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 Título: Toe-in TRASEIRO
MensagemEnviado: Qua Fev 27, 2008 2:06 pm 
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Estamos andando em uma pista nova onde o asfalto é bem abrasivo, e por curiosidade o carro está um tanto escorregadio. Algumas pessoas que andam de GP me falaram que o toe in traseiro ajuda a resolver isso. Já tentei de tudo, ajuste de silicone do amortecedor, dureza das molas, ajuste de Diff, pneus e outras coisas....e no entanto na saida da curva o danado aonda Chicoteia. O Teo-in traseiro vai ajudar?

Abraço.

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MensagemEnviado: Qua Fev 27, 2008 2:31 pm 
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sim. ajuste o Toe para In!! o seu deve estar em Out!!

meu carro quando tava ruim. o bixo saia de traseira até na reta. ai coloquei na mesa de Setup e o Edured deu um jeito!! nossa. ficou lindo!!

rcmaster escreveu:
TOE nas rodas traseiras
Com suspensão independente nas quatro rodas, o Toe deve também ser ajustado na parte traseira do carro. Configurações do Toe na traseira tem essencialmente o mesmo efeito no desgaste, estabilidade direcional e entrada em curvas como na parte dianteira. Entretanto, é raro ajustar o Toe-out em carros de corrida, pois isto causa um excessivo aumento na sensibilidade da direção, principalmente em aceleração. Carros de corrida com tração dianteira, por outro lado, acertam um pouco de Toe-out na traseira para melhorar a agilidade do carro perdida com a tração. Pois bem, falando então nos tradicionais 4x4 (nossos automodelos) devemos pensar que o Toe-out traseiro tende a fazer o carro rodar em grandes acelerações, principalmente na saída de curva. Portando o Toe-in é recomendado para carros que saem de traseira na saída de curva durante a aceleração. (veja nosso Guia Rápido de Setup na seção de Setup)

Como uma regra geral, quanto menor a pista e mais fechadas as curvas, mais Toe será necessário. Pistas com grandes raios, longas curvas e grandes retas devem necessitar de um ajuste menor de Toe para garantir melhor velocidade.

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MensagemEnviado: Qua Fev 27, 2008 2:57 pm 
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Na verdade o Toe-in do carro está o padrão, que vede ser "0º".

Falows

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MensagemEnviado: Qua Fev 27, 2008 3:50 pm 
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robertogoiania escreveu:
Na verdade o Toe-in do carro está o padrão, que vede ser "0º".

Falows


tenta 1° ou 2° in pra ver como fica.

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MensagemEnviado: Qua Fev 27, 2008 3:58 pm 
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Vou tentar sim e depois te digo. Falows

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MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2008 11:12 am 
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Desde que coloquei o Toe In para 3 graus nota-se uma sensivel melhora. Mas infelizmente não sei como ajustaria em seu carro pois não o conheço

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MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2008 8:46 pm 
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Galera...o carro ficou melhor. aghora o danado está mais dócil nas curvas.

Abraços.

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MensagemEnviado: Seg Mar 03, 2008 9:10 am 
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outro ponto que vc pode verificar além do toe in é a cambagem das rodas traseiras, junto com o toe in faz uma grande diferença.

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MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2008 11:01 pm 
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O Toe deve ter alguma influencia. Cambagem não.
Pra começar veja o quanto você tem de rebound. Provavelmente 0!

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MensagemEnviado: Seg Mar 10, 2008 11:37 pm 
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prcg escreveu:
O Toe deve ter alguma influencia. Cambagem não.
Pra começar veja o quanto você tem de rebound. Provavelmente 0!


desculpa Paulo, mas discordo de vc qdo diz q cambagem não tem nada haver.

o toe in junto com a cambagem fazem sim grande diferença.

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MensagemEnviado: Ter Mar 11, 2008 12:16 am 
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Fabricio escreveu:
prcg escreveu:
O Toe deve ter alguma influencia. Cambagem não.
Pra começar veja o quanto você tem de rebound. Provavelmente 0!


desculpa Paulo, mas discordo de vc qdo diz q cambagem não tem nada haver.

o toe in junto com a cambagem fazem sim grande diferença.

Então, eu ainda não descobri pra que que serve a cambagem! Huhauhua
Sempre acerto meu carro com as outras coisas....hehhehe

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MensagemEnviado: Ter Mar 11, 2008 1:09 am 
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prcg escreveu:
Fabricio escreveu:
prcg escreveu:
O Toe deve ter alguma influencia. Cambagem não.
Pra começar veja o quanto você tem de rebound. Provavelmente 0!


desculpa Paulo, mas discordo de vc qdo diz q cambagem não tem nada haver.

o toe in junto com a cambagem fazem sim grande diferença.

Então, eu ainda não descobri pra que que serve a cambagem! Huhauhua
Sempre acerto meu carro com as outras coisas....hehhehe


Paulo,

A cambagem na verdade (presumo que vc não saiba mesmo, ou então está tirando sarro da minha cara, hehehe) é o angulo que as rodas do carro tem quando vc olha ele de frente ou traseira.

Vou colocar um exemplo simples, se vc olha um carro R/C por trás, e verifica que as rodas na parte superior estão ligeiramente para dentro, vc tem cambagem negativa, se for ao contrário positiva.

Na curva, o que mais queremos é poder acelerar sem perder aderência, a cambagem junto com o toe in permitem que esta aderência melhore.

Quando vc entra em uma curva, a tendência é que aquela roda externa que possui cambagem negativa, atinja 0 graus ou perto disto, ou seja fica totalmente reta, isto aumenta a área de contato do pneu com a pista aumentando a aderência, junto com o toe in que dá direcionamento, vc tem uma melhor aderência em curvas, podendo acelerar mais.

Pra comprovar se um dia estiver andando na rua e se deparar com uma Montana da GM, observe as rodas traseiras, elas são ligeiramente fechadas na parte superior, cambagem negativa, quando vc entra com ela numa curva a roda externa fica reta, ou tende a ficar aumentando a aderência por aumento da área de contato, como pick ups são leves na traseira, isso dá mais segurança.

Espero ter ajudado.

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MensagemEnviado: Ter Mar 11, 2008 9:20 am 
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Cambagem zero na traseira, não consigo imaginar. Principalmente pq o chassis tende a tombar para o lado externo da curva. E o que segura a traseira na curva é o toe-in junto com a cambagem dos pneus. Mesmo na dianteira onde o toe-out junto com a angulação do caster para puxar o carro para dentro uso misero 1º. Só a pressão aerodinâmica do aerofólio não sustenta a traseira do carro durante as curvas.

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MensagemEnviado: Ter Mar 11, 2008 1:46 pm 
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MSYano escreveu:
Cambagem zero na traseira, não consigo imaginar. Principalmente pq o chassis tende a tombar para o lado externo da curva. E o que segura a traseira na curva é o toe-in junto com a cambagem dos pneus. Mesmo na dianteira onde o toe-out junto com a angulação do caster para puxar o carro para dentro uso misero 1º. Só a pressão aerodinâmica do aerofólio não sustenta a traseira do carro durante as curvas.


Concordo, 0 graus é meio difícil, mas foi mais pra exemplificar, dependendo do ajuste pode chegar a +1 grau ou menos, mas tem mais coisas que influenciam isto, ai são outros quinhentos.

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MensagemEnviado: Ter Mar 11, 2008 10:54 pm 
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Como você já tentou mexer nas molas, no óleo dos amortecedores e no diff, aí vão mais algumas possíveis soluções para o problema
(você pode usar mais de uma, mas o importante é fazer uma de cada vez pra ver como o carro se comporta):
- aumentar o toe-in traseiro (para 1,5~3 graus)
- aumentar a cambagem traseira (para 1,5~2,5 graus) Obs: pra pneus de borracha, não se usa cambagem muito acentuada, geralmente 1,5~2 graus.
- colocar pneu mais macio na traseira
- inclinar mais os amortecedores traseiros
- abaixar o centro de rolagem traseiro (como fazer isso depende do carro, é bom ver no manual do seu)
- aumentar o droop dianteiro (pra transferir mais peso pra traseira na aceleração).

É sempre bom lembrar que estes ajustes podem afetar o comportamento do carro em outras circunstâncias, por isso é bom testar um por um pra ver qual deixa o carro mais "equilibrado" no circuito como um todo!


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