionamento quando a carga delas chegarem a uma certa voltagem.
isso se chama CUTOFF, entao para usar as LIPO voce precisa de um ESC com CUTOFF ou entao comprar um separado.
basicamente é isso
fora que o rendimento de uma LIPO é melhor...
as NIMH quando vc está andando ela vai perdendo a carga e voce vai notando que o carro perde forca... até o carro quase parar certo? com as LIPO a potencia é mais linear...
ela aguenta o tranco por um tempo maior... voce quase nao nota a perda da potencia.
bom, acho q é isso...
abraço



parceiro Fabio hehe não sei porque mas acho q vc ia me responder, valeu ta dando pra entender ja, Fabio o meu motor é d1 yokomo, pra eu colocar um motor brushless tenho q trocar o meu esc, um ótimo ano a vc e sua familia, e pode marcar logo adaremos juntos vamos agilizar o evento, abraço.

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 12:50 pm 
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Pexe escreveu:
Fabio_Floripa escreveu:
Pexe escreveu:
Ola pessoal qual a diferença desses tipos de bateria e as lipo só servem pros motores
brushless e o q difere esses motores?, obrigado pela atenção.


amigo, o problema nao é o motor...
voce pode usar NIMH e LIPO em qualquer motor
o problema é o ESC
por que? porque as LIPOS nao podem zerar a carga e para isso elas precisam de um dispositivo para avisar ou parar o funcionamento quando a carga delas chegarem a uma certa voltagem.
isso se chama CUTOFF, entao para usar as LIPO voce precisa de um ESC com CUTOFF ou entao comprar um separado.
basicamente é isso
fora que o rendimento de uma LIPO é melhor...
as NIMH quando vc está andando ela vai perdendo a carga e voce vai notando que o carro perde forca... até o carro quase parar certo? com as LIPO a potencia é mais linear...
ela aguenta o tranco por um tempo maior... voce quase nao nota a perda da potencia.
bom, acho q é isso...
abraço



parceiro Fabio hehe não sei porque mas acho q vc ia me responder, valeu ta dando pra entender ja, Fabio o meu motor é d1 yokomo, pra eu colocar um motor brushless tenho q trocar o meu esc, um ótimo ano a vc e sua familia, e pode marcar logo adaremos juntos vamos agilizar o evento, abraço.


ótimo ano para voce amigo.
o D1 se não me engano tem de 15 e 19T... ótimo motor....

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 12:59 pm 
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Pexe escreveu:
parceiro Fabio hehe não sei porque mas acho q vc ia me responder, valeu ta dando pra entender ja, Fabio o meu motor é d1 yokomo, pra eu colocar um motor brushless tenho q trocar o meu esc, um ótimo ano a vc e sua familia, e pode marcar logo adaremos juntos vamos agilizar o evento, abraço.


velho, é isso mesmo. tanto faz a bateria que vc for usar. o que manda é o esc.

para usar lipo, vc tem que ter um esc com limitador de voltagem. ou um limitador a parte.

para usar brushless, vc tem que ter um esc que suporte essa tecnologia. o brushless usa 3 fios para ligar o motor. e brushed apenas 2. positivo e negativo.

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 2:26 pm 
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Cold Fusion escreveu:
Pexe escreveu:
parceiro Fabio hehe não sei porque mas acho q vc ia me responder, valeu ta dando pra entender ja, Fabio o meu motor é d1 yokomo, pra eu colocar um motor brushless tenho q trocar o meu esc, um ótimo ano a vc e sua familia, e pode marcar logo adaremos juntos vamos agilizar o evento, abraço.


velho, é isso mesmo. tanto faz a bateria que vc for usar. o que manda é o esc.

para usar lipo, vc tem que ter um esc com limitador de voltagem. ou um limitador a parte.

para usar brushless, vc tem que ter um esc que suporte essa tecnologia. o brushless usa 3 fios para ligar o motor. e brushed apenas 2. positivo e negativo.


Valeu Cold, ta me ajudando bastante, to iniciando no eletrico (drift precisamente) tenho nitro, mas o elétrico é classico hehehe, muito obrigado mais uma vez.

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MensagemEnviado: Sex Jun 04, 2010 9:06 am 
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Galera, desculpem desenterrar mas que acho que este topico cabe muito bem uma dúvida minha.

Tenho um ESC que trabalha com 7.5V de entrada NiMh e eu tentei colocar uma LiPo 800mah 2S (7.4V) e fritou tudo!

O que eu gostaria de entender é o porque? visto que a tensão da Lipo é menor que a tolerada pelo ESC!

Logo, não adianta eu colocar um UBEC, pois a tensão já está menor que a tolerada. Certo?!


Para entender melhor: o ESC é um Colossus da estrela que estou tentando fazer ele usar LiPos para meu filhote brincar! Não rola comprar 5 pilhas D por semana!!!!


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MensagemEnviado: Sex Jun 04, 2010 9:41 am 
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No chute, eu diria que o esc não aguentou a descarga da lipo. A única explicação que tenho é essa, porque as pinhas normais tem uma descarga baixa já a lipo tem uma descarga bem alta.
Acredito que o esc não foi planejado para suportar a descarga da lipo. Claro, isso é puro chute.

Vamos ver se alguém com mais experiência possa nos explicar.

Tempos atrás, antes de entrar para o hobby, comprei um no camelo, funcionou só duas semanas, mas a plaquinha também fritou tudo, isso só porque altereia a pilha recarregável por pilhas alcalinas.

Por isso acredito que a eletrônica desses brinquedos seja muito rudimentar e feito para vender em escala e baratinho. Apesar que não foi nada barato, com mais R$ 100 daria para comprar hoje um automodelo usado.

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Eder.Holz


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MensagemEnviado: Sex Jun 04, 2010 10:16 am 
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Eder.Holz escreveu:
Vamos ver se alguém com mais experiência possa nos explicar.




esse alguém não sou eu mas.... :roll:


creio que não Eder, pois motor vai consumir o que ele precisa, e não tudo que a bateria pode dar, entendeu?!?!

a bateria trabalharia mais "folgada" e o motor ia dar seu "tudo"(oferta maior que a demanda :mrgreen: )

isso é o que eu acho!! :?


:drinks:

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:drinks:


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MensagemEnviado: Sex Jun 04, 2010 10:24 am 
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Registrado em: Sex Jul 17, 2009 12:20 am
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Localização: Joinville - SC
sergipe escreveu:
Eder.Holz escreveu:
Vamos ver se alguém com mais experiência possa nos explicar.




esse alguém não sou eu mas.... :roll:


creio que não Eder, pois motor vai consumir o que ele precisa, e não tudo que a bateria pode dar, entendeu?!?!

a bateria trabalharia mais "folgada" e o motor ia dar seu "tudo"(oferta maior que a demanda :mrgreen: )

isso é o que eu acho!! :?


:drinks:


Pensei isso também, mas fiquei na dúvida por causa da eletrônica simples.

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Eder.Holz


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MensagemEnviado: Sex Jun 04, 2010 2:03 pm 
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Poisé senhores!

Penso o mesmo... a bateria só descarrega o que lhe é "encomendado" ... então porque os benditos transistores fumaram?!

Eu to achando que já deviam estar em curto anteriormente, e como a LiPo é mais "zangada", a corrente foi capaz de passar o curto e fritar o transistor seguinte no circuito...

Pois bem... agora é tentar achar transistores novos para substituir os queimados, são eles:

4x D879 7D
2x BC558B
4x B893 7E

sendo que os dois ultimos até achei... mas este primeiro, nem datasheet eu encontro!

E a dúvida continua!

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Kyosho Inferno Mp7.5 Sport / Heli Blade CX3 / Heli CopterX CX450SE v2 / Heli Swift-x 6020-1


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MensagemEnviado: Qua Jun 16, 2010 5:48 pm 
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Eae gente? mais ninguem tem ideia?!


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MensagemEnviado: Qua Nov 03, 2010 9:58 am 
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Eder.Holz escreveu:
No chute, eu diria que o esc não aguentou a descarga da lipo. A única explicação que tenho é essa, porque as pinhas normais tem uma descarga baixa já a lipo tem uma descarga bem alta.
Acredito que o esc não foi planejado para suportar a descarga da lipo. Claro, isso é puro chute.

Vamos ver se alguém com mais experiência possa nos explicar.

Tempos atrás, antes de entrar para o hobby, comprei um no camelo, funcionou só duas semanas, mas a plaquinha também fritou tudo, isso só porque altereia a pilha recarregável por pilhas alcalinas.

Por isso acredito que a eletrônica desses brinquedos seja muito rudimentar e feito para vender em escala e baratinho. Apesar que não foi nada barato, com mais R$ 100 daria para comprar hoje um automodelo usado.


Cara. Bom dia.... nao é pelo fato de ele ter usado a LiPo. Eu usei uma NiMh e aconteceu a mesma coisa. fritou a plaquinha.
Agora, como eu ja falei no Forum, estou reformando o Colossus todo. troquei o servo, vou colocar um ESC e usar bateria 7,4v. Só nao pretendo mudar os motores originais. Abraço e espero ter colaborado com a dúvida do colega.

_________________
.:JUNIOR RC RACING:.
LINK DE VENDAS: viewtopic.php?f=4&t=28765&p=332179#p332179
LINK FOTOS DOS PRODUTOS: https://picasaweb.google.com/114357690500279989359


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MensagemEnviado: Qua Nov 03, 2010 10:06 am 
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:rip:

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MensagemEnviado: Qua Nov 03, 2010 11:59 am 
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Ja que foi ressucitado, posso dar uma ideia, até mesmo para iniciantes?
A LiPo tem essa carga nominal, ela carregada passa dos 8v, acredito que foi por isso que queimou, tensão de mais!

Abraços e desculpe reviver o tópico (até porque já tava ressucitado..) :rip: :drinks:

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Qualificações: http://goo.gl/6Oglj

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4


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