RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 07, 2025 8:00 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36 ... 47  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Ter Jun 12, 2012 6:36 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

kkk... eu me assustei...

eu andro 10 minutos com uma nimh 3000mah...

acho que ao inves de comrpar uma 5000mah vou compra 2 lipo 2200mah.

acho que com uma 2200 anda uns 30 minutos.

valeu.

MensagemEnviado: Ter Jun 12, 2012 6:48 pm 
[Moderador]

Images: 0
acho que vc fez mal as contas hein,
40 minucos com 5000mah, 30 minutos com 2200mah?
com 2200mah vc vai anar 15 minutos, e dependendo da
descarga ela vai esquentar, e ela vai ficar batendo dentro do
lugar onde fica a bateria, ela é pequena demais...

MensagemEnviado: Ter Jun 12, 2012 7:46 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

me diz uma coisa... sabado vão vim aqui na minha cidade com uns auto glow.

eles podem brincar direto sem parar. e eu tenho que esperar carregar as baterias.

como eu faço pra brincar sem parar?

valeu.

MensagemEnviado: Ter Jun 12, 2012 8:12 pm 
[Moderador]

2 baterias 5000mah e um carregador de lipo com fonte de 5A,
vc vai parar, mas vai ser bem pouco, e não pensa que o pessoal do glow
fica andando horas e horas direto não, pq o motor deles costumam esquentar,
e vc tem que dar uma paradinha pra deixar esfriar, a não ser que ele deixe o motor
rodar bem gordo...

MensagemEnviado: Qui Jun 14, 2012 2:18 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Quanto a glow, eu comecei com ele é mudei pra elétrico, motor glow, é a coisa mais temperamental que existe, to falando serio, se vc vai brincar logo de manhãzinha onde ramais frio, vc tem de mexer no carburador, se ao longo da manha vai esquentando, ele perde o rendimento, e lá vai vc mexer de novo no carburador, se a tarde começa a esfriar de novo, ou até mesmo o tempo fechar, vc dançou de novo, fora as velas que vira e mexe vc tem tb de trocar por causa da temperatura e humildade, e tem dia que vela mesmo nova queima uma atras da outra, sem contar no combustível que é caro pacas, e o carro depois de um dia de brincadeira fica um nojeira, pois a fumaça do escape condensa rápido e o carro fica com uma borra de óleo, e mesmo que vc brinque em asfalto sempre tem a poeira da pista, que gruda no óleo, em outras palavras, glow nunca mais

MensagemEnviado: Seg Jul 09, 2012 5:50 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Aproveitando uma postagem no tópico...

Depois de muito tempo estudando as baterias LiPo, eu cheguei a seguinte conclusão:

LiPo incha pelos seguintes motivos:

:arrow: Carregamento indevido (Exemplo: Uma LiPo de qualidade mediana com capacidade de 5A ser carregada a 7A ou 8A)
:arrow: Consumo maior que a próprio fornecimento da mesma (Seu motor consome 120A contínuos, e você tem uma LiPo 2S 5A 20C, que produz 100A. O motor vai puxar mais do que ela pode fornecer, causando então o aquecimento e logo o inchaço)
:arrow: Informação falsa (Exemplo: Você compra uma LiPo de uma marca não muito conhecida, como descrição ela traz 40C contínuos, sendo que suas células são de baixa qualidade e não passam de 25C contínuos)

Quanto a questão de furar LiPo, eu já fiz isso, uso LiPo furada até hoje, porém não com a mesma descarga. Eu furei a célula inchada, retirei o ar de dentro, encapei a LiPo com muita fita adesiva larga, e depois montei o pack, que é hard case. Logo que eu chegar em casa eu posto uma foto dela. Não recomendo fazer isso, pois uma das LiPo's que furei e restaurei literalmente explodiu em minha mão quando eu estava prestes a entrar no carro voltando pra casa! Por algum acaso do destino, esta que trago até hoje restaurada não me deu problemas, mas mesmo assim não arrisco em utilizá-la, somente para fazer alguns testes de campo. Qualquer procedimento a se realizar utilizando baterias LiPo de alta descarga deve-se tomar todos os cuidados possíveis. LiPo's são como bombas e podem causar danos catastróficos. EU me arrisquei pois sei o perigo que corro e também porquê sou meio louco, rs... Mas enfim, não arrisquem, mais vale 100 reais gasto numa nova do que 5000 em uma oficina destruída em um incêndio de uma LiPo!

Valeu, e desculpa tantas palavras...

:drinks:

MensagemEnviado: Seg Jul 09, 2012 6:03 pm 
[Moderador]

O negócio é comprar Lipo Bag pra guardar e carregar elas,
só tirar pra andar...

MensagemEnviado: Seg Jul 09, 2012 8:40 pm 
Novo no Fórum

Aí pessoal, não sei se está no tópico correto. Se não for, favor mover ou apagar, ok?

Então, pretendo adquirir mais duas baterias para aumentar o tempo de diversão.. Ir a um parque somente com duas baterias não rola. E não curto carregar na bateria do carro.

Olhei essa daqui que cabe certinho na Mad Force: (Turnigy 5000mAh 2S2P 40C hardcase pack (ROAR APPROVED))
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=21006

Ocorre que eu uso conector XT60. Basta eu comprar o conector e soldar ou tem mais alguma coisa em que devo me atentar?

Sou tapadão, mas se for soldar eu me viro. Só preciso saber o que exatamente vou precisar.

Valeu.

MensagemEnviado: Seg Jul 09, 2012 8:52 pm 
[Moderador]

Geralmente é só soldar mesmo, mas quero te falar uma coisa,
conector XT60 são feitos para aguentar apenas 60A de descarga contínua,
a mad force deve puxar bem mais, acho que seria mais legal se em vez de trocar o conector da bateria,
trocasse o do carrinho... pode acontecer de o XT60 derreter, mas se consegue usar de boa, é só soldar...

MensagemEnviado: Seg Jul 09, 2012 8:52 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

só troca os conectores, olha esse video caso vc não saiba soldar...

viewtopic.php?f=3&t=33294

MensagemEnviado: Qua Jul 11, 2012 6:48 pm 
[Moderador]

Machado escreveu:
Aproveitando uma postagem no tópico...

Depois de muito tempo estudando as baterias LiPo, eu cheguei a seguinte conclusão:

LiPo incha pelos seguintes motivos:

:arrow: Carregamento indevido (Exemplo: Uma LiPo de qualidade mediana com capacidade de 5A ser carregada a 7A ou 8A)
:arrow: Consumo maior que a próprio fornecimento da mesma (Seu motor consome 120A contínuos, e você tem uma LiPo 2S 5A 20C, que produz 100A. O motor vai puxar mais do que ela pode fornecer, causando então o aquecimento e logo o inchaço)
:arrow: Informação falsa (Exemplo: Você compra uma LiPo de uma marca não muito conhecida, como descrição ela traz 40C contínuos, sendo que suas células são de baixa qualidade e não passam de 25C contínuos)

Quanto a questão de furar LiPo, eu já fiz isso, uso LiPo furada até hoje, porém não com a mesma descarga. Eu furei a célula inchada, retirei o ar de dentro, encapei a LiPo com muita fita adesiva larga, e depois montei o pack, que é hard case. Logo que eu chegar em casa eu posto uma foto dela. Não recomendo fazer isso, pois uma das LiPo's que furei e restaurei literalmente explodiu em minha mão quando eu estava prestes a entrar no carro voltando pra casa! Por algum acaso do destino, esta que trago até hoje restaurada não me deu problemas, mas mesmo assim não arrisco em utilizá-la, somente para fazer alguns testes de campo. Qualquer procedimento a se realizar utilizando baterias LiPo de alta descarga deve-se tomar todos os cuidados possíveis. LiPo's são como bombas e podem causar danos catastróficos. EU me arrisquei pois sei o perigo que corro e também porquê sou meio louco, rs... Mas enfim, não arrisquem, mais vale 100 reais gasto numa nova do que 5000 em uma oficina destruída em um incêndio de uma LiPo!

Valeu, e desculpa tantas palavras...

:drinks:

Hoje tive meu primeiro INcidendente com uma bateria de LIPO.
Ontem depois que cheguei do autodromo deixei toda a tralha dentro do carro e hj pela manha
vi que a bateria do RADIO estava com o buzzer apitando. Coloquei para carregar e depois
de uns 20 min ao entrar no quarto senti um cheiro forte, olhei para o Bag e vi que a bateria
tinha inchado la dentro. desconectei tudo e levei para fora de casa, no caminho começou
a sair fumaça de dentro do LIPO BAG e tive a infeliz ideia de abrir o saco...... PUFFFF o negócio
inflamou de uma vez (como se acendesse alcool na churrasqueira) e torrou tudo. Por pouco ....

MORAL DA HISTÓRIA: não abra o LIPO BAG se der algum problema com a bateria. ao entrar oxigenio
inflama todo o conteúdo da lipo que está em vapor lá dentro

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jul 11, 2012 7:01 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Zaranza! Foi bem assim comigo, só que instantâneo na minha mão, sorte que meu reflexo estava "calibrado" no dia, rsrsrs... Tomei um baita susto e pulei igual pipoca. Minha esposa e minha mãe ficaram tirando com minha cara depois. Expliquei pra elas o que uma LiPo pode fazer, agora não podem nem ver uma bateria que já morrem de medo!

MensagemEnviado: Qua Jul 11, 2012 7:11 pm 
[Moderador]

Machado escreveu:
Zaranza! Foi bem assim comigo, só que instantâneo na minha mão, sorte que meu reflexo estava "calibrado" no dia, rsrsrs... Tomei um baita susto e pulei igual pipoca. Minha esposa e minha mãe ficaram tirando com minha cara depois. Expliquei pra elas o que uma LiPo pode fazer, agora não podem nem ver uma bateria que já morrem de medo!

Aqui foi assim também ,
minha sogra e minha esposa ficaram apavoradas,
pedindo agua e gritando fogo!!! eu é que fiquei rindo :mrgreen2:

qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jul 11, 2012 8:01 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

zaranza,

fiquei imaginando vc olhando pro interior da lipo bag e ela pegando fogo... kkkkkk...

mas que lipo era? vc tá bem? que rádio vc usa pra não desligar sozinho? até o hk-310 desliga hehe

viewtopic.php?f=3&t=33294

MensagemEnviado: Qua Jul 11, 2012 9:11 pm 
[Moderador]

O Meu ó HK 310, ele tava desligado, e a bateria conectada apenas.
Não sei se é o radio , mas a lipo se eu deixar conectada com o radio desligado
de um dia pro outro ela baixa a tensão, se deixar mais tempo ela zera as células.
Eu tenho que usar e desconectar.
estou bem, foi só o susto do fogo, mas é sério, em outra situação
poderia ter queimado o rosto, cabelo, etc. Foi sorte abrir o saco já meio desconfiado
pela fumaça.

qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36 ... 47  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas