RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 8:16 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2008 2:43 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 7:57 pm
Mensagens: 321
Localização: Vila Prudente - São Paulo - SP
Moçada, estou "restaurando" um TA03F, vou usá-lo para drift. Fico um pouco preocupado com o motor na frente, relativamente sujeito a danos no caso de alguma batida, principalmente porque não tem espaço parainstalar um bumper.

Aí comecei a olhar melhor...

Alguém já percebeu que no TA03F com chassis "banheira" original, pode-se inverter os blocos dianteiro e traseiro, ou seja, montar o bloco dianteiro na parte de trás, e vice-versa, de modo que o motor sai da dianteira e passa a ficar no meio do carro?

Assim, o carrinho deixa de ser um TA03F e passa a ser um "TA03R".

Bom, quase...

No chassis TA03R "de verdade" a bateria fica montada mais para a frente, enquanto que com a adaptação ela vai ficar perto do motor, ou seja, o peso será jogado mais para trás.

Perguntas:

1) Alguém já tentou fazer esta mudança?
2) O motor na traseira do carro tras alguma vantagem de desempenho ou dirigibilidade em relação ao motor dianteiro?
3) Para drift, seria vantajoso concentrar o peso do carro um pouco mais para trás?

_________________
Stampede XL5
Yokomo YR-4 M2-J
Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing)
Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2008 4:14 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
meu amigo eu tenho um ta03f e um ta03r , sou ruim de drift mas acho que o ta03f é melhor porque deixa a trazeira mais souta.
quanto as modificações de F para R são faceis, mas presta atenção que existe 3 tipos de cx de difs nos ta03, e é possivel montar com dois motores, tem uns sites só sobre o ta03 cheios de fotos.

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2008 5:22 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 7:57 pm
Mensagens: 321
Localização: Vila Prudente - São Paulo - SP
Rene, acho que você vai lembrar de mim, eu sou aquele cara que você conheceu na New Power junto com o filho loirinho e pentelho...

Pode me passar alguns links interessantes sobre o TA03?

_________________
Stampede XL5
Yokomo YR-4 M2-J
Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing)
Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2008 9:45 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
tem alguma coisa aqui,
http://driftercentral.com/forums/index.php?showforum=84
eu nào costumo guardar os links, todos que eu vi foram aqui no forun, a pouco tempo tinha um com mais de 200 paginas sobre ta03, alguem deve lembrar onde era.

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2008 9:58 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
achei , são 219 paginas para passar a noite,
http://www.drccentral.com/forums/index.php?showtopic=48
boa sorte.

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2008 10:30 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
O TA-03 pra mim é a abordagem mais interessante jamais feita pra um RC.
Na minha humilde opinião, o chassi mais original já pensado, e possivelmente o chassi que tem a distribuição de peso mais uniforme que já vi.

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2008 11:53 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 7:51 pm
Mensagens: 995
Localização: Santos-SP
Helvio Lagares escreveu:
O TA-03 pra mim é a abordagem mais interessante jamais feita pra um RC.
Na minha humilde opinião, o chassi mais original já pensado, e possivelmente o chassi que tem a distribuição de peso mais uniforme que já vi.


Por esse motivo, o pessoal que anda de drift lá fora, troca um rim por um TA-03 zerado. É o carro até o momento, considerado o melhor para drift. Estão surgindo outros com design radical como o HPI, mas ainda tem gente que prefere o TA-03.
Ah... isso se aplica ao TA-03F, o R não tem o mesmo equilíbrio.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 22, 2008 9:37 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 7:57 pm
Mensagens: 321
Localização: Vila Prudente - São Paulo - SP
Rene, muito obrigado!

Sobre trocar o rim, o meu TA03 ESTÁ ZERADO! Como tenho 5 cálculos renais "armazenados", acho que vou atrás da troca...

Falando sério, pelos comentários de vocês já percebí que o melhor é deixar o chassis quietinho, com o motor na frente...

Abraços!

_________________
Stampede XL5
Yokomo YR-4 M2-J
Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing)
Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 22, 2008 12:14 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Out 28, 2007 9:34 am
Mensagens: 1238
Localização: São Paulo
eu não sei porque.eu gosto mais do TA03R! já tive um R e um F que transformei em R!
Finck se voce que transformar o seu é muito facil! :mrgreen:
na foto ai eu indiquei as peças que tive que trocar quando trasformei o meu antigo TA03
o mais complicado é o esticador de correia!o bumper e o case gear tem na New Power!
o resto usa tudo do seu F mesmo!
se precisar posso te ajudar na conversão! :mrgreen:
Imagem

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 22, 2008 5:23 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 7:57 pm
Mensagens: 321
Localização: Vila Prudente - São Paulo - SP
Fala, Tide!

Estou achando que não há vantagem, a distribuição de peso fica realmente comprometida para drift...

Veja, pela foto, que o cara encheu a frente do carrinho de chumbo, provavelmente para equilibrar o chassis (se fosse apenas para atingir peso mínimo numa competição, não haveria porque concentrar tudo na frente).

Outro detalhe é que o meu TA03 tem chassis de plástico e, se eu mantiver o original a bateria fica muito para trás, agravando a concentração de peso na traseira. Teria que trocá-lo também.

Acho que eu vou manter a configuração original, e conversar com o Alberto da Thunder para fazer um chassis de fibra de vidro...

_________________
Stampede XL5
Yokomo YR-4 M2-J
Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing)
Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 23, 2008 8:00 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Ago 15, 2007 1:29 am
Mensagens: 965
Localização: Brasil/Paraná
Lembrando que o TA03 pra drift é muito bom pra pista com traçado curto e travado,em traçado mais longo tbm anda bem,mas ai toma coro dos medalhões Yokomo e outras marcas como HPI Cyclone!
Mas o 03 não faz feio não!
E o melhor é deixar o motor na frente mesmo!Rcs com motor traseiro tem tendencia em sair muito de dianteira no drift,meu Yokomo LCG por exemplo ta com 70g de peso na frente!

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 23, 2008 12:25 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Set 11, 2007 10:15 am
Mensagens: 1504
Images: 5
Localização: Cabo Frio / Macaé - RJ
po ainda bem que achei esse topico, estou com um 03 aqui e queria mudar o motor pra drift
pelo que estou vendo aqui primeiramente minha correa vai ficar pequena pro chassi

download/file.php?id=4146

tava vendo a foto que voce postou, o que é isso que esta envolvendo os pneus?

_________________
Em 2021 os sobreviventes: Traxxas Slash 2WD / Himoto Troian 1/16


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 23, 2008 3:13 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Ago 08, 2007 5:35 pm
Mensagens: 2040
esses pneus são os pneus da yokomo pra Drift
eles são de borracha com um anel de plastico no meio
saca???

sobre o TA03F ele tem a distribuição de peso perfeita pra Drift
a distribuição dele é de 50/50 e o R tem 30/70 a traseira é mais pesada...

eu tenho um F e não me arrependo....
quem quiser transformar de F pra R e R pra F eu tenho uma lista de peças depois posto aqui

abraçosss

_________________
Imagem
VISITE: ZERO GRAVITY DRIFT R/C


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 23, 2008 3:19 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Ago 08, 2007 5:35 pm
Mensagens: 2040
Lista de peças para conversão:
TA03F para TA03R, você vai precisar:

- TA03R front gearbox (B Parts, 50743)
-TA03R bumper tree (E Parts, 50717)

De TA03R para TA03F, você vai precisar:

- TA03F rear gearbox (B Parts, 50699)
- 2x 16T pulley ou belt tension (w/15T pulley)
- 50698 TA03 A Parts (motor under guard)

deixei os nomes das peças em inglês que para encontra é maisfacil

qualquer coisa é só perguntar
:mrgreen:

_________________
Imagem
VISITE: ZERO GRAVITY DRIFT R/C


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 24, 2008 9:35 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 07, 2007 10:15 pm
Mensagens: 3269
Localização: São Paulo, SP
Eu deixaria o motor na frente....a transição de peso na retomada fica menos abrupta e com isso, dá pra sair mais forte (ao meu ver)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB