RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 11:54 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jun 15, 2010 4:46 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Tem algums sites falando da alteração do Spektrum trocando o regulado. Procura ai na net. Eu coloco um redutor e esta resolvendo, sem alterar o radio.

MensagemEnviado: Qua Jun 16, 2010 2:50 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

lanterninha de R$1,99 é uma coisa, rádio de R$400,00 é outra.

No caso da lanterna é uma solução porca onde é sabido os limites de corrente das pilhas LR44 só para economizar no resistor. Agora num rádio ou em qualquer outro rádio o regulador de voltagem tem que ser "regulador de voltagem". Contar com a baixa amperagem para dar queda da voltagem para funcionar é uma porquera sem tamanho, nem o controle remoto na minha TV é assim. Com certeza existe um problema no controlador de voltagem Spectrum, mas com certeza não é este. Na minha opinião a Spectrum não deu margem de variação de voltagem suficiente.

rcelétrico escreveu:
Em alguns casos na pratica não é assim, vou explicar com uma referencia bem simples :

sabes estas lanternas a de led tipo chaveiro, coisas de 1,99, que usam 3 baterias LR44 (1.5v)
resultando em 4.5V correto !, estas lanterna usam LED de alta luminosidade e trabalham com 3.6v, como a corrente é baixa que sai da LR44 acaba com o consumo do led não afetando o mesmo.
Se eu pegar 3 pilhas AA que vão resultar no mesmo 4.5v porem com um corrente muito superior e ligar neste mesmo led de 3.6v sabe o que ocorre, fumaça, o led começa a derreter, queimar. Não que não tenham lanternas a com led 3.6v e com 3 pilhas AA mas usam resistor interno ou led apropriado.

Então é so pra você ter uma idéia do que ocorre com o regulador interno, se colocar pilhas com corrente de uns 400ma contra por exemplo uma lipo de 2.000ma

Entendo o que você esta querendo dizer ! Corrente ( amper) de sobra não faz mal !

É que a questão neste caso é a voltagem a mais vinculado com amperagem de sobra, isto em cima do regulador interno é um problema, pois o regulador tem voltagem de saida em relação a da entrada e tento bastante amperes de entrada ele não interpreta queda de tensão e acaba elevando a saída, o regulador usado nos DX trabalham com referencia resistiva da entrada pra saída. Mas ai é uma outro papo de eletrônica.

Existe uma relação Voltagem e Amperagem chamada de Wats, se voce pegar um cd de auto que trabalha em 12v ligar numa fonte de 10v com 30A o cd é capaz de funcionar, porem se ligar numa fonte de 20v mas 100ma nada vai acontecer, porque o que ligou o cd foi a "sobra de corrente" vinculada a voltagem resultando em muitos Wats.
Lógico que dentro dos limites dos componetes.
Por mais que não parece, voltagem e corrente caminham juntas.

abraços.

MensagemEnviado: Qua Jun 16, 2010 3:33 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Estas comparações foram feitas pra tentar explicar a relação voltagem, amperagem, e que realmente não tem nada a ver a comparação entre um radio e uma lanterna, foi so como referência eletrônica.

Abri o topico pra comentar que alguns radios dx2.0 e dx3.0 vieram pra conserto com o defeito de falta de potência aonde todos estes radios o modulo estava danificado e todos apos o uso de LIPO.
Se a Spektrum pisou na bola com o regulador ai não cabe a mim dizer, mas lembrando que ele não foi projetado pra ser usado com LIPO. Usando dentro dos padrões do fabricante ele não apresenta problemas, a alteração da fonte de energia foi ideia dos usuarios, minha intensão foi avisar nossos amigos que existe um risco de dano e caso queiram continuar usando LIPO que é possivel fazendo um pequena alteração pra "evitar" futuro dano no radio.
abraço

MensagemEnviado: Qua Jun 16, 2010 10:52 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 0
uma dúvida, ja que tu conserta radios, ja apareceu algum da futaba com modulo FASST? Eu estou usando lipo no meu 3PM FASST e queria saber se pode vir a ocorrer o mesmo com o meu, apesar de q desde q comprei a lipo (15 de maio), não precisei se quer dar nenhuma carga nela, pois quando peguei tava com 12v exatos e hoje ta batendo 11.9v~11.8, usando em media 2 dias por semana...

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jun 16, 2010 11:04 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

até o momento não apareceu.

MensagemEnviado: Qui Jun 17, 2010 1:10 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 0
rcelétrico escreveu:
até o momento não apareceu.

Beleza, mas continuarei monitorando a voltagem, vou deixar entre 11.5~12.0v

Obrigado.

:drinks:

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jun 17, 2010 6:25 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

rcelétrico escreveu:
Modelos : estou me referindo aos rádios que apresentaram problemas , DX2.0 e DX3.0, não veio outros modelos de rádios com o mesmo problema devido ao uso de lipo,

NATTIS : sim 8 pilhas AA chegam a 12v quando novas, porem não tem Amperagem de lipo.

bolinha10 : apenas são relatos com base nos rádios que vieram a mim pra consertos,
se você quer usar 13v no seu radio ...

A Spektrum não disponibiliza bateria LIPO pra TX somente pra RX,
Tanto tempo que o Spektrum esta no mercado (acho que uns 10 anos) , se não existisse o risco porque ela não lançou LIPO for TX

A minha intenção foi relatar os ocorridos e prevenir, quem quiser usar fique a vontade !

Abraços.

concordo com vc em divulgar estes ocorridos

depois deste tópico procurei verificar com as lojas aqui e aconteçe de ocorrer queima

do rádio ( TX ) mas não pelo uso de lipo.... e sim por falta de informação....

pois queimam por serem colocadas pra recarregar sem retirar do rádio ( naquele plugzinho )

quando na realidade deve ser retirada a bateria e colocada pra recarregar fora do rádio

agora o porque.... não entendi.... pois estou no Japão e meu "japoneis" é apenas satisfatório....kkkkkkk

só sei que tem a ver com saida e entrada de carga serem diferentes.....

eu estou usando lipo no meu Sanwa MX-3G e com carga total chega em 12.8V e até agora nenhum

problema surgiu.... aliás pelo contrário.... diminuiu a falha ( embora mínima ) em longas distâncias

Imagem

MensagemEnviado: Qui Jun 17, 2010 9:57 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O meu também é um Sanwa(Airtronics MX Sport) e minha lipo totalmente carregada chega a 12.6v e até hj tá de boa!! :D

mas vou ficar ligado e carregar até 12v por precaução!! :!:

valeu!!

MensagemEnviado: Qui Jun 17, 2010 11:00 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Não veio nenhum Sanwa com o mesmo defeito dos DX.

bolinha10 escreveu:
rcelétrico escreveu:
Modelos : estou me referindo aos rádios que apresentaram problemas , DX2.0 e DX3.0, não veio outros modelos de rádios com o mesmo problema devido ao uso de lipo,

NATTIS : sim 8 pilhas AA chegam a 12v quando novas, porem não tem Amperagem de lipo.

bolinha10 : apenas são relatos com base nos rádios que vieram a mim pra consertos,
se você quer usar 13v no seu radio ...

A Spektrum não disponibiliza bateria LIPO pra TX somente pra RX,
Tanto tempo que o Spektrum esta no mercado (acho que uns 10 anos) , se não existisse o risco porque ela não lançou LIPO for TX

A minha intenção foi relatar os ocorridos e prevenir, quem quiser usar fique a vontade !

Abraços.

concordo com vc em divulgar estes ocorridos

depois deste tópico procurei verificar com as lojas aqui e aconteçe de ocorrer queima

do rádio ( TX ) mas não pelo uso de lipo.... e sim por falta de informação....

pois queimam por serem colocadas pra recarregar sem retirar do rádio ( naquele plugzinho )

quando na realidade deve ser retirada a bateria e colocada pra recarregar fora do rádio

agora o porque.... não entendi.... pois estou no Japão e meu "japoneis" é apenas satisfatório....kkkkkkk

só sei que tem a ver com saida e entrada de carga serem diferentes.....

eu estou usando lipo no meu Sanwa MX-3G e com carga total chega em 12.8V e até agora nenhum

problema surgiu.... aliás pelo contrário.... diminuiu a falha ( embora mínima ) em longas distâncias

MensagemEnviado: Qui Jul 08, 2010 11:15 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Legal o relato dos defeitos, mas as explicações de eletronicas estão um pouco falhas e podem levar muita gente a aprender errado... Cuidado, para não dizer coisas que não fazem sentido.
Um regulador linear NÃO leva em conta sua tensão de entrada, muito menos para referencia,o o que ele faz é fixar a tensão de saida, nesse caso em 3.3V independente da entrada, e a corrente de consumo do radio, como vc disse é de 120mA, como ele é linear a corrente que sai dele, os 120mA, é a mesma que entra nele, ou seja toda a tensão que sobra da subtração da tensão de entrada menos os 3.3V fica sobre ele, o regulador, isso multiplicado pela corrente 120mA gera uma potencia dissipada em forma de calor sobre o regulador, e por uma falha de projeto o regulador não suporta e acaba se danificando.
Talvem isso não ocorra com as NiMH pois a tensão de entrada cai rapidamente e com isso não o regulador não dissipa muita potencia e acaba não aquecendo de mais e não se danifica.

Uma solução simples para isso é adicionar diodos em serie com o positivo da bateria, assim tendo uma queda de tensão por diodo de mais ou menos 0,6V, uns 4 seria o ideal, assim no radio mesmo com a Lipo totalmente carragada iria mostrar mais ou menos 10,2V

Os "C" das baterias não tem nada a ver com o problema, o probelma com certeza é causado por quesntão que a Lipo pode manter os 12V por muito tempo causando o sobre aquecimento do regulador e levando ele a falha. se ela for 1C ou 100C nada vai mudar, pois o radio vai consumir semrpe os mesmos 120mA...

[]'s

Editado pela última vez por Coelho em Sex Jul 09, 2010 9:12 am, em um total de 1 vez.

Título: besteiras
MensagemEnviado: Sex Jul 09, 2010 12:21 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Abri o tópico pra alertar nossos amigos a prevenir a danificar o radio. Não foi pra teste de conhecimentos eletrônicos, surgiu naturalmente.
Quanto a sua colocação foi um tanto grosseira, se referindo a colocação besteira num tópido que foi aberto unicamente de forma amigavel e amistosa de ajudar a outros !
Quanto a relatos técnico se quiser testar componentes debater conhecimentos trocar informação, trocar experiências, conhecer componentes realmente na prática e interpretar datasheets, não seria aqui, e sim na bancada.
aaa é o regulador LM2937 usado no spektrum, ele é fixo mas com referencia pra massa se alterar muito o V ou A in vai subir sim o vcc out. Se ja fez isto na bancada.
Tal fato leva os fórum americanos indicando a substituir o regulador por um dc/dc este sim não altera a voltagem de saida se reguladores não alterassem com a entrada excessiva que tem sim referencia aos C da LIPO os então famosos becs externos específicos pra LIPO seriam com reguladores fixos e não com dc/dc. Todos os relatos foram com base na experiência na pratica dos equipamentos testados.
Não vim postar ensinamentos de eletrônica aqui, não sou professor de eletrônica, se voce tem conhecimentos em reguladores como 7805 este não tem base resistiva são fixo realmente mas tambem tem tensão in limit e se subir e com muita corrente ele vai fazer boom.
Os reguladore usados em alguns radios, receptores esc não aceitam muitas varaições de entrada ja que não tem grande variação da bateria quando determinado pra uso bateria X
Ja os esc que suportam 2s,3s,4s, ... e os bec de 5v 3A usam inversores dc/dc . Mesmo assim existe um limite os bec por exemplo tem out de 3A a 5A de acordo com a entrada. E não do consumo. Os esc LRP e NOVAK são normalmente modelos pra 2S apenas, e o regulador no datasheet é pra 20V então porque estes esc não são pra 4S, eu ja coloquei 12v nestes esc com uma fonte de 1A e funciona a alimentação do micro sem problemas como ja coloquei lipo 3s e o regulador começou a derreter o gabinete do esc. Se eu estava com os mesmos 12v uai. o que mudou foi so a corrente de entrada. Por mais que pareça estranho pra você o que entra importa sim no que vai sair.
Coelho você não foi gentil na sua colocação.
faloo

MensagemEnviado: Sex Jul 09, 2010 2:21 am 
[Moderador]

Senhores, mantenhamos a linha, o debate está em alto nível aqui ein? Vocês conhecem de eletrônica!
Mas queríamos saber realmente qual é a verdade aqui, acho que se unissem os conhecimentos (tese e antítese) sairia uma resposta definitiva (síntese).

P.S.: Só lembrando que pra mim FET é aquele trequinho preto soldado na plaquinha verde que quando faço besteira sai fumacinha.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Sex Jul 09, 2010 9:29 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

OBRIGADO !
Deixo aqui minha unica e exclusiva intenção quando abri este tópico que foi de ajudar e evitar que amigos venham a ter seus rádios danificados. abraços a todos.
Sem mais.

MensagemEnviado: Sex Jul 09, 2010 9:55 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

algum HK GT2 ?
to pensando em usar lipo nele !

"Quem quer, faz ! Os fracos, sentam e choram !!"

MensagemEnviado: Sex Jul 09, 2010 10:03 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Desculpe-me pela "besteira", já mudei a palavra....
Mas vc continua falando coisas sem sentido e que podem gerar uma interpretação errada para que não conhece direto o mundo da eletronica. Vc esta comparando Banana com laranja para dar exemplos.
No caso do seu ESC com fonte de 1A sua fonte esta limitando a corrente e por isso não queima nada, e provavelmente seu ESC esta consumindo muito mais de 1A, se vc medir a tensão da sua fonte nesse teste pode ter certeza que a tensão esta caindo, já na bateria vc não tem esse controle, ela vai fornecer a corrente que o circuito precisar, não tem nada a ver com circuito do radio que consome uma corrente baixa de 120mA, como vc mesmo disse, isso se a bateria pode fornecer 1A ou 1000A vai dar na mesma, pois seu circuito vai consumir apenas os 120mA.......

O fato é o seguinte, com Lipo o problema pode ser potencializado sim, mas o problema é outro, falha no componente ou alguma cagada de projeto, pois esse regulador pode suportar até 26V de entrada e uma corrente de 500mA sem se danificar, porem para isso é necessario dissipador de calor no componente ou uma trilha na placa que tenha o mesmo efeito dissipativo.

No datasheet, já que vc comentou então posso ser mais detalhista, o Vout não ultrapassa 0,033V de sua tensão nominal que é 3.3V trabalhando dentro das especificações de corrente 5mA<= Iout<=IoutMax e tensão de entrada entre 4,75V<=Vin<=26V traduzindo para os leigos, se vc tiver tensão de entrada maior que 4,75V e menor que 26V e um corrente maior que 5mA e menor que 500mA sua tensão de saida NÃO varia alem dos 0,033V, alem disso o datasheet especifica que a tensão de saida nominal de 3,3V não ultrapassa 3,46V nas piores condições de trabalho. A não ser que o componente tenha algum problema.!

Segue o datasheet para sua referencia http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/8831/NSC/LM2937ES-3.3.html

Esse regulador foi mau dimensionado para essa aplicação e já foi discutido no post abaixo:
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=9830

A minha intenção aqui tb é melhor possivel, pois alem da sua atitude ser honrosa de mostrar que tem problemas no radio DX3 a minha tb é ajudar a vc a ser uma pessoa melhor e não deixar que as pessoas que lêem o pots com exemplos que não são condizentes.

Desculpe-me se vc interpretou de forma errada, mas não posso ler sobre o que conheço o não comentar se vi erros e tentar corrigi-los.

Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas