RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 5:24 pm 
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Registrado em: Sex Nov 16, 2007 4:03 am
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Helvio Lagares escreveu:
Se eu entendi o portunglês do Lutach, os motores e ESC para carros touring que a gente usa mais por aqui (Mamba Max, Novak GTB, LRP TC Sphere), são de dois polos, e brincar com o timming pode danificar alguma coisa.
Como esses combos que eu citei, pra mim, já são potentes até demais, acho que o melhor é deixar o timming quietinho na dele lá...


Desculpa o mau Portugues. Muito tempo de America faz isso :lol:.

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So tenho carros pirado!!!


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MensagemEnviado: Ter Out 28, 2008 5:31 pm 
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lutach escreveu:
Helvio Lagares escreveu:
Se eu entendi o portunglês do Lutach, os motores e ESC para carros touring que a gente usa mais por aqui (Mamba Max, Novak GTB, LRP TC Sphere), são de dois polos, e brincar com o timming pode danificar alguma coisa.
Como esses combos que eu citei, pra mim, já são potentes até demais, acho que o melhor é deixar o timming quietinho na dele lá...


Desculpa o mau Portugues. Muito tempo de America faz isso :lol:.


Você escreve em português da mesma maneira que eu escrevo em inglês! kkkk


Falow,

Fernando - PaNeTo

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Joguinho legalzinho!!


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MensagemEnviado: Qua Out 29, 2008 11:14 pm 
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Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
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O Timming nos Brushless funcionam da mesma forma que nos Brushed.
Você adianta ou atrasa o motor.
Adiantando o motor ganha giro, consumo e temperatura.
Atrasando o ganha torque, esquenta menos e consome menos. O que não se sabe é se a perda de torque nos brushless é tão sensível quanto nos Brushed.
No campeonato de Stock Brushless eu andei no High.

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 8:07 am 
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Registrado em: Qua Set 26, 2007 8:07 am
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PRCG escreveu:
O Timming nos Brushless funcionam da mesma forma que nos Brushed.
Você adianta ou atrasa o motor.
Adiantando o motor ganha giro, consumo e temperatura.
Atrasando o ganha torque, esquenta menos e consome menos. O que não se sabe é se a perda de torque nos brushless é tão sensível quanto nos Brushed.
No campeonato de Stock Brushless eu andei no High.


Interessante isso.. vou para pista esse fds (se não chover novamente!!) e vou testar estes settings.

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Agora montando um T-Rex 500!!!
Se alguém daqui também voa, me add no MSN vamos trocar uma idéia


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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 9:24 am 
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Tirado do manual do Mamba Max:
-------------------------------

Antecipar o timing de um motor elétrico pode ter efeitos variados.
Reduzindo o timing irá reduzir a descarga, aumenta runtime, reduzir a temperatura do motor / bateria, e pode reduzir ligeiramente o top speed e punch.
Aumentar o timing aumentará a descarga, diminui runtime, aumenta a termperatura do motor / bateria, e pode aumentar top speed e punch.

Texto na íntegra:

Advancing the timing on an electric motor can have varying effects. Lowering the timing advance will reduce the amp draw, increase runtime, reduce motor/battery temperature,
and may slightly reduce top speed and punch. Raising the timing advance will increase amp draw, decrease runtime, increase motor/battery temperature, and may slightly increase top speed and punch.

If you are after maximum top speed, it’s better to “gear up” to get it rather than advance the timing too far. For brushed motors, always keep this setting on NORMAL and use the end bell of the motor to “tweak” it to max RPM per the motor’s instructions.

Setting 1: Lowest
A maximum efficiency setting giving long runtimes and cooler motor temps. Very useful with high Kv (low turn) motors to increase motor life and reduce motor/battery temperatures.

Setting 2: Normal (Default)
The best mix of speed, punch, and efficiency for all motors.

Setting 3: Highest
Increases amp draw, reduces runtimes, increases motor/battery temperatures, and may increase top speed/punch slightly. Use with care, and monitor motor and battery temps often! DO NOT use any setting above “normal”

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 10:57 am 
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O timing dos ESC da Castle sao completamente diferente do timing que outros ESC utiliza. Os Mambas ajusta timing outomaticamente. O Mamba Max que eu usei no meu Recoil com um motor de 6 polos com 9200Kv nao aguento. Conversei com o dono da Castle e ele falou para usar High Timing e nao adiantou em nada. Ai dopios descubrir que o processador (MCU) que eles utiliza nao processa tao rapido para foncionar com o meu motor de 6 polos. Mais various outros ESC com o MCU da Atmel nao tem nenhum problema, porque o timing destes ESC e diferente.

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 11:25 am 
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Eu acho que não funciona exatamente como nos brushed. Talvez os efeitos sejam similares, mas a forma como o timming é alterado, a mecânica da coisa, é diferente.
No brushed você alterava a posição do cabeçote em relação aos imãs, de forma a empilhar fases. Nos brushless sem sensor, você modificaria a posição do estator em relação a quê? O ESC nunca sabe aonde está o rotor pra saber a hora certa de empilhar fases. É essa a minha dúvida.
Creio (não sei, suponho) que os modelos com sensor você poderia mudar o timming, mas no setup do ESC, já que ele sempre sabe exatamente em que posição está o rotor, e pode adiantar a fase pra empilhar com a outra, sei lá. Deu pra entender?
Então, como que funciona exatamente o timming dos bruxa? No LRP tenho a impressão que você altera a posição do sensor, mas alguém pode confirmar?


PRCG escreveu:
O Timming nos Brushless funcionam da mesma forma que nos Brushed.
Você adianta ou atrasa o motor.
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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 12:32 pm 
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No LRP e acho que no Orion você mexe no Endbell, como se fosse um Brushed.

Quem me disse as consequências foi o MRM na pista.

Mas sobre o MM o Gunz já explicou tudo.

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