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MensagemEnviado: Qua Jul 26, 2006 8:21 pm 
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opa eae galera td bem? então eu tava dando uma olhada nesse tópico aqui:

http://www.rceletrico.com/forum/viewtop ... sc&start=0

aproveitei e calculei a relação do meu e deu 8,98363636... (coroa 81 dentes e pinhão 22) isso pra um motor yokomo stock s-123.

minha intenção é montar no carro um motor 13 ou 12 voltas... eae qual relação vcs indicam pra coroa e pinhão? alguem tem ideia de onde eu acho essas relações pra yokomo? se nao tiver yokomo, posso adaptar uma relação de outro carro? se sim, de qual modelo? existem lugares q fabricam sob encomenda?

pra facilitar, eu tirei algumas fotos:

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agradeço desde já a ajuda galera... te +


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MensagemEnviado: Qua Jul 26, 2006 11:02 pm 
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Depende de onde você for andar.
Na pista o ideal é andar entre 7,0 e 9,0...depende muito do traçado.
A marca você pode comprar de qualquier marca desde que tenha o mesmo pitch.
Você calcula e vê qual coroa e qual pinhão você quer e compra....
Não tem segredo! É bastante simples!

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MensagemEnviado: Qui Jul 27, 2006 1:23 am 
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prcg escreveu:
Depende de onde você for andar.
Na pista o ideal é andar entre 7,0 e 9,0...depende muito do traçado.
A marca você pode comprar de qualquier marca desde que tenha o mesmo pitch.
Você calcula e vê qual coroa e qual pinhão você quer e compra....
Não tem segredo! É bastante simples!



entendi... então eu meço o tamanho do pitch e compro a coroa e o pinhão de acordo com o calculo... qto menor o numero, mais longa é a relação certo?

uma dúvida q me apareceu aqui: no tópico q eu citei tem escrito q a redução do diferencial é ~=2,44... essa redução é padrão ou varia de acordo com os dentes do diferencial? se não, qual é o calculo para descobrir a redução? o meu diferencial tem 35 dentes...

agradeço desde já a ajuda... valeu!


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MensagemEnviado: Qui Jul 27, 2006 1:36 am 
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schivas escreveu:
prcg escreveu:
Depende de onde você for andar.
Na pista o ideal é andar entre 7,0 e 9,0...depende muito do traçado.
A marca você pode comprar de qualquier marca desde que tenha o mesmo pitch.
Você calcula e vê qual coroa e qual pinhão você quer e compra....
Não tem segredo! É bastante simples!



entendi... então eu meço o tamanho do pitch e compro a coroa e o pinhão de acordo com o calculo... qto menor o numero, mais longa é a relação certo?

uma dúvida q me apareceu aqui: no tópico q eu citei tem escrito q a redução do diferencial é ~=2,44... essa redução é padrão ou varia de acordo com os dentes do diferencial? se não, qual é o calculo para descobrir a redução? o meu diferencial tem 35 dentes...

agradeço desde já a ajuda... valeu!


A redução varia de modelo pra modelo. Você pega o numero de dentes do diferencial e divide pelo númeor de dentes da polia por onde passa a correia que vai pro diferencial.
Pra saber se o seu pitch é 64 ou 48 é complicado porque com 81 dentes tem dos dois.
Talvez dê para eu descobrir qual é pelo diametro do seu...se você medir eu posso de dizer qual é.

Quanto menor for o número da relação, mais longa ela é.

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MensagemEnviado: Qui Jul 27, 2006 1:55 am 
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prcg escreveu:
schivas escreveu:
prcg escreveu:
Depende de onde você for andar.
Na pista o ideal é andar entre 7,0 e 9,0...depende muito do traçado.
A marca você pode comprar de qualquier marca desde que tenha o mesmo pitch.
Você calcula e vê qual coroa e qual pinhão você quer e compra....
Não tem segredo! É bastante simples!



entendi... então eu meço o tamanho do pitch e compro a coroa e o pinhão de acordo com o calculo... qto menor o numero, mais longa é a relação certo?

uma dúvida q me apareceu aqui: no tópico q eu citei tem escrito q a redução do diferencial é ~=2,44... essa redução é padrão ou varia de acordo com os dentes do diferencial? se não, qual é o calculo para descobrir a redução? o meu diferencial tem 35 dentes...

agradeço desde já a ajuda... valeu!


A redução varia de modelo pra modelo. Você pega o numero de dentes do diferencial e divide pelo númeor de dentes da polia por onde passa a correia que vai pro diferencial.
Pra saber se o seu pitch é 64 ou 48 é complicado porque com 81 dentes tem dos dois.
Talvez dê para eu descobrir qual é pelo diametro do seu...se você medir eu posso de dizer qual é.

Quanto menor for o número da relação, mais longa ela é.



entendi... fiz os cálculos:

35 : 15 = 2,33 (redução do meu carro)
81 : 22 = 3,68
3,68 x 2,33 = 8,57863 (relação do meu carro)

então meu carro está com uma relação curta... fazendo alguns cálculos eu teria q aumentar uns 3 ou 4 dentes do meu pinhão pra reduzir pra cerca de 7,5 minha relação... será q se eu aumentar o diametro dos meus pneus eu consigo aumentar um pouquinho essa relação?

então cara, vc quer o diametro do q exatamente? do pinhão ou da coroa? eu meço sem problemas. agradeço novamente a ajuda. obrigado


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MensagemEnviado: Qui Jul 27, 2006 2:18 pm 
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O diametro da coroa.
Aumentando o diametro do pneu o carro vai andar mais de reta sim, mas o diametro do pneu não entra na fórmula da relação, pois todos usamos pneus de borracha que tem o diametro padrão.

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MensagemEnviado: Qui Jul 27, 2006 3:06 pm 
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prcg escreveu:
O diametro da coroa.
Aumentando o diametro do pneu o carro vai andar mais de reta sim, mas o diametro do pneu não entra na fórmula da relação, pois todos usamos pneus de borracha que tem o diametro padrão.



o diametro da coroa é 44mm... então, conversando com um outro usuário daqui q tinha um modelo igual ao meu, ele disse q tem quase certeza q o pitch do meu carro é 48... mas por via das dúvidas está aí o diametro da coroa...

sobre o pneu, eu tenho um jogo de pneus pra carpete q sao mais estreitos do q os pneus pra asfalto... mas pelo jeito a contribuição do alargamento nao chega a contribuir tanto qto a questão do dente...

novamente obrigado


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MensagemEnviado: Qui Jul 27, 2006 3:54 pm 
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Acho que é pitch 48 tambem.
pneu mais largo não muda nada. O importante é a circuferência.

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MensagemEnviado: Qui Jul 27, 2006 4:32 pm 
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prcg escreveu:
Acho que é pitch 48 tambem.
pneu mais largo não muda nada. O importante é a circuferência.



ah ta pensei q a largura tb poderia interferir... já q é assim então fica os pneus q estão hehe...


agora eu so preciso achar algum lugar q venda pinhão de 25 ou 26 dentes com pitch 48...


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MensagemEnviado: Qua Ago 02, 2006 4:57 pm 
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então galera... eu encontrei os pinhões qu preciso... encontrei pinhão de 25 e de 26 dentes com pitch 48... :) e ambos os pinhões custam o mesmo preço :D

só q agora me surgiu outra dúvida: se eu usar o pinhão de 26 dentes, terei uma relação de 7,25 +/-... já usando o de 25 dentes terei uma relação de +/- 7,52... minha intenção é ter um elétrico q ande junto com combustão nas curvas e q não seja tão lento nas retas, pois eu moro mto longe da pista Le mans e aqui perto de casa tem uma pista pra combustão... e aí o q eu faço, uso o pinhão de 26 em um motor 12T single? uso o de 25 com motor 12T double? ou uso logo pinhão de 26 com motor 12T double? motor triplo não pretendo usar pq quero um carro q tenha boa arrancada tb...


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MensagemEnviado: Qua Ago 02, 2006 5:10 pm 
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Qual usar depende muito da pista. Não dá pra dizem qual é melhor assim...

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MensagemEnviado: Qui Ago 03, 2006 12:40 am 
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prcg escreveu:
Qual usar depende muito da pista. Não dá pra dizem qual é melhor assim...



vc conhece a pista do carrefour do tatuapé, q fica ali na avenida salim farah maluf? to procurando uma foto e nao acho... se nao me engano é a pista da associação paulista de automodelismo...


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MensagemEnviado: Qui Ago 03, 2006 2:43 pm 
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é a famosa "pista do BIG" q era antes de se tornar Carrefour

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Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


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MensagemEnviado: Qui Ago 03, 2006 11:01 pm 
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Milton Belli escreveu:
é a famosa "pista do BIG" q era antes de se tornar Carrefour



isso, ela mesmo... fica bem mais perto de casa do q a do ceasa...


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MensagemEnviado: Sex Set 28, 2007 2:08 am 
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pode me passar o end: ou dite de onde vc comprou o pinhão do seu yokomo .. vc tem algum 22t ai pra vende /
obrigado

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yokomo yr4 II /X-RAY EVO2/motor peak /ORION13t/speed hitec hfx/FUTABA MC330 /futaba 2pc /3pj/bolha: mustang 78 , skyline ,calibra,alfa


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