RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 06, 2025 6:46 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jan 02, 2013 9:12 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Pastilha de Peltier, talvez você nunca tenha ouvido falar nisso , mas é algo bem interessante , trata-se de uma pastilha que quando energizada esquenta de um lado e esfria do outro , porém para esfriar de um lado é precisso refrigerar o lado que esquenta , quanto mais refrigeração e mais voltagem mais fria fica a pastilha , estive estudando e acho viavel introduzir um metodo de refrigeração utilizando a pastilha de peltier ,seria necessario uma bateria pequena de lipo para a pastilha e um pequeno cooler , o que ocuparia mais espaço seria a bateria mas no mercado encontra-se baterias de lipo de 3s de 5x3x2.5 cm , e a pastilha ficaria entre o motor e o cooler , aqui um video que demonstra a capacidade da pastilha , no video é usado um cooler de processador por isso o alto rendimento da pastilha mas em um automodelo nao seria nessesario tanto .

o que acham da idéia ? pode funcionar ?
deixe sua sugestão opinião e idéia para quem sabe criarmos algo novo no mundo dos automodelos.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Jan 02, 2013 9:21 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

olha q legal:
search.php?keywords=peltier&terms=all&author=&sc=1&sf=all&sk=t&sd=d&sr=posts&st=0&ch=300&t=0&submit=Pesquisar

MensagemEnviado: Qua Jan 02, 2013 9:32 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Legal amigo porém eu utilizei a pesquisa ! ,li os topicos sobre isto porém eu acho que com a evolução das baterias e das pastilhas seria mais viavél hoje em dia contruir um sistema utilizando esse tipo de refrigeração , então eu trouxe novamente a idéia de utilizar a pastiha de peltier .Mas caso os ADMIN'S achem que o topico esta poluindo o forúm falando de um assunto ja encerrado em outros topicos eu acho justo que encerrem o topico caso necessario.
BlackSh33p escreveu:

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 7:14 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

diego cecconello escreveu:
Legal amigo porém eu utilizei a pesquisa ! ,li os topicos sobre isto porém eu acho que com a evolução das baterias e das pastilhas seria mais viavél hoje em dia contruir um sistema utilizando esse tipo de refrigeração , então eu trouxe novamente a idéia de utilizar a pastiha de peltier .Mas caso os ADMIN'S achem que o topico esta poluindo o forúm falando de um assunto ja encerrado em outros topicos eu acho justo que encerrem o topico caso necessario.
BlackSh33p escreveu:

Diego não liga não!
eu tbm não sou a favor de poluir o fórum, mas tópicos tipo "como carregar minha lipo?"
esse seu não é o caso!

voltando ao assunto...

os gringos fazem umas experiências legais com essas pastilhas, olhe só

Imagem

Imagem

tem alguns tópicos de fóruns gringos que a galera usa essa pastilha em teste, essas fotos são desse tópico http://csjunkies.com/viewtopic.php?f=62&t=644

eu já ví na net cada coisa com essa pastilha, coisas além do nosso hobby, que dá vontade de fazer umas experiências hehehe

valeu! :drinks:

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 8:12 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

bacana , poiséh o problema maior seria fazer isso funcionar desse jeito dentro do carro, em uma escala 1/10 por exemplo fica complicado , mas eu acho q vou arriscar fazer algo utilizando essa pastilha , seria intereçante fazer algo de bancada também , utilizando uma fonte 12 v forte , acoplava a placa num dicipador de motor e antes da corrida é so ligar a pastilha e encaixar no motor enquanto são feitos os ultimos ajustes no carro o motor vai ficando frio , vi algumas pastilhas atingindo temperaturas negativas em segundos (ligadas em fontes 12 v),e ai no inicio da corrida é so plugar a celula em uma bateria interna do carro ,mesmo sendo mais fraca seria o suficiente para manter a patilha fria ,e consequentemente ''deixar o motor com gripe de tanto frio '' .

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 8:36 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Liga na própria lipo do carro, em paralelo com o esc, será que não da certo...? Pelo que vi ela funfa com 12v 6A, uma lipo 3S ficaria boa.

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 9:04 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Vou fazer uns calculos de consumo de uma celula dessas ,logo posto resultados.
Thiago H.F. escreveu:
Liga na própria lipo do carro, em paralelo com o esc, será que não da certo...? Pelo que vi ela funfa com 12v 6A, uma lipo 3S ficaria boa.

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 9:58 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Diego, siga com os testes eles são sempre validos, porem o resultado final vai ser que o uso do peltier para esse fim não compensa.
O efeito Peltier é bem legal, porem ainda ineficiente, ou seja com sua aplicação usando baterias não vai valer a pena...
No caso dos automodelos, vale mais a pena investir em um bom dissipador e ventuinhas, vc terá um resultado melhor.

Ps. não quero de te desaminar, mas eu estudei muito esse tema e já fiz muitos testes. Inclusive tenho pastilhas aqui, se quiser posso te emprestar uma.

[]´s

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 9:58 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Thiago H.F. escreveu:

Não se esqueça que o esc precisa ser alimentado, senão o RX apaga e seu carro fica sem controle. Se quiser fazer uma gambiarra destas, melhor ligar a placa direto na bateria.

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 9:59 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

melhor coisa para manter o motor/esc frios é usar a relação correta ao invés de sobredimensiona-la.

Não tem mistério MESMO. Se seu motor/esc aguenta relação (X dentes de coroa)/(Y dentes de pinhão) para um carro que pesa Z. Nem adianta colocar coroa de X/2 dentes, ou pinhão de 2Y em um carro de 2Z quilos.

O que 99.99% das pessoas fazem é comprar o combo e colocar a relação no chute. Daí, quem é basher, quer que um carrinho de 1/10 de escala ande mais rápido que uma Ferrari 1/1 e fica forçando o combo com relações absurdas. O resultado é ineficiência do conjunto, em outras palavras, calor.

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 11:48 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Mas antes da corrida 'ou de andar' esperar o peltier esfriar bem , ai a lipo apenas manteria a refrigeração , o motor iria demorar mais para aquecer e talves aquecer menos também , digo ele demoraria para atingir o pico de temperatura .
Coelho escreveu:
Diego, siga com os testes eles são sempre validos, porem o resultado final vai ser que o uso do peltier para esse fim não compensa.
O efeito Peltier é bem legal, porem ainda ineficiente, ou seja com sua aplicação usando baterias não vai valer a pena...
No caso dos automodelos, vale mais a pena investir em um bom dissipador e ventuinhas, vc terá um resultado melhor.

Ps. não quero de te desaminar, mas eu estudei muito esse tema e já fiz muitos testes. Inclusive tenho pastilhas aqui, se quiser posso te emprestar uma.

[]´s

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 11:52 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Porém um motor frio da um rendimento extra para o carro , quem corre com onroad principalmente e deixa o carro no limite do motor sabe que fim da prova o carro nao tem o mesmo rendimento que teve no inicio, e se der realmente certo esse metodo de refrigeração seria possivel extrair mais potencia do carro utilizando diferentes configurações de relação .
rnelias escreveu:
melhor coisa para manter o motor/esc frios é usar a relação correta ao invés de sobredimensiona-la.

Não tem mistério MESMO. Se seu motor/esc aguenta relação (X dentes de coroa)/(Y dentes de pinhão) para um carro que pesa Z. Nem adianta colocar coroa de X/2 dentes, ou pinhão de 2Y em um carro de 2Z quilos.

O que 99.99% das pessoas fazem é comprar o combo e colocar a relação no chute. Daí, quem é basher, quer que um carrinho de 1/10 de escala ande mais rápido que uma Ferrari 1/1 e fica forçando o combo com relações absurdas. O resultado é ineficiência do conjunto, em outras palavras, calor.

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 1:03 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

diego cecconello escreveu:
Porém um motor frio da um rendimento extra para o carro , quem corre com onroad principalmente e deixa o carro no limite do motor sabe que fim da prova o carro nao tem o mesmo rendimento que teve no inicio, e se der realmente certo esse metodo de refrigeração seria possivel extrair mais potencia do carro utilizando diferentes configurações de relação .
rnelias escreveu:

Eu corro de onroad e sei exatamente que não tem o mesmo rendimento no final de prova simplesmente porque a bateria vai perdendo carga e, com mais algo pendurado sugando energia, o que se ganha em refrigeração, perde-se em consumo e dá na mesma (ou até fica pior).

Se quiser investir em refrigeração de esc/motor, pense em refrigeração PASSIVA. Em outras palavras, faça o ar circular sobre estes componentes que já dará o efeito de refrigeração necessário. Aliás, é o mesmo princípio usado nos carros 1:1 e se chama radiador :drinks:

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 1:07 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 125
Também tem o custo de mais peso, que no final fica na mesma tb...

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2013 1:16 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

e seria vantagem começar a corrida com o motor em temperaturas negativas ?? demoraria mais para aquecer ? no caso do 'refrigerador de bancada ' ?

Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas