RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 8:52 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Abr 25, 2013 12:52 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 4
Pessoal,

Já estou com esses rtr a uns 6 meses, mas pouco usei (umas 2 seções de bashing no maximo)... Porém, desde o início ele apresenta uma "puxada" pra direita identica ao E-REVO do ViTosS, conforme ele postou nesse tópico aqui: http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=62&t=41563&hilit=alinhar+dire%C3%A7%C3%A3o.

A primeira coisa que fiz, foi ajustar o angulo de TOE, mas não surtiu efeito... Fiz o ajuste com os "braços" de direção presos no lugar, apenas girando a barrinha e não surtiu efeito. Retirei as barras e deixei elas com exatamente o mesmo tamamnho, tendendo pro TOE-IN. As rodas ficaram coma aparencia esperada, mas os desvio lateral continuava ocorrendo.

Ai, parti para observar o compotamento do servo, e percebi que aquela barrinha de junção entre o braço do servo e o sistema de direção estava com uma das roscas mais aparentes que a outra... Retirei a mesma e fiz o ajuste para que ficasse com quase o mesmo tamanho, mas com os lados iguais... Também não sumiu com o defeito, porém teve uma melhora razoavel se comparado com o início...

Mexendo no servo, percebi que na posição neutra, ele fica ligeiramente pa esquerda (olhando-se a parte de baixo do carrinho na sua direção, com a frente dele apontando para cima) e mesmo zerando as configurações do controle, só ajustando pelo TRIM eu consigo deixar o servo realmente na posição neutra.

Então, minhas perguntas:

- Qual melhor forma de garantir que o carro se desloque em linha reta? Quais ajustes (e como se faz) devem ser feitos?
- Como faço o servo assumir a posição neutra real, sem ter o uso do TRIM no controle?
- Pergunta extra: para eu usar rodas e pneus maiores (tanto off como on road... aceito indicações!), terei que mudar o que no carro para não ter quebras?

Abs!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 25, 2013 1:19 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 0
Primeira pergunta: leia este tópico, que é muito bom e esclarecedor sobre o assunto:
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... cle&sid=10
A segunda pergunta: desconecte o/os links do servo( deixando-o "livre"). Ajuste o Trim da direção no Zero ou Neutro. Ligue o Transmissor e o receiver, para deixar o servo assumir a posição neutra, sem carga( sem os links). Aí, então, fixe os links no servo, de forma que as rodas fiquem na posição mais centralizada possível.
Após esses passos, presume-se que o servo e rodas estejam centralizados, sem a necessidade de uso do Trim. Caso ainda precise ajustar um pouquinho o Trim, o faça. Mas isso deve ser feito minimamente, pois o o servo e a direção já teriam que estar centralizados.
Terceira pergunta: Evite o uso de rodas/pneus com dimensões muito diferentes das rodas/pneus originais. Seja no caso de colocar um jogo maior ou menor. Isso alterará o comportamento do conjunto, como desempenho, consumo de bateria, desgaste da transmissão, dirigibilidade. Caso vá trocar os pneus/rodas, procure por medidas semelhantes.

Thunder Tiger MT4 G3
Savage XS Kit
Turnigy Mini Rally Extreme
Losi Micro SCT Brushless

MensagemEnviado: Qui Abr 25, 2013 1:19 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

A mensagem duplicou, pois o fórum travou( isso vem acontecendo constantemente). Consegui editar e apagá-la.

Thunder Tiger MT4 G3
Savage XS Kit
Losi Micro SCT Brushless

MensagemEnviado: Qui Abr 25, 2013 1:48 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

se a cambagem e o toe estao alinhados, tenta no servo
para acertar o neutro do servo é so tirar o parafuzo que segura o bracinho, retirar o bracinho e colocalo reto
pq quer colocar pneus maiores
na amainhobbies tem uns pneus da pro-line, streetfighers
os pneus originais nao se compara aos pro-lines ou de outras marcas bouas
a boracha do pneus é muito melhor e a espuma que vem neles é uma nova que estao usando
chama close cel, faz com que a calibragem do pneu fique mais firme e assim o pneus nao dobra nas curvas
compreis 4 badlands e 4 streetfighters, so badlands sao estupidos para andar em terreno macio, como terra fofa ou areia
estou aguardando os de on-road para testar

MensagemEnviado: Qui Abr 25, 2013 7:49 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Vamos lá, por partes:

ofneiro:

Eu comecei exatamente por esse tópico do RCMaster! Foi nele que entendi oque aconteceria com as modificações de angulo e tal... Minha dúvida é como obter esse ajuste no meu carro especificamente. Quais ajustes fazer e qal a melhor forma, onde não mecher, etc...

No servo eu fiz exatamente isso, mas para que ele fique realemnte alinhado, tenho que usar o trim... Tentei o ajuste de retirar o braço do servo e re-aparafusalo na posição correta, mas pelo encaixe ser dentado, não tem como prendelo exatamente na posição correta.

E o uso de rodas/pneus maiores me parecia bem difundido... De modelos 1/8 no 1/10. É tão perigoso assim pra "saúde" do rc?

Teddy:

O principal motivo de por pneus maiores é para conseguir um diametro externo maior e "levantar" o rc alguns cm a mais do chão... Como meu principal uso é bashing mesmo, em terreno de vrios tipos, e minimamnete corridas em "pistas" seja de terra batida ou concreto, pensei em fazer isso. Você pode postar os links desses pneus que citou?

Pessoal,obrigado pelas respostas!!!

Personal album

MensagemEnviado: Qui Abr 25, 2013 10:58 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

o link dos pneus é esse aqui
http://www.amainhobbies.com/index.php/c ... urse-Tires

andei procurando alguma coisa de pneus de 1/8 para colocar na minha SC mas os penus dos acabao tendo um diametro menor que os das SC

estou usando esses BadLands da pro line
é um pneu misto para usar em qualquer terreno
mais para macio mas simplesmente é fantastico

coloquei um combo da HK na minha trooper
motor trackStar 3750kv e esc de 150A da HK
em menos de 10 aceleradas, apenas testando o combo mesmo um dos pneus originais estourou, simplesmente voou 1/3 do pneu
os pro lines sao muito melhores nao tem nem como comparar

fique bem atendo da hora de comprar para nao comprar pneus dianteiros de carros 4x2, sao ligeiramente mais baratos
e rodas erradas tambem
comprei 8 rodas quando abri o pacote vi que tinha comprado errado, erao para SC10 e a minha trooper usao Hex12 = a slash

MensagemEnviado: Sex Abr 26, 2013 12:47 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

TeddyGordoBR escreveu:
o link dos pneus é esse aqui
http://www.amainhobbies.com/index.php/c ... urse-Tires

andei procurando alguma coisa de pneus de 1/8 para colocar na minha SC mas os penus dos acabao tendo um diametro menor que os das SC

estou usando esses BadLands da pro line
é um pneu misto para usar em qualquer terreno
mais para macio mas simplesmente é fantastico

coloquei um combo da HK na minha trooper
motor trackStar 3750kv e esc de 150A da HK
em menos de 10 aceleradas, apenas testando o combo mesmo um dos pneus originais estourou, simplesmente voou 1/3 do pneu
os pro lines sao muito melhores nao tem nem como comparar

fique bem atendo da hora de comprar para nao comprar pneus dianteiros de carros 4x2, sao ligeiramente mais baratos
e rodas erradas tambem
comprei 8 rodas quando abri o pacote vi que tinha comprado errado, erao para SC10 e a minha trooper usao Hex12 = a slash

Pra por os badlands do tamanho original, teria que comprar esses 2 itens, 2 de cada:

Rodas
Pneus

E quanto a rodas/pneus para andar no asfalto?

Personal album

MensagemEnviado: Sex Abr 26, 2013 6:19 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Entao, essa roda q escolheu e aquelas q nao usao cola.para segurar o pneu, eu acho caro
Pode usar essas aqui mas lembra de comprar uma cola para os pneus
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... Front-Rear

Depois de ver como.ficarao gastas as rodas originais do meu auto, nao quis comprar.essa.roda q vc postou
Roda entorta, rala essas coisas, acredito q pelo preço e melhor usar elas com o jogo de pneue depois se nao estiverem ruim ai tudo bem em.reaproveitar, mas se estirevrem ja meia boca joga fora

Da uma olhada na net q tem muitos videos da galera colando e depois.descolando os pneus , colar e rapido, sem segredo
Agora descolar e uma desgraça, e a chance da roda ficar torta nao e pequena,.

Na hobbyking tem umas rodas baratas, daquele buggy da turnigy amarelo e preto, servem perfeitamente e custao acho q 2,50 dolares o par, mais descartavel impossivel

MensagemEnviado: Sex Abr 26, 2013 4:58 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Cara, realmente não há como ajustar o servo/direção com 100% de precisão, mesmo porque há os "dentes" para o encaixe servo/hornet. Mas faça de uma maneira que fique o mais próximo da "perfeição", para que o ajuste no Trim seja o mínimo possível.
E sim, pneus muito maiores ou muito menores interferem diretamente no carro. Procure por medidas semelhantes( um pouco maior ou um pouco menor não causarão danos).
Quanto ao ajuste "ideal" de Camber e Toe, realmente não sei te precisar. Os manuais dos carros costumam dar algumas sugestões e/ou dicas a respeito de valores de ângulos e posições.

Thunder Tiger MT4 G3
Savage XS Kit
Losi Micro SCT Brushless

MensagemEnviado: Qui Mai 30, 2013 4:41 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Galerinha, voltando ao tópico:

Como semana passada tive oportunidade de usar um bocado o Slash, esbarrei no mesmo problema de antes... Ele não anda em linha reta de forma alguma... Desde a primeira aceleração ele sempre se desloca pendendo para um dos lados.

Procurei em outros foruns e no site da Traxxas dicas de como deixar a direção alinhada, mas nada do que eu vi e reproduzi no meu carro surtiu efeito... Inclusive, encontrei esse pdf, mas acho que ele só é aplicavel se vc usar esse kit da Pro-line: http://prolineracing.com/images/howtos/ ... 2_BASE.pdf

Vou aproveitar e colocar aqui algumas fotos que tirei agora... Espero que ajude em algo. Pensei em fazer um vídeo, mas to tendo que me virar sozinho... Depois bolo um jeito.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tá dificil de entender... Ajustei todos os turnbuckles, usando paquimetro com variação apenas na segunda casa decimal...

Toda ajuda será bem vinda!

Personal album

MensagemEnviado: Qui Mai 30, 2013 7:25 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

vinicius vc tem q abrir as rodas e nao fechar elas como estao a visa tem q ser assim \ / e nao do jeito q vc fez/ \.
A cambagem tem q ser aberta tbm ai sim vc vai conseguir colocar seu carro em lina reta.
As rodas traseiras vc faz invertida / \ nao deixa reto q vai te dar problema.

DURATRAX RAZE
DURATRAX GT-R
TEAM ASSOCIATED RC10 GT

MensagemEnviado: Qui Mai 30, 2013 7:31 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

murgel2010 escreveu:
vinicius vc tem q abrir as rodas e nao fechar elas como estao a visa tem q ser assim \ / e nao do jeito q vc fez/ \.
A cambagem tem q ser aberta tbm ai sim vc vai conseguir colocar seu carro em lina reta.
As rodas traseiras vc faz invertida / \ nao deixa reto q vai te dar problema.

Pois é, mas no manual da Traxxas diz que para conseguir estabilidade em retas tinha que ser toe-in, ou seja, assim / \... Vou trocar para toe-out \ /.

Olhando de frente, todas as rodas estão assim / \ !

PS: Esqueci de comentar: no esixo de trás, não tenho ajuste de TOE!

Editado pela última vez por vrodrigues em Qui Mai 30, 2013 7:38 pm, em um total de 1 vez.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Mai 30, 2013 7:33 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

as traseiras e assim e as dianteiras ligeiramente abertas

DURATRAX RAZE
DURATRAX GT-R
TEAM ASSOCIATED RC10 GT

MensagemEnviado: Qui Mai 30, 2013 8:07 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Agora ficou interessante... Deixei com um toe-out não muito proeminente, só de leve, e melhorou um bocado... Quando vou opara frente, pois de ré piorou um bocado!

Dessa vez eu observei que com o carro fora do chão, as rodas oscilam um bocado! Isso é normal, ou estou com muita folga em alguma parte? Tem como deixar mais "justinho"?

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Jun 01, 2013 10:15 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Resolvi revisar os rolamentos dianteiros, e coloquei o bixo dde pernas pro ar pra ver se tinha mais alguma fora do lugar... E consegui registrar o quanto uma das rodas oscila!!!

Tem salvação?

To só aguardando chegar meu set novo de rodas Pro-line e wheel hex metálicos...

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas