Bom Reynaldo, completando seu desabafo e filosofando um pouco...
Sou aeromodelista há uns 25 pelo menos... e automodelista há uns 3 ou 4, só.
Vejo alguma diferenças nos 2 hobbies: nos aeromodelos, a não ser por campeonatos específicos, não há competição. Vc encontra a turma pra voar, relaxar e curtir a natureza.
Nos automodelos, vejo 2 diferenças básicas: só por serem carros, já existe uma pré-disposição para competição, o que inibe um pouco o clima de confraternização dos 1ºs encontros.
E outro: que tem um off-road, pensa sempre: posso andar em qualquer lugar...assim, deixa passar as oportunidades de conhecer pessoas novas e curtir o hobby em sua plenitude, sempre aprendendo com os outros.
Aqui em BH, apesar de aparentemente um maior número de crawleiros, apenas 3 a princípio compraram a idéia de desenvolver a pista. E acho essas iniciativas fundamentais para o desenvolvimento do hobby. Quanto mais pessoas conhecerem, mais vão participar, mais modelos vamos ter, mais peças, mais encontros, mais oportunidades, etc.
E outra coisa: nosso hobby não é barato. Não dá pra ficar brincando em um monte de entulho em qualquer esquina, suujeito a chegar alguém e levar nosso "brinquedo" que tanto suor nos custa.
Por isso que eu estou dando tanto valor à nossa empreitada aqui e apoio qualquer grupo que quiser montar sua pista tb.
É claro que temos que respeitar as dificuldades de locomação (sobretudo em Sampa) e os problemas individuais, mas acho que sempre vale a pena fazer o esforço de se reunir e ver a turma aumentar.
[ ] Wally