RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 11:15 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Ago 16, 2008 8:23 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Bom, vou postar as minhas impressões sobre o Tamiya TA05 descrevendo a minha experiência com o mesmo.
Depois de muito pesquisar, em janeiro eu comprei um Tamiya TA05, um futaba T2PH que veio com um ESC de 20t e um servo, duas baterias de 3300 e um carregador; estava pronto pra me viciar...
Comprei junto com um amigo, tudo igual, pois aqui em Brasília eu nunca tinha visto um EP antes e assim poderíamos competir entre nós.
Montar o carro foi muito fácil e legal, fez com que eu conhecesse todo o carro e ajuda muito na hora de identificar problemas e dar a manutenção.
Montado com o latinha do Kit, para uma pessoa que nunca tinha pilotado um automodelo antes, ele ficou muito rápido (até parece né, mas pra quem nunca pilotou parece mesmo). Se fossemos andar na pista iríamos atrapalhar os GPs, então andávamos em quadras de esporte montando um circuito com tachões de rua, muito legal. Nenhuma quebra.
Uns dois meses depois começou the need for speed, e partimos então para um 23T, uma bateria de 4600 e pinhões maiores. Nossa, o carro ficou muito rápido, o dobro do latinha! Começamos a freqüentar a pistinha e conhecemos os outros pilotos de EP (Thobias, Ayrton e Zaranza, este último tinha um GP e uma stampede que nunca tinha andado). Muita diversão, mas o need for speed aumentou ainda mais quando vimos os GPs RTRs atropelando a gente...Veio também a minha primeira quebra, mas por barbeiragem, pista suja e um meio fio no final da reta, torre dos amortecedores traseiros quebrada e um dos amortecedores começou a vazar. Comprei um jogo de amortecedores de alumínio com rosca da 3Racing, muito bom.
Bom, partimos para um Mamba Max com o 5700 com uma 3S. Estúpido! Muita força pro chassis e começaram as quebras. Primeiro o diferencial frontal travou quebrou o encaixe dos dogbones (de plástico), comeu a correia e a polia central. Beleza, CVDs na Frente junto com um spool de alumínio. O carro tava bom, mas logo depois, um dos hexagonais (de plástico) foi moído e o pino de um dos CVDs entortou. Bom, hexagonais de alumínio nele e voltou o dogbone que não tinha dado problema, ainda..
Hoje, tentei andar, carreguei as baterias e parecia tudo bem, até a primeira curva, inexplicavelmente o carro travou! Peguei o carro na mão e parecia normal acelerando, mas quando virei a direção, começou a travar de novo e do nada sai voando o dogbone, todo empenado! Ele tava travando pois o dogbone tava pegando em uma peça (acho que o nome é C-Hub) quando virava. Como o outro dogbone estava em casa, fim de dia na pista....
Bom, veredicto, o carro é muito bom se for usado com motores stock, até mesmo modified, mas não com 3s. O carro tem muita regulagem, mas como sempre que eu mexo em algo eu acho que fica pior, volto pras configurações do manual e anda bem. Os maiores problemas dele, para agüentar um 5700 com 3s, é a parte da transmissão. Acredito para ele agüentar tranqüilo um mamba com 3s, é preciso ter o encaixe dos dogbones nos diferenciais em alumínio ou aço, CVDs em titânio, hexagonais em alumínio, talvez as polias centrais em alumínio também. Pra mim ainda faltam os CVDs e a polia central. É muito hop-up, mas um 5700 com 3s também é muito estúpido. Pelo preço de um kit novo, ainda acho a melhor opção pra quem está começando e se gostar da pra uppar ele pra agüentar os motores mais fortes.
Ficou um pouco grande o texto, mas espero que ajude quem está querendo entrar no hobby.
Abraços,
Pompeu

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Ago 16, 2008 8:32 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Ola, amigo. Realmente acho o TA05 um carro muito bom, mas para iniciar o TA05R deva ser uma opção a ser pensada, pois teria um custo-benefício melhor. O mesmo já vem com alguns dos hopups que citou. Concordo quando diz que a polia central é um dos pontos fracos. Mas como disse é um excelente carro, tenho um TA05R e estou muito feliz com ele. Ando com motores 27T e 13T com cooler, esc LRP Competition 2. É diversão pura. Um abraço.

Motor Stock CO27/Latinha Johnson
GP 3700/IB 4200

MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2008 12:36 am 
[Moderador]

Images: 119
rpompeu,

Só uma observação:

Você disse que o carro não aguenta muito bem o 5700kv com 3S e isso é verdade... mas na boa, NENHUM chassi da atualidade aguenta bem essa combinação. O 5700kv com 3S dá mais RPM que o 7700kv com 2S... e os caras que competem no modified com 7700kv e 6 cells NIMH já sofrem com as manutenções... e olha que todos eles usam chassis tops!

Então, o que eu quero dizer é que essa "fragilidade" do TA05 com a 3S na verdade não é um problema só dele... é geral!!

E como eu mesmo já disse aqui no fórum, é bom as empresas começaram a se preocupar em fazer carros que sejam capazes de suportar 60.000RPM sem dar tanta quebra, senão ja já vai ter kit de conversão dos Pro12 pra EP... Hehehe.

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2008 1:25 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Fala pessoal. Eu tb tenho um ta05.. Tenho o meu há mais e dois anos e nunca me deu dor de cabeça.
eu ando de lado c/ ele, drift, então quebras quase ñ existem. já experimentei vários motores nele, e em termos de transmissão aguentou até um Novak 4,5. upei bem o carro nos pontos que trariam benefícios, e não apenas estética. é meu primeiro carro e gosto muito dele.
um único ponto que queria ver quem anda c/ ta05 é se ele responde melhor p/ curvas à direita do que p/ esquerda. o meu sempre teve esse problema. e no drift faz toda a diferença.
Alguém notou isso?

MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2008 6:36 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Shibas, realmente havia notado isso, mas pensei que era alguma coisa de ajuste. Noto que quando ando em pisos mais lisos e deixo o carro escorregar, ele faz isso mais para um lado que para o outro. Não me lembro agora se é para a direita ou para a esquerda, mas ele tem essa tendência de escorregar mais para um dos lados, sim.

Motor Stock CO27/Latinha Johnson
GP 3700/IB 4200

MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2008 9:23 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Gunz escreveu:
rpompeu,

Só uma observação:

Você disse que o carro não aguenta muito bem o 5700kv com 3S e isso é verdade... mas na boa, NENHUM chassi da atualidade aguenta bem essa combinação. O 5700kv com 3S dá mais RPM que o 7700kv com 2S... e os caras que competem no modified com 7700kv e 6 cells NIMH já sofrem com as manutenções... e olha que todos eles usam chassis tops!

Então, o que eu quero dizer é que essa "fragilidade" do TA05 com a 3S na verdade não é um problema só dele... é geral!!

E como eu mesmo já disse aqui no fórum, é bom as empresas começaram a se preocupar em fazer carros que sejam capazes de suportar 60.000RPM sem dar tanta quebra, senão ja já vai ter kit de conversão dos Pro12 pra EP... Hehehe.

Gunz, se não me engano pelo menos os problemas dos diffs ja esta meio caminho andado. a HPI, HB e Serpent tem o diff traseiro em engrenagens, pelo que vi ontem la na pista, o diff se virou muito bem. sem problemas de estar refazendo sempre. e resistencia bem maior.

acho que as empresas tão percendo que a velocidade ta aumentando e os carros não estão aguentando.

vamo esperar mais um pouco pra ver

Imagem

MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2008 12:56 pm 
[Moderador]

Jura???

Quais carros tem isso??

Eu QUERO!!!!!! :D

== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2008 2:10 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Gunz escreveu:
Jura???

Quais carros tem isso??

Cyclone TC e S400

MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2008 8:10 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

alekimura escreveu:
Gunz escreveu:
Jura???

Quais carros tem isso??

Cyclone TC e S400

por acaso o usado no cyclone é o mesmo do Sprint 2

Imagem

MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2008 9:54 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Mas não é barato, um Diff de engrenagens da Serpent custa + ou - 150 reais, coisa que eu pagaria, claro.

MensagemEnviado: Seg Ago 18, 2008 12:31 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

kimura san, eu ñ vi diff de engrenagens pro cyclone não.. o que mudou no tc é que o dif de esferas foi retrabalhado. realmente no meu cyclone, o moore, o diff de esferas tem uma boa folga, o que faz a pulia literalmente balançar, tanto que coloquei o spool na traseira por causa disso.
uma coisa é certa, o cyclone tc barateou em relação ao primeiro cyclone. e agora c/ esse problema do diff resolvido é uma boa opção.
mas e o ta05?? alguém mais sentiu a dificuldade nas curvas?

MensagemEnviado: Seg Ago 18, 2008 12:46 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

shibas escreveu:
kimura san, eu ñ vi diff de engrenagens pro cyclone não.. o que mudou no tc é que o dif de esferas foi retrabalhado. realmente no meu cyclone, o moore, o diff de esferas tem uma boa folga, o que faz a pulia literalmente balançar, tanto que coloquei o spool na traseira por causa disso.
uma coisa é certa, o cyclone tc barateou em relação ao primeiro cyclone. e agora c/ esse problema do diff resolvido é uma boa opção.
mas e o ta05?? alguém mais sentiu a dificuldade nas curvas?

Esse ano eu ainda vou de TC5, carro que me passa muita trnaquilidade, acerto relativamente tranquilo, peças faceis de achar e o carro é um tanque, muito robusto, mas pro ano que vem, devo mudar pra algo mais punk.

MensagemEnviado: Seg Ago 18, 2008 2:10 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Pessoal, sou iniciante e meu segundo carro é um TA05 (que comprei zerado do GUNZ, cara muito gente fina por sinal), faz uma semana que estou com ele e por falta de tempo, consegui andar com ele pela primeira vez agora pouco. Bom, percebi que o carro anda muito bem com o motor original, mas não tenho muito parâmetro para comparar, pois meu anterior é um TA02 com um latinha de 1988 pouco usado, mas muito antigo e ficou parado uns 10 anos...
Pesquisei vários sites antes de comprar, muita gente falava bem dele, e algumas pessoas tinham problemas com a direção que vira mais pra um lado do que pro outro, direção raspando (que na verdade é devido a montagem invertida de uma peça que tem os dois lados "quase" iguais), etc...
Por enquanto estou achando um excelente carro, tem mais regulagens do que eu dou conta de regular e me pareceu bem resistente (primeira volta = primeira porrada, não aconteceu nada... heheheheh). Estou pensando futuramente em um 27T e depois um 23T, até eu aprender a dominar esses motores vai bastante tempo e diversão.

Shibas, esse negócio de derrapar mais pra um lado do que pro outro, bem, eu não manjo muito, mas pelo que já consegui ler sobre RCs, deve ser por causa da posição do motor, tipo, se vc deixar ele em cima de uma caixa lisa, sem pegar as rodas no chão e acelerar no máximo, vai perceber que ele vai virar com a vibração sempre (ou quase sempre) para o mesmo lado, acho que é por causa da posição do motor, e o sentido da rotação, essas tretas desse tipo, força centripeta, centrifuga, força "liquidificador" ou coisa parecida... :lol:. Me parece que isso é mais facil de notar em carros com cardã, mas eu acho que também deve acontecer em carros com correia.

É isso aí, achei um puta carro, tem ups pra dedel, inclusive de outros fabricantes e estou contente pra caramba, pareço criança com presente de natal hahaaaahahaha !!!

Fernando Scolari.

Turnigy 5.0 20C/Flightmax 5.0 20C
Sanwa MX-3

MensagemEnviado: Seg Ago 18, 2008 3:47 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Scolari deve ser isso mesmo o lance de jogar mais p/ um lado, no caso o lado do motor, o que facilita as curvas à direita..mas isso ñ chega a atrapalhar demais a pilotagem. No ponto montagem da direção tá tudo c/ ups e modificado p/ ter o máximo de esterço possível. Só ñ posso falar nada qto resistencia dos diff, pois o meu sempre usei one way na frente e spool atrás.
Em suma um bom carro, tem suas limitações, lógico, mas atende bem tanto no drift qto no grip.
alguém mais?

MensagemEnviado: Seg Ago 18, 2008 9:16 am 
[Moderador]

Cold Fusion escreveu:
por acaso o usado no cyclone é o mesmo do Sprint 2

O que é disponível como hop up né?
O original que vem no Sprint 2 (que é de engrenagem) não deve servir no Cyclone não.

Esse final de semana, pela primeira vez, andei de LiPo 2S com 7700 e 5700... realmente as LiPos detonam o chassi, é impressionante!! Andei uns 3-4min com 7700 e já vi que as correias tiveram mais desgaste do que todo o tempo que andei com 7700 e NiMh, e pela 1º vez eu consegui comer um pouco a coroa... troquei pelo 5700 e melhorou um pouco.

Realmente os nossos chassis não são feitos pra LiPo... ainda! Ainda mais as 3S...

== Team Associated B3 ==

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas