RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 12:44 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Set 04, 2010 7:02 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

OLa Amigos gostaria de saber Quais e onde conprar melhorer e Mais Baratas Baterias (NIMH) nao é lipo!!! :bruce:
baterias de 1800 mah 7.2v (NIMH)
alguel ten um site bon?
custo e benefisio :drinks:
Obrigado pela atencao

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Set 04, 2010 8:12 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

cara, se está procurando nimh para compra, pega com mais de 3000mah, pois 1800mah nem da para o gasto.
quando mais mah melhor.

MensagemEnviado: Seg Set 06, 2010 6:55 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Olá, Vando!

Eu comprei a 3000mAh e está muito bem no meu auto, pra o que uso.
Dê uma olhada nesse site:
http://www.audiotechobby.com.br/dtxc+19 ... lhas~ni-mh

A compra foi tranquila, e você pode ver se tem alguém aqui no Forum que possa te vender uma.

Abraços

MensagemEnviado: Ter Nov 23, 2010 7:46 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

boa, 3000 já é um bom começo... baleu :drinks:

https://futebolaction.com.br/

MensagemEnviado: Qua Nov 24, 2010 12:01 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Porque não passa logo para Lipo? É só comprar um carregador e apido de baixa voltagem. A Lipo, carrega mais rápido, dura mais, não tem efeito memória e é mais barata.

vando escreveu:
OLa Amigos gostaria de saber Quais e onde conprar melhorer e Mais Baratas Baterias (NIMH) nao é lipo!!! :bruce:
alguel ten um site bon?
Obrigado pela atencao

MensagemEnviado: Qua Nov 24, 2010 12:07 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Vando,

Comecei a pouco tempo e como ando com mais duas crianças por segurança comprei alguns packs novos NIMH e outros usados no fórum, resumo estou no total com 14 Packs NIMH sendo 8 acima de 3000mah.

Por mais que tente essas baterias não dão um runtime bom (tempo de uso) e muito menos uma descarga decente, já estou com duas lipos e a diferença é monstruosa em tempo de carga, nível de descarga e runtime.

Tem algum motivo especifico para não utilizar LIPO? Mas independente de sua escolha afinal minha opnião é a mesma do Nattis, da uma olhada nos classificados do fórum que sempre tem alguém se desfazendo de suas antigas NIMH.

Abraço

MensagemEnviado: Qui Nov 25, 2010 12:41 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

NATTIS escreveu:
Porque não passa logo para Lipo? É só comprar um carregador e apido de baixa voltagem. A Lipo, carrega mais rápido, dura mais, não tem efeito memória e é mais barata.

vando escreveu:
alguel ten um site bon?
Obrigado pela atencao

Carregar mais rápido? Só se for a mais de 1C
crisrj00 escreveu:
Vando,

Comecei a pouco tempo e como ando com mais duas crianças por segurança comprei alguns packs novos NIMH e outros usados no fórum, resumo estou no total com 14 Packs NIMH sendo 8 acima de 3000mah.

Por mais que tente essas baterias não dão um runtime bom (tempo de uso) e muito menos uma descarga decente, já estou com duas lipos e a diferença é monstruosa em tempo de carga, nível de descarga e runtime.

Tem algum motivo especifico para não utilizar LIPO? Mas independente de sua escolha afinal minha opnião é a mesma do Nattis, da uma olhada nos classificados do fórum que sempre tem alguém se desfazendo de suas antigas NIMH.

Abraço

Eu usei muito tempo NiMH, e eu e muitas outras pessoas podem afirmar que elas não perdem em nada para as lipos... O problema maior é que pra cuidar de uma bateria NiMH você precisa de um equalizador/descarregador e um bom carregador... Eu usava as Orion SHO4200, em todas as cargas elas carregavam perto de 4800~5000mAh, e na pista, meu tempo de volta eram sempre equivalentes...

O Unico inconveniente das NiMH é que elas pesam demais e exigem um cuidado maior, não adianta vc querer que ela trabalhe BEM se você não tiver todos esses equipamentos... as primeiras 2~3 voltas da NiMH é MAIS FORTE que a lipo, porém, no fim da carga a queda de rendimento é grande.

Acho que as maiores vantagens da lipo sobre a NiMH são o peso e a facilidade de "manter"... tirando isso, o resto é praticamente igual.

MensagemEnviado: Qui Nov 25, 2010 3:38 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

A TOP Ni-MH carrega a 1C, a TOP da Lipo carrega a 3C e já esta saindo 5C. A Vida útil da Ni-MH é menor, ela perde punch rápido, Lipo demora chutando umas 10 x mais. As Lipo já chegaram nos 6000mah de armazenamento pesando menos que as Ni-MH. Para quem quer brincar o efeito memória é um grande inconveniente, fora as tralhas e o custo alto delas para manter Ni-MH em bom estado. Em competição “livre” até motor buchado pode andar mais que brushless, mas isso não faz dele um motor melhor.

MensagemEnviado: Qui Nov 25, 2010 3:57 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

NATTIS escreveu:
A TOP Ni-MH carrega a 1C, a TOP da Lipo carrega a 3C e já esta saindo 5C. A Vida útil da Ni-MH é menor, ela perde punch rápido, Lipo demora chutando umas 10 x mais. As Lipo já chegaram nos 6000mah de armazenamento pesando menos que as Ni-MH. Para quem quer brincar o efeito memória é um grande inconveniente, fora as tralhas e o custo alto delas para manter Ni-MH em bom estado. Em competição “livre” até motor buchado pode andar mais que brushless, mas isso não faz dele um motor melhor.

Ai não sei de onde você tirou que a TOP NiMH carrega a 1C... nos campeonatos Mundiais e qualquer outro grande campeonato que usava NiMH os pilotos Tops carregavam os packs de 4200 a 9~10A... eu carregava em dias de corrida a 7~8A...
Perder punch rápido, e relativo... eu paguei cerca de 65 dolares cada pack de 6 celulas SHO4200 matched da Orion, comprei 5 packs na epoca... em uns 15 meses que ela ficou comigo, não senti queda de rendimento... Passei elas pra frente apenas pois o regulamento baixou o peso, e com as NiMH eu ficava em desvantagem devido ao espaço de frenagem...
Eu investi quase 200 dolares no CTX-D2 da Muchmore, o melhor equalizador que tem para NiMh... e só usava carregadores Tops, cheguei a usar 3 ao mesmo tempo em dias de corrida.

Claro que não há como discutir que a LiPo é oferece um melhor custoxbeneficio... Mas não se pode falar "mal" de uma tecnologia que é muito boa sem nunca ter usado as Tops... hehe

Certamente as baterias da LRP (VTEC 4100HV ou 4600) que vendiam em 2008 tem o mesmo punch das lipos mais fortes de hoje...

O problema é que hoje, ninguém vai investir o que nós investimos na epoca... baterias NiMH são boas, mas precisam de cuidado e equipamento certo.

Enfim... a lipo é melhor sim, mas as NiMH são muito boas também... Só que nenhum usuário comum vai cuidar dela direito.

MensagemEnviado: Qui Nov 25, 2010 5:06 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Alekimura,

Desculpe se me expressei mal, mas vamos voltar ao início do fórum onde um colega perguntou sobre as NIMH mais baratas possível.

Como disse desculpe se me expressei mal sobre a tecnologia NIMH, mas com meu pouco conhecimento ao realizar carga acima de 1C elas diminuem sua vida útil, isso quem afirma são os fabricantes não eu.

Como eu disse eu possuo 14 packs NIMH contra duas Lipos, por uma questão de segurança para andar com meus sobrinhos, realizo cargas a no máximo 1C e talvez tenha me equivocado e medido errado a descarga, mas eu utilizo Equalizador LRP e minhas baterias acima de 3000mah são Team Orion e GP que um amigo me trouxe do Japão junto com o equalizador, onde a recomendação de carga são 16 Horas a 380ma, gravadas na própria bateria.

Comparando com a Lipo em relação Custo x Beneficio sou muito mais a Lipo, talvez por desconhecimento, e Lipo ser uma tecnologia nova para mim eu me sinto mais seguro com NIMH.

Agora focando na pergunta do nosso colega e com o investimento baixo que ele deseja a Lipo seria a opção mais aceitável por custo e facilidade de utilização.

Novamente desculpe se ofendi alguem ao me expressar mal.

Abraço

Cristiano

MensagemEnviado: Sex Nov 26, 2010 1:01 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

crisrj00, eu não estou dizendo que uma é melhor que a outra, só que temos que ter visões completas de cada lado, certo?

Eles quer as melhores e mais baratas... E no meu ponto de vista, se for um pack stick, já não é melhor, pode ser mais barato, mas é super arriscado usar uma bateria Stick por N motivos... Deixa eu explicar.
Como ela é Stick, a equalização é mais complicada, pois não é muito comum os equalizadores para Stick... Sendo ela Stick, dificilmente vc tem acesso as celulas para medir a tensão individualmente, caso uma celula tenha morrido, é um risco muito grande ela continuar ali, no pack... pois durante a carga pode muito bem "explodir" (sim, NiMH explode, eu já presenciei 2x no campeonato paulista de 2009)... parece um tiro hehe (é parecido com explosão de capacitor, com som muitas vezes mais alto)...

Mas para o nosso amigo que perguntou no Topico, pode comprar de boa as baterias que vendem por aqui, se nao me engano, a Piranha DC tem baterias de 3300 ou algo assim, relativamente barato, a vida útil não é otima, mas vai dar pra brincar por muito tempo.

Sobre eu ter falado de carregar a mais de 1C, nas NiMH, temos uma relação particular sobre a carga... Quanto menor a corrente, maior o runtime e menor a voltagem durante a carga (punch)... E quanto maior a corrente, menos runtime e mais punch... Ou seja, em campeonatos, todos usam baterias Matched (que possuem células selecionadas)
Veja:
elas vem assim:
Imagem
essa etiqueta na celula tem os dados de carga/descarga/resistencia interna/voltagem durante a descarga, etc....
Imagem
As baterias na epoca que eu usava:
Imagem
Imagem
(elas estão com o João Bruno, ele estava vendendo aqui nos classificados junto com o equalizador da muchmore)
Como eu disse, EM CAMPEONATOS, normalmente nós acabamos carregando elas a uma corrente bem mais alta, visando performance... Se a vida útil cai, deve cair, mas nada demais também... a LiPo exige muito mais cuidado na carga que a NiMH.

Mas respondendo o Vando:
vando escreveu:
alguel ten um site bon?
Obrigado pela atencao

Hoje em dia, comprar de 1800 e qualquer outra capacidade de até uns 3600 é praticamente o mesmo preço... Então tente pegar uma de maior capacidade pra poder ter mais diversão hehe Se tiver algum amigo que tenha pratica em soldar (ou vc mesmo, claro), compre células avulsas na internet (exterior) e monte suas baterias que sai bem em conta.

Abraços!

MensagemEnviado: Sex Nov 26, 2010 9:34 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Ale,

Essas baterias que voce usava por sinal estão muito bem soldadas, eu uso nimh as minhas eu refiz todas as soldas testei cada célula e os packs ficaram ótimos, mas só depois disso.

Com relação ao estouro concordo com voce um capacitor estourando e uma célula só quem ja viu sabe o que é, mas a Lipo sendo uma tecnologia nova para mim tennho receio de pegar fogo, eu uso nimh por ter menos efeito memória e me sentir mais seguro mas é uma tecnologia iniciada nos anos 70 se não me engano, os melhores packs eu sempre analiso eles a cada ciclo eu deixo meus sobrinhos carregarem, colocarem nos auto eles já sabem até testar e um tem 6 anos e o outro 9 para vc ter idéia.

Campeonatos voces não podem se dar ao luxo de respeitar o 1c correndo o risco de ficar sem baterias ainda mais no caso da minha GP que recomenda 16horas de carga.

A Lipo eu uso aquele saco Lipo safe para prevenir problemas durante o carregamento, infelizmente hoje no Brasil dependendo da Loja um pack nimh de 1800mah custa o preco de uma lipo 2s 5000mah 30c no fórum ou no mercado livre, como a oferta de NIMH é muito menor ou voce tem sorte ou acaba gastando mais que uma Lipo e carregador para acabar tendo o mesmo runtime.

Foi com essa visão que perguntei ao vando se ele tinha alguma restrição a LIPO, eu tinha por desconhecer a tecnologia mas estou migrando com o conhecimento que vou adquirindo na pista do carrefour com os varios amigos que me ajudam muito, outro dado incrivel acho que sou o unico que ainda usa NIMH lá.rsrsrsrsrs

Mas Independente de tudo isso Ale concordo que seu angulo de visão foi muito importante como o do Nattis para elevarmos o nivel de conhecimento sobre essa tecnologia, o meu único receio foi ter sido mal interpretado mas como não foi o caso foi ótimo.

Galera o tópico não foi minha criação mas agradeço a todos pelas postagens e conhecimentos compartilhados.

Abraço

Cristiano

MensagemEnviado: Sex Nov 26, 2010 11:53 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu uso LiPo também, usei o ano todo, no paulista de EP e ai em Jundiai também (corri as 2 primeiras corridas que teve ai, a primeira fiquei em 2o e a outra em 1o =]

MensagemEnviado: Sáb Nov 27, 2010 12:10 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 7
As melhores marcas que conheço pelo Custo/Benefício são Traxxas e Duratrax, as da Orion são as melhores porém são mais caras

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas