Itaner vou te falar oque sei sobre isso , Nesses tratores de esteira e nos tanques pode ser feito dois sistemas , O mecânico .....ele usa um motor central com um diferencial , na saída do diferencial para cada esteira tem um freio a disco igual aos carros á combustão , o servo de direção aciona esses freios ,......então quando você freia a direita ele vira para a esquerda e pro outro lado igual ,........esse é o sistema mais simples , O eletrônico ......usa dois motores ligados num esc próprio para isso , ele recebe sinal de dois canais e faz a mixagem interna ,........nunca vi um mixer externo ,.......esse sistema é usado nos tanques da Tamiya por um componente chamado DM-3 , custa caro , por volta de USD$250 , e é difícil de achar ,..........nos tratores mais invocados os gringos usam um sistema de esc da GardenTruck , esse é cruel , espetacular , mas custa por volta de $ 350 euros , o bom é que ele funciona com 12V e para motores pesados ,.............existe uns esc mais simples desse tipo que são usados naquelas lanchas de dois motores , eles funcionam da mesma forma mixando os dois canais e alternando a rotação dos motores para fazer as curvas , mas nunca vi eles á venda .
No seu caso , ........esse radio Turnigy de 6 canais está ótimo ,.......um problema são esses motores de 12V porque os esc comuns para motores escovados com ré só aceitam 8.4V no máximo , conheço esc para escovado que trabalha até 24V como o Tekin G20 mas não tem Ré ,.............então você vai ter que trabalhar com uma voltagen menor ,..................quanto ao mixer fazer um eletrônico é possível mas complicado , .............á algum tempo atraz eu vi num num site gringo uma gambiarra legal ( as gambiarras alamães são as melhores ) ........o cara usou dois esc comuns ligados nos canais do stick direito e fez uma mixagem com os potenciometros do stick no radio , de forma que quando ele acelerava para frente o sinal ia igual para os 2 esc e quando ele acelerava para frente e esquerda ou direita dava a diferença entre os motores ,..............ele fez isso mudando as ligações dos dois potenciometros do stick de forma que o sinal de um entrava no meio do outro e do segundo saia para os dois canais ,..........é difícil descrever isso aquí ,.........já pensei em fazer um teste desse mas nunca sobrou tempo ,
É isso , já deu uma carta aquí , tenho um trator desmontado esperando um dia que sabe eu mexa nele .
_________________ Rene Oliveira
|