RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 22, 2025 3:08 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 4:27 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Primeiramente gostaria de parabenizar não só o forum, mas todos os membros que de uma maneira ou outra acabam contribuindo na evolução do hobby.

Já "brinquei" bastante com um auto a combustão on-road 4x4 a cerca de 15 anos atrás... não me lembro a marca dele (lojistas falavam que a marca era boa, mas muito difícil de peças). Nunca tive grande problemas por ser a combustão, mas hj já não vejo muita vantagem neles (para meu uso).

Hj tenho apenas umas tranqueiras eletronicas: Heli Syma S032, mini Cesnna indoor, car mini drift, e um dirigivel de tubarão que foi comprado a 1 ano e ainda não montei (comprei para qdo meu filho crescer mais).

ainda tenho que ressuscitar um hovercraft tayto, mas isto fica para outro tópico...

Depois de muito pesquisar qual seria o melhor Rc para mim, acabei comprado um HPI Hhelly King 4x4, não quero muita velocidade, prefiro um carro que passe por cima de tudo... dependendo do comportamento dele, vou fazer alguns Ups.

Aí é que vem as dúvidas...

Não encontrei (nem aqui nem fora), tutoriais básicos de como funcionam os Rcs elétricos, já fica uma dica para alguem fazer algo fixo para futuros iniciantes como eu.
Uma bateria 1S possui 3.7v
Uma bateria 2s possui 7.4v
Uma bateria 3s possui 11.1v

em um carro que vem com uma bateria de 7.4v (meu caso), todo o sistema é 7.4? se quiser usar uma 3s tenho que trocar motor, receptor, esc e servo??

a potêcia suportada do ESC está relacionada a potencia o motor e não bateria, correto?
Até hj (mesmo ao ler sobre muitos tópicos), não entendo como funciona a classificação de motores... 11T, 30T... como sei a força, velocidade e voltagem? Todos os motores possuem o mesmo tamanho do eixo (espessura e comprimento).

Desculpe o texto longo e tantas perguntas, mas toda a informação que encontrei foi no meio dos tópicos relacionados a modelos dos carros (nada conclusivo ou exemplificando).

Abraços a todos

Heli Syma 107
Cessna Indoor
Yokomo-Drift Car 1/26

Editado pela última vez por lipenur em Ter Dez 11, 2012 10:31 am, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 4:45 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O S da bateria eh a célula, só que isso eh lipo, a nimh eh diferente. Um esc brushed agüenta somente 7,4v ou 2 células de lipo. O wheelie king eh um crawler, acho que pra andar em todo terreno um monster truck se da melhor, só que eh mais caro.

O esc manda a voltarem necessária para o receptor e o receptor manda a voltarem para o servo. Então se quiser um combo melhor, basta trocar o motor e esc.
E nem todos motores tem o mesmo tamanho de eixo nao. O motor de carro 1/10 tem eixo 3mm mas o motor de 1/8 o eixo eh 5mm.

As demais respostas nao sei se entendi, deixo para outros responderem.

Ah, de onde vc eh? Atualiza o seu perfil no painel de controle do usuário.

viewtopic.php?f=3&t=33294

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 4:55 pm 
[Moderador]

Images: 0
Motor 11T tem menos torque e mais rotação,
e motor 30T tem mais torque, e menos rotação,
O Wheelie king não foi feito pra correr, então, se quiser trocar o motor por um mais forte,
acho melhor pensar bastante antes, porque ele vai capotar atoa, e vai andar kikando...
E o resto o lucas já disse...
O ESC é o responsável por regular a voltagem que vai para o servo, quando quiser colocar bateria 3S,
basta ver se o seu motor e seu ESC aguenta, caso não, o servo pode continuar o mesmo, basta trocar o combo (motor/esc),
Mas como seu carrinho não foi feito pra correr, mesmo que aguentasse 3S, acho que não valeria a pena, e também não vale a pena
colocar motor para velocidade nele porque não terá desempenho.

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 5:36 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eh melhor pegar um monster truck se quiser correr por tudo. Procura por stampede 4x4, emaxx, erevo, savage flux, e6 trooper, etc. Que vc vai ver o que eh legal esses carros.

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 5:43 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

já vi um vídeo de um wheely king totalmente modificado, corria pacas e não capotava

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 7:10 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Obrigado a todos que responderam, já ví que por aqui o pessoal se propõe a ajudar mesmo, isso tá cada vez mais difícil em foruns...

lucaaas escreveu:
Um esc brushed agüenta somente 7,4v ou 2 células de lipo. O wheelie king eh um crawler, acho que pra andar em todo terreno um monster truck se da melhor, só que eh mais caro.

O esc manda a voltarem necessária para o receptor e o receptor manda a voltarem para o servo. Então se quiser um combo melhor, basta trocar o motor e esc.
E nem todos motores tem o mesmo tamanho de eixo nao. O motor de carro 1/10 tem eixo 3mm mas o motor de 1/8 o eixo eh 5mm.

Ah, de onde vc eh?

Então... queria algo para todo terreno, inclusive para dentro de casa, já tive on road a combustão, nem em rua nova recem asfaltada dava para andar direito... quicava direto, por isso resolvi pegar um off.

O ESC já é "inteligente" então... achei que teria que trocar servo e receptor... Bom saber que os motores possuem diferentes espessuras de eixo. Mas qdo se compra um motor, se verifica o que? espessura ou é pela escala?

PS: vou atualizar, acabei de me cadastrar SP - Capital -Zona Leste

João Victor escreveu:
Motor 11T tem menos torque e mais rotação,
e motor 30T tem mais torque, e menos rotação,
O Wheelie king não foi feito pra correr, então, se quiser trocar o motor por um mais forte,
acho melhor pensar bastante antes, porque ele vai capotar atoa, e vai andar kikando...

basta ver se o seu motor e seu ESC aguenta, caso não, o servo pode continuar o mesmo, basta trocar o combo (motor/esc),
Mas como seu carrinho não foi feito pra correr, mesmo que aguentasse 3S, acho que não valeria a pena, e também não vale a pena
colocar motor para velocidade nele porque não terá desempenho.

Ele vem com um 27T, quero mais força que velocidade, ví uns videos de alguns que até empinam para sair, não é minha intenção, tô mais para o crawler e trilha pesada. Aliás... esse motor 27T é o famoso latinha?

será que posso colocar uma 2s sem trocar nada? ela daria mais autonomia que a original 7.2V, 2000mAh NiMH 6-cell ??

mas um motor com mais força (se sentir necessidade), obrigatóriamente pede uma 3s? ou existem bons motores para 2s brushless?

lucaaas escreveu:
Eh melhor pegar um monster truck se quiser correr por tudo. Procura por stampede 4x4, emaxx, erevo, savage flux, e6 trooper, etc. Que vc vai ver o que eh legal esses carros.

Foi o que me levou a comprar ele, já vi muitos videos desses outros, são bons carros, mas apenas off, sem opção para o crawler como o Whelly King. Depois se me "empolgar" em correr um pouco mais, vejo se consigo pegar um savage ou similar.

Conclusão até o momento: Creio que esse RC vai superar minhas espectativas, já estava começando a procurar motor, esc, baterias, servo... mas vou esperar chegar (acho que ainda esse ano), e ver como se comporta, até mesmo para pegar uma 2s, ou se sentirei falta de "motor" e parto para uma 3s e demais substituições.

Na lista de compras:
carregador inteligente
kit de mini ferramentas
kit Crawler (esse é certeza, mas vai ficar mais pra frente)
se alguem puder ajudar.... não se se preciso de óleo, graxa, cola, silicone.

Heli Syma 107
Cessna Indoor
Yokomo-Drift Car 1/26

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 7:55 pm 
[Moderador]

lipenur, é sim o famoso motor latinha, e ele por ser 27T, tem bastante torque, mas mesmo assim, tem uma boa rotação...
Se você quer mais torque, basta trocar o motor 27T por um que tenha mais T's... E sim, vc pode colocar bateria 2S sim que não vai acarretar em queima nem nada, só que uma lipo exige um carregador especial, e como seu ESC provavelmente não tem cutoff, vai ter que comprar um buzzer, que é um apito, que diz quando vc tem que parar de andar pra não estragar a bateria de lipo, que não pode ter menos de 3 volts por célula.
Uma lipo totalmente carregada chega a 8.4V, o que vai dar mais velocidade, então mesmo trocando por um motor de mais T, se não for muita diferença, vc vai conseguir andar na mesma velocidade que o motor 27T e a NiMh de 7.2V... As NiMhs ocupam muito espaço e armazenam pouca amperagem, uma lipo de 5000mah 2S tem o mesmo tamanho que uma NiMh de 1800, e acho que o peso é menor... ou seja, com um motor de poucos T's, que não gasta muita energia, vc vai brincar até enjoar...
E não precisa de 3S pra ter um motor mais forte não.

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 8:05 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Quando compra o motor, da pra ver os 2. Mas normalmente eh assim, salve as exceções.
A autonomia se da ao mAh. Nao ao tipo de bateria.
Brushless eh o tipo do motor, sem escovas. Os motores brushed agüentam só 2s, mais que isso queima. Se vc por 2s num brushed e 2s num brushless, vai ver q o brushless tem mais forca.

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 9:25 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Obrigado pelas respostas João Victor e Lucaaas

Juntando essas informações, seria interessante fazer isso na parte elétrica:

Projeto 1
Eu compraria uma 2s 4000 ou 5000 (quero ter duas baterias pelo menos), o carregador eu já conheço como funciona (tenho um amigo que tem para o helimodelismo),e já estou providenciando. Juntamente, instalaria um buzzer para não cair demais a tensão (achei q o ESC dele cortava)

Projeto 2 (mais para frente, e se eu sentir necessidade)

ESC, e um Brushless entre 30/40T (brushless tb tem essa especificação?). Pois como eu disse, eu não quero velocidade, quero mais força. Se o bichinho da velocidade morder, eu vou atrás de outro rc para isso (cada coisa em seu lugar).

Heli Syma 107
Cessna Indoor
Yokomo-Drift Car 1/26

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 9:28 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Aí brushed eh melhor pq tem mais troque. Os brushed são ótimos para crawler, mas os brushless são mais duráveis só que nao tem com tudo isso de voltas...

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 9:33 pm 
[Moderador]

Mesmo o brushless sendo de vários T's, ele vai dar uma boa velocidade,
acho melhor continuar no brushed mesmo, se o intuito é crawler, eles são melhores...
E como quanto mais T menos energia ele puxa, vc não irá precisar trocar o ESC nem nada...
vai ser um investimento baixo, e que vai funcionar.

MensagemEnviado: Seg Dez 10, 2012 11:50 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

verifica se seu esc aguenta o 20t, já vai andar bem mais

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Ter Dez 11, 2012 10:18 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

A coisa tá mais fácil (e barata), que eu imaginava...

Já vi que não vou precisar trocar esc, receptor, servo... apenas bateria e quando muito o motor com mais T, apesar de os brushless durarem mais, creio que mesmo com motor original, pelo meu uso (tempo), vai durar muitos anos... comprarei futuramente um com mais T para testar e já fico com motore reserva (comprar fora demora muito).

Fkot2006 - minha intenção não é correr com ele, mas com o que estava pensando em gastar para deixa-lo melhor (achei que original era muito ruim, teria que trocar quase toda elétrica), quem sabe não dá para pensar em comprar um foguetinho off-rod mais pra frente....

PS: como ficou muita informação do Whelly King, alterei o nome do tópico para futuras pesquisas.

Heli Syma 107
Cessna Indoor
Yokomo-Drift Car 1/26

MensagemEnviado: Qua Dez 12, 2012 12:50 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

novidades...

o rc não está disponível, cancelei a compra.

avaliando essas informações até o momento, como colocar motor com mais T e kit crawler (US$ 70,00), veio outra opçao (diferença de $ mínima)

http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... ID15**&E=N

Esse seria o Whelly King, com kit crawling, diferenciais blocados, pneu próprio para crawling (caixa de redução não cheguei no acordo se acompanha), e uma bolha mais realista pelo mesmo valor praticamente.

O que não gostei: 27Mhz, como vou praticar em um parque que logo atrás tem um córrego, estou com medo de interferência e alcance , creio que seria necessário apenas a troca do recetor e radio, andei vendo esse: (pelo que entendi, já vem com receptor)

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... ystem.html

é simples assim? retiro o receptor original e coloco esse que vem com o rádio?

restou mais uma dúvida: qual bateria para esse carro? 2s com 4000 30C está de bom tamanho?

Se eu estiver falando besteira, favor corrigir....

Heli Syma 107
Cessna Indoor
Yokomo-Drift Car 1/26

MensagemEnviado: Qua Dez 12, 2012 1:11 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Images: 13
então quanto mais T no motor mais força para sair,e menos velocidade final?
acabei de pegar um ez run 8.5t 4000 kv pra minha short course,sera que vai ficar rapido?
att

TRAXXAS RUSTLER VXL (Velocidade Extrema!)

TRAXXAS MUSTANG BOSS VXL (Chodó/Drift)

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas