RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 7:15 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 67 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 11:28 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu acho que elétrico é muito diferente de combustão, assim como Stock Car é muito diferente de Fórmula 1.

Se ficarmos comparando e tentando deixá-los mais parecidos, só vamos perder tempo.

Motivo: quem hoje pode gastar uma quantia alta com motores, pneus importados, combustível, etc, oras, que ande de combustão! Eu mesmo, se tivesse o tempo e a grana necessários, teria também um combustão novinho, além do elétrico.

É possível pegar um carro de Stock Car, gastar U$ 200.000.000 nele, fazê-lo andar como um capeta, e montar um campeonato mundial nos moldes da F1? Claro que é!

Só que não se compara, tem gente que, com auto combustão, gasta por corrida o que um hobbista de elétrico gasta por ano. E o hobbista de elétrico é menos hobbista por causa disso?

Acho ótimas as idéias de usar regras internacionais, organizar melhor os campeonatos, etc, desde que isso não "combustionalize" os autos elétricos. Temos mini-elite, elite e temos super-elite, basta escolher. Eu por exemplo não concordo com R$ 50, R$ 100 numa inscrição de campeonato. Também não estou criticando, estou só concluíndo: não concordo, fico na arquibancada.

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 11:44 am 
Novo no Fórum

Christian
Bom ja que você não entendeu vou explicar melhor, problemas no rc sempre vão existir e o pessoal tem que conviver com isto e achar meios e formas de se praticar o hobby que se tanto gosta de forma que seja realmente um hobby e não uma guerra de poderiu econômico.

Com relação ao Fabian eu conheço ele desde quando ele era um gordaço que andava de elétrico na Ryverside um bom exemplo de pista que fechou, considerada vip, até com sala vip com telão, uma estrutura invejável mais de 40 associados, campeonatos com três categorias junior senior e pro em se não me engano 1998, veja como as coisa vão e vem.

Vejo que você é um bom praticante de combustão e a mensagem para todos os leitores deste forum é a mesma, é preciso esquecer os problemas e colocar as máquinas EP para zunir e os EP pra roncar he he! serve até para mim...
Abraço
Pin

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 12:13 pm 
Novo no Fórum

Ok Fernando

Concordo com você, existe muitas diferenças exemplo, como para quem não sabe, numa corrida de carros elétricos qualquer erro de pilotagem durante uma corrida é muito difícil a recuperação, são raríssimas as exeções e é comum um cara ganhar de ponta a ponta, já no explosão a recuperação é mais viável, em uma corrida que se requer reabastecimentos, são muitos fatores a serem relevados, por isto são muitas as diferenças tanto de formato, custos, etc.

Pin

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 12:22 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

É isso aí, vamos botar pra Zunir sem precisar usar o cheque especial :lol: :lol:

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 2:00 pm 
[Moderador]

O que eu quis mostrar qdo citei os campeonatos de combustão, é que mesmo lá não é preciso ter uma mala de dinheiro pra ser competitivo, como muitos pensam :shock: . A vitória está mais próxima de quem se dedica em treinos e preparação do carro do que de quem tem o bolso maior. 8)

E Fernando, elétrico e nitro não são tão diferentes assim. Tem carrinho, tem rádio, tem bolha, tem pneus, etc. Só muda o motor e o combustível! :D Pra quem vê de fora, é tudo "carrinho de brinquedo"... :wink:

Mas a questão que eu coloquei desde o começo da discussão é por que não existe um Campeonato Paulista de elétrico, nos moldes que existe no combustão, com vários pilotos, várias etapas em várias pistas, regulamento único, etc, mas infelizmente ainda não sei a resposta pra isso. :cry: Campeonatos locais, de pistas, com inscrição barata e regras simplificadas, isso a gente já tem (vide respostas anteriores). Quem está procurando isso está com sorte, pois já tem algumas opções disponíveis!

Infelizmente parece que esse tipo de discussão sempre acaba caindo pro lado financeiro, como se fosse o $$$ que definisse o campeonato. Eu penso o contrário, que primeiro tem que se definir o que se deseja, pra depois ver quanto custa (e depois quem sabe ainda chorar um desconto :D ). R$ 50 é caro por corrida? Eu pagaria no máximo R$20? Tem gente que paga R$ 100? Pera aí, estamos começando pelo lado errado! Vamos primeiro ver o que a gente quer numa corrida! Direção de prova contratada, gandulas, vistoria técnica séria, sistema de cronometragem? Certo, então vamos ver quanto custa tudo isso, e quantos pilotos precisaríamos ter pra ficar um valor razoável pra cada um. E não pensar quanto estamos dispostos a pagar e depois ver o que dá pra contratar por esse dinheiro...

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 2:21 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Christian escreveu:
O que eu quis mostrar qdo citei os campeonatos de combustão, é que mesmo lá não é preciso ter uma mala de dinheiro pra ser competitivo, como muitos pensam :shock: . A vitória está mais próxima de quem se dedica em treinos e preparação do carro do que de quem tem o bolso maior. 8)

treinar bastante para nitro requer dinheiro sim. Um galão de combustivel custa 100 pila!

Christian escreveu:
E Fernando, elétrico e nitro não são tão diferentes assim. Tem carrinho, tem rádio, tem bolha, tem pneus, etc. Só muda o motor e o combustível! :D Pra quem vê de fora, é tudo "carrinho de brinquedo"... :wink:...

Concordo

Christian escreveu:
Infelizmente parece que esse tipo de discussão sempre acaba caindo pro lado financeiro, como se fosse o $$$ que definisse o campeonato. Eu penso o contrário, que primeiro tem que se definir o que se deseja, pra depois ver quanto custa (e depois quem sabe ainda chorar um desconto :D ). R$ 50 é caro por corrida? Eu pagaria no máximo R$20? Tem gente que paga R$ 100? Pera aí, estamos começando pelo lado errado! Vamos primeiro ver o que a gente quer numa corrida! Direção de prova contratada, gandulas, vistoria técnica séria, sistema de cronometragem? Certo, então vamos ver quanto custa tudo isso, e quantos pilotos precisaríamos ter pra ficar um valor razoável pra cada um. E não pensar quanto estamos dispostos a pagar e depois ver o que dá pra contratar por esse dinheiro...

Então vamos chegar num acordo. O que queremos?

Eu gostaria de um campeonato como o que o Christian descreveu. Quanto sai isso? Falta descobrir para ai sim vermos se é viavel.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 2:27 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Citação:

E Fernando, elétrico e nitro não são tão diferentes assim. Tem carrinho, tem rádio, tem bolha, tem pneus, etc. Só muda o motor e o combustível! :D Pra quem vê de fora, é tudo "carrinho de brinquedo"... :wink:

Tudo bem, não comentei por maldade! :D

É que é muito mais difícil achar um combustão barato do que um elétrico.

Um M-02, por exemplo, sem rádio, dá pra achar por uns R$ 300. O que eu compro de novo à combustão com esse valor?

Tem também outros fatores não explícitos, como por exemplo a velocidade e peso maior dos autos à combustão: Maior impacto, maiores estragos.

Tem também a manutenção, elétrico não tem gastos como embreagem, câmbio (pelo menos a maioria), combustível, filtros, etc.

Se enxergassem os elétricos como uma categoria de base (não estou dizendo que é!), era muito mais fácil, pois poderia ser algo como uma "Indy Lights" do combustão... O cara tem R$ 500, por exemplo, é sacanagem recomendar pra ele comprar um combustão usado!!! Vai estar em que estado? Num elétrico provavelmente gastará menos, não é verdade?

"Mais vale um EP na mão que dois EP ou um GP voando" :twisted:

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 2:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Christian, por exemplo, que carro andaria bem num campeonato elétrico?

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 3:02 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Apartir dos TA-04 PRO. Todos são carros competitivos.

Schumacher SST, mision, Mi-2
Tamiya Tb Evo II, Evo III, Evo IV, TRF414, 415, Ta-04TRF, TA-04Pro.
HPI Pro2, Pro3 e Por4
X-ray T-1
X-press

De Yokomo, Corally eu não entendo nada

Todos esses que eu citei são bons carros para andar aqui no brasil.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 3:08 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Tem idéia de valores? De alguns pelo menos?

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 3:49 pm 
[Moderador]

prcg escreveu:
Christian escreveu:

treinar bastante para nitro requer dinheiro sim. Um galão de combustivel custa 100 pila!

Um galão (3,78 l) de Byron 16% sai por uns R$ 70-80. Dá uns 50 tanques, cerca de 250 minutos de treino. Mais de 4 horas, a uns R$ 20/hora. Particularmente, não acho caro. Agora, o que vai em pneus de espuma, aí é outra história... :D

Mas o que eu quero dizer é que esse papo de que pra ganhar tem que gastar muito em equipamento (carro, motor, acessórios) não é verdade... Não tô comparando categorias diferentes (obviamente pra ganhar no Paulista ou Brasileiro de pro12 vc gasta mais do que pra correr uma temporada de formulinha), e sim os gastos do pessoal que anda numa mesma categoria. Essa "lenda" de que quem ganha é o que gasta mais é pura bobagem...

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 4:02 pm 
[Moderador]

Fernando escreveu:
Citação:

Tudo bem, não comentei por maldade! :D

É que é muito mais difícil achar um combustão barato do que um elétrico.

Um M-02, por exemplo, sem rádio, dá pra achar por uns R$ 300. O que eu compro de novo à combustão com esse valor?

Tem também outros fatores não explícitos, como por exemplo a velocidade e peso maior dos autos à combustão: Maior impacto, maiores estragos.

Tem também a manutenção, elétrico não tem gastos como embreagem, câmbio (pelo menos a maioria), combustível, filtros, etc.

Se enxergassem os elétricos como uma categoria de base (não estou dizendo que é!), era muito mais fácil, pois poderia ser algo como uma "Indy Lights" do combustão... O cara tem R$ 500, por exemplo, é sacanagem recomendar pra ele comprar um combustão usado!!! Vai estar em que estado? Num elétrico provavelmente gastará menos, não é verdade?

"Mais vale um EP na mão que dois EP ou um GP voando" :twisted:

Concordo, as opções mais baratas são de carros elétricos. Obviamente um motor latinha é muito mais barato do que o mais simples motor de combustão. :wink: Pra quem quer iniciar, é mesmo uma boa porta de entrada.

Mas não é disso que eu estou falando, pois corridas de minis e formulinhas já existem. O que eu falo é que falta um campeonato mais forte, pra quem quiser evoluir dentro do rc elétrico, o que na minha opinião seria de 4x4 (stock, 19T ou modified). É esse tipo de prova que eu acharia interessante participar, e que eu acho que atrairia mais praticantes. Pode-se começar "de baixo", gastando pouco, e evoluir. Ou vc acha que um campeonato de 4x4 modified numa pista aberta como Carrefour ou Sto. André não iria atrair a atenção do público?

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 4:07 pm 
[Moderador]

Fernando escreveu:

Hoje em dia, acho que os melhores 4x4 são:
- Associated TC4 (versão Factory Team em breve)
- Corally RDX
- HPI Pro4
- Hot Bodies Cyclone (em breve)
- Losi JRX-S
- Schumacher Mi2
- Tamiya TB EvoIV
- Tamiya TRF415
- X-Ray T1FK05
- Yokomo MR4-TC SD
- Yokomo MR4-TC BD
(talvez eu tenha esquecido algum...)

Com qualquer um deles, vc vai estar bem servido... :wink:

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 4:09 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Christian escreveu:
prcg escreveu:
Christian escreveu:

Um galão (3,78 l) de Byron 16% sai por uns R$ 70-80. Dá uns 50 tanques, cerca de 250 minutos de treino. Mais de 4 horas, a uns R$ 20/hora. Particularmente, não acho caro. Agora, o que vai em pneus de espuma, aí é outra história... :D

Mas o que eu quero dizer é que esse papo de que pra ganhar tem que gastar muito em equipamento (carro, motor, acessórios) não é verdade... Não tô comparando categorias diferentes (obviamente pra ganhar no Paulista ou Brasileiro de pro12 vc gasta mais do que pra correr uma temporada de formulinha), e sim os gastos do pessoal que anda numa mesma categoria. Essa "lenda" de que quem ganha é o que gasta mais é pura bobagem...

Um jogo de pneu de espuma importado sai uns 80reais né?
Eu vi lá no brasileiro de pro 12 que cada piloto gastava um jogo por bateria. Isso porque 2/3 do pneu ia embora no torno.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2005 4:17 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Christian escreveu:
Fernando escreveu:

Hoje em dia, acho que os melhores 4x4 são:
- Associated TC4 (versão Factory Team em breve)
- Corally RDX
- HPI Pro4
- Hot Bodies Cyclone (em breve)
- Losi JRX-S
- Schumacher Mi2
- Tamiya TB EvoIV
- Tamiya TRF415
- X-Ray T1FK05
- Yokomo MR4-TC SD
- Yokomo MR4-TC BD
(talvez eu tenha esquecido algum...)

Com qualquer um deles, vc vai estar bem servido... :wink:

O TC4 FT já está a venda. Tem lá na Tower a mais de um mês.
O Tc3 tambem é um bom carro.

Pra quem não entendeu minha lista constava carros que tem condições de competir aqui no Brasil. E Não uma lista com os melhores como fez o Christian.

O racha de 4x4 que teve lá na Lemans e a primeira etapa do campeonato foi vencida por um TC3. Se não me engano o Pre-Brasileiro tambem. Isso para voces verem que os carros mais antigos ainda são competitivos.
isso porque essas corridas foram disputadas pela maioria dos pilotos que disputam o campeonato Brasileiro! Por tanto são carros competitivos.
Não deixe de comprar um schumacher SST porque ele é antigo, depois dele saio o Mission e o Mi-2. Ele é um carro muito rapido. Na mão de um piloto bom e um bom set up, ele pode vencer o TC4 FT ou O Tamiya TRF415MS.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Criar novo tópico Responder  [ 67 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas