RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 5:00 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Dez 25, 2008 11:15 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Bom galera achei muito interessante a matéria que li no site do Fsmodelsport e resolvi colocar o texto na integra, portanto não são minhas palavras! Eu apenas publiquei aqui no rc eletrico porque achei de interesse geral.

Para quem quiser conferir mais novidades, aqui esta o site http://www.fsmodelsport.com

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Enquanto estamos todos discutindo, votando e falando sobre qual bateria usar em 2009 em nossas competições podemos estar esquecendo outras alternativas.

Devemos usar Ni-MH ou LiPo? Que tal nenhuma das duas? Qualquer uma destas alternativas leva no mínimo 40 minutos para carregar.

Não sei se todos aqui lembram da entrevista feita por mim com o Oscar Jansen, Team Manager da Orion. Na mesma entrevista ao ser perguntado sobre o limite do R/C ele fala que estavam tentando desenvolver uma bateria que andasse tando quanto as atuais mas carregasse em torno de 10 minutos lembram?

Pois é, acho que descobri qual é a linha de baterias que a Orion está pesquisando, são as baterias LiFePo4 -Lithium Iron Phosphate. Uma técnologia que nós dá menor voltagem, 6.6V mas que oferece uma corrente de descarga maior e tudo isso sem o perigo de explosões e incêndios. Com estas baterias podemos andar forte, por mais tempo e ainda com mais segurança.

Algumas especificações do pack da foto:
Modelo: 6.6V 4600mAh 30C A123
Dimensão: 140mm x 55mm x 27.5mm
Peso: 330g
Voltagem: 6.6V
Capacidade: 4600mAh
Taxa de descarga constante: 30C
Tipo da bateria: LiFePo4
Número de células: 4
Configuração: 2S2P
Corrente de descarga máxima: 30C
Pico de descarga máximo: 60C
Corrente constante máxima: 69A (138A pico)
Conector: Deans & Balance
Precisa de carregador especial para bateria LiFePo4.
Precisa de ESC capaz de regular a voltagem de corte (cut off) menor que a de bateria LiPo
Pode ser usada em TC e Trucks
Tempo de carga: Alcança 100% de carga em menos de 15 minutos.
Mais segura, não pega fogo e nem explode
Vida útil duas vezes maior e 50% a mais de potência do que as LiPo

Quem quiser já pode comprar uma bateria destas e um carregador capaz de carregá-la mas acredito que com o tempo iremos ter carregadores melhores e mais avançados. Assim que esta técnologia ficar mais difundida as grandes empresas irão voltar seus olhos para estas baterias desenvolvendo novos carregadores. Aposto que a Orion já está fazendo isto neste exato momento e o Oscar Jansen nos deu essa dica.

Para aqueles que como eu tem interesse em saber mais sobre esta nova técnologia, segue aqui um site onde podemos encontrar informações de como e onde surgiu, o porque surgiu e muitas informações técnicas sobre esta bateria. Minha opinião era que as LiPo eram o futuro agora mudoum, acho que LiPo é passado, o futuro é LiFePo4 com certeza

Imagem

Fonte: http://www.fsmodelsport.com/2008_06_01_archive.html

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

Editado pela última vez por riopretomusic em Sex Dez 26, 2008 3:14 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Dez 26, 2008 1:02 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Muito bom, mas quem realmente corre é que tem que ter acesso a informação, discutir, e aprovar o uso, tem que avaliar os custos totais pra competir tbm, 6.6v não é ruim !

MensagemEnviado: Dom Dez 28, 2008 2:35 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

galera surgiu um dúvida..
nano phosphate é a mesma coisa que LifePo?
http://www.horizonhobby.com/Products/FA ... =AQR400062
vi dessas baterias na loja e fiquei na dúvida, pois pela voltagem e capacidade de carga me pareceu mesmo ser A123... mas o pack ñ pareceu conter células cilindricas, e sim sachet, como são as lipos.
e aí?

MensagemEnviado: Dom Dez 28, 2008 11:20 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

bugnet escreveu:
Muito bom, mas quem realmente corre é que tem que ter acesso a informação, discutir, e aprovar o uso, tem que avaliar os custos totais pra competir tbm, 6.6v não é ruim !

Não é ruim mesmo, falando bem grosseiramente, com 6.6v e um modified, dá pra andar como se estivesse de 7,2 e um stock, ou mais ou menos isso, essa é a idéia!!

Tem que ter runtime e capacidade de descarga, isso sim!

MensagemEnviado: Qui Jan 01, 2009 12:55 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

shibas escreveu:
galera surgiu um dúvida..
nano phosphate é a mesma coisa que LifePo?
http://www.horizonhobby.com/Products/FA ... =AQR400062
vi dessas baterias na loja e fiquei na dúvida, pois pela voltagem e capacidade de carga me pareceu mesmo ser A123... mas o pack ñ pareceu conter células cilindricas, e sim sachet, como são as lipos.
e aí?

Cara achei uma materia sobre esse packs do link que você postou.
------------------------------------------------------------------------------------------
Acredito que todos ficaram imprecionados com a nova técnologia e ficaram se perguntando qual seria o preço, etc. A maioria deve ter visitado os sites que adicionei na reportagem mas agora vai o site da criadora desta célula. O segredo está aí, a célula que aguenta abuso na carga e uma enorme corrente de descarga é a célula da A123 Systems.

Esta empresa vende os packs de baterias por US$119.95, o carregador para carga total em 15 minutos e ainda balanceando o pack por US$99.95 e kits para começar a usar as baterias que varia de acordo com a bateria, mas o kit com a 4600 mAh custa US$339.95 incluindo 2 baterias 4600 e 1 carregador.

As dimensões dos packs são maiores e necessitam adaptações mas acredito que usando o LiPo Tray da Bittydesing que é representada agora pela FS MODELPSORT o uso deste pack fica mais viável.

Para termos uma base, um pack da A123 Systems tem as seguintes medidas: 135mm x 53mm x 28mm enquanto uma bateria LiPo com Hard Case tem: 139mm x 47mm x 25.1. As baterias de LiFePo4 mais baratas encontradas no ebay medem: 140mm x 55mm x 27.5mm.
Imagem

O carregador da A123 Systems é mais barato do que os carregadores encontrados no ebay de outras marcas e tem as seguintes especificações:

Imagem

Alimentção: 10-15V DC
Carrega: 1-3 células (Somente packs Hypersonic™)
Balanceador de célula: Sim
Proteção contra inversão de polaridade: Sim
Potência de carga: Max. 108W
Corrente de Carga: Max. 10A
Voltagem de Carga: 3.5-10.5V
Indicador de Status: LED
Fusível: 15A
Dimensões: 126mm x 46mm x 82 mm
Preço: US$99.95

A empresa vende os packs de baterias mas existem packs a venda no ebay por um preço muito mais em conta. Enquanto a A123 Systems pede US$119.95 em um pack de 6.6V 4600 mAh podemos encontrar um pack com a mesma célula, voltagem e capacidade por US$49.78 no ebay.

Fonte: FS MODELSPORT

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas