RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 2:20 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jan 02, 2013 4:30 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 13
Buenas, gurizada...

Estou com o Mastadon 1/18 da Himoto, e parece que meu servo foi pro saco...

O sintoma é o seguinte: quando força um pouco (com o peso do próprio carro em superfície áspera), ele não vira, mas pelo som ele "tenta"... É como se tivesse alguma coisa travando ele...

Vou tentar fazer uma limpeza, e lubrificar tudo por fora do ESC/RC + servo, O problema é que é um 2 em 1, ou seja, o ESC/RC e o servo ficam juntos, e fico receoso de abrir prá ver.

Se não houver meio de arrumar, o que me recomendam? Será que existe o conjunto para repor? Ou posso trocar apenas o microservo?

valeu por enquanto...

P.S.: Tentei achar as specs do 3 em 1, mas não consegui. No site oficial da Himoto Racing tem ele como peça sobressalente, só que não sei onde achar prá comprar sem ser lá... No link abaixo segue a lista de spare parts do modelo...
http://www.himotoracing.com/product/tru ... ormation=3

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 02, 2013 4:54 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 358
Pela foto até parece um servo comum parafusado na caixa do conjunto do RX/Esc , tira esse conjunto e testa fora , se ele não estiver funcionando verifica se o servo pode ser retirado do conjunto .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 02, 2013 5:17 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Vou desmontar hj à noite, prá ver se posso fazer algo. Mas a princípio, vou só limpar a poeira e testar. Quando abrir, se houver alguma coisa informando a marca e modelo, eu aviso aqui...

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 02, 2013 8:45 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Images: 0
Bushido,

Provavelmente seja o servo mesmo, fora de superfícies ásperas ele funciona normalmente? Está fazendo algum barulho diferente?

Se quiser você pode comprar o conjunto original do modelo, porém acredito que não seja a solução, já que se esse quebrou, o outro também pode quebrar, eu trocaria esse sistema e colocaria um Esc e um Servo separadamente...

Se quiser a 3 em 1, a HK tem uma que eu acho que serve em seu auto:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... aff=585304
Imagem

Abraços,
Vinicius

No Chão
Imagem
Coroa e Pinhão em Aço - Upgrades by Sour 41 - Rádio GT2 Fly Sky

No Ar:
Imagem
-HK 250GT 3D
-HK 136 (Micro)

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 02, 2013 9:52 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 358
Vini esse 3 em 1 da HK até que é interessante para alguns projetinhos , pena que eles não dão as expecificações , por ex: , esse receptor é compatível com qual radio ? Qual deve ser a freqüência dele ? E qual a corrente que suporta esse esc ? ........se tivesse esses dados seria bom .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 02, 2013 9:59 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Deve ser o 2.4GHz padrão dos low-end...
Vou abrir ele agora e passar um pincel macio em todas as articulações da suspensão... Pode ser poeira, ando bastante na terra bem solta...

E mais... não sei se tem relação, mas estive experimentando uns saltos numa rampa reta que fiz em casa, e sempre caindo na grama. O carro já tava meio problemático antes, mas depois de umas 2 aterrizagens meio de quina o problema se agravou... no visual tá tudo ok, só vou conferir bem de perto agora...

Ah, uma dúvida... essa Hobby King entrega no BR? Pelo que vi é loja gringa, certo? Alguém já comprou de lá? Precisa de cartão internacional? Dúvidas, dúvidas... hehehe

EDIT: Estranho... estou testando o carro agora, sobre o tapete, no parket (chão liso, simulando madeira), em cima da mesa... tudo ok, só achei meio lento na volta... toca de fazer limpeza e ver o que acontece...
Para lubrificar, vou usar óleo multiuso, tb conhecido por óleo de máquina de costura... bem fino, quase transparente... me parece ideal...

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 8:25 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Galera, bati um papo cabeça com o travesseiro (trocadilhos à parte) e pensei numa coisa...
Tem como adaptar um conjunto de ESC, RC e servo individuais nesse modelo?
Tipo, ao invés de um 3 em 1, ficar com tudo separado prá evitar de trocar tudo junto... o que acham?

EDIT: Achei esse servo no ML, é um micro 3Kg, achei o preço interessante...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ed-cat-_JM

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 10:23 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Bushido escreveu:
Deve ser o 2.4GHz padrão dos low-end...
Vou abrir ele agora e passar um pincel macio em todas as articulações da suspensão... Pode ser poeira, ando bastante na terra bem solta...

E mais... não sei se tem relação, mas estive experimentando uns saltos numa rampa reta que fiz em casa, e sempre caindo na grama. O carro já tava meio problemático antes, mas depois de umas 2 aterrizagens meio de quina o problema se agravou... no visual tá tudo ok, só vou conferir bem de perto agora...

Ah, uma dúvida... essa Hobby King entrega no BR? Pelo que vi é loja gringa, certo? Alguém já comprou de lá? Precisa de cartão internacional? Dúvidas, dúvidas... hehehe

EDIT: Estranho... estou testando o carro agora, sobre o tapete, no parket (chão liso, simulando madeira), em cima da mesa... tudo ok, só achei meio lento na volta... toca de fazer limpeza e ver o que acontece...
Para lubrificar, vou usar óleo multiuso, tb conhecido por óleo de máquina de costura... bem fino, quase transparente... me parece ideal...

Sim, A Hobby King é uma loja gringa, entrega para o Brasil, acredito que 80% do fórum já comprou lá, rsrsrs...
É super segura, você precisa de um cartão internacional ou uma conta no Paypal...

Eu tenho quase certeza que seu problema seja o servo, visto que o problema é só na direção, não?
Quando bati a roda na parede, o meu servo quebrou, depois disso ele ainda funcionava, porém ficou uma "folga" na direção, devido a ter estragado alguns dentes da engrenagem do servo, meu problema só resolveu quando troquei meu servo por um com engrenagens de metal...

No Chão
Imagem

No Ar:
Imagem
-HK 250GT 3D
-HK 136 (Micro)

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 10:35 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Bushido escreveu:
Galera, bati um papo cabeça com o travesseiro (trocadilhos à parte) e pensei numa coisa...
Tem como adaptar um conjunto de ESC, RC e servo individuais nesse modelo?
Tipo, ao invés de um 3 em 1, ficar com tudo separado prá evitar de trocar tudo junto... o que acham?

EDIT: Achei esse servo no ML, é um micro 3Kg, achei o preço interessante...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ed-cat-_JM

Sim, provavelmente tenha como adaptar, como eu já tinha dito anteriormente:
"Se quiser você pode comprar o conjunto original do modelo, porém acredito que não seja a solução, já que se esse quebrou, o outro também pode quebrar, eu trocaria esse sistema e colocaria um Esc e um Servo separadamente..."

Fazendo isso você precisará de um esc, de um servo, de um receptor e talvez até de um rádio, você precisa tentar descobrir se seu rádio funciona com algum receptor, se funcionar, tudo ótimo, não precisará comprar outro rádio...

Encontrei em algumas lojas o conjunto 3 em 1 do Himoto:
http://loisirs-lb.ca/cars-a-truck-kitsp ... etail.html
http://hobbyostrov.ru/automodels/spare- ... anguage=en

Porém, na minha opinião, pelo preço, não compensa...

Veja esse automodelo idêntico ao seu, porém Brushless com esc, servo e receptor individual:
http://hobbyostrov.ru/automodels/mini-m ... anguage=en

Isso mostra que é sim possível colocar tudo separadamente, se não quer gastar muito, pode comprar um Micro Servo, um Esc Brushed e o receptor do seu rádio, se quer algo que fique mais rápido, pode comprar um Combo brushless 1/18, um micro servo e um receptor. Lembrando que com um combo Brushless a durabilidade das peças será menor, pois terá mais velocidade...

No Chão
Imagem

No Ar:
Imagem
-HK 250GT 3D
-HK 136 (Micro)

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 10:48 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Oliveirarmp escreveu:
Vini esse 3 em 1 da HK até que é interessante para alguns projetinhos , pena que eles não dão as expecificações , por ex: , esse receptor é compatível com qual radio ? Qual deve ser a freqüência dele ? E qual a corrente que suporta esse esc ? ........se tivesse esses dados seria bom .

Rene, realmente, esse é um grande problema dos produtos da Hobby king, principalmente das peças de reposição, não há praticamente nenhum detalhe... Vou mandar um e-mail para a HK perguntando alguns detalhes do produto, assim que me retornarem, posto aqui no tópico ou te envio uma MP...

:drinks:

No Chão
Imagem

No Ar:
Imagem
-HK 250GT 3D
-HK 136 (Micro)

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 11:02 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

vini_itu escreveu:
Veja esse automodelo idêntico ao seu, porém Brushless com esc, servo e receptor individual:
http://hobbyostrov.ru/automodels/mini-m ... anguage=en

Isso mostra que é sim possível colocar tudo separadamente, se não quer gastar muito, pode comprar um Micro Servo, um Esc Brushed e o receptor do seu rádio, se quer algo que fique mais rápido, pode comprar um Combo brushless 1/18, um micro servo e um receptor. Lembrando que com um combo Brushless a durabilidade das peças será menor, pois terá mais velocidade...

Caraca, gostei disso!

Eu pensava justamente em converter todo o carro para brushless, o que seria perfeito... E se fritar alguma coisa, é só trocar o que fritou, sem precisar trocar o 3 em 1 como agora...

Vou dar uma olhada com calma, e ver a questão $$$$... hehehe

Personal album

MensagemEnviado: Sex Jan 04, 2013 7:08 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Pessoal... não sei o que mudou na situação, mas o servo funcionou bem ontem à tardinha. Testei em um chão de ladrilhos, com a rampa que eu fiz, e não travou nenhuma vez. Tudo o que fiz foi limpar os rolamentos por fora, estavam bem sujos e com bastante pó da pista de terra, e lubrifiquei as articulações do servo. Está funcionando como sempre.

Ah, aproveitando... será que pagar R$ 80,00 em uma bateria igual à dele (7.2V, 800 mAh, NiMH, padrão do carro) é caro demais? Um conhecido meu vai a Ciudad del Este e pode me trazer de lá. O valor original é US$ 29,00 na Gaba Hobby, e esse conhecido cobra 30% prá trazer (padrão prá "importadores" da minha cidade)...

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas