RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 11:32 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Abr 10, 2014 9:49 pm 
Novo no Fórum

Images: 28
Fala galera! Alguém me ajuda? Comprei um Himoto Mastadon 4x4 brushless (meu primeiro RC), e ele veio com uma bateria 2S Lipo 1500 7.4 V. Queria saber se é uma boa bateria, o que significa esse monte de letrinhas e se posso, çom o tempo mudar para uma bateria mais potente (se ele agüenta?). PS. Veio com um carregador Lipo balance charger.
Sei que é muita dúvida para um tópico, mas se alguma boa alma puder me ajudar, agradeço!!
Valeu!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album

MensagemEnviado: Sex Abr 11, 2014 12:57 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 13
Falaê, Marcelo!

Primeiro, bem vindo ao nosso mundo! hehehe

Segundo, eu tb tenho um Mastadon... mas o meu é brushed, e usa bateria NiMH. Posso te dizer o que sei sobre as pesquisas que fiz, e pela minha experiência até agora com baterias LiPO.

Essa que veio com o teu modelo é muito boa. Mas pelo que sei, tem que colocar uma espuma prá ela não ficar sambando no lugar... hehehe...
As letrinhas são as informações da bateria. "2S" quer dizer que ela tem duas células, cada uma de 3,7 Volts (totalizando 7,4). Isso determina quanta energia ela despeja no ESC (cérebro do carro). Nesse seu Mastadon, vc vai ter que ficar nessas 2S mesmo. O que se pode fazer é conseguir uma 2S com mais amperagem. Ou seja, essa sua tem 1500mAh (miliampére), e esse valor determina a quantidade de energia que essa bateria consegue armazenar. Em resumo, maior amperagem = mais tempo andando. Mas cuidado, amperagem muito alta pode significar superaquecimento do ESC, do servo e principalmente do motor. Mas com essa bateria, ele deve aguentar, pelo menos, uns 20 min de carga.
Um detalhe importante sobre baterias LiPO é a questão de como carregar. O ideal é ter um carregador com balanceador, que vai fazer com que as células da bateria fiquem sempre com a mesma carga. Um modelo bem em conta é o iMax B6, vc acha no ML, ou mesmo no forum à venda. Custa em média R$90,00 (os baratos), e podem vir com fonte prá ligar na tomada ou não. Se não vierem, vc ainda pode usar, pois ele vem com um cabo prá vc ligar na bateria do seu carro (não o automodelo, o carro mesmo... hehehe).

Espero ter ajudado...

[]'s

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/

Personal album

MensagemEnviado: Sex Abr 11, 2014 4:40 pm 
Novo no Fórum

Images: 28
Bushido escreveu:
Falaê, Marcelo!

Primeiro, bem vindo ao nosso mundo! hehehe

Segundo, eu tb tenho um Mastadon... mas o meu é brushed, e usa bateria NiMH. Posso te dizer o que sei sobre as pesquisas que fiz, e pela minha experiência até agora com baterias LiPO.

Essa que veio com o teu modelo é muito boa. Mas pelo que sei, tem que colocar uma espuma prá ela não ficar sambando no lugar... hehehe...
As letrinhas são as informações da bateria. "2S" quer dizer que ela tem duas células, cada uma de 3,7 Volts (totalizando 7,4). Isso determina quanta energia ela despeja no ESC (cérebro do carro). Nesse seu Mastadon, vc vai ter que ficar nessas 2S mesmo. O que se pode fazer é conseguir uma 2S com mais amperagem. Ou seja, essa sua tem 1500mAh (miliampére), e esse valor determina a quantidade de energia que essa bateria consegue armazenar. Em resumo, maior amperagem = mais tempo andando. Mas cuidado, amperagem muito alta pode significar superaquecimento do ESC, do servo e principalmente do motor. Mas com essa bateria, ele deve aguentar, pelo menos, uns 20 min de carga.
Um detalhe importante sobre baterias LiPO é a questão de como carregar. O ideal é ter um carregador com balanceador, que vai fazer com que as células da bateria fiquem sempre com a mesma carga. Um modelo bem em conta é o iMax B6, vc acha no ML, ou mesmo no forum à venda. Custa em média R$90,00 (os baratos), e podem vir com fonte prá ligar na tomada ou não. Se não vierem, vc ainda pode usar, pois ele vem com um cabo prá vc ligar na bateria do seu carro (não o automodelo, o carro mesmo... hehehe).

Espero ter ajudado...

[]'s

Opa! Valeu pela ajuda.

Na verdade, decidi por esse RC depois de um papo nosso e umas pesquisas na NET. Vem cá: maior amperagem seria quanto? Quanto vc acha que ele aguenta? E quanto ao carregador, ele já veio com um "Lipo balance charger" isso deve ser um carregador com balanceador, certo? rs

Cara, valeu pelas informações!

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas