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MensagemEnviado: Qua Abr 03, 2013 9:05 am 
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Comprei um Traxxas rally 1/10 vxl, todas as baterias recomendadas e fabricadas pelo fabricante tem 25c, achei as baterias traxxas mais caras que as outras e não quero esperar a entrega que pode demorar de 15 a 40 dias então durante a leitura do forum achei varias opiniões diferentes e agora queo mais,


qual bateria usar quero ter uma altonomia razoavel 30/40 minutos, ai o cara vai falar depende do dedo de quem pilota bem tirando o meu sobrinho de 5 anos todas as pessoas que conheço querem fazer o carrinho andar rapido então ficam com o dedo apertado, uma bateria de 5000nah é suficiente para esse tempo?

???usar 2s ou 3s?? inicialmente vou testa-lo no pelezão mas pretendo ir a Jundiai no fds tanto no off-road qto no on-road

e os "c" no fabricante todos são 25c, estou com dificuldade em comprar essa bateria com rapidez e tenho visto muitas baterias 20c max 30c e outras 35c max 70,
se eu usar uma 20c max 30 o carro não tera um bom desempenho e poso danificar o esc/motor?
e se usar uma 35c max 70 o carro andara mais e posso danificar o esc/motor?

agradeço as opiniões


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MensagemEnviado: Qua Abr 03, 2013 9:13 am 
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Fivel, esse motor Velineon puxa no máximo 70A, ou seja, uma lipo de 5000mah, de 20C pra cima já serve,
se vc quer bastante autonomia, mede o compartimento de bateria, e compre a maior que couber, e quanto a usar 2S ou 3S, indico usar 3S, que preserva mais o carrinho, com uma relação bem ajustada vc consegue correr muito bem com o velineon, sem forçar o conjunto todo...

Quando ao sistema de C's de descarga, segue o raciocinio:

Vc pode usar baterias com muito mais C's que o necessário, isso não estraga nada,
é um benefício, já que quem decide o quanto puxar é o motor, e não a bateria que empurra pro motor...
Se vc usar baterias de menos C's que o motor necessita, não irá estragar o combo, apenas irá estragar a própria bateria, que vai ser forçada a dar o que não consegue...
Uma descarga maior pode fazer o carro correr um pouco mais, e ter mais arrancada, mas é coisa boba, pouca diferença...

Pra calcular quantos C's sua bateria precisa ter pra alimentar seu motor, segue o calculo:

Considerando:

A= Amperagem (1A = 1000mah),
C= Descarga (ex: 30C, 20C...),

A x C = Descarga que a bateria pode fornecer,

então, primeiramente procure quanto seu motor puxa, o motor velineon 3500 puxa 65A no máaaximo,
se vc quiser uma de 5000mah (5A), pra fazer o cálculo...

5A x 15C = 75A, ou seja, até 15C já serve, mas é sempre bom ter uns 30A de folga, então de 20C pra cima já serve...

_________________
Revinho 17/12 =)


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MensagemEnviado: Qua Abr 03, 2013 9:31 am 
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João Victor escreveu:
Fivel, esse motor Velineon puxa no máximo 70A, ou seja, uma lipo de 5000mah, de 20C pra cima já serve,
se vc quer bastante autonomia, mede o compartimento de bateria, e compre a maior que couber, e quanto a usar 2S ou 3S, indico usar 3S, que preserva mais o carrinho, com uma relação bem ajustada vc consegue correr muito bem com o velineon, sem forçar o conjunto todo...

Quando ao sistema de C's de descarga, segue o raciocinio:

Vc pode usar baterias com muito mais C's que o necessário, isso não estraga nada,
é um benefício, já que quem decide o quanto puxar é o motor, e não a bateria que empurra pro motor...
Se vc usar baterias de menos C's que o motor necessita, não irá estragar o combo, apenas irá estragar a própria bateria, que vai ser forçada a dar o que não consegue...
Uma descarga maior pode fazer o carro correr um pouco mais, e ter mais arrancada, mas é coisa boba, pouca diferença...

Pra calcular quantos C's sua bateria precisa ter pra alimentar seu motor, segue o calculo:

Considerando:

A= Amperagem (1A = 1000mah),
C= Descarga (ex: 30C, 20C...),

A x C = Descarga que a bateria pode fornecer,

então, primeiramente procure quanto seu motor puxa, o motor velineon 3500 puxa 65A no máaaximo,
se vc quiser uma de 5000mah (5A), pra fazer o cálculo...

5A x 15C = 75A, ou seja, até 15C já serve, mas é sempre bom ter uns 30A de folga, então de 20C pra cima já serve...



Bem esclarecedor, agradeço a atenção


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MensagemEnviado: Qua Abr 03, 2013 9:42 am 
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Só corrigindo uma coisa, pra preservar o carrinho, usa-se 2S e não 3S, eu escrevi errado...
com 3S que força mais as engrenagens, suspensão, e eletrônica...

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MensagemEnviado: Qua Abr 03, 2013 9:58 am 
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João Victor escreveu:
Só corrigindo uma coisa, pra preservar o carrinho, usa-se 2S e não 3S, eu escrevi errado...
com 3S que força mais as engrenagens, suspensão, e eletrônica...



sim mas a diferença é significativa em desempenho né?


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MensagemEnviado: Qua Abr 03, 2013 10:15 am 
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Fivel realmente é significativa, a Lipo 3S tem uma voltagem 30% maior,
o que faz o motor ter uma rotação 30% maior, mas consequentemente vc vai
ter que pôr um pinhão menor pra não esquentar tanto o combo, e isso pode forçar
muito as engrenagens, pode sobreaquecer seu ESC (O VXL-3S queima atoa), o motor
pode sobreaquecer também se não usar o pinhão adequado, ou seja, força tudo,
como esse motor Velineon 3500 tem 900W de potência, força não falta pra ele,
com 2S ele já irá fazer bonito na pista, caso queira que ele corra, é só aumentar o pinhão que ele
vai correr mais, talvez só não tenha uma arrancada tão brusca quanto se tivesse usando 3S, o que
nem sempre é uma desvantagem... com 2S ele já fica bem potente, é só escolher um pinhão adequado...
com 3S vc teria que usar um cooler no ESC, e talvez no motor tbm, com o preço desses 2 vc compra vários pinhões diferentes pra usar com uma lipo 2S... fora que a 2S é mais barata, e tem menos chance de estragar, afinal, são menos células pra dar problema...

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