RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 11:00 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 8:44 am 
Novo no Fórum

Bom dia, galera.

Preciso de uma ajuda.
Tenho esse automodelo.....que apos de uns 4 meses de uso ja começou dar problema
Pelo problema acredito que seja o esc, receptor e o servo.

o carro so acelera e da ré não faz mais nada, e o esc fica fazendo muito barulho tipo um xiado.

A ajuda que preciso é que queria trocar o combo desse carro, pois é impossivel achar pessas dessa marca himoto, inclusive o receptor não acho em lugar nenhum.
o carro é esse do link abaixo

http://www.himotoracing.com/product/tru ... etails.php

aindei xeretando na hobbyking, rcmart e r2hobbies, mas ainda não sei como que escolho.

Se alguem puder me auxiliar ou indicar um combo agradeço, pois ja estou a mais de um mes sem andar e por enquanto não da para comprar um auto melhor.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 9:31 am 
[Moderador]

Images: 0
Rapaz, vc tem que analisar melhor o problema, e não acusar 3 peças mais caras que existem no automodelo e sair trocando,
vc pode estar gastando grana a toa, pode ser uma coisinha boba, talvez não seja, mas não custa procurar o problema...
Explica um pouco melhor o problema, explica porque você acha que é o ESC, o receptor e o servo ao mesmo tempo...
Na hobbyking tem muito combo bom, vc poderia pegar um ESC de 60A e um motor tamanho 540 de 3000 a 4000kv...
Mas tenho que te lembrar que para colocar um brushles nesse seu carrino aí vc tem que trocar o pinhão e a coroa de plástico pelos de aço...
O receptor e rádio que esses himotos usavam antigamente eram o GT2, hoje em dia eles estão trocando e estão colocando um receptor zuado e um rádio estranhom tem que ver se o seu rádio é o antigo ou não, mas se for o GT2 vc acha fácil no mercado livre receptor pra ele, por 20 reais...
Se for aquele rádio da himoto novo, nem vale mais a pena investir num receptor pra aquilo, é melhor comprar um rádio novo...

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 9:47 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Falou tudo João =]

Brown tente testar outro receptor pois é o que seria mais facil e acredito ser o mais barato tbm!

Boa sorte rapaz !

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 10:33 am 
Novo no Fórum

Fala galera.

obrigado pelo retorno.
Infelizmente estou no trabalho e não da para bater foto ou até upar um video.
Desconfio das tres peças, pois um amigo pois o mesmo carro e fizemos testes nas peças.
O servo original não esta funcionando mesmo, ai troquei por um servo futaba 3kg que veio junto no meu radio do aero.

Quando ligo o receptor do radio desse outro no meu carro, o carro acelera e vira (somente para um ladO)porem o esc continua xiando. Depois de um tempo o carro não faz mais nada não acelera e nem vira, ao desligar novamente ele volta a funcionar por um tempo depois para.

Ao ligar somente o servo do meu carro no outro carro, o carro funciona normalmente, mas as vezes ele começa a so virar para um lado novamente. Ai desligo e volta tudo ao normal.

Ao ligar o meu receptor no outro carro, o carro não vira, por isso que acredito que meu receptor tambem esteja com problemas.

Também não sei se esta havendo algum conflito com o servo ser da futaba, não acredito que seja problema do servo, pois tenho 4 servos iguais e em todos acontece o mesmo cenario, funciona normal e depois começa somente a virar para a direita.

A ideia era de trocar o combo até por um brushless a prova d'agua e poder usar uma lipo, pois as baterias Nimh não tem graça so 15 minutos. Caso um combo para esse monster ficar muito caro, a ideia é so trocar a eletrica e manter esse motor latinha 540 mesmo.
Não sei se consegui explicar melhor, ou dar uma ideia no que pode ser. Sinceramente não sei mais o que fazer com esse alto. Tenho um HPI Sprint 2 flux e montei um sakura D3 e não tenho problema nenhum com esses carros, mas esse himoto é so tristeza.

Mas obrigado desde ja galera

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 11:39 am 
[Moderador]

Bom, se vc já fez testes, e concluiu que é isso mesmo, o que se tem a fazer é trocar mesmo...
O ruim é quando não dá para testar. Só desconfiei porque é dificil dar problema em mais de uma peça ao mesmo tempo,
e provavelmente seu servo está bom, o que está ruim é o receptor, ou o ESC que pode estar com o BEC fraco ou algo do tipo...
Um combo brushless é caro se comprar no Brasil, mas um bom brushed também é, vale a pena pegar um combo brushless na hobbyking,
e um rádio logo, o servo lá tem bons e baratos também se decidir trocar esse, é só escolher e comprar...

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 11:50 am 
Novo no Fórum

Então João.

Valeu pelo retorno, eu vou trazer de fora mesmo, mas estou na duvida em qual escolher porque sou novato ainda em saber , qual esc se adapta a qual motor, qual servo, essas coisas.
Por isso estou pedindo uma dica ai do que escolher, ja li muita coisa na net, mas ainda não tenho confiança em comprar, porque ja comprei um servo, achando que ia dar certo para meu carro de drift e não deu tendo que comprar outro novamente por falta de conhecimento. Eu concordo no brasil não da para comprar nada, tudo dos meus autos e aero trago de fora.
estou xeretando na hobby e na rc mart. Em relação ao radio, vou procurar pelo receptor dos radios que ja tenho se não é muita tranqueira em casa srsrs.
Voce comentou de um ESC de 60A e um motor tamanho 540 de 3000 a 4000kv, vou verificar se na hobbyking ja acho o combo.
A e o servo cara, o original a unica coisa que esta escrita é 3kg.....fui nessa onda de procurar um servo 3kg, e o que comprei não serviu, na verdade era até um servo para aero, pois era muito fraco.

Desculpe ficar com tanta duvida e pergunta,o problema que na minha cidade, as lojas do hobby so exploram e cada ida la é no minimo 100 reais, por isso que desisti, o sakura conseugi ajuda em forum e youtube....o problema é com esse himoto que no proprio site do fabricante as informações são pobres, isso sem contar o manual que veio no auto.

Mas desde já agredeço a paciencia da galera, se alguem ver um combo e mandar um link ai ja ajuda......pois ficar perdido é ruim demais srsrsrs

abs

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 11:53 am 
[Moderador]

Rapaz, agora vou ter que ir pro curso, mas prometo que de noite vou pesquisar e postar aqui
o que seria legal pra vc comprar, e como saber se o motor, ESC, servo, etc são compatíveis...

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 12:22 pm 
Novo no Fórum

Opa, Valeu João

fico no aguardo.

abs

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 3:56 pm 
[Moderador]

Cheguei muito mais cedo que esperava, aconteceu vários imprevistos, mas to aqui pra responder agora...

Olha só, seu automodelo é 1/10, como um automodelo 1/10, ele segue um padrão de tamanho para o motor e o servo,
o padrão do motor você já sabe, que é 540, geralmente esses motores possuem 36mm de diâmetro, podendo variar um pouco, mas sempre próximo disso.
Então, para escolher um combo, ESC/Motor para seu automodelo, você deve escolher um motor de sua preferência, ver quantos ampéres ele puxa contínuamente, e comprar um ESC que suporte uma amperagem um pouco maior que a contínua dele, para o ESC trabalhar com um pouco de folga.

Por exemplo, quero comprar esse motor:

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__ ... 620KV.html

Olho a amperagem dele, e vejo que ele puxa 50A contínuos, então seria interessante que eu pegasse um ESC de pelomenos 60A
para trabalhar com folga. Mas observo também que ele é um motor "sensored", ou seja, ele é um motor que possui sensor,
se eu quiser usar o sensor dele (deixa mais eficiente na saída, e em altas rotações) eu tenho que comprar um ESC que suporte
motores sensored também, então eu optaria por um como esse:

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__ ... less_.html

Que possui 60A, suporta motores sensored, e suporta baterias 2S, que são as maiores que se podem usar no motor...

Também tem que observar na hora de comprar, que o seu carrinho usa pinhão do pitch 42 (pitch é o padrão de medida do tamanho dos dentes, pinhão e coroa tem que ser do mesmo padrão), uma coisa que eu sei é que não existem pinhões pitch 42 com furo para eixo de motor 5mm, se existem são raros, o padrão de eixo para o seu automodelo, é de 3,17mm, ou seja, esse motor serve muito bem no seu carrinho.

Só não seria legal usá-lo no seu carrinho porque o seu carrinho é offroad, possui rodas grandes e anda em terrenos acidentados e pueris, o motor é aberto, em lugar com poeira, ele acumularia sujeira, e por ter a quantidade de kv (RPM por volt da bateria) muito alto, ele teria pouco torque (quanto mais kv, mais rotações, menos torque).

Ou seja, o ideal pro seu carrinho seria um motor: 540 com eixo 3,17mm, numa faixa de kv não tão alta, de preferência entre 3000 e 4000, um motor fechado (conhecido como blindado por aqui) e sobre o sensor, fica a seu gosto, e bolso.

Um combo que tem todos esses atributos, e que serviria e ficaria bom no seu carrinho, é esse:

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__ ... V_80A.html

Aí fica a seu critério usar ele ou não...

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 4:10 pm 
[Moderador]

Sobre o servo:

Para saber se ele serve no seu carrinho, você só precisa saber de uma medida,
você já sabe como um servo é preso no automodelo, ele é preso pelos furos que possui na lateral:

Imagem

A única medida que você precisa saber, é a distância entre os dois furos, a hobbyking tem essa imagem representando o tamanho:

Imagem

Como pode ver na imagem, a medida é representada pela letra "E".

O padrão de medida, é de aproximadamente 50mm, podendo variar de uns 45mm até uns 55mm,
se for entre isso, com certeza você vai conseguir fixá-lo no carrinho, só não irá caber se ele for um servo de formato fora do padrão,
mas se ele for, você conseguirá identificar isso até pela foto, mas se for aquele servo tradicional com o mesmo formato daquele que postei lá em cima,
as outras medidas provavelmente estarão de acordo também.

Agora que já sabe se ele cabe ou não, vc tem que saber escolher o servo pela marca, força, material e velocidade.

Eu indico que não compre servo de marcas duvidosas, porque não adianta pegar um servo de 140kg e 0,01s de velocidade se ele for da marca
Xing Liuang, que provavelmente eles estarão mentindo nas informações, então você tem que escolher uma marca mais ou menos confiável, na hobbyking
tem algumas que eu já usei e confirmei a qualidade, mas a melhor pra mim, que tem o melhor custo x benefício, que é barata e duradoura, é a Blue Bird,
1/10 do preço de um futaba, hitec, ou qualquer outra marca, mas tem um nível muito bom...

Como o seu carrinho é um offroad, e possui rodas grandes, você tem que optar por um servo que aguente algumas forçadas (por causa do terreno), então é indispensável que compre um com engrenagens de metal (MG, ou metal gear na hobbyking), que seja forte, pelomenos 6kg de força pra começar (o original é um cocô), e de velocidade, abaixo de 0,16s já está ótimo...

Eu indico esse aqui que é forte, rápido, de metal e barato se comparado com os de marca conceituada:

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__ ... 46_5g.html

Se tiver com pouca grana, ainda tem esse que também serve legal:

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__ ... c_47g.html

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 10:22 pm 
Novo no Fórum

Fala João

Po cara nem sei como agradecer você além de me ajudar deu uma aula e clareou bastante.
Gostei do combo que mandou como sugestão, e o servo tb. No descritivo do servo ñ esta escrito se ele é a prova d'agua, na verdade sei que não pode molhar a placa dentro dele.
O que ainda fiquei na duvida é se com esse combo, eu preciso trocar o pinhão e a coroa.?

Quero colocar o bixo para andar, pois andar so drift restringe muito. Uma coisa que gostei que esse combo já da para usar lipo e atual so Nimh. Mas caso coloque as baterias ele funciona normal, acredito que so tenha que configurar o esc para esse tipo de bateria.

Vou tentar me programar e fazer a compra só espero não ser taxado como minha ultima compra.

Po valeu mesmo cara. muito bacana ai sua ajuda.

abs

MensagemEnviado: Qua Mar 12, 2014 10:32 pm 
[Moderador]

Rapaz, esse combo é muuuuuito mais forte que o original, no mínimo 10 vezes...
A coroa de plástico não vai durar 20 segundos com esse motor, e o pinhão de latão vai amassar,
indico que pegue os dois de aço, no mercado livre tem, e na helipal.com também (com um preço mais acessivel),
Esse servo mais caro é a prova d'água sim, até pra mergulho (embora não indique), só o receptor que é bem dificil de deixar a prova d'água,
é fácil deixar a prova de respingos, mas a prova d'água é quase impossível, vc precisa de uma caixa selada, mas o Himoto não tem essa caixa...
Mas mesmo assim, pra passar numa poça d'água dá...

Valeu! Boa Noite.

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas