RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 3:27 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Set 20, 2013 4:47 pm 
Novo no Fórum

Boa Tarde.

Eu tenho que fazer um barco para uma competição da faculdade em que eu estou inscrito, eu ganhei uma placa foto voltaica, um servo 9g, um motor elétrico, e uma hélice.

A parte da montagem do casco eu monto fácil, mas a parte para ele se movimentar é que é o problema.

O motor do barco tem que só usar energia solar, o servo pode se usar bateria, eu tinha em mente de usar uma placa e o controle desses carrinhos de controle baratinhos, que o lance é ter um custo baixo e que percorra toda a piscina de 40 m.
Como eu faço a ligação elétrica para esse barco??

Se não tiver como usar essa placa dos carrinhos baratinho, até posso usar um com um sistema melhor de radio (Ps: tambem não entendo nada de rádios, esc, etc...)

se alguém poder me ajudar eu agradesso muito!!

segue ai a baixo o link do barco que os organizadores fizeram para mostra que funciona

http://www.youtube.com/watch?v=at_zJ9XI ... e=youtu.be

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Set 21, 2013 9:49 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

primeiramente, qual a voltagem e amperagem de saída da placa ? como será feita a avaliação? o barco tem que ir e voltar, passar obstáculos... pergunto isso, pq em um sistema desse qto menos perda melhor, então o ideal seria liga-lo direto no motor.

PS: dependendo da voltagem vc não conseguirá usar motor de rc, comece a pesquisar sobre motores nessa voltagem com o melhor rendimento.

qto ao controle, se for um barco por vez, vc pode usar até um radio 27Mhz, se for vários, parta para o 2.4

qto a video, se for apenas para demonstrar ok, mas em termos de casco, o de melhor aproveitamento energético é o catamarã.

Heli Syma 107
Cessna Indoor
Yokomo-Drift Car 1/26

MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 7:57 am 
Novo no Fórum

essa placa que eu ganhei tem isso escrito atraz:

potencia maxima (pmax): 5w
corrente max (imp): 0.29A
voltage max (vmp): 17,2v
corrente de curto-circuito (isc): 0.31A
tensão de circuito aberto(voc): 21,6v

o motor eu tenho que usar o que eu ganhei, é um motor simples, a carcaça é redonda, e não nada de especificações nele...

A prova é assim, vai ter uma raia dentro da piscina, dai se vai até o final e retorna e volta, são 20 m de ida e 20 de volta, granha o que fizer em menos tempo...

Minha ideia inicial:

1º: A placa fotovoltaica funciona conforme o angulo em relação ao sol, a pretensão e colocar um eixo central nela e um motor (eu acho que o servo ficaria melhor), ai conforme fosse navegando, era só controlar a angulação da placa.

2º: Como a prova é de velocidade, colocar o motor direto na saida da placa sem estar ligado ao radio, mas com uma chave on/off em um dos polos, essa chave acoplada a um motorzinho fulero que vai ter a função de comandar a chava on/off. Não vai ter ré, só vai para frente.

3º: A parte direcional com um motorzinho normal...

agora como eu faço para usar o radio nisso tudo???
e o servo, como vou faze-lo funciona??

Essa é a parte do edital que diz como o barco tem ser feito:

Tipo de Nautimodelo
Os nautimodelos que poderão participar da Mostra Competitiva deverão ser construídos a partir do
kit disponibilizado pela comissão organizadora.
O modelo de nautimodelo será de livre escolha das equipes, não devendo obrigatoriamente, seguir
um formato previamente construído em escala.
NÃO SERÃO ACEITOS NAUTIMODELOS MONTADOS A PARTIR DE KITS COMERCIAIS!
(Se a comissão julgadora avaliar que o modelo consta de total ou parcialmente de kits comerciais, a
equipe não pontuará)
Tamanho
Deverá ser capaz de transportar placa solar de 26cm x 24cm, além dos equipamentos embarcados
que a equipe julgar necessários.
DIMENSÃO MÁXIMA TOTAL: 40cm x 40cm x 20 cm (altura)
Motor e outros
O nautimodelo deverá ter motor alimentado eletricamente pela carga gerada somente pela radiação
solar, ou seja, o motor necessita ter seu movimento obtido exclusivamente através da energia gerada
pela radiação solar.
Cada equipe será responsável por seu projeto.

MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 8:11 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

eu faria essa placa sem esse servo para angulação de acordo com o sol, deixaria ela fixa apontando para cima, quanto menos peso melhor já que é velocidade.
Acopla um eixo flexível para colocar o motor dentro do baro e só a hélice na água. Compra um rádio com receptor o mais barato possível só para ligar o servo que vai no leme, e alimentar com 4 pilhas AAA.

MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 8:21 am 
Novo no Fórum

Mas eu eu nem sei qual modelo de radio e esc tem no mercado (eu entendo quase nada desse esquemas)!!
A onde tem uma loja virtual que seja barato, ou uma aqui perto de Porto alegre RS???

Mas pelo menos o motor tem que ligar e desligar, que quando o barco estiver na piscina não se pode encostar nele, tudo terá que ser feito pelo radio.

Tem mais uma, a professora organizadora tem uns rádios para emprestar...
Mas se tiver um radio desses meio barato eu compro para usar futuramente.

MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 6:06 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Ja existem celulas fotovoltaicas flexiveis. Será que não seria uma boa ideia fazer uma vela fotovoltaica? Seria um sistema hibrido eólico/fotovoltaico com provavelmente uma ótima eficiencia.

Edit: Li agora sobre os regulamentos e para deixar claro minha ideia, preciso explicar melhor.

Pelo regulamento o motor deve receber energia apenas das celulas fotovoltaicas, mas em nenhum momento ele diz que não é permitido o uso de uma " vela", como se nesse caso, a vela fosse flexivel e posicionada quase que verticalmente, articuladas, como uma vela de windsurf e aproveitando o vento não para fornecer energia ao motor, mas para impulsionar o barco de forma complementar.

Imagem

MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 11:51 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

campeirodoriogrande escreveu:
Mas eu eu nem sei qual modelo de radio e esc tem no mercado (eu entendo quase nada desse esquemas)!!
A onde tem uma loja virtual que seja barato, ou uma aqui perto de Porto alegre RS???

Mas pelo menos o motor tem que ligar e desligar, que quando o barco estiver na piscina não se pode encostar nele, tudo terá que ser feito pelo radio.

Tem mais uma, a professora organizadora tem uns rádios para emprestar...
Mas se tiver um radio desses meio barato eu compro para usar futuramente.

Estou vendo q vc está bem cru na eletronica, então vamos lá:

Esqueça o esc, a grosso modo ele é apenas um acelerador eletronico para o motor, e seu motor será ligado direto.

O que vc irá precisar:
Um receptor (da marca do rádio),
1 servos para leme
1 servo bem pequeno para ligar e desligar o motor (existem meios melhores, mas com maior custo e peso)
Pilhas palito (nem usa suporte, solda os fios no polo para não adicionar peso)

Para funcionar é isso, o restante é colocar a cabeça p funcionar, não ficou bem claro sobre o barco em si, ou demais peças como eixo e helice ( particularmente esse é o ponto critico, para não forçar o motor e obter o máximo rendimento)

Dicas: se possivel construa um catamarã de depron, faça testes com várias helices com um amperimetro no motor, escolhendo assim o melhor custo/beneficio.

Entra no site da hobby king ( e outros), e veja contrução, eixos, helices.....

Heli Syma 107
Cessna Indoor
Yokomo-Drift Car 1/26

MensagemEnviado: Sex Set 27, 2013 4:53 pm 
Novo no Fórum

o negocio das velas fica legal mas eu já ganhei a placa fotovoltaica, dai eu tenho que usar essa placa...

quando eu chegar em casa hoje, eu tiro umas fotos do kit que eu recebi para a confecção do barco.

quanto ao casco eu estava querendo fazer de fibra de juta, ou fibra de vidro...

MensagemEnviado: Sex Set 27, 2013 5:38 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Se vai fazer de fibra de vidro, faça de fibra de carbono pois o processo é o mesmo.
Vc compra fibra de carbono em tecido, sem taxa na receita federal, barato, direto da Hobby King.

MensagemEnviado: Sex Set 27, 2013 5:59 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

stormridersp escreveu:
Se vai fazer de fibra de vidro, faça de fibra de carbono pois o processo é o mesmo.
Vc compra fibra de carbono em tecido, sem taxa na receita federal, barato, direto da Hobby King.

O processo é completamente diferente.
Eu esculpiria no isopor e colocaria uma camada bem fina de fibra de vidro.

MensagemEnviado: Sex Set 27, 2013 6:39 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Diferente? Por acaso vc sabe qual o processo pra se fazer uma parte em carbono?

MensagemEnviado: Sex Set 27, 2013 9:06 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Boa noite , gostei da ideia do depron fica muito leve , e bom , quanto ao motor deve ser um modelo 370 e se for isso , você deve fazer uma redução para aproveitar o torque ao máximo pois a amperagem que vai obter da placa é bem pequena, quanto as baterias eu colocaria uma bateria de celular ou duas em paralelo , elas fornecem 3,7 v nominais o suficiente, pelo tempo desejado, para alimentar um micro receptor e um servo de 9 gramas do mais acredito ser aerodinâmica e acerto de baricentro do nauti ,BOA SORTE.

AGORA VOU ATRAS DE UM 1/8 PARA FAZER UM DEMONIO

MensagemEnviado: Dom Set 29, 2013 6:38 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

stormridersp escreveu:
Diferente? Por acaso vc sabe qual o processo pra se fazer uma parte em carbono?

Sim, e não tem nada a ver com fibra de vidro

MensagemEnviado: Dom Set 29, 2013 7:04 pm 
Novo no Fórum

essa é os componentes que eu ganhei:
Imagem

Quanto a fibra de carbono, eu já tenho uma boa experiencia com isso, eu estou fazendo um quadro de bicicleta...
Mas o negocio é gastar o minimo possível para fazer esse barco, a fibra fica muito bom e leve, mas já o custo vai lá em cima.

Se alguém tiver alguma peça usada que funcione, que eu possa usar no barco, e queira vender, me de um toque...

MensagemEnviado: Dom Set 29, 2013 9:00 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Esse "quadro" é bem grande, eu já utilizaria ele como estrutura, construindo apenas as duas "bananas" flutuantes com depron (barato, leve, resistente e fácil de trabalhar).

Achei o passo e tamanho deste hélice pequenos, mas como o motor vai trabalhar sem redução e com alimentação limitada.... só testando mesmo.

segue o que estou dizendo sobre modelo de embarcação (catamarã), a maioria dos projetos solares utilizam esse tipo, pois é o mais eficiente.

Imagem

Tente deixar todo o conjunto o mais próximo possível da água (centro de gravidade), sofrendo menos com a interferência do vento, tanto como arrasto, como deslocamento lateral.

Imagem

EDIT: cortar e moldar o deprom é muito fácil, pegue um fio, retire um filamento de uns 10cm prenda em algum local esticado (não condutor), e ligue de 1,5v à 3v, ele irá esquentar e é só passar o depro por ele seguindo um molde previamente riscado no depron

Imagem

Heli Syma 107
Cessna Indoor
Yokomo-Drift Car 1/26

Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas