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MensagemEnviado: Sáb Nov 19, 2011 8:16 pm 
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Achar isso ou aqui é fácil, na hora de provar que fica difícil. Então resolvi montar um esquema legal de testes. Consiste em testar os motores com carga constante e verificar números como RPM, KV, temperatura e eficiência.

O método de teste será enfiando o motor dentro de uma turbina, a escolhida foi uma EDF Haoye 102mm, com 26000RPM ela já pede mais de 2500Watts, então fica sendo ideal para testar motores bem potentes.

Eu estava procurando já algum tempo motores de baixo custo que suportem esta turbina, no mercado até então existiam somente motores na casa dos $200,00 para mais. Agora com a linha nova de motores Turnigy XK resolvi pegar o KX4082 de 1600kv custando $50,00. Deve servir de comparação para toda a linha XK, já que compartilham o mesmo material e acabamento.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... unner.html

Este motor tem as características teóricas parecidas com o Neo-Castle 1515 2200kv(O mesmo do kit MMM), tirando a diferença de kv.

XK VS Neo:
Peso: 435g VS 424g
Eixo: 5mm VS 5mm
Amperagem máxima: 120A VS 120A
Potencia máxima declarada: 2662W VS 2500W
KV: 1600KV VS 2200KV
Largura: 40mm VS 39.98mm
Comprimento: 76mm VS 75.18mm

Ainda não terminei de montar o suporte da turbina de testes, mas com os equipamentos que tenho já da para ter uma idéia.

Setup:
Motor Turnigy XK4082 1600kv; (informa 1500kv, mas vem no motor 1600kv)
ESC 190/200A Super Simple, timming no mínimo; (Para aeromodelo)
UBEC externo 5/6v 5A;

Equipamentos de teste:
Wattímetro 130A;
Contador de RPM/KV Brushless;
Turbina (EDF) Haoye 102mm;
Testador de servo, para acionar o ESC;
Termômetro infravermelho;

Teste com 2S:
Lipo 2S Zippy 30C;
Watts constantes – 225W
RPM – 12.200
Temperatura ambiente – 22C
Temperatura do motor – 30C (30 segundos aceleração máxima)
Resultado kV – 1650KV
Obs: Nesta faixa de RPM a turbina não gera resistência considerável, somente o cabo da bateria 12AWG esquentou um pouco, mas dentro do normal.

Teste com 4S:
Lipo 4S Zippy 25C;
Watts constantes – 850W
RPM – 20.200
Temperatura ambiente – 22C
Temperatura do motor – 37C (30 segundos aceleração máxima)
Resultado kV – 1580KV
Obs: A Lipo 4S 25C inchou, ficou perigosamente na casa dos 12,50v (3,1v/cel) mesmo no começo dos testes, limitou desempenho total. Estarei fazendo um cabo Y para ligar duas delas em paralelo.

Até agora não deu para tirar muita base... :pedala: acredito que com 4S 50C passe dos 1000W. Com 6S é onde o bicho pega, vou testar apenas quando a bancada estiver pronta porque é realmente perigoso, fora que meus ouvidos estão doendo (de verdade!), a EDF grita muito... Acredito que passará dos 2000watts fácil, a questão será a eficiência e queda do kv.

Abraços

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MensagemEnviado: Sáb Nov 19, 2011 9:08 pm 
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Nattis, manda uma fotos ou filma sua bancada de testes.
Seria legal testar o trackstar também.

Abraços

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MensagemEnviado: Sáb Nov 19, 2011 9:13 pm 
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Sim com certeza, mesmo porque tem que filmar para depois pegar os dados e anotar, então vou fazer tudo direito com 6S. Estarei também com um Trackstar na mão.

lddimmy escreveu:
Nattis, manda uma fotos ou filma sua bancada de testes.
Seria legal testar o trackstar também.

Abraços

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MensagemEnviado: Dom Nov 20, 2011 10:13 am 
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MensagemEnviado: Dom Nov 20, 2011 10:59 am 
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Putz Nattis parabens pelo projeto !!

No aguardo dos videos !!!! :D :D

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