RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 06, 2025 9:47 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 83 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 11:32 am 
[Moderador]

Images: 0
Bom dia, aqui tá quase chovendo e não vai dar pra andar hoje,
queria saber se esse curto que dá nas espiras do motor, pode causar algum efeito visual
que possa ser percebido com a abertura do motor, hoje o dia tá livre, posso abrir o motor,
mas só vou abrir se souber que dá pra ver...

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 2:02 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

eai cara blz?
já que vc não tem tanta experiência com equipamentos de medições que poderiam lhe auxiliar, vou te dar uma dica de teste, é uma maneira bem grosseira pra testar as bobinas do seu motor, porém ela se mostra eficiente,
não sei se vc vai ter sensibilidade suficiente pra perceber, já que seu motor é pequeno, pois em motores maiores é muito mais perceptível o resultado.
segue o teste...

faz assim,desconecta o motor do esc e:

1º: com o motor na mão, gire o eixo dele com os dedos(vc vai sentir ele livre)
2º: junte as pontas dos fios(tem 3 fios né, toque qq um no outro) e com eles se tocando gire novamente o eixo,vc DEVE sentir que o motor girou mais pesado em relação a gira-lo sem os fios se tocando,(essa resistência ao girar com os fios se tocando indica que uma das bobinas APARENTEMENTE está normal)
3º: faça o mesmo alternando os fios se tocando e sinta se com todas as combinações ele tem a resistência ao girar :wink:

esse é um teste manual para ver se alguma bobina está ruim.

testa ai pra ver se vc sente algo estranho do descrito, posta o resultado aqui pra noix ficar por dentro hehe

:drinks:

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 2:14 pm 
[Moderador]

sergipe escreveu:
eai cara blz?
já que vc não tem tanta experiência com equipamentos de medições que poderiam lhe auxiliar, vou te dar uma dica de teste, é uma maneira bem grosseira pra testar as bobinas do seu motor, porém ela se mostra eficiente,
não sei se vc vai ter sensibilidade suficiente pra perceber, já que seu motor é pequeno, pois em motores maiores é muito mais perceptível o resultado.
segue o teste...

faz assim,desconecta o motor do esc e:

1º: com o motor na mão, gire o eixo dele com os dedos(vc vai sentir ele livre)
2º: junte as pontas dos fios(tem 3 fios né, toque qq um no outro) e com eles se tocando gire novamente o eixo,vc DEVE sentir que o motor girou mais pesado em relação a gira-lo sem os fios se tocando,(essa resistência ao girar com os fios se tocando indica que uma das bobinas APARENTEMENTE está normal)
3º: faça o mesmo alternando os fios se tocando e sinta se com todas as combinações ele tem a resistência ao girar :wink:

esse é um teste manual para ver se alguma bobina está ruim.

testa ai pra ver se vc sente algo estranho do descrito, posta o resultado aqui pra noix ficar por dentro hehe

:drinks:

E eu que achava que entendia algo sobre os motores... :lol:
vou fazer o teste aqui já já, valeu pela dica...

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 2:53 pm 
[Moderador]

Fiz o teste, e ficou pesado de rodar em todas as combinações de fios, resolvi abrir o motor, e vejo aqui que tem muita sujeira dentro dele,
muita poeira, pedinhas minúsculas, mas o rotor parece estar intacto, e o enrolamento de cobre não parece tão ruim... vcs sabem se tem algum modo menos grosseiro de limpar, ou eu taco água sem dó mesmo?

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 3:07 pm 
[Moderador]

tirei umas fotos pra mostrar como está o motor...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 3:40 pm 
[Moderador]

Com o motor na mão, descartei a questão dele estar freando sozinho,
quando eu acelero e solto o acelerador o rotor fica rodando vários segundos sem parar...
Parece que o carrinho tá travado, e pode estar esquentando o motor... vou verificar já já o que é...

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 4:05 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

nossa senhora do pão doce!! :shock:
que porqueira braba rsrs
problema detectado!!
remove esse treco preto do imã(o que é isso preto?)
não é lá a melhor maneira, mas devido a situação, lava ele todo por dentro com cuidado pra não riscar o enrolamento, apesar de não parecer esses fios todos não estão se tocando pois eles são revestidos com um verniz
seca bem, se tiver um soprador/compressor/secador... usa pra secar diteitinho, aproveita e da uma checada nos rolamentos, mais uma vez cuidado pra não riscar as bobinas(esse emaranhado de fiozinhos de cobre)

da esse grau e testa pra ver, pela espessura desse treco no imã acho difício de não ter riscado o enrolamento, mas quem sabe né?! reza ai rsrs nunaca é demais. hehehe

boa sorte

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 4:49 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

nossa mãe ein quanta sujeira
talvez um wd consiga limpar isso
parece que o motor ainda não está estragado uma limpeza cuidadosa pode resolver tudo

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 5:18 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Isso preto no rotor deve ser o verniz do motor, recomendo não lavar o motor nem aplicar WD, apenas tire esse troço preto e limpe o motor a seco!!!

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 5:54 pm 
[Moderador]

kkk pior que eu montei o motor com esse troço preto de novo... eu achei que isso ali era próprio do rotor,
e as partes que não tem aquilo, é porque tinha raspado no enrolamento de cobre e saído kkk
Amanhã eu vou abrir e rancar aquilo fora...
E acho que tem uma maldição no meu carrinho, tira o motor, empurra o carrinho bem fraco, ele anda até o final da sala,
coloca o motor com pinhão instalado, empurra e ele para na hora de andar, mas quando tiro o motor na mão e rodo ele
ele é leve que nem uma pena de rodar... já limpei tudo por dentro e continua sim esquentando... de qualquer forma, vou tirar aquilo e ver se melhora...

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 6:08 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

João Victor escreveu:
kkk pior que eu montei o motor com esse troço preto de novo... eu achei que isso ali era próprio do rotor,
e as partes que não tem aquilo, é porque tinha raspado no enrolamento de cobre e saído kkk
Amanhã eu vou abrir e rancar aquilo fora...
E acho que tem uma maldição no meu carrinho, tira o motor, empurra o carrinho bem fraco, ele anda até o final da sala,
coloca o motor com pinhão instalado, empurra e ele para na hora de andar, mas quando tiro o motor na mão e rodo ele
ele é leve que nem uma pena de rodar... já limpei tudo por dentro e continua sim esquentando... de qualquer forma, vou tirar aquilo e ver se melhora...

Se for 4x4, é normal do automodelo ter um certo arrasto, por ele ter mais engrenagens. Mas se tem algo prendendo, verifique todos os rolamentos e principalmente se as caixas dos diferenciais não estão "prendendo" os diff's! :wink:

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 6:10 pm 
[Moderador]

Ele é 4x4, e tem diferencial central... mas antes ele não dava esse arrasto todo não,
mesmo assim, chassi sem motor fica leve, chassi com motor fica pesado e para rápido,
motor fora do chassi rodando na mão fica leve... mas vou verificar os rolamentos sim...
Tão precisando trocar, mas não acho um lugar barato...

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 6:11 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

João Victor escreveu:
Ele é 4x4, e tem diferencial central... mas antes ele não dava esse arrasto todo não,
mesmo assim, chassi sem motor fica leve, chassi com motor fica pesado e para rápido,
motor fora do chassi rodando na mão fica leve... mas vou verificar os rolamentos sim...
Tão precisando trocar, mas não acho um lugar barato...

Ah sim, ai na sua cidade não tem casa de rolamentos? Se tiver, é só levar cada rolamento que precisa e dizer a quantidade.

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 6:15 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

não só os 4x4, os 4x2 tbm tem esse peso ao empurrar, além da resistência do próprio motor, tem o atrito das engrenagens...

MensagemEnviado: Dom Jul 21, 2013 6:24 pm 
[Moderador]

Casa de rolamento é dificil de achar por aqui, joguei no google e no rio todo só tem umas 6 lojas...
mas eu vou dar uma ligada pra eles pra ver se eles enviam...
E sergipe, todo carrinho tem esse arrasto, mas quanto mais engrenagens maior é o arrasto, então nos 4x4 é maior ainda,
ainda mais meu carrinho que é pesadão, tem chassi de aluminio...

Criar novo tópico Responder  [ 83 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas