RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 4:05 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 10:47 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Galera preciso da ajuda de vocês, meu chassi chegou hoje um tc4 usado, como a grana esta curta e estou engatinhando no automodelismo este vai ser meu chassi titular por um bom tempo.
Esta noite desmontei ele para ver o desgastes das peças, começar a lavar peça por peça plastica, lavar os rolamentos com gasolina e deixar de molho.
Imagem

Bom tenho 2 duvidas.

Primeira

Li aqui no forum que peças plasticas c/ peças plasticas não precisa ser lubrificadas correto?

Qual oleo GENERICO posso colocar nas esferas do diferencial? E tem algum macete na hora do aperto para não ficar nem muito solto nem muito travado ?

Segundo

Preciso de parafusos para colocar no lugar dos parafusos gastos do chassi, existe algum parafuso Genérico? que posso encontrar em casa de parafusos ou lojas do ramo com preço bom?

E Aproveitando o Topico teria como improvisar uma mesa de setup com um pedaço de vidro para fazer as regulagens?

Abraço e agradeço desde já. :drinks:

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

Editado pela última vez por riopretomusic em Qua Dez 10, 2008 12:23 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 10:59 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olha, o TC4 vai ser bem chato de vc trocar os parafusos, ele é inteiro em Polegada...

Não sei, mas acho que Lavar nem sempre é a melhor opcão, eu nunca lavei nenhum chassi meu, só limpo com pano, pincel duro e compressor... Lavar os rolamentos, é bom, porém, vai precisar conseguir lubrificar ele, não adianta usar Micro-oleo (wd40) pois seca...

Quando ao Diff, a melhor graxa que tem pra usar é Graxa de Silicone, qualquer outra graxa que vc usar, o Diff vai patinar horrores.

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 11:14 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Quanto aos rolamentos eu estava pensando em retirar a blindagem de um lado para aplicar graxa e na hora da montagem colocar o lado sem blindagem para dentro.

Sera que posso usar graxa de Silicone para uso eletronico? aqui em minha cidade devo achar com facilidade caso esta graxa servir.

Imagem

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 11:21 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

riopretomusic escreveu:
Quanto aos rolamentos eu estava pensando em retirar a blindagem de um lado para aplicar graxa e na hora da montagem colocar o lado sem blindagem para dentro.

Sera que posso usar graxa de Silicone para uso eletronico? aqui em minha cidade devo achar com facilidade caso esta graxa servir.

Imagem

Olha, não conheço, mas nada melhor que um teste, mas já adianto, Diff é um ponto fraco dos Associated...

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 12:56 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Não basta ser apenas de silicone que vai funçionar. Tem que ter a consistência certa pra não espirrar graxa pra todo lado ou impedir as esferas de trabalharem. Suponho que você não utilizará motor forte, então a graxa deve ficar no diff o dia inteiro pra mais.
Melhor não desmontar o rolamento...nunca mais vai ser a mesma coisa. Você pode comprar novos rolamentos na Rolibra, acho que eles mandam por SEDEX (talvez até por PAC)
viewtopic.php?f=19&t=4351

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 7:54 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Isao_TKR escreveu:
Não basta ser apenas de silicone que vai funçionar. Tem que ter a consistência certa pra não espirrar graxa pra todo lado ou impedir as esferas de trabalharem. Suponho que você não utilizará motor forte, então a graxa deve ficar no diff o dia inteiro pra mais.
Melhor não desmontar o rolamento...nunca mais vai ser a mesma coisa. Você pode comprar novos rolamentos na Rolibra, acho que eles mandam por SEDEX (talvez até por PAC)
viewtopic.php?f=19&t=4351

Em relação aos rolamentos antes de comprar novos e remover a blindagem estava pensando em usar este oleo da Wurth ele é uma Graxa Spray vou fazer testes para ver se da uma melhorada.

Imagem

Isao agora fiquei com uma duvida, diferencial tem sempre que lubrificar? O certo seria fazer manutenção periodica comforme o motor usado né?
EX: um motor 23t ou 15t uma revisão da lubrificação do Diff cada 6 meses ja estaria legal?

E tem algum macete na hora do aperto para não ficar nem muito solto nem muito travado ?

Abraço :drinks:

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 8:40 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

6 meses é muito :shock:
Claro...depende de quanto você anda. O ideal é trocar sempre que houver falta ou muitos detritos na graxa (eu sempre troco depois que ando). Contanto que o "disco" do diff não "desgaste" (ocorrência de uma linha de desgaste na área de contanto com os balls), acho que tudo estará ok.
Na hora de apertar, só testando. No manual do TC4 vem qual o aperto recomendado de fábrica. À partir dele, você faz seus ajustes. Mas antes de começar a verificar os diffs, fazer o setup da suspensão. Ah, não se esqueça de lubrificar o thrust também (as esferas que vão com o parafuso do diff).
Quanto aos rolamentos, não sei se esse funçiona, mas nos rolamentos sem blindagem geralmente vai uma graxa meio espessa...nessa parte eu não entendo nada.

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 12:19 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Isao_TKR escreveu:
Na hora de apertar, só testando. No manual do TC4 vem qual o aperto recomendado de fábrica. À partir dele, você faz seus ajustes. Mas antes de começar a verificar os diffs, fazer o setup da suspensão. Ah, não se esqueça de lubrificar o thrust também (as esferas que vão com o parafuso do diff).

Isao se você poder me dar essa força com a dica fico agradeçido porque nunca regulei um Diff vai ser a primeira vez, e ja que o chassi ja esta todo desmontado queria fazer o Serviço correto uma vez só para não precisar ficar mexendo depois.

No manual esta assim.
Imagem

Cara agora veio uma duvida, quanto mais apertado mais tração e mais agressivo o carro fica? dependendo do jeito que regular o diff tem que compensar no setup de suspensão?

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 12:26 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

riopretomusic escreveu:
Isao_TKR escreveu:

Isao se você poder me dar essa força com a dica fico agradeçido porque nunca regulei um Diff vai ser a primeira vez, e ja que o chassi ja esta todo desmontado queria fazer o Serviço correto uma vez só para não precisar ficar mexendo depois.

No manual esta assim.
Imagem

Cara agora veio uma duvida, quanto mais apertado mais tração e mais agressivo o carro fica? dependendo do jeito que regular o diff tem que compensar no setup de suspensão?

Quanto mais apertado, menor será a diferença entre rotações das rodas internas e externas à curva! Ou seja, numa curva fechada o carro desliza mais para fora da curva quanto mais apertado estiver o diff. Mas se ele estiver muito solto, vai gastá-lo todo numa volta só.... ou seja, como tudo na vida o segredo é o equilíbrio!

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 12:40 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

sabongi escreveu:
riopretomusic escreveu:
Isao_TKR escreveu:

No manual esta assim.
Imagem

Quanto mais apertado, menor será a diferença entre rotações das rodas internas e externas à curva! Ou seja, numa curva fechada o carro desliza mais para fora da curva quanto mais apertado estiver o diff. Mas se ele estiver muito solto, vai gastá-lo todo numa volta só.... ou seja, como tudo na vida o segredo é o equilíbrio!

O correto seria apertar 1/2 volta?

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 1:02 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

riopretomusic escreveu:

Ali diz para você apertar por completo e soltar 1/2 volta.
Não precisa tirar sangue quando for apertar.

Falow,

Fernando - PaNeTo

** MM CTX-C - Novak Smart Tray SE **
** Tekin Batery Doctor 8.0 - Futaba 3PM FASST **

Joguinho legalzinho!!

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 6:11 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Fernando_Paneto escreveu:
riopretomusic escreveu:

Ali diz para você apertar por completo e soltar 1/2 volta.
Não precisa tirar sangue quando for apertar.

Falow,

Fernando - PaNeTo

Obrigado Fernando agora entendi o esquema da regulagem vou acabar regulando em -3/8

Abraço :drinks:

Imagem
Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas