RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 10:59 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 1:05 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
Galera....

gostaria de opiniões sobre peso x desempenho.

Baseado em que as lipo deixam o RC "desequilibrado", pois são mais leves deixando um lado diferente do outro, o ideal é compensarmos este peso para uma melhor equilíbrio, ok ???

Agora e peso dianteiro e traseiro ???
Seria ideal o equilibrio ou um pouco mais na dianteira ou traseira ? Quais serias os efeitos e as mudanças?

Baseado em um setup básico para Grip, levando em consideração q kda pista / piloto / RC, terá um ajuste de acordo com a sua pilotagem. Mas um ponto inicial para podermos chegar num consenso.

_________________
Marcelo Borges


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 5:29 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jul 02, 2007 10:35 am
Mensagens: 2614
Images: 8
Localização: São Bernardo do Campo
BlackSh33p escreveu:
Galera....

gostaria de opiniões sobre peso x desempenho.

Baseado em que as lipo deixam o RC "desequilibrado", pois são mais leves deixando um lado diferente do outro, o ideal é compensarmos este peso para uma melhor equilíbrio, ok ???

Agora e peso dianteiro e traseiro ???
Seria ideal o equilibrio ou um pouco mais na dianteira ou traseira ? Quais serias os efeitos e as mudanças?

Baseado em um setup básico para Grip, levando em consideração q kda pista / piloto / RC, terá um ajuste de acordo com a sua pilotagem. Mas um ponto inicial para podermos chegar num consenso.


Bom o ideal é que vc consiga equilibrar os dois lados por igual existem até ferramentas de set up onde vc apoia o carro em cima e ele tem que ficar parado sem pender pra nenhum lado.

Agora mais peso atrás ou na frente, acho ideal é que esteja distribuído nas quatro rodas por igual.

Alguns usam aquelas balancinhas digitais pra ver este equilíbrio.

_________________
ARC R10 - ORCA - LRP - SANWA - BLITZ
Minhas qualificações: viewtopic.php?f=3&t=8634


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 5:38 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
Fabricio escreveu:
Alguns usam aquelas balancinhas digitais pra ver este equilíbrio.


:D





ou tambem pode "igualar" o peso de um pack de nimh com de uma lipo e o restante do peso que faltar pra chegar ao peso solicitado do campeonato voce distribui pelo carro igualando os pesos sobre as rodas


outra coisa amortecedor mais alto que o outro vai dar diferença na distribuição de peso!

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 8:16 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
ok, mas estou me referindo mais ao desempenho de que a Campeonatos e regras.

Acredito que equilibrado consiga o melhor, reparei tbm q no meu caso, há um peso maior na traseira, devido a motor e esc estarem posicionados mais atrás.

Alguém mais opina ????

Setup é um fator muito importante.

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 10:37 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
BlackSh33p escreveu:
ok, mas estou me referindo mais ao desempenho de que a Campeonatos e regras.

Acredito que equilibrado consiga o melhor, reparei tbm q no meu caso, há um peso maior na traseira, devido a motor e esc estarem posicionados mais atrás.

Alguém mais opina ????

Setup é um fator muito importante.


Quanto mais leve menor! Não coloca peso não...
Alinha bem o carro e manda bala!

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 1:05 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 15, 2008 10:02 am
Mensagens: 699
Localização: Japão-Osaka
PRCG escreveu:
BlackSh33p escreveu:
ok, mas estou me referindo mais ao desempenho de que a Campeonatos e regras.

Acredito que equilibrado consiga o melhor, reparei tbm q no meu caso, há um peso maior na traseira, devido a motor e esc estarem posicionados mais atrás.

Alguém mais opina ????

Setup é um fator muito importante.


Quanto mais leve menor! Não coloca peso não...
Alinha bem o carro e manda bala!


com certeza a melhor opção ! ! !

o lance da 4 balanças é exatamente pra distribuir o peso por igual nas 4 rodas....

isso no caso dos amortecedores com regulagem de rosca...pois os de "calço" ou arruelas fica beeem dificil por falta de precisão

_________________
Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 8:13 am 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
ok Srssss !!!

podendo concluir então q do lado do motor (o mais pesado), posso deixar então os amortecedores um pouco mais duros (com mais rosca) ?

valeu!!! :drinks:

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 9:37 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 15, 2008 10:02 am
Mensagens: 699
Localização: Japão-Osaka
BlackSh33p escreveu:
ok Srssss !!!

podendo concluir então q do lado do motor (o mais pesado), posso deixar então os amortecedores um pouco mais duros (com mais rosca) ?

valeu!!! :drinks:


caso vc não tenha balança.... o melhor a fazer é acertar a altura do chassi nos 4 lados idênticos

na maioria dos acertos, deixa-se a trazeira com 1 a mais que a dianteira para poder ter mais peso atrás

ajudando nas arrancadas e retomadas de curva

porem se a altura estiver igual..... a distribuição de peso tbm estará

pode não ficar preciso como nas balanças.... mas fica o mais próximo possivel

_________________
Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 11:55 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jul 02, 2007 10:35 am
Mensagens: 2614
Images: 8
Localização: São Bernardo do Campo
BlackSh33p escreveu:
ok Srssss !!!

podendo concluir então q do lado do motor (o mais pesado), posso deixar então os amortecedores um pouco mais duros (com mais rosca) ?

valeu!!! :drinks:


Deixe os quatro por igual.

_________________
ARC R10 - ORCA - LRP - SANWA - BLITZ
Minhas qualificações: viewtopic.php?f=3&t=8634


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 11:57 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
bolinha10 escreveu:
... porem se a altura estiver igual..... a distribuição de peso tbm estará



Oi. Poderia me explicar melhor esta dica pq eu não entendi?!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 12:16 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
BlackSh33p escreveu:
ok Srssss !!!

podendo concluir então q do lado do motor (o mais pesado), posso deixar então os amortecedores um pouco mais duros (com mais rosca) ?

valeu!!! :drinks:


não pode, mesmo assim voce estara desbalanceando o carro, pois um lado esta mais duro que o outro, o lance da rosca comentado em um outro topico é para aumentar ou diminuir a altura do carro e não deixar o amortecedor mais duro! o que deixaria mais "duro" seria colocar oleo do amortecedor mais denso ou trocar as molas por uma mais dura, só isso!

com o carro pronto pra andar, o que pode ser feito, voce regular pode a altura dos dois lados, alterando os amortecedores, independentemente do lado esquerdo ou direito, vai ficar bom? não coloco muita fé nisso, oque eu acharia mais correto? adicionar peso no lado mais leve ou tentar diminuir o peso do lado mais pesado... ou mais ainda tentar colocar o motor mais pro centro do carro.

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 12:17 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
Abib escreveu:
bolinha10 escreveu:
... porem se a altura estiver igual..... a distribuição de peso tbm estará



Oi. Poderia me explicar melhor esta dica pq eu não entendi?!



+1

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 12:56 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Assim como qualquer carro de competição escala cheia acredito que o balanceio deve ser feito com adição de pesos e deixar a suspenção de um lado identica com a do outro. O peso deve ser sempre instalado o mais próximo da extremide leve para balancear com a menor quantidade de peso possível.

Eu sou aeromodelista e balancear todo o aeromodelo é fundamental, para terem uma idéia eu precisei de apenas 5g na ponta da asa para balancear a asa, no meio desta asa eu precisaria de 15g para ter o mesmo balanceio.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 1:15 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:28 pm
Mensagens: 1710
Images: 3
Localização: Salvador/Bahia
Lembrando que se colocar muito peso no carro também interfere no desempenho, pois é mais massa sendo deslocada!!! :wink:

_________________
Formulinhas: F103 - FGX - Cyclone TC


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 8:27 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 15, 2008 10:02 am
Mensagens: 699
Localização: Japão-Osaka
Abib escreveu:
bolinha10 escreveu:
... porem se a altura estiver igual..... a distribuição de peso tbm estará



Oi. Poderia me explicar melhor esta dica pq eu não entendi?!


obviamente se um RC ( ou qualquer massa ) estiver com peso a mais em um dos lados
a tendência é ficar mais baixo ( óbvio )

se vc acertar a altura o peso se equilibrará ( tbm óbvio )

pra quem já usou as balanças do modo apropriado ( sem usar pesos ) entenderá

se não me engano.... tem a ver com efeito alavanca ( ou algo no gênero )

_________________
Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB