Thiago gomes nazario escreveu:
tenho um carregador turnyng daqueles simples. e deixei carregando e ele nao desligou sozinho, desliguei ele do carregador e medi a tensao por celula e tinha 4,2v por celula... fiquei preocupado com medo ter danificado minha bateria...
Não precisa se preocupar, Tiago. Na medição, sempre vai aparecer mais voltagem do que a indicada (3,7 Volts por célula). Isso é normal para LiPOs, pode confiar no seu carregador (desde que ele esteja configurado corretamente).
Para descarga de consciência, verifique se o seu carregador está configurado para parar de carregar automaticamente quando a bateria estiver 100% carregada (cheque a amperagem limite no carregador), e se o failsafe de 2 horas está ativado (o carregador desliga após duas horas de carga contínua). Ainda, verifique se o carregador está mandando na velocidade certa, que normalmente é 1C (o valor máximo em miliampéres da sua bateria).
Se estiver tudo ok, é só ir controlando a temperatura da bateria. Se estiver esquentando, desconecte imediatamente.