Nossa.. Tá confuso isso aqui hehe.. Mas bem, eu mecho com essas baterias a apenas 3 anos, tem gente muito mais experiente que eu aqui no fórum, mas vou tentar ajudar...
Primeiro, precisamos saber algumas coisas sobre NiMh, NiCd e LiPo.
Células de NiMh e de NiCd descarregam até, em média 0,9V. As células de LiPo não é recomendavél descarregar menos de 3V.
Segundo, um carregador não pega e simplesmente joga energia na bateria (não o computadorizado, o de parede já não sei), ele vai fazendo picos de carga, por isso não é saudável ligar uma bateria direto numa fonte. Lembrando que LiPo precisa de um carregador especifico, geralmente computadorizado, e que serve para LiPo, LiFe, NiMh, NiCd, LiIon e de Chumbo (não lembro a sigla).
Um carregador computadorizado (como o Imax B6, por exemplo), vai carregar a bateria (seja qual for) o máximo que ele conseguir (ou até atingir o limite que você pode por nas configurações). Algumas vezes acontece da bateria não pegar toda a carga. Isso pode ter vários motivos. As bateria de NiMh e NiCd sofrem de um fenômeno chamado "Efeito Memória" (principalmente a de NiCd). O que é isso? Isso é que, quando você carrega uma bateria sem que ela esteja totalmente descarregada, você acaba por perdendo capacidade da bateria e diminuindo sua vida útil. A LiPo não sofre deste fenômeno.
Baterias de Níquel (NiMh e NiCd) são de tecnologias antigas, muito dificil de se usar em automodelismo Elétrico hoje em dia. Ainda são muito utilizadas em automodelos a combustão. A LiPo tem infinitas vantagens sobre as de Níquel. Os únicos "pós" é o fato de precisar de um carregador computadorizado e de que não pode descarregar abaixo de 3V cada célula. Contudo, a maioria dos ESCs hoje em dia vem com um sistema chamado "Cutoff", que serve para parar o automodelo antes que a voltagem da bateria abaixe demais. Porém, o automodelo de vocês não vem com um ESC que tem essa função, então é necessário um acessório chamado "Buzzer". O Buzzer, como o nome mesmo diz, é uma buzina que vai ativar quando a voltagem da bateria for 6V (para LiPo 2s), por exemplo.
Para "cálcular" o tempo de carga com um carregador de parede comum (e até mesmo com um computadorizado) é fácil. Basta pegar a Amperagem da bateria e dividir pela Amperagem liberada pelo carregador. Lembrando que todos os dados devem estar na mesma unidade (mA ou A). Por exemplo. Uma bateria de 6800mAh e um carregador que carrega 250mAh. 6800 / 250 = 27,2h. Sim, é muito tempo. Por isso é recomendável usar carregadores computadorizados, nos quais é possível definir uma corrente de saída. Nas cargas das minhas baterias, eu procuro carregar em torno de 0,5C ~ 0,7C. O que seria isso? 0,5C seria algo como "0,5 da Capacidade", ou seja, 50% da capacidade. No caso da bateria de 6800mAh seriam 3400mAh, ou 3,4Ah. Isso faria com que a bateria fosse carregada em 2hrs (6800 / 3400). Isso é uma medida de segurança, não obrigatória, mas que eu prefiro seguir. Faço isso tanto para as baterias de Níquel como para LiPo e para LiFe.
Quanto a conta do Cleyton, desculpe, mas está errada. Se você está carregando a 0,7C (vamos adotar uma bateria de 1000mAh), você vai estar carregando 700mAh. Vai levar, com certeza, mais de 1hr.. Para levar menos de 1hr, é preciso que se carregue mais de 1C. Para levar 30min, por exemplo, é preciso que carregue a 2C.
ATENÇÃO: Esse "C" que eu citei o texto todo, NÃO é os 20C, 30C, etc que vem nas baterias LiPo. Esse "C" que eu citei é simplesmente a capacidade de armazenamento da Bateria.Bem, acho que isso ajuda a esclarecer algumas dúvidas rsrs
Abraços!