RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 22, 2025 3:26 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2012 9:35 am 
Novo no Fórum

Pessoas... antes de mais nada eu quero reforçar que utilizei a busca antes e não consegui tirar minha dúvida.

Meu Sand Master usa o motor 540 22T (Acho que é latinha pelo que li) e a bateria de NiMH 7.2 de 2000 mAh. Com essa configuração eu tenho pouco mais de 10 minutos de funcionamento até que a bateria se esgota. Falam muito aqui sobre bateria LiPo, motor brusless e tal...

Minhas dúvidas: Se eu trocar o motor original por um Brusless a autonomia vai melhorar? O que devo trocar além do motor? É possível a utilização de baterias de LiPo neste modelo?

Sei que são perguntinhas básicas de um iniciante mas não encontrei nada específico para o meu modelo.

Agradeço desde já aos que se dispuserem a ajudar.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Set 06, 2012 9:56 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Olá Eduardo,

eu fiz isso que vc está querendo fazer, tenho um buggy 1/16, ele era motor latinha 380, troquei por um brushless, vc terá que trocar teu esc tb, minha bateria era uma NIMH 1100MAH, coloquei uma lipo de 2s 2200MAH, antes com o latinha e bateria NIMH andava uns 10min, hoje com o brushless com a lipo ando uns 20min ou mais, só que um detalhe o carro anda muito mais. Comprei tudo na hobbyking, demora uns dias mas chegar mas chega e não fui tarifado. Qualquer dúvida pode perguntar, o meu buggy já troquei tudo nele e ficou muito bom.

Abraços

QUALIFICAÇÕES
QUALIFICAÇÕES ML

MensagemEnviado: Qui Set 06, 2012 10:00 am 
Novo no Fórum

frufrek escreveu:
Olá Eduardo,

eu fiz isso que vc está querendo fazer, tenho um buggy 1/16, ele era motor latinha 380, troquei por um brushless, vc terá que trocar teu esc tb, minha bateria era uma NIMH 1100MAH, coloquei uma lipo de 2s 2200MAH, antes com o latinha e bateria NIMH andava uns 10min, hoje com o brushless com a lipo ando uns 20min ou mais, só que um detalhe o carro anda muito mais. Comprei tudo na hobbyking, demora uns dias mas chegar mas chega e não fui tarifado. Qualquer dúvida pode perguntar, o meu buggy já troquei tudo nele e ficou muito bom.

Abraços

Valeu cara, que kit foi esse que você comprou? Será que você ainda teria o link dele? É o meu primeiro carro, não conheço muita coisa do ramo e tenho que pedir ajuda de vocês.

Abração!

MensagemEnviado: Qui Set 06, 2012 10:02 am 
[Moderador]

Images: 0
eduardinho só com uma boa lipo 2S vc consegue aumentar o seu tempo de runtime (tempo andando),
veja o tamanho do compartimento da bateria, que eu te indico uma lipo 2S que caba aí no seu carrinho...
O primeiro upgrade essencial pra qualquer automodelo é uma lipo, só que não basta comprar só ela, vc tem
que ter um carregador computadorizado e um buzzer (se seu esc não possuir cutoff), só com isso vc já vai gastar em média uns 250~300 reais, mas vc vai ver que a mudança é muito radical, e mais pra frente vc compra um brushless, e também veja se o brushless não é muito forte, pq o 22T é bem fraquinho, e seu automodelo pode não aguentar muita potência.

MensagemEnviado: Qui Set 06, 2012 10:10 am 
Novo no Fórum

João Victor escreveu:
eduardinho só com uma boa lipo 2S vc consegue aumentar o seu tempo de runtime (tempo andando),
veja o tamanho do compartimento da bateria, que eu te indico uma lipo 2S que caba aí no seu carrinho...
O primeiro upgrade essencial pra qualquer automodelo é uma lipo, só que não basta comprar só ela, vc tem
que ter um carregador computadorizado e um buzzer (se seu esc não possuir cutoff), só com isso vc já vai gastar em média uns 250~300 reais, mas vc vai ver que a mudança é muito radical, e mais pra frente vc compra um brushless, e também veja se o brushless não é muito forte, pq o 22T é bem fraquinho, e seu automodelo pode não aguentar muita potência.

Valeu João Victor! Comprei um carregador Imax B6 já prevendo futuros ups, minha intenção com este carro não é ter muita velocidade não, gostaria de uma autonomia maior. Como sei se o meu ESC tem CUTOFF? (Meu manual está apenas em Chinês.)

Estou me empolgando com o hobby e já tenho planos para "fazer" um modelo mais forte em um futuro breve, de preferência com um chassis que me permita um leque maior de configurações. Mas para isso ainda tenho que aprender um pouco mais com vocês.

MensagemEnviado: Qui Set 06, 2012 10:17 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Eduardo tb sou iniciante, é meu primeiro carro. Eu fiz isso que o Jão falou, comprei a bateira, com um carregador inteligente e um buzzer, vc vai gastar um pouco sim, mas se pedir em sites internacionais sai mais barato, como o teu motor é maior que o meu (540) o que eu comprei acho que não vai dar certo para vc, mas mesmo assim segue o link, faça o que o João falou, coloque primeiro uma bateria Lipo 2s pra ver como fica.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=20994

Abraços

QUALIFICAÇÕES
QUALIFICAÇÕES ML

MensagemEnviado: Qui Set 06, 2012 10:26 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Images: 11
eduardinho escreveu:
Como sei se o meu ESC tem CUTOFF? (Meu manual está apenas em Chinês.)

Amigo, se voce comprar um motor brushless vai ter que trocar o ESC, logo, se colocar 1 brushless vai ter CUTOFF, va atras na sessao de vendas do forum que voce vai achar um combo la, ou senao compre 1 combo zero km, se quiser tenho varios contatos que vendem os mesmos. para uma autonomia bacana voce precisa de alguns conselhos, ai vao.

1 - uma bateria com 1 valor alto de mah (ex. Bateria de NIMH 6 celulas e 5000mah, ou uma bateria de lipo 2S 5000 mah) quanto maior o numero de mah descrito mair sera sua capacidade de reserva, um combo brushless de 13T com 1 esc de 60A com 1 bateria dessa te da com certeza algo em torno de 30min de brincadeira, aliado claro aos proximos itens.

2 - relaçao de coroa e pinhao. quanto mais voce alongar a sua relaçao para que tenha velocidade, mais bateria voce consome pois quanto mais o motor faz força mais energia ele consome. procure uma relaçao que te atenda e que nao ultrapasse nunca a proporçao de 2,8x1 ou seja uma relaçao de coroa 86 para um pinhao de 25 esta de otimo tamanho, boa velocidade e pouca energia consumida, se abaixar mais ainda melhor ainda. algo em torno de pinhao de 20t e coroa de 86 é excelente, velocidade em torno de 50km/h e uma vida util bem extensa.

3 - Dedada, isso voce vai entender, a bateria de lipo tem um valor de descarga, exemplo 20c / 35C isso significa que ela tem uma descarga constante de 20 vezes o valor da Amperagem e tem um valor de burst ou seja valor de um acionamento de nitro de 35x a Amperagem, se voce cola o dedo e fica com ele apertado o tempo inteiro voce vai ficar sequencialmente acionando o burst da bateria reduzindo o sem tempo de reserva como se ela fosse originalmente uma 35C de constante, isso em tempo vai te consumir algo em torno de 50% do tempo de reserva da bateria.

Seguindo estas dicas voce com 2 baterias dessa, literalmente cansa de andar. e no seu IBMAX essas baterias levam em torno de 30 minutos para estarem no ponto para sua utilizaçao.

espero ter ajudado, bons roles.

Att,
Henrique Montanari

T-rex 450 DFC 3gx

Personal album

MensagemEnviado: Qui Set 06, 2012 10:51 am 
[Moderador]

Images: 0
Ótima explicação do Henrique, só tenho que reforçar, que é sim possível carregar baterias em menos de uma hora, mas nunca é recomendável, porque diminui a vida útil...

MensagemEnviado: Qui Set 06, 2012 11:10 am 
Novo no Fórum

Quero agradecer a todos que me responderam: Guilherme Luiz Frufrek, João Victor e Henrique Montanari.
Minhas dúvidas estão clareando, parabéns pelo conhecimento e pela vontade e disponibilidade para ajudar aos iniciantes.
Estou me sentindo "em casa" neste fórum.

MensagemEnviado: Seg Set 10, 2012 10:19 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Só cuidado para não por um brushless forte demais

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Ter Set 11, 2012 9:57 pm 
Novo no Fórum

fkot2006 escreveu:

Qual kit seria indicado?
Sei que o carro é bem frágil mas meu interesse mesmo é na maior autonomia.

MensagemEnviado: Qua Out 31, 2012 8:31 am 
Novo no Fórum

Opa amigo, estava acompanhando seu tópico, acabou fazendo o upgrade no seu carro?

Também possuo um Sand Master, gostaria de saber se eu poderia usar uma bateria LIPO 2S 7.4v para uma maior autonomia, utilizando o ESC e motor original... seria possível?

MensagemEnviado: Qua Out 31, 2012 11:16 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

eduardinho escreveu:
fkot2006 escreveu:

Qual kit seria indicado?
Sei que o carro é bem frágil mas meu interesse mesmo é na maior autonomia.

Tenho alguns combos que ficariam bons pra vc, com motores em torno de 4000 kv

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Seg Nov 19, 2012 5:04 pm 
Novo no Fórum

takeshi, pelo que andei lendo (tb sou inciante), vc pode colocar uma lipode 2s sim, porém se teu ESC não tem CUTOFF, deverá comprr tb um buzzer que avisa a hora de parar.

Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas