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MensagemEnviado: Dom Abr 06, 2008 8:56 pm 
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Projeto Maluco Dragster (ou o raio que o parta?)

Tempos atrás eu falei aqui de um projeto meu de construir um dragster.

Pois bem, praticamente parei a construção, mas pelo menos faço um passo a cada mês.... daqui a 4 anos estará pronto!

Pois bem, o projeto é bem simples:

Pneus traseiros de pan-car
Pneus dianteiros de aero (bem finos, BEEEM finos)
Motor Latinha ou Stock (O motor ia ser à elástico, mas por falta deste material no país, desisti)
Transmissão direta, sem diferencial
ESC ou Speed Mecânico
Chassis em balsa (material do qual é feito os aeromodelos)
Alguma bateria bem leve

É isso!

Nas fotos abaixo, como eu adaptei as rodas convencionais em pneus de pan-car:


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Editado pela última vez por Fernando em Qua Mar 31, 2010 1:49 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Dom Abr 06, 2008 10:22 pm 
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Aí, Fernando, estava esperando você criar este tópico...

De cara, posso lhe garantir que chassis em balsa não vai aguentar o tranco. Faça em fibra de vidro (bom e fácil), de carbono (melhor e difícil) ou de alumínio (ruim, pode entortar na arrancada). Se você quer algo leve e resistente, tente um pedaço de placa virgem em fibra de vidro para circuito impresso. Tem lojas de eletrônica que vendem isso pela internet.

Ou, compre pronto: um chassis de formulinha é perfeito como partida, e sua parte dianteira pode ser refeita, mais alongada, com a chapa de fibra que falei acima.

Fazer a transmissão direta você quer dizer sem diferencial, certo? Se sim, OK, está no bom caminho. Afinal, drags não andam em curvas, então não precisam de diffs.

Mas se você estiver falando em fazer o acoplamento do motor diretamente na roda, sem um conjunto de coroa e pinhão, esqueça de novo. É preciso ter alguma redução, pois os motores (mesmo latinha) tem giro alto, e torque relativamente elevado, e aí o seu drag vai ficar patinando e perderá tempo na largada.

Estou fazendo um drag também, a partir de um antigo pancar Trinity. O motor será um 13x2 (é o mais forte que eu tenho), e o acionamento ainda não decidí se usarei um ESC Novak Cyclone que tenho, ou se vou fazer o acionamento por servo/micro-switch.

Tenho que parar agora, mas vamos continuar discutindo o assunto...

Segue aquele link que eu já te passei, para o caso de haver mais interessados:

http://www.rcdrags.com

Abraço!

Finck

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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 8:02 am 
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É com coroa e pinhão!

E tenho convicção que a balsa aguenta, desde que bem projetado. E com peso infinitamente menor!


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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 10:38 am 
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a madeira aguenta sim sem problemas

fernando, se precisar de speed mecânico, tenho um sobrando, ai é só pagar o sedex que te envio :wink:

outra coisa que se pode usar junto com a madeira seria placa de circuito impresso, é barato e bem leve, que aumentaria em muito a resisteÇencia do chassi e te daria algo plano e fechado pra montar os componentes como motor, speed, relação....

quero ver pronto ele :D

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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 11:14 am 
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O Decz mencionou "placa de circuito impresso", o que eu também sugerí.

Mas este material tem em duas "versões", a de fenolite, mais comum e frágil, e a de fibra de vidro (a que eu recomendo), mais resistente.

Não é uma chapa grossa que nem as que se usa em chassis de RC normais, ela é bem mais fina (1 mm) e leve.

Pode ser deixada com a face cobreada intacta, fica muito difícil de quebrar, porém mais pesada. Para remover o cobre, se quiser, é só deixar a placa mergulhada numa solução forte de Percloreto de Ferro (que vende no mesmo lugar onde tem a placa).

Será que dá para achar rodinhas de aero com aparência mais "automobilística"? Gostei da idéia de usá-las na frente, mas as que eu já ví são meio feinhas, eu queria algo mais "fashion" (eu sei, é coisa de bicha...).

Quanto ao micro-switch, já descobrí que custam menos de R$ 5,00, e que os modelos com alavanca ("chapinha") mais longa exigem muito pouca força para acionar, o que significa que podem ser acionadas por micro-servos (mais leves...).

Aliás, os gringos usam micro-servos também na direção, para aliviar peso, e alguns modelos trabalham com motores de 6 voltas :shock: :shock: :shock: :shock: , chegando a percorrer o "quarto de milha em escala" (cerca de 40 metros) em torno de 1 segundo :shock: :shock: :shock: :shock:

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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 1:03 pm 
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ô loco!!!! 10 metros por segundo !!!

pára-quedas pra freiar !!!!!!!!


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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 1:14 pm 
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Fernando escreveu:
ô loco!!!! 10 metros por segundo !!!

pára-quedas pra freiar !!!!!!!!



10 não 40 metros :twisted:

Finck, a de fibra de vidro mesmo que sugeri, pensei que tinha falado mas acabei só falando da placa, valeu :wink:

Fernando, mas se for colocar aplaca, fica bonito se deixar a parte cobreada intacta, passando um durex por cima dela pra não riscar e pintar o resto do chassi em preto, fica doido.

Sobre a roda de aero, eu também tenho num dragster que vou montar mais pra frente :twisted: (projeto antigo mesmo... :oops: ), eu vou colocar uma chapinha de estireno na frente dela, ficando com o aro "fechado", igual de dragster ou de alguns funnycars

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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 2:08 pm 
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É, 40 m/s, ignorância total...

Alguém já postou uma foto, não sei se foi neste forum, em que um carrinho com chassis de alumínio ENTORTOU devido à tração... Entortou mesmo, dobrou no meio...

Sobre o "lado cobreado" da placa, o melhor é usar o método dos hobbistas de eletrônica: passar BREU na placa. Compra-se breu em pó em depósito de material de construção (serve para impermeabilizar colunas de madeira, eu acho), dissolver 1 colher de sopa em 1 copo de álcool, misturar bem. Limpar a placa direitinho com Kaol ou Brasso, ou com lixa d'água bem fina (1500 ou 2000), tomar cuidado para não encostar os dedos na parte cobreada para não manchar, e aplicar o breu com um chumaço de algodão. Fica perfeito!

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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 2:44 pm 
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Uma opção legal de rodas dianteiras seriam rodas de setup !

Outro projeto maneiro na web:
http://www.bigsquidrc.com/projects/drag_build.php/

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Fernando Gonçalves
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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 8:47 pm 
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Aqui estão as rodas que estou usando / pensando em usar


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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 8:57 pm 
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Muito interessantes xará, me passe detalhes delas e onde consigo iguais ??
valeu ! Vai ficar show o drag !
E a bolha ? Vai ter bolha ou vai fazer algum esquema com balsa tbm ?

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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 9:12 pm 
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Bolha não vai ter, vou só encapar com monokote ou papel de seja

Quanto à roda, é uma destas, só não lembro a medida (depois pego uma régua)

http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_loja/Produtos.asp?Produto=HY00600804&id=RODA%20DE%20ESPUMA%20SUPER%20LEVE%20P/%20PARK%20FLYERS%2030mm.%20X%209mm.%20(par)


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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 10:39 pm 
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Fernando escreveu:
Aqui estão as rodas que estou usando / pensando em usar



a mesma roda que tenho cara, muito leve elas

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MensagemEnviado: Ter Abr 08, 2008 1:38 pm 
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Estou começando a entender o que você quís dizer com "chassis de balsa"...

Você quer fazer uma "armação" no formato de um dragster slingshot (os compridos...), e revestí-la com aqueles filmes usados em aero?

Quanto às rodas de aero, os modelos da foto são interessantes... Vou dar uma procurada e ver se acho parecidas.

Meu projeto é bem diferente, vou preparar um chassis que já tenho, um pancar Trinity Street Spec de fibra de vidro, aliviar seu peso, e montar com a bolha de Ford 32 Hot Rod que a Lynx lançou recentemente (e eu já comprei a minha...). Na traseira, vou usar rodas de pancar (tipo "fórmula"), mas com pneus de espuma de diâmetro maior (vou encomendar com o Alberto da Thunder, ele corta na medida desejada). Na frente, a idéia das rodas de aero é boa, ou talvez eu as construa à mão, com um sanduíche de chapa de poliestireno (acha-se em lojas que vendem material para plastimodelismo ou ferromodelismo), e usando "o-rings" como pneus.

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MensagemEnviado: Qui Abr 10, 2008 3:36 pm 
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Olhem o carro abaixo.

Ele NÃO BATEU...

Eu não falei que era ignorante?

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