RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 5:21 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Jul 12, 2012 11:00 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

c0sta escreveu:
Caros,

Segue uma forma aproximada do tempo de carregamento de bateria, usei um lipo como exemplo:

Tempo de carga:

Tc = (100-EC) x AA x 1,2 / 100 x CC

Considerando lipo 5000 mah, 3s , 5c:

AA é a corrente nominal da bateria:

EC é o quanto a tenção da lipo pode baixar para que não cause dano a bateria:

3,7_____________100%
3,0_____________ EC

EC = 82%

CC é a corrente utilizada para carregar a bateria, vou considerar 70% do valor nominal da bateria:

CC = 0,7 x 5,0 = 3,5 a

Então:

Tc =(100-82) x 5 x 1,2 / 100 x 3,5

Tc = 0, 3 h = 18 min

Cleyton

Bem vou ser sincero rsrs Me confundi um pouco rsrs
Essas especificações de tensão minima, corrente que pode utilizar vem especificada na bateria ?

=D
Bolha Opala SS 1976
REDCAT-Lightning EPX DRIFT 1/10
Motor 10T , Esc Trackstar 60A Até 3S

Kyosho DST "Convertido"
Combo 1/8 - 2000Kv Esc 150A até 6S

MensagemEnviado: Qui Jul 12, 2012 4:35 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Nossa.. Tá confuso isso aqui hehe.. Mas bem, eu mecho com essas baterias a apenas 3 anos, tem gente muito mais experiente que eu aqui no fórum, mas vou tentar ajudar...

Primeiro, precisamos saber algumas coisas sobre NiMh, NiCd e LiPo.
Células de NiMh e de NiCd descarregam até, em média 0,9V. As células de LiPo não é recomendavél descarregar menos de 3V.

Segundo, um carregador não pega e simplesmente joga energia na bateria (não o computadorizado, o de parede já não sei), ele vai fazendo picos de carga, por isso não é saudável ligar uma bateria direto numa fonte. Lembrando que LiPo precisa de um carregador especifico, geralmente computadorizado, e que serve para LiPo, LiFe, NiMh, NiCd, LiIon e de Chumbo (não lembro a sigla).

Um carregador computadorizado (como o Imax B6, por exemplo), vai carregar a bateria (seja qual for) o máximo que ele conseguir (ou até atingir o limite que você pode por nas configurações). Algumas vezes acontece da bateria não pegar toda a carga. Isso pode ter vários motivos. As bateria de NiMh e NiCd sofrem de um fenômeno chamado "Efeito Memória" (principalmente a de NiCd). O que é isso? Isso é que, quando você carrega uma bateria sem que ela esteja totalmente descarregada, você acaba por perdendo capacidade da bateria e diminuindo sua vida útil. A LiPo não sofre deste fenômeno.

Baterias de Níquel (NiMh e NiCd) são de tecnologias antigas, muito dificil de se usar em automodelismo Elétrico hoje em dia. Ainda são muito utilizadas em automodelos a combustão. A LiPo tem infinitas vantagens sobre as de Níquel. Os únicos "pós" é o fato de precisar de um carregador computadorizado e de que não pode descarregar abaixo de 3V cada célula. Contudo, a maioria dos ESCs hoje em dia vem com um sistema chamado "Cutoff", que serve para parar o automodelo antes que a voltagem da bateria abaixe demais. Porém, o automodelo de vocês não vem com um ESC que tem essa função, então é necessário um acessório chamado "Buzzer". O Buzzer, como o nome mesmo diz, é uma buzina que vai ativar quando a voltagem da bateria for 6V (para LiPo 2s), por exemplo.

Para "cálcular" o tempo de carga com um carregador de parede comum (e até mesmo com um computadorizado) é fácil. Basta pegar a Amperagem da bateria e dividir pela Amperagem liberada pelo carregador. Lembrando que todos os dados devem estar na mesma unidade (mA ou A). Por exemplo. Uma bateria de 6800mAh e um carregador que carrega 250mAh. 6800 / 250 = 27,2h. Sim, é muito tempo. Por isso é recomendável usar carregadores computadorizados, nos quais é possível definir uma corrente de saída. Nas cargas das minhas baterias, eu procuro carregar em torno de 0,5C ~ 0,7C. O que seria isso? 0,5C seria algo como "0,5 da Capacidade", ou seja, 50% da capacidade. No caso da bateria de 6800mAh seriam 3400mAh, ou 3,4Ah. Isso faria com que a bateria fosse carregada em 2hrs (6800 / 3400). Isso é uma medida de segurança, não obrigatória, mas que eu prefiro seguir. Faço isso tanto para as baterias de Níquel como para LiPo e para LiFe.

Quanto a conta do Cleyton, desculpe, mas está errada. Se você está carregando a 0,7C (vamos adotar uma bateria de 1000mAh), você vai estar carregando 700mAh. Vai levar, com certeza, mais de 1hr.. Para levar menos de 1hr, é preciso que se carregue mais de 1C. Para levar 30min, por exemplo, é preciso que carregue a 2C.

ATENÇÃO: Esse "C" que eu citei o texto todo, NÃO é os 20C, 30C, etc que vem nas baterias LiPo. Esse "C" que eu citei é simplesmente a capacidade de armazenamento da Bateria.

Bem, acho que isso ajuda a esclarecer algumas dúvidas rsrs
Abraços! :drinks:

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4

MensagemEnviado: Qui Jul 12, 2012 6:02 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

FlavioBS escreveu:
Nossa.. Tá confuso isso aqui hehe.. Mas bem, eu mecho com essas baterias a apenas 3 anos, tem gente muito mais experiente que eu aqui no fórum, mas vou tentar ajudar...

Primeiro, precisamos saber algumas coisas sobre NiMh, NiCd e LiPo.
Células de NiMh e de NiCd descarregam até, em média 0,9V. As células de LiPo não é recomendavél descarregar menos de 3V.

Segundo, um carregador não pega e simplesmente joga energia na bateria (não o computadorizado, o de parede já não sei), ele vai fazendo picos de carga, por isso não é saudável ligar uma bateria direto numa fonte. Lembrando que LiPo precisa de um carregador especifico, geralmente computadorizado, e que serve para LiPo, LiFe, NiMh, NiCd, LiIon e de Chumbo (não lembro a sigla).

Um carregador computadorizado (como o Imax B6, por exemplo), vai carregar a bateria (seja qual for) o máximo que ele conseguir (ou até atingir o limite que você pode por nas configurações). Algumas vezes acontece da bateria não pegar toda a carga. Isso pode ter vários motivos. As bateria de NiMh e NiCd sofrem de um fenômeno chamado "Efeito Memória" (principalmente a de NiCd). O que é isso? Isso é que, quando você carrega uma bateria sem que ela esteja totalmente descarregada, você acaba por perdendo capacidade da bateria e diminuindo sua vida útil. A LiPo não sofre deste fenômeno.

Baterias de Níquel (NiMh e NiCd) são de tecnologias antigas, muito dificil de se usar em automodelismo Elétrico hoje em dia. Ainda são muito utilizadas em automodelos a combustão. A LiPo tem infinitas vantagens sobre as de Níquel. Os únicos "pós" é o fato de precisar de um carregador computadorizado e de que não pode descarregar abaixo de 3V cada célula. Contudo, a maioria dos ESCs hoje em dia vem com um sistema chamado "Cutoff", que serve para parar o automodelo antes que a voltagem da bateria abaixe demais. Porém, o automodelo de vocês não vem com um ESC que tem essa função, então é necessário um acessório chamado "Buzzer". O Buzzer, como o nome mesmo diz, é uma buzina que vai ativar quando a voltagem da bateria for 6V (para LiPo 2s), por exemplo.

Para "cálcular" o tempo de carga com um carregador de parede comum (e até mesmo com um computadorizado) é fácil. Basta pegar a Amperagem da bateria e dividir pela Amperagem liberada pelo carregador. Lembrando que todos os dados devem estar na mesma unidade (mA ou A). Por exemplo. Uma bateria de 6800mAh e um carregador que carrega 250mAh. 6800 / 250 = 27,2h. Sim, é muito tempo. Por isso é recomendável usar carregadores computadorizados, nos quais é possível definir uma corrente de saída. Nas cargas das minhas baterias, eu procuro carregar em torno de 0,5C ~ 0,7C. O que seria isso? 0,5C seria algo como "0,5 da Capacidade", ou seja, 50% da capacidade. No caso da bateria de 6800mAh seriam 3400mAh, ou 3,4Ah. Isso faria com que a bateria fosse carregada em 2hrs (6800 / 3400). Isso é uma medida de segurança, não obrigatória, mas que eu prefiro seguir. Faço isso tanto para as baterias de Níquel como para LiPo e para LiFe.

Quanto a conta do Cleyton, desculpe, mas está errada. Se você está carregando a 0,7C (vamos adotar uma bateria de 1000mAh), você vai estar carregando 700mAh. Vai levar, com certeza, mais de 1hr.. Para levar menos de 1hr, é preciso que se carregue mais de 1C. Para levar 30min, por exemplo, é preciso que carregue a 2C.

ATENÇÃO: Esse "C" que eu citei o texto todo, NÃO é os 20C, 30C, etc que vem nas baterias LiPo. Esse "C" que eu citei é simplesmente a capacidade de armazenamento da Bateria.

Bem, acho que isso ajuda a esclarecer algumas dúvidas rsrs

Show :drinks:
Agora eu entendi depois de quase desenhado KKK É que sou novo em modelisto apenas 3 meses e 1 semana com um carregador descente ImaxB6.

Só me tira uma dúvida colega.
Tenho uma bateria NIMH de 6800mah que estou dando carga com 0,5 mah para dar uma boa carga lenta pois ela esta ruinzinha devido a eu ter feito umas cargas com carregadores incorretos.
Mas depois de algumas horas de carga ela fica no máximo com 1520 mah, ela não deveria atingir os 6800mah ??
Devo carregar com 3500mah para dar uma carga de 2 horas e carregar perto dos 6000mah então ?

é que autonomia dela que era de uns 40 min baixou para 10 ou 15 min depois que fiz umas cargas incorretas.
Fiz já uns 5 ciclos de descarga e carga.
Carga com 0,5 e descarga com 0,6 e voltagem nimima do pack 6Volts.

=D
Bolha Opala SS 1976

Kyosho DST "Convertido"

MensagemEnviado: Sex Jul 13, 2012 8:40 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

0,5mAh ou 0,5Ah? Se for 0,5mAh levaria 13600hr ou 566 dias hehe
Faz uma carga com 3,4Ah e veja o que acontece.. deixa o caregador apitar "Full". Faça isso com um ciclo, mande ela descarregar até 0,9V por célula (se forem 6 celulas dariam 5,4V). Se ela esquentar muito, a ponto de ficar dificil segurar ela, cancele e carregue com menos corrente.

Abraços e boa sorte! :drinks:

Minha Garagem:
Eletric Powered:

Glow Powered:

MensagemEnviado: Sex Jul 13, 2012 1:07 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Flavio,

Boa tarde, voce tem que levar em consideração que uma lipo so pode descarregar no maximo 18% do valor total ( de 3,7 para 3,0 volts), então voce vai ter que dividir o tempo total por 5,6.

Ex:

1000mha lipo, se for carregada com 1c, a cargar estará completa em 1 hora.
1000mha lipo ,se for carregada com 0,7 c a carga estará completa em 1,43 horas.

então temos 1,43x 60 min = 85,6 minutos, se a bateria estivesse zerada,
só que ele tem 82% da carga, a conta final será 85,6 x 0,18(18%) = 16 min

Para NiMh e NiCd, descarrega de 1,5 para 0,9 volts, descarrega 40% do total, vamos considerar que ela é carregada tambem a 0,7 da corrente nominal, o tempo total seria:

1,43 x 60 min x 0,4(40%) = 35 min.

Considerei esses valores para NiMh e NiCd com exemplo, pois não conheço suas caracteristicas de carregamento.

Cleyton

MensagemEnviado: Sex Jul 13, 2012 1:40 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Cleyton,
Na verdade não. Todos esses dados das baterias (mAh) são em cima do que eles chamam de Voltagem Nominal. No caso das LiPos é 3,7V e nas de Níquel, 1,2V. E não dela completamente descarregada. Quanto uma bateria diz 5000mAh é de util, dos 3V aos 4,2V.
E outra, uma LiPo carregada tem 4,20V, e não 3,7V. Ela descarrega 1,2V.
Você mesmo pode fazer o teste. Pegue uma LiPo 2s, descarregue até 6V e mande carregar a 0,5C. Afirmo, com certeza, que ira levar em torno de 2hrs.

Minha Garagem:
Eletric Powered:

Glow Powered:

MensagemEnviado: Sex Jul 13, 2012 4:59 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

FlavioBS escreveu:
Cleyton,
Na verdade não. Todos esses dados das baterias (mAh) são em cima do que eles chamam de Voltagem Nominal. No caso das LiPos é 3,7V e nas de Níquel, 1,2V. E não dela completamente descarregada. Quanto uma bateria diz 5000mAh é de util, dos 3V aos 4,2V.
E outra, uma LiPo carregada tem 4,20V, e não 3,7V. Ela descarrega 1,2V.
Você mesmo pode fazer o teste. Pegue uma LiPo 2s, descarregue até 6V e mande carregar a 0,5C. Afirmo, com certeza, que ira levar em torno de 2hrs.

Boa tarde e obrigado pelas dicas.

Olha que eu fiz ontem a noite.
Peguei minha bateria de 6800mah NIMH que só tinha carregado 1520mah até o momento, liguei ela no imaxb6 e configurei para descarregar 1.0mah que é o máximo que permite e configurei para deixar com 4.5Volts no pack. E na carga configurei para 3.2mah de carga com 3 ciclos de descarga e carga. Hj cedo fui ver o resultado e no terceiro ciclo pegou 2180mah, um aumento razoável.
E antes de vir trabalhar deixei novamente mas agora com 5 ciclos. Quero só ver quando chegar em casa kkkk

Não creio que vá recuperar os 6800 mas pelo menos 3500 quero chegar. Afinal tenho que entender que a bateria deve ter prejudicado.

Tem alguma dica para me dar ? alguma configuração direfente para carga e descarga ?

Abraço

=D
Bolha Opala SS 1976

Kyosho DST "Convertido"

MensagemEnviado: Seg Jul 16, 2012 11:09 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Legal Alex!
Então, tenta fazer um ciclo lento, bem lento, carregar tipo a 1Ah. Mas cuidado ao deixar carregando as baterias sem supervisão. Aconselho quando fazer isso, colocar um cooler emcima do pack, para que não aqueça muito.

Minha Garagem:
Eletric Powered:

Glow Powered:

MensagemEnviado: Ter Jul 17, 2012 5:54 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

FlavioBS escreveu:
Legal Alex!
Então, tenta fazer um ciclo lento, bem lento, carregar tipo a 1Ah. Mas cuidado ao deixar carregando as baterias sem supervisão. Aconselho quando fazer isso, colocar um cooler emcima do pack, para que não aqueça muito.

Amigo resolvi comprar uma bateria a acabar a dor de cabeça KKK

Só tenho uma dúvida to quase fechando negócio Bateria Lipo 2s 5000mah 7,4v 40/50c
Meu motor latinha com um esc melhorzinho que o original suporta ?
Pelo oque li aqui é só colocar um buzzer para nao correr o risco de baixar a voltagem a menos que 6V, para nao prejudicar.

Ser for isso mesmo dou o lance hj rsrs preço ótimo 109,00

=D
Bolha Opala SS 1976

Kyosho DST "Convertido"

MensagemEnviado: Qua Jul 18, 2012 8:18 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Aguenta sim... Eu usava no meu Off Road algo semelhante e aguentava tranquilo hehe... Pode ir na boa..

Minha Garagem:
Eletric Powered:

Glow Powered:

MensagemEnviado: Qua Set 03, 2014 3:48 pm 
Novo no Fórum

Boa tarde Flávio! sei que o tópico é antigo, e queria uma dica...
Comprei um automodelo da Himoto 1\10 HI3001 acho que é esse o modelo dele, e vem com bateria 7.2v 2000mAh NiMH e comprei outra da onyx de 2000mAh tbm 7.2v, será que eu consigo alterar pra uma de lipo? e se eu precisaria trocar mais alguma coisa no automodelo? é que não dá nem pra começar a "brincar" que já perde potência o carro. agradeço

MensagemEnviado: Qua Set 03, 2014 3:55 pm 
Novo no Fórum

e no aviso que vem da bateria é que aguenta até 3600mAh o máximo e que se usar mais que isso danificaria o ESC e tal... dai como sou novo não sei oque faço...

MensagemEnviado: Qua Set 03, 2014 4:33 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 125
o_rafitcha escreveu:
e no aviso que vem da bateria é que aguenta até 3600mAh o máximo e que se usar mais que isso danificaria o ESC e tal... dai como sou novo não sei oque faço...

Na verdade os mAh não importa para o esc, somente a voltagem(V). Tanto faz se a bateria tem 3600mAh ou 360000mAh. Agora se o esc suporta 7,2V e você colocar 11V certamente queimará o esc.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Set 03, 2014 4:41 pm 
Novo no Fórum

e será que o ESC desse automodelo suporta até quanto? e o motor será que aguentaria? valeu

MensagemEnviado: Qua Set 03, 2014 4:41 pm 
Novo no Fórum

no manual não diz nada... :S

Criar novo tópico Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas