RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 3:12 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Jan 17, 2013 10:44 pm 
Novo no Fórum

Galera é o seguinte.... sou bem iniciante mesmo no mundo RC, e acabei de montar meu Bugre Tamiya Hornet Release.

A minha duvida é referente a manutenção....

Onde encaixa o motor e ficam as engrenagens,diferencial e tal..... bem ao lado tem uma tampa com um parafuso e a inscrição "OIL".

A minha duvida é:

Devo colocar oleo ali dentro de quanto em quanto tempo??

Qual a quantidade de oleo??

Pode ser oleo SINGER??Pode ser Oleo de motor mesmo ou tem que ser algo especifico para automodelos???

Desde já agradeço pela ajuda.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Jan 18, 2013 9:25 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 5
Olá Nelson!
Você deve ter o manual do Hornet, é só seguir o manual e usar a graxa que vem junto com o kit. Quando essa acabar pode usar graxa branca. Use somente o necessário nos pontos de contato das engrenagens, todo o excesso será jogado para as paredes da caixa do diferencial. Óleo liquido não é uma boa opção.
Espero ter ajudado.
Abç.
PAOLO

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 18, 2013 9:48 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 4
Eu digo o mesmo, verifica o que pede em seu manual, pois tenho Tamiya Bruiser e quando peguei estava com graxa, sendo que manual informa que não deve colocar graxa, pois trabalha seo. nos demais eu passo um pouco de WD p/ lubrifica os rolamentos que estão dentro e fora da caixa e graxa branca nas engrenagens tudo muito pouco sem exagero, pois com tempo vc deve abrir e limpar novamente pois entra terra, pó, água se colocar muito vai ser descartado.

Graxa Comum nem pensar, vira uma pasta com passar do tempo e ao se juntar com pó danifica sua transmissão, óleo singer não recomendo pois vai escorrer tudo pelos vãos.

Graxa Branca vc encontra em qualquer casa de troca de oleo p/ carro custa 5,00 ou 6,00 bisnaga

---Skyline GTR 34
---Audi RedBul
AXIAL SCX10 2011 (EP)
---Toyota Hilux
TAMIYA BRUISER 1985 (EP)
---Toyota Hilux (Restaurada)
SAND SCORCHER - Home Made(EP)
---Fusca Baja

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 18, 2013 9:59 am 
Novo no Fórum

Ronan escreveu:
Eu digo o mesmo, verifica o que pede em seu manual, pois tenho Tamiya Bruiser e quando peguei estava com graxa, sendo que manual informa que não deve colocar graxa, pois trabalha seo. nos demais eu passo um pouco de WD p/ lubrifica os rolamentos que estão dentro e fora da caixa e graxa branca nas engrenagens tudo muito pouco sem exagero, pois com tempo vc deve abrir e limpar novamente pois entra terra, pó, água se colocar muito vai ser descartado.

Graxa Comum nem pensar, vira uma pasta com passar do tempo e ao se juntar com pó danifica sua transmissão, óleo singer não recomendo pois vai escorrer tudo pelos vãos.

Graxa Branca vc encontra em qualquer casa de troca de oleo p/ carro custa 5,00 ou 6,00 bisnaga

Blz.. eu disse isso porque no manual não fala a respeito de manutenção e sim somente a montagem... e na lateral do diferencial no exterior do carro tem essa tampinha indicando "OIL"... por isso a duvida.

Nas fotos deste anuncio de um igual ao meu no ebay,tem uma foto do motor onde aparece essa tampinha na lateral direita superior do anuncio onde tem um parafuso...ali é a tal tampinha.

MensagemEnviado: Sex Jan 18, 2013 10:08 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 4
Sei como é no cambio da Bruiser tb tem essa tampinha, espirra um WD acelera o RC, passa um pouquinho de graxa branca acelera novamente para espalhar bem, e vc não terá problemas.

---Skyline GTR 34
---Audi RedBul
AXIAL SCX10 2011 (EP)
---Toyota Hilux
TAMIYA BRUISER 1985 (EP)
---Toyota Hilux (Restaurada)
SAND SCORCHER - Home Made(EP)
---Fusca Baja

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 18, 2013 10:15 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

A "tampinha" é a peça B2 do manual. É a tampa do pinhão. É fixada com os 2 parafusos que seguram o motor. Permite acesso rápido a coroa/pinhão, conjunto que necessita de lubrificação mais frequente (sempre com graxa branca).

Vejo que está cuidando bem do buggy que te vendi.

Abraço
PAOLO

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 18, 2013 10:18 am 
Novo no Fórum

pabos57 escreveu:
A "tampinha" é a peça B2 do manual. É a tampa do pinhão. É fixada com os 2 parafusos que seguram o motor. Permite acesso rápido a coroa/pinhão, conjunto que necessita de lubrificação mais frequente (sempre com graxa branca).

Vejo que está cuidando bem do buggy que te vendi.

Abraço
PAOLO

Falae paolo... Blz..??? sim to cuidadndo bem.. dele...ta com um motor 15 T ta violento pra kct... rsrs... mas aí.... a tampinha é outra.....ela e bem pequena e fica fixada por um parafuso so.....

MensagemEnviado: Sex Jan 18, 2013 10:31 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Já ví, é a B1. Realmente serve para inspecionar as engrenagens e lubrifica-las. Mas é sempre bom de tempos em tempos desmontar o diferencial, limpa-lo e lubrificar conforme o manual (como se estivesse montando pela primeira vez).

Como está usando motor 15T, seria bom trocar (se já não trocou) as buchas por rolamentos.

Quanto mais forte o motor, maior a frequencia das inspeções.

Bom divertimento!

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 18, 2013 10:50 am 
Novo no Fórum

pabos57 escreveu:
Já ví, é a B1. Realmente serve para inspecionar as engrenagens e lubrifica-las. Mas é sempre bom de tempos em tempos desmontar o diferencial, limpa-lo e lubrificar conforme o manual (como se estivesse montando pela primeira vez).

Como está usando motor 15T, seria bom trocar (se já não trocou) as buchas por rolamentos.

Quanto mais forte o motor, maior a frequencia das inspeções.

Bom divertimento!

Blz.. mas então .. nesta manutenção basica sem abrir.... eu posso usar oleo de maquina?? e quando abrir pra limpar usar a graxa branca??

MensagemEnviado: Sex Jan 18, 2013 11:48 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

O óleo de maquina (tipo singer) não é a melhor opção para engrenagens plásticas, pois na primeira volta vão escorrer para longe. O melhor mesmo é a graxa branca.

Assim que começar a andar e se envolver com outros modelistas vai pegar os macetes. Nada como a prática e a troca de experiências.

Abç

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 18, 2013 11:51 am 
Novo no Fórum

pabos57 escreveu:
O óleo de maquina (tipo singer) não é a melhor opção para engrenagens plásticas, pois na primeira volta vão escorrer para longe. O melhor mesmo é a graxa branca.

Assim que começar a andar e se envolver com outros modelistas vai pegar os macetes. Nada como a prática e a troca de experiências.

Abç

Blz Valeu

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas