RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jul 16, 2025 4:54 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 11:11 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

danischoen escreveu:
cara se vc tiver uma resistencia interna baixa quer dizer quase um curto. vc ja viu bateria com placa colada? a resistencia interna nestes casos fica em torno de 10 ohms pra menos.

Pense da seguinte maneira : vc tem uma bateria e ela contem placas para distinguir os polos positivo e negativo. e entre estas placas está o material reagente ( pode ser ácido q é o mais comum, zinco, niquel - cadmio vulgo ni-cd, etc )
se existisse uma resistencia baixa significa q o material reagente perdeu suas propriedades e o mesmo passa a conduzir corrente ao inves de fornecer eletrons e prótons nas reações químicas. e então não se consegue carrega-las e qdo se consegue a bateria n fornece a corrente necessária ao circuito devido a falência do reagente químico e a baixa resistência tmb.

Então Baterias Matched são todas lixo, selecionadas e a maioria em 1.2mOhms (no caso das minhas Orions, tem celula que tem 0.9 ou 0.6mOhms), pago 70 dolares por besteira...

Até onde sei, tanto na prática quanto na teroria, quando menor a resistencia interna, maior a capacidade de descarga, assim como o Diego falou...

MensagemEnviado: Ter Dez 09, 2008 11:38 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

alekimura escreveu:
danischoen escreveu:
cara se vc tiver uma resistencia interna baixa quer dizer quase um curto. vc ja viu bateria com placa colada? a resistencia interna nestes casos fica em torno de 10 ohms pra menos.

Pense da seguinte maneira : vc tem uma bateria e ela contem placas para distinguir os polos positivo e negativo. e entre estas placas está o material reagente ( pode ser ácido q é o mais comum, zinco, niquel - cadmio vulgo ni-cd, etc )
se existisse uma resistencia baixa significa q o material reagente perdeu suas propriedades e o mesmo passa a conduzir corrente ao inves de fornecer eletrons e prótons nas reações químicas. e então não se consegue carrega-las e qdo se consegue a bateria n fornece a corrente necessária ao circuito devido a falência do reagente químico e a baixa resistência tmb.

Então Baterias Matched são todas lixo, selecionadas e a maioria em 1.2mOhms (no caso das minhas Orions, tem celula que tem 0.9 ou 0.6mOhms), pago 70 dolares por besteira...

Até onde sei, tanto na prática quanto na teroria, quando menor a resistencia interna, maior a capacidade de descarga, assim como o Diego falou...

pois é. foi nisso que sempre acreditei, e isso o que sempre vi nas pistas. baterias com menor resistencia dando baile nas com maior..

Imagem

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 7:21 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Pois é eu realmente me equivoquei e confundi resistência interna com isolação galvânica, onde tmb existe uma resistência ( mensurável com aparelho ) para determinar isolação entre dois pontos distintos ( transformador ou capacitor )

Agora qto a resistência interna de baterias os calculos são de uma aproximação do q teria q ser esta resistência interna supondo a bateria ideal.
exemplo : a bateria de 1,2v x 1000mAH teria q fornecer tensão e corrente por tempo indeterminado e sem quedas. sendo q na pr[atica isto n acontece e no caso de uma resistência de 50miliohms a queda de corrente seria tão baixa q seria como eu disse anteriormente inmesurável.

por exemplo : sem calculos mesmo digamos q a corrente de 1000mAH tivesse que passar por uma resistência de 1miliohms , a corrente depois deste resistor seria de 999,9999999999999999999........... mAH ou seja uma perda quase q nula.

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 9:19 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Rapazzz... muito boa a matéria da PCPproject... Ficou muito claro.

Pelo que eu vi, minha resistência está excelente, pois lá fala que ficando entre 75 e 150 está excelente...

Meu pack enquanto está sendo carregado, fica na casa de 70mohms e 78mohms e quando está no fim do carregamento mostra cerca de 48mohms...

Outra coisa que li lá que me deixou tranquilo foi quanto a temperatura do pack de lipo...

Eu achava que ele esquentava muito... quando terminava o pack diretão, começando a correr e só parando quando acabava o pack, minha bateria batia 65º as vezes 70º e eu ficava preocupado... mas vi que esta temperatura está dentro do limite e é até a hora que o pack tá no auge da descarga. heheheheh...

L-8IGHT - RC8-BE - E-PLATINUM
All Controled by Futaba 3PM FASST
Membro Clube 3D - 127 km/h. - RC-Walker - Keep playing

MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 9:22 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Outro detalhe que eu vi lá é que as baterias de lipo e de nimh são diferentes na averiguação da resistência...

Vou transcrever o trecho aqui para facilitar para todos...

"A temperatura também afeta a resistência interna da bateria. A resistência interna de uma bateria de Lítio-íon, por exemplo, mede 50 mΩ a 25 °C (77°F). Se a temperatura aumenta, a resistência interna diminui. A 40°C (104°C), a resistência interna cai para aproximadamente 43 mΩ e a 60°C (140°F) para 40 mΩ.

Embora a bateria funcione melhor quando exposta ao calor, a exposição prolongada a elevadas temperaturas é perigosa.

A maioria das baterias fornece um aumento de tensão momentâneo quando aquecidas. Temperaturas frias têm um efeito drástico em todas as baterias. A 0°C (32°F), a resistência interna da mesma bateria de Lítio-Íon cai para 70 mΩ.

A resistência aumenta para 80 mΩ a -10°C(50°F) e 100 mΩ a -20 °C (-4°F). As leituras de impedância funcionam melhor com baterias de Lítio-Íon porque a degradação do desempenho segue um padrão linear com oxidação da bateria.

O desempenho das baterias de NiMH pode também ser medido com o método de impedância, mas as leituras são menos seguras. A leitura de uma baixa resistência automaticamente não constitui uma boa bateria.

Leituras elevadas de impedância são freqüentemente causadas por memória, um fenômeno que é reversível."

L-8IGHT - RC8-BE - E-PLATINUM
All Controled by Futaba 3PM FASST
Membro Clube 3D - 127 km/h. - RC-Walker - Keep playing

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas