RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 1:25 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Fev 02, 2014 1:54 pm 
Novo no Fórum

Galera, tenho um buggy 1/10 quanum vandal, ele está com um combo Leopard 4370kv 60a. Ele está rodando com o pinhão original, de 17t e durante o dia (32c ambiente) o motor chega a 100c de temperatura e a noite, fica em torno nos 75c.
O buggy ta com uma arrancada MUITO forte, mas a velocidade final dele está bem baixa, mais lento que meu buggy a combustão, então estou pensando em trocar esse pinhão por um de 21t e a minha dúvida é se vai fazer muita diferença na velocidade final ou devo trocar por um maior ainda ?, e se vai aumentar muito a temperatura do motor ?

Eu li no site skyrc, que o esc tem proteção de super aquecimento e o motor suporta até 150c (mas não diz se são graus C ou F)
E eu também preciso de ajudar pra escolher o pitch, pois não encontrei em lugar algum o do pinhão atual.

OBS: a coroa é de 65 dentes se não me engano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Fev 02, 2014 3:15 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Esse motor é mais indicado pra on road, pois no off road tende a esquentar bastante.
Você pode tentar outros tamanhos de pinhão mas tome o cuidado de medir a temperatura a cada 5 minutos para não fritar o motor de vez.

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Dom Fev 02, 2014 6:48 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

fkot2006 escreveu:
Esse motor é mais indicado pra on road, pois no off road tende a esquentar bastante.
Você pode tentar outros tamanhos de pinhão mas tome o cuidado de medir a temperatura a cada 5 minutos para não fritar o motor de vez.

De fato o motor não esta adequado para Off. Em um carro onroad, esse motor usaria um pinhão 26 ou maior para render bem.
No seu caso fica meio complicado, carros off geralmente usam motores abaixo de 2500 kv

MensagemEnviado: Dom Fev 02, 2014 7:27 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

cd_viana escreveu:
fkot2006 escreveu:

De fato o motor não esta adequado para Off. Em um carro onroad, esse motor usaria um pinhão 26 ou maior para render bem.
No seu caso fica meio complicado, carros off geralmente usam motores abaixo de 2500 kv

Na verdade, apenas 1/8 usam motores entre 2500kv. Recomendo algo em torno de 3000kv/4000kv pro seu buggy, que não seja como o motor dessa foto. Imagem

Esse motor é na verdade um motor 380, com lata de 540, ou seja, é um motor muito pequeno pro seu auto, você precisa de um motor 540 mesmo, que não tenha esses sulcos. Tipo esse: Imagem

Edit: Eu tive exatamente esse Ezrun V2, com 4000kv e me arrependo de ter vendido! Rodava frio, consumia pouca bateria, era um sistema excelente!

MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 12:59 pm 
Novo no Fórum

O meu é exatamente como esse primeiro motor azul de cima.
Mas por que não pode ser assim ? e por que tem que ser de menor kv ?, pelo que eu sei (posso estar errado) menos kv significa mais torque. Só que meu buggy ja está com muito torque.. E menos kv eu precisaria de uma tensão de alimentação maior e meu buggy só cabe 2s.. 3s até cabe, mas teria que ser uma bateria de capacidade de corrente pequena.

MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 1:17 pm 
[Moderador]

Images: 0
Um motor com menor Kv aguentaria usar um pinhão maior, mas eu não acredito que o vandal seja pesado pra esse motor,
ele aguenta os genéricos, que aparentam ter peso parecido com o do Vandal, então faça isso, aumente o pinhão, pq relação
curta demais também faz o motor esquentar (O ESC mais ainda), e testa pra ver se vai dar certo...
Esse motor tem torque assim mesmo, ele sempre terá essa arrancada monstruosa, a não ser que você use uma relação muuuuito longa...
E sim, de 17 pra 21 dá bastante diferença.

MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 1:24 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Amigo, também sou partidário a opinião dos colegas acima:Esse motor é para onroad.

Se estivesse usando onroad e notasse esse problema de falta de velocidade final, te recomendaria aumentar o nº de dentes do pinhão, mas SEMPRE de 2 em 2 dentes no máximo. Não vai nessa de trocar um 17T por um 26T direto pois pode chorar depois. Melhor gastar uma grana comprando alguns pinhões e ir testando aos poucos do que gastar tudo em um novo motor.

Mas, como seu carro é off-road e JÁ ESTÁ atingindo 100º, recomendo trocar o motor mesmo, pois NUNCA se deve ultrapassar os 85º.

ARC R11 2019 - Combo Hobbywing 10.5T
Mugen MBX8 ECO - Combo Hobbiwing 1900kv

MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 1:32 pm 
Novo no Fórum

Alguem recomenda algum motor que eu possa reaproveitar esse ESC ? é de 60A.

No site do fabricante do motor, diz que ele aguenta até 150... Mas não diz se é F ou C, provavelmente seja C, ja que o motor ta chegando a 100.

MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 11:29 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Gen_Luiz escreveu:
Alguem recomenda algum motor que eu possa reaproveitar esse ESC ? é de 60A.

No site do fabricante do motor, diz que ele aguenta até 150... Mas não diz se é F ou C, provavelmente seja C, ja que o motor ta chegando a 100.

Cara, esse mesmo motor que eu citei, é compatível com seu ESC. E se tá chegando nos 100C, esquece, já deve estar no final da vida seu motor... :putz:

E como o outro usuário acima disse, esse seu motor é apenas para on-road, e ele é mais fraco por ter o centro do motor menor. Ele é um motor para 1/12, não 1/10, +/- isso.

MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 11:29 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Repetiu a msg. kkk :putz:

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas