RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 11:11 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 1:25 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 13
Pessoal, dúvida de iniciante.

Tenho um Himoto Mastadon 1/18, com motor escovado e bateria 7,2V 800mAh, e gosto muito dele... o problema é que essa bateria dele é um pé no saco... Leva 3 horas prá carregar, dura só 15 min e não desenvolve o que eu sei que ele pode de final.

Estou atrás de uma bateria sobressalente, e quero pegar uma Ly-PO, mas não sei qual a voltagem/amperagem certas, pois as mesmas da NiMH que eu tenho não existem nas Ly-PO. então pensei em pegar as mais aproximadas possíveis, que seria uma 7,4V 850mAh. Mas também não quero pegar a mais próxima só prá ficar parecido, quero tirar o máximo de proveito do carro possível. Então eu pergunto: Qual a melhor bateria Ly-PO prá comprar prá esse meu modelo?

Outra pergunta: O que seria o S das baterias? Tipo, 2S, 3S, 4S... e se tem diferença entre os conectores...

Grato por enquanto...

Ah, mais uma coisa... não tenho carregador prá essa futura Ly-PO, e preciso que, quando me disserem "compra a bateria XXX", digam também o carregador indicado prá ela.

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 1:54 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olá Bushido, sim no seu caso o mais próximo da voltagem da sua bateria seria uma 2S.
O "S" é o número de células que a bateria tem, como cada célula de Lipo tem 3,7v nominais então a 2S teria 7,4.
Quanto aos conectores, tem gente que fala que os Deans suportam uma corrente maior, eu padronizo tudo deans nos meus, mas não é por causa disso e sim por que gosto deles...Acho que com uma bateria de 850mAh, e combo escovado não tem muita diferença usar um conector x ou y...
Quanto ao carregador, pode usar qualquer carregador que seja próprio para Lipo.Acho que o que a galera mais usa são aqueles digitais, eu uso um Imax B6.

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 2:41 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Levando a boa explicação do Thiago em conta eu só acrescentaria que o "S" significa "Serie" que seria quantas celulas em serie a bateria tem. Existe tambem o "P" que significa "Parallel", geralmente usado para aumentar a capacidade de corrente da bateria.

Quanto a bateria um ponto critico são as dimensões da mesma, uma vez identificado qual o tamanho de bateria que seu chassi suporta, os proximos passos seria a sua capacidade (mA/h) e a tensão que nessa caso já foi identificada, sendo 2S ou 7,4V.
pronto é só procurar uma bateria que caiba no seu chassi com maior corrente, assim vc teria um run time grande que é justamente o que vc quer, certo?

O carregador, já que vc diz não saber direito como funciona as Lipo's, eu indicaria um carregador simples, sem ajustes, é só por o cabo de balanceamento e pronto....

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 2:51 pm 
[Moderador]

Images: 0
O bom é que por ser um carrinho 1/18, deve caber apenas baterias pequenas,
sendo assim, um carregador simples desses de 25 reais como disse o Coelho,
também conseguem carregar com rapidez...

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 3:11 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 13
valeu pelas explicações, pessoal... mas e sobre a amperagem? só não quero comprar uma de 2.2mm mAh e fritar os eletrônicos... hehehe
Qual será o máximo que posso comprar sem comprometer o ESC e o motor? Tipo, uns 1.100mAh? Pelo que vi, na loja que vou comprar, a menorzinha é uma de 1.300 mAh...

E esse balanceador... eu vi um carregador com balanceador numa loja de Ciudad del Este... é este aqui:
http://www.gabahobby.com/item/balance+charger+rcc-3sx+hec3sx01
Custa US$ 39,00 (ou R$ 110,00, se eu mandar alguém trazer prá mim), carrega 2S 7,4V e 3S 11,1V e já é balanceado... vale a pena?
Tipo, não entendo bulhufas de eletrônica, então perdoem a minha "leiguice"... hehehe

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/

Personal album

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 3:20 pm 
[Moderador]

Bushido, não existe limite de amperagem, o que queima o ESC e motor no caso seria a voltagem da bateria,
A amperagem só vai mudar no tempo em que você anda, ou seja, faça como disse o coelho, veja as medidas
do compartimento de bateria do seu carrinho, e coloque a com mais amperagem que couber nele, para assim você conseguir um bom runtime...
E esse carregador, parece legal, mas parece simplesmente não ter como selecionar a amperagem de carga dele,
é 2A e pronto, se sua bateria for de menos de 2000 ampéres, e vc carregar ela sempre a 2A ela terá uma vida útil pequena...

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 9:30 pm 
Novo no Fórum

tenho uma stampede vxl, com motor velineon, e controle de 2.4...com baterias originais... ganhei duas baterias lipo de 11.1v 3s 5000mAh (http://www.gabahobby.com/item/flightpow ... un5050003s ) igual essa do tópico... queria saber como posso carrega-la sem usar o carregador para baterias lipo... posso usar o carregador da bateria original se eu tiver um adaptador?

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 9:33 pm 
[Moderador]

goga, são baterias caras, não faça isso, as lipos precisam de balanceamento, e não podem ser sobrecarregadas igual as NiMhs, a chance de você inchar ou explodir a sua bateria são 99%... só um carregador de lipo mesmo...

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 9:49 pm 
Novo no Fórum

como eu disse eu ganhei as baterias... e nao tenho carregador... se eu carrega-las controlando a amperagem ou a voltagem com um multi-teste nao funciona? o carregador do topico acima resolve meu problema? e mais uma pergunta... o sistema de ligaçao das minhas lipos sao diferentes doque as originais se eu comprar o carregador lipo vou ter que arrumar uma adaptador?

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 9:52 pm 
[Moderador]

Carregar com multímetro não adianta, pq pra balancear a lipo, o carregador tem que ter um sistema que carregue as células individualmente...
Eu não sei que carregador que você está falando, mas qualquer um carregador de 50W desses inteligentes está ótimo, e se o conector de balanceamento for diferente vai precisar de adaptador sim...

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 10:08 pm 
Novo no Fórum

esse carregador http://www.gabahobby.com/item/balance+c ... x+hec3sx01 ... ou vc conhece algun que seja meio barato e bom que eu possa comprar... moro aqui perto do paraguai... qualke coisa do um pulo lah e compro um.... mas nao tem nenhum outro tipo que de pea carrega temporariamente?

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 10:12 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

goga escreveu:
tenho uma stampede vxl, com motor velineon, e controle de 2.4...com baterias originais... ganhei duas baterias lipo de 11.1v 3s 5000mAh (http://www.gabahobby.com/item/flightpow ... un5050003s ) igual essa do tópico... queria saber como posso carrega-la sem usar o carregador para baterias lipo... posso usar o carregador da bateria original se eu tiver um adaptador?

goga não se esquece que tem q configura o esc para lipo se não vai frita, com o negocio, bah e outra! tepois q der uma volta de lipo nunca mais vai quere andar com as otras!

:drinks:

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 10:19 pm 
Novo no Fórum

sim sim... eu jah tava vendo esses dias ativei o esc pra lipo e tava com a original... ai ele nao andava... sei dessa parte jah... mas o carregador dakele link jah me ajuda? qualke coisa vou compra neh.. perde duas lipo assim nao da neh... e sem liga ela no carrinho como que faço pra ver se ela tem carga?

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 10:27 pm 
[Moderador]

goga, aquele carregador é meio lento, tem que ser um que carregue até 5A, de uns 50W...
Na hobbyking vende, a minha opinião é que a Gaba mete a mão, que alguns produtos lá acabam não valendo a pena,
no mercado livre vc consegue por 160 ~200 reais um carregador já com fonte interna...

MensagemEnviado: Ter Fev 05, 2013 10:29 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

cara não sei como anda teu financeiro, mas eu comparia um carregador mais porrada (investe um pouco mais agora) pra poupa no futuro, mais tarde vc vai quere mete ai uma lipo mais violenta ai teu carregador simples não vai servi mais! eu tenho um turnigy que carrega até 6s e 6A, e o invstimnto tambm nã é tão alto

Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas