RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 9:16 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Mar 24, 2008 10:47 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Moçada, alguém sabe se é possível (e como se faz) para acionar um relé através de um dos canais de um receptor Futaba (T2PH, o modelo mais simples)?

Estou montando um dragster elétrico, para acionar o motor normalmente não se usa ESC (para não haver perda de tempo) mas simplesmente um interruptor (liga ou desliga o motor), normalmente o pessoal faz com um servo acionando um micro-switch, mas aí eu pensei, porque não usar o RX para acionar a bobina de um relé, cujos contatos (óbvio...) vão acionar o motor?

Qualquer dica é bem vinda!

Abraço

Finck

Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Mar 24, 2008 11:18 pm 
[Moderador]

O lance é usar um rádio de 3 canais, que dá pra acionar sim, mas tem que bolar uma gambiarra (uma placa na entrada do 3º canal ou um switch pra acionar via servo do 3° canal).

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Ter Mar 25, 2008 10:03 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Olá, Hélvio.

Na verdade, não é necessário o terceiro canal, pois os comandos são apenas direção e motor.

Fazer o acionamento mecanicamente (um micro-switch e um servo para empurrar sua alavanca) é justamente o que eu não queria, isso é o que todo mundo faz, e eu considero uma solução ineficiente, pois há um atraso (grande para esta aplicação...) entre o momento em que o servo recebe o sinal do Rx e se move até o ponto de acionar o switch.

Eu quero usar algum esquema para pegar o "trem de pulsos" que o Rx fornece ao servo e usá-lo para acionar a bobina de um relê.

Pergunta: Servos "high torque" costumam exigir uma corrente relativamente alta, não é? Um servo destes pode ser ligado aos Rx comuns da Futaba, ou exige algum modelo específico? Pergunto isso porque estou pensando em usar a placa de um servo desses, e trocar o motorzinho por um relê, o que poderia resolver o meu problema...

MensagemEnviado: Ter Mar 25, 2008 11:32 am 
[Moderador]

Tem uns servos chamados FET servos que usam mais corrente, tem até um fio extra pra isso, mas são mais raros e caros, e não tem uma diferença sensível de eficiência em relação aos comuns (ou pelo menos eu não percebi diferenças).
Servos de alto torque não puxam mais corrente que os outros, o que muda neles são as engrenagens, que são mais reduzidas e na maioria das vezes são engrenagens de metal com rolamentos. Na maioria das vezes, só muda a parte de cima do servo, aonde vão as engrenagens. Por exemplo, eu tinha um servo de torque que estava queimado, e outro servo comum de 3Kg com as engrenagens ferradas, então juntei os dois e pronto. Casou certinho, sem adaptações nem gambiarras.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Ter Mar 25, 2008 6:57 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Entendí... Valeu Hélvio.

Sobre o circuito para ligar e desligar alguma carga (como um relé, uma buzina, etc...) a partir de um canal do Rx, acabei achando um esqueminha na web, tem que testar para ver se dá certo mas, para quem se interessar, segue o link:

http://www.tuug.fi/~isaarine/electronics/rc-switch/

MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2008 5:38 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Finck se vc quer só acionar um rele direto na hora que vc acelerar por exemplo, acho que só usando o transistor com capacitor e os resistores na base, eliminando as portas logicas já funciona.

[]´s

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas