RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 1:47 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 2:48 pm 
Novo no Fórum

o que acho esquisito é como as duas baterias deram problema ao mesmo tempo(acho muita coincidência)... sendo que quando o rc entra em cut off eu já desligo para não ter problema com isso!!

MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 2:50 pm 
Novo no Fórum

andyadesivos escreveu:
João Victor escreveu:
Vladmir, é provável que a bateria tenha caído muito de voltagem, e balanceando vc não irá conseguir carregar.
Você deve achar um método de medir a carga de cada célula pra confirmar se é esse o problema, e caso seja,
há metodos de se resolver isso...

Eu fiz assim, nao sei se estraga ou nao, mas resolveu... Desconectei o plug balanceador e carreguei durante 5 min no modo nimh. Dai pluguei o cabo balanceador da bateria no carregador e carreguei normalmente. Fiz isso em 2 lipos minhas e estao ate hj boas... Creio q vale a pena tentar, mas nao sei se ela pode danificar, me corrijam qto a isso. Abraco.

Andyadesivos, agradeço a dica!! quando chegar em casa vou tentar esse metodo e ver se funciona, existe alguma possibilidade de ser o conector do meu balanceador??

MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 3:27 pm 
[Moderador]

Images: 0
vladmir, esse é o método de se resolver a baixa voltagem da bateria (se cair pra menos de 3V alguma célula, o carregador não carrega)...
Se você sempre tira na hora certa quando dá cutoff, talvez não tenha sido esse o problema, e se vc carregar muito tempo no modo NiMh,
sua bateria vai inchar... Muita coincidência mesmo duas baterias terem "estragado", eu achei que era só uma... Pode ser muita coisa envolvida,
o melhor a se fazer na minha opinião era verificar se esse problema que tem, é nas baterias mesmo, ou no carregador...
Vc não tem nenhum amigo que tenha um Buzzer, ou um multimetro, nada assim?

E também tem outro modo de tentar ver a voltagem da bateria, coloque pra carregar no modo balance, ele demora uns 2 segundos até dar o erro,
antes de dar o erro, vc aperte o botão para o lado, e vai aparecer a voltagem de cada célula, assim vc sabe o erro que o carregador está apontando,
bastaria vc descobrir se o carregador que está errado, ou a bateria está realmente ruim...

MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 3:53 pm 
Novo no Fórum

João Victor escreveu:
vladmir, esse é o método de se resolver a baixa voltagem da bateria (se cair pra menos de 3V alguma célula, o carregador não carrega)...
Se você sempre tira na hora certa quando dá cutoff, talvez não tenha sido esse o problema, e se vc carregar muito tempo no modo NiMh,
sua bateria vai inchar... Muita coincidência mesmo duas baterias terem "estragado", eu achei que era só uma... Pode ser muita coisa envolvida,
o melhor a se fazer na minha opinião era verificar se esse problema que tem, é nas baterias mesmo, ou no carregador...
Vc não tem nenhum amigo que tenha um Buzzer, ou um multimetro, nada assim?

E também tem outro modo de tentar ver a voltagem da bateria, coloque pra carregar no modo balance, ele demora uns 2 segundos até dar o erro,
antes de dar o erro, vc aperte o botão para o lado, e vai aparecer a voltagem de cada célula, assim vc sabe o erro que o carregador está apontando,
bastaria vc descobrir se o carregador que está errado, ou a bateria está realmente ruim...

João Victor, por incrivel que parece tentei isso!!! demora realmente uns 5 segundos antes de dar o erro...ai tentei jogando para o lado ver quanto tinha em cada celula e todas apontavam 000 000.
O engraçado e que no modo rapido ela carrega, acho que pode ser problema no conector do balanceador do meu carregador, pois as baterias 3s estão funcionando normalmente!!!

MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 4:04 pm 
[Moderador]

Se está acusando tudo zero, com certeza teu carregador foi pro brejo...

MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 4:10 pm 
Novo no Fórum

João Victor escreveu:
Se está acusando tudo zero, com certeza teu carregador foi pro brejo...

mas joão como pode ser o carregador, se aparentemente, ele está carregando as lipo 3s??

MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 4:49 pm 
[Moderador]

vladmir, talvez só o encaixe de balancear as lipos 2S tenha estragado, pode ter rompido a trilha ou algo assim...
Sabe o que vc pode fazer pra ver se é isso? Ligue o cabo de balancear da sua Lipo 2S no encaixe para balancear lipos 3S (ou qualquer um outro),
vc vai ter que forçar um pouquinho, tome cuidado pra não quebrar... Encaixe desde o primeiro pino, e tome cuidado pra não inverter o lado...

MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 4:52 pm 
Novo no Fórum

João Victor escreveu:
vladmir, talvez só o encaixe de balancear as lipos 2S tenha estragado, pode ter rompido a trilha ou algo assim...
Sabe o que vc pode fazer pra ver se é isso? Ligue o cabo de balancear da sua Lipo 2S no encaixe para balancear lipos 3S (ou qualquer um outro),
vc vai ter que forçar um pouquinho, tome cuidado pra não quebrar... Encaixe desde o primeiro pino, e tome cuidado pra não inverter o lado...

Valeu, vou tentar isso ai!!!

MensagemEnviado: Seg Mai 05, 2014 8:47 pm 
Novo no Fórum

Boa Noite Galera...

Eu também sou iniciante e recebi junto com o meu kyosho DBX ve 2.0 uma Bateria Lipo 5200 2s 7.4v da Marca KING MAX.
A gente não acha muitas informações desta bateria por ai... Dai vem minha Duvida. Esta Bateria é boa mesmo?? Será que o rendimento dela e similar as outras baterias conhecidas??

Agradeço a força moçada. Abçs

Abçs

KYOSHO DBX VE 2.0 - NOIER

MensagemEnviado: Ter Mai 13, 2014 1:53 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Pessoal, tenho um Kyosho DBX VE 2.0 que comprei mês passado e uso uma bateria Zippy Flightmax 5000 Mah, 3S, 11,1 v, 30C, que até o momento tá funcionando sem problema. No entanto andei vendo em lojas que existem baterias de 8000 Mah, 3S, 11,1 v, 100C. O manual do Kyosho pede no máximo baterias 3S, 11,1v e não fala nada com relação a Mah e "C". Pelo que já andei lendo sobre baterias Lipo, quanto mais "Mah" tiver a bateria, mais tempo vou poder usar o carro e quanto maior for o "C", maior se a descarga que vai para o motor, ou seja, o carro tem uma velocidade final maior. Pelo que eu entendi, desde que eu não aumente a voltagem para mais de 11,1 v (3S), eu poderia usar uma bateria de maior Mah e maior "C" no meu DBX VE. Estou correto ?

MensagemEnviado: Ter Mai 13, 2014 2:12 pm 
[Moderador]

Bernardo Mureb, em partes, vc está correto, mas vou explicar melhor.
Quanto mais mah tem a bateria, mais tempo vai durar, então vc vai ficar andando por um tempão sem pausas,
mas comprar uma de 8000mah nem sempre é legal, pelo fato de que o seu RC vai ficar mais pesado, vai consumir mais bateria,
pq o motor vai precisar desenvolver mais potência pra empurrar o peso, além de que como o motor vai ter que desenvolver mais potência,
essa bateria vai acabar forçando motor, ESC, chassi, tudo...
E sobre a quantidade de C's, que é a descarga da bateria, é assim. O motor do DBX VE 2.0 puxa 80A (só um exemplo, não sei se puxa isso mesmo),
você tem que comprar uma bateria que ofereça mais de 80A de descarga, se vc pegar uma que oferece 100A, seu RC vai dar tal velocidade,
mas não quer dizer que se vc pegar uma bateria de 200A, ele vai dobrar de velocidade. Até porque, quem decide quanto puxa, é o motor,
a bateria não empurra a descarga dela pro motor, ele é quem decide quanto vai puxar.
Uma descarga alta, realmente dá mais velocidade, mas a diferença é tão pouca, mas tão pouca, que vc só notaria se tivesse medindo a velocidade com um GPS.
O que não pode é seu motor puxar 80A e sua bateria oferecer 60A, no caso, a bateria vai inchar e talvez pegar fogo...
Primeiro, o DBX VE 2.0, embora seja 1/9, é dado como 1/10, o motor dele deve puxar por volta de 70A mesmo.
A sua bateria 5000mah 3S 30C, oferece 150A (vou ensinar o calculo da descarga de C para A) de descarga, como seu motor puxa metade disso,
se vc colocar uma 40C, seu carrinho vai se comportar do mesmo modo que se comporta com essa de 30C agora, não daria diferença...
Pra vc saber qual a descarga de uma bateria, vc deve multiplicar a capacidade pela quantidade de C (descarga),
que no caso da sua é 5000mah e 30C.

Primeiro a gente converte de MAH para A. Pra fazer isso, é só dividir a quantidade de MAH por 1000.
No caso da sua bateria, ficaria 5A.

Agora multiplica a capacidade em A pela descarga.

Que no caso seria 5A * 30C, ou seja, ela oferece 150A.

Ai vc vê quanto seu motor puxa, e vê se ela é suficiente. Como ela oferece o dobro do que o motor deve puxar,
vc pode ficar sossegado que não vai estragar a sua bateria não...

Uma dica é: Se vc sente vontade de andar mais, compre mais uma ou duas baterias iguais a que vc já tem agora, e quando acabar uma, coloca a outra,
vc vai andar bastante tempo assim, sem forçar nada...

MensagemEnviado: Ter Mai 13, 2014 3:05 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

João, valeu pela ajuda. Vou ficando com a que tenho mesmo, que já dá bastante tempo de uso.

Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas